Juliano Freitas 12/10/2012
Resenha Rápida...
Basicamente, a bíblia do gerenciamento de projetos. Livro oficial do PMI, base para a realização do exame PMP. Organiza o gerenciamento de projeto matricialmente, considerando os 5 grupos de processo, as 9 áreas de conhecimento e sua relação entre si, constituindo os 42 processos gerais.
Grupos de Processo
1. Iniciação
2. Planejamento
3. Execução
4. Monitoramento e Controle
5. Encerramento
Áreas de Conhecimento
1. Integração
2. Escopo
3. Tempo
4. Custos
5. Qualidade
6. Recursos Humanos
7. Comunicação
8. Riscos
9. Aquisições
A gestão de cada área de conhecimento é organizada em processos, que são descritos em função de suas entradas, ferramentas/técnicas e saídas. Naturalmente, há uma relação natural entre os processos, nas quais deve-se entender que a entrada de um normalmente vem da saída de outro. Naturalmente, verifica-se também uma forte dependência do tipo de organização e de seus ativos, políticas e cultura influenciando os processos dentro de um projeto.