O Senhor dos Anéis RPG: Livro Básico

O Senhor dos Anéis RPG: Livro Básico Steven Long

Resenhas - O Senhor dos Anéis RPG - Livro Básico

Robson (Bob) 22/10/2019

O Senhor dos Anéis, Livro Básico, é o manual de regras do cenário da Terra-média, apresentando o sistema CODA (também utilizado para Star Trek, mas esse último não lançado no Brasil), lançado pela Decipher Inc., e no Brasil pela Devir.
O livro foi lançado na onda da primeira trilogia de filmes de Peter Jackson (trilogia O Senhor dos Anéis, com os filmes A Sociedade do Anel, As Duas Torres e O Retorno do Rei, seguindo a mesma linha dos livros homônimos).
Ele foi lançado assim que a Iron Crown perdeu a licença para produzir os jogos de RPG desse cenário (sua linha era a MERP, Middle-earth Roleplayig, que teve muita crítica sobretudo de Christopher Tolkien, filho do autor, pois incluía muita coisa que os próprios autores da MERP criavam, sem intervenção de Christopher). Ao contrário do antecessor, só foi licenciada a parte referente às estórias presentes na trilogia O Senhor dos Anéis, razão pela qual não há muitas informações sobre as outras eras do cenário.
Em que pese a qualidade do livro, cheio de imagens dos filmes, com bom papel e capa dura, e um belo mapa servindo de contracapa, o livro tem problemas.
A síntese do cenário, e as diversas citações dos romances presentes no livro são excelentes e trazem boas lembranças das obras. Contudo, como manual do jogo ele falha miseravelmente.
As regras até são boas. Ao menos eu, particularmente, gosto muito delas. Contudo, especialmente no tocante à criação de personagens, o livro é uma bagunça.
À primeira vista até parece bem ordenado, com capítulos sobre raças, ordens, vantagens, defeitos, perícias. Contudo, o problema é quando para construir o personagem você precisa ir aos quadros de notas espalhados pelo livro. Você está lendo o texto principal para ir construindo o personagem quando de repente percebe que tem em um quadro de nota algo que fala sobre como distribuir as perícias, algo que você achou que estava coberto há três páginas. Ou, o pior, a regra dos “cinco pontos extras”, muito mal explicada, que ainda gera dúvidas.
Para ter-se ideia de como é confuso, especialmente a versão traduzida, carregada de erros, foi mais fácil para eu e meu grupo compilarmos as regras em um PDF próprio do que utilizar-nos efetivamente do livro, ao menos em relação à construção de personagens.
Por derradeiro, explico que por ser essa uma rede social para livros, e não para RPG’s ou sistemas de RPG’s, deixo de tecer maiores comentários sobre as mecânicas do jogo.