Bibliotecas no Mundo Antigo

Livro: Bibliotecas no Mundo Antigo

Editora: Vestígio (@editoravestigio)

Ano: 2018

Autor: Lionel Casson

Lionel Casson foi um arqueólogo norte-americano, professor da NYU, e especialista em história marítima na Antiguidade. Faleceu em 2009.
Sinopse:

"Casson traça o desenvolvimento das construções, os sistemas, acervos e patronos das bibliotecas, considerando questões de uma ampla variedade de tópicos, [...]" (Fonte: Site Amazon).

Resenha:
Confesso que fui pesquisar a biografia do autor depois de ler o livro (o que não costumo fazer) e fiquei impressionada em saber que a especialidade dele era história marítima. Digo isso porque para mim ele não deu indício disso durante livro.

Faço mestrado em História Antiga, então a leitura não tinha o objetivo de entretenimento, mas no fim acabou sendo bem divertido. Ok, quando se trata de História Antiga os meus olhos já brilham, kkk. Mas vamos para resenha:

Como diz a sinopse, o livro trata das primeiras bibliotecas construídas no Mundo Antigo. Desde o surgimento no Oriente Próximo até o período Bizantino. Como as estruturas foram mudando e se adaptando com o tempo. Como eles organizavam os manuscritos ou se preveniam de roubos. Onde ficavam essas bibliotecas e quem as usavam. A inúmeras reconstruções da Biblioteca de Alexandria e as bibliotecas construídas em Roma são as que mais me chamaram atenção.

Mas não só as bibliotecas são abordadas, mas também seus acervos, os primeiros dos escritos que acabariam por se tornar os nossos amados livros. Desde os materiais que eram utilizados para a sua produção e como eram produzidos, aos seus armazenamentos.

Um livro delicioso, com capítulos curtos e diretos. Indico muito não apenas para os meus colegas historiadores e professores, mas para todos que amam bibliotecas e livros. Para os que não sabem muito sobre História Antiga, o autor também preparou várias notas explicativas.

"Uma vez que os livros passaram a estar disponíveis comercialmente, os que tinham espírito literário firam capazes de construir coleções - e a coleção particular foi a precursora da biblioteca pública. Há intermináveis discussões sobre quando exatamente esses passos tiveram lugar e, mais importante, o quanto da população foi afetada por cada um deles" (p.26)

Ingrid 19/03/2020

Os primórdios das bibliotecas atuais
O autor traz um histórico das bibliotecas, sendo que se inicia com a invenção da escrita até chegar na Idade Média.
No início era apenas para relatar questões administrativas, mas com passar do tempo também se tornou um lazer. Inicialmente eram apenas bibliotecas pessoais, pois a aquisição de rolos de pergaminho e a papiro eram caros. Quem fazia parte da elite geralmente emprestava seu livro para que outras pessoas pudessem copiá-lo, já que na época não havia o direito autoral. Com o tempo percebe-se que as bibliotecas foram se tornando algo mais importante para a sociedade como é o caso da Biblioteca de Alexandria, local que poderia ser frequentado por todos e que continha um grande repositório, sendo uma importante fonte para copistas.
Apesar de Roma ter sido bem desenvolvida nota-se que a a sua literatura estava atrasada perante a grega que se desenvolve praticamente um milênio antes. Já se aproximando da idade média percebe-se a transição da produção de rolos de pergaminho para códices e o foco em Bíblias e estudos bíblicos.

Inglethe 06/02/2021

A história da ascensão das bibliotecas antigas e de como elas foram desenvolvidas.

Jéssica @paraisoliterario 07/07/2018

RESENHA BIBLIOTECAS NO MUNDO ANTIGO || Paraíso Literário
Em Bibliotecas No Mundo Antigo, Lionel Casson apresenta os primórdios das bibliotecas. No Oriente Médio, entre 3.000 e 2.500 anos antes de Cristo, livros de argila com escrita cuneiforme que continham, principalmente, informações sobre transações comerciais e rituais religiosos armazenados em espaços onde escribas e com acesso restrito não apenas por causa das pouquíssimas pessoas que conseguiam ler e escrever, mas também porque as bibliotecas eram exclusividade de reis.

O livro vem trazendo inúmeras curiosidades sobre as bibliotecas públicas e privadas da Grécia e de Roma até chegarmos às primeiras bibliotecas dos monastérios da Era Cristã. Casson sempre faz questão de ressaltar as especificidades de cada uma das coleções e a relevância daquela biblioteca dentro de um contexto histórico.

Confesso que o capítulo pelo qual estive mais ansiosa é o que trata da Biblioteca de Alexandria, já li algumas coisas aqui e ali sobre ela, mas com certeza nada comparado ao que Lionel Casson escreveu, alguns fatos eu realmente sabia, contudo a maioria das coisas que li era inéditas para mim.

Fiquei surpresa também com a questão das bibliotecas no Oriente Médio na antiguidade. De fato, nunca pensei muito a este respeito e o que mais me deixou interessada nesta parte do texto foi uma questão levantada por Casson a respeito da catalogação das obras neste período, pode ser ingenuidade minha, mas achei que o conceito de catalogar livros era algo mais moderno e não que tinha surgido a mais de cinco mil anos atrás.

A arte da capa está incrível e tem tudo a ver com a proposta da obra e quando analisei os detalhes dela ficou claro que há muito muitos detalhes que são incríveis que poderiam muito bem passar despercebido a um observador apressado. A diagramação é simples e conta com imagens de objetos que exemplificam o que Casson fala o que tornou a leitura muito interessante.

Acredito que de tudo que a obra me apresentou, todos os fatos sobre os quais eu nunca havia refletido, o que mais me fascinou foi a respeito de como as tabuletas de argila são mais fáceis de serem conservadas e por isso o conhecimento guardado nelas sobreviveu de maneira melhor do que aqueles que foram impressos em pergaminhos e livros, já que o tempo e o fogo são inimigos mortais do papel, mas não da argila.

Bibliotecas No Mundo Antigo faz um apanhado histórico muito interessante disso tudo e foi uma leitura bem esclarecedora. Esta é uma obra praticamente obrigatória para nós que somos viciados em livros e em ter uma biblioteca particular em casa para guardarmos os nossos próprios livros.

site: http://www.paraisoliterario.com/2018/07/resenha-bibliotecas-no-mundo-antigo_7.html

Leitora Viciada 08/07/2018

Resenha para o blog Leitora Viciada www.leitoraviciada.com
Ah, as bibliotecas! Particulares ou públicas, são o espaço preferido de quem lê. Em tempos de assinatura de livros online, que tal saber como eram as bibliotecas e os livros durante a Antiguidade Clássica?
Esta é uma obra de não ficção publicada originalmente em 2002 pela Universidade Yale. Foi escrita por Lionel Casson, professor de Estudos Clássicos na Universidade de Nova York, ganhador do prêmio Gold Medal em Realização Arqueológica Notáveis, tradutor, editor e autor. Faleceu em 2009 e deixou mais de vinte livros, incluindo Libraries in the Ancient World ou Bibliotecas no Mundo Antigo, lançamento de abril de 2018 da Editora Vestígio, do Grupo Autêntica, traduzido por Cristina Antunes.
Essencial para quem ama História antiga e Arqueologia, é fã de bibliotecas e Biblioteconomia e/ou enlouquece com curiosidades culturais. Não importa se você é profissional da área ou se apenas se interessa pelo assunto, este livro é simples, rápido e compreensível porém riquíssimo em informações e fatos interessantes e, ao menos para mim, quase tudo era desconhecido. Aprendi bastante com a leitura!
Como surgiu o hábito de se criar e manter um local para se guardar e compartilhar livros? Imagine então numa época em que os livros eram muito diferentes dos volumes encadernados que usamos atualmente. E como eram catalogados, organizados, por quem eram utilizados e com quais finalidades? Como era a leitura, a produção, a negociação e o compartilhamento e manutenção dos livros? Todas as respostas e muito mais estão em Bibliotecas no Mundo Antigo. Acompanhe como foi o surgimento das bibliotecas (aproximadamente em 3000 a.C.) e seu desenvolvimento (de 800 a.C. até o ano século V), com relações aos eventos históricos importantes e curiosidades sociais e culturais da época.

Para ler toda a resenha acesse o Leitora Viciada. -> leitoraviciada.com

site: http://www.leitoraviciada.com/2018/07/bibliotecas-no-mundo-antigo.html

Helana O'hara 22/07/2018

Um livro surpreendente.
Uma das coisas que me fez solicitar esse livro foi a o nome e a capa, obviamente além de ornar com o conteúdo apresentado ela é bela.

Um livro curto e rico em histórica. Ele tem um índice prático que nos guia ao que está sendo contado. E também um índice das ilustrações e algumas notas. É um livro detalhado.
Bibliotecas sempre foram sinônimo de estudo, um lugar excelente para quem quer ler ou estudar. E para os amantes de livro e leitura um dos lugares mais fascinantes para entrar.

Nesse livro Lionel nos conta detalhadamente como os primeiros livros foram escritos, em argila, pois na época o papiro ainda era algo de estudos e usa-lo não parece uma boa ideia, levando em consideração que era difícil de consegui-lo. Então a forma adequada era tabuletas feitas de argila que ainda molhada era escrita. E armazenados isso em pilhas ou lado a lado e assim aos poucos foram se criando bibliotecas.

Naquela época o conceito delas não era diferente dos dias de hoje, um local para guardar esses livros feitos em tabuletas e para estudos.

O autor faz um resumo inteligente sobre as criações das bibliotecas passando pela Grécia antiga, Roma, nas bibliotecas públicas e privadas e também da Era Cristã.

Confesso para vocês que o livro num todo é muito interessante, a maioria do que foi escrito por Lionel, de longe eu sabia. Até a parte de catalogar livros é algo tão antigo e fico impressionada em como o Mundo muda, mas algumas coisas permanecem as mesmas, porém, apenas com tecnologia.
Outro ponto curioso que o autor deixa para o leitor é a importância de ter lugares assim para guardar livros, o motivo pelos quais existem, porque um acervo bibliotecário tem importância e o que a sociedade ganha com isso.

Muito além de escrever um livro, armazena-lo para quem outras pessoas possam ter de conhece-lo é em suma gratificante.

Bibliotecas no Mundo Antigo é um livro repleto de história que amantes de uma boa leitura deveriam ler para tomar conhecimento da existência das bibliotecas. E claro um livro enriquecedor em vários níveis.

@biaentreleituras 23/07/2018

Bibliotecas no Mundo Antigo é uma obra fascinante e tão cheia de detalhes que leva o leitor em uma verdadeira viagem ao passado, ao nascimento da escrita, dos primeiros livros e bibliotecas. Podemos acompanhar como e por que se deu o processo de escrita e, em seguida, a criação dos livros e a necessidade de um espaço para guardá-los, assim como a catalogação ainda precária, porém bastante eficiente para a época.

Por volta do século XIII a.C., foi preciso adicionar notas de identificação às tabuletas de argila quando estas eram catalogadas. Algumas tabuletas faziam parte de conjuntos e traziam no final do texto uma espécie de folha de rosto que temos nos livros atuais, chamadas colofão, onde se tinha informações como: o nome do escriba que copiou o texto; o lote da qual ela faz parte; o nome do autor; se a tabuleta foi transferida de um lugar para outro e inúmeras outras.

Na Grécia Antiga, os autores dos primeiros livros possuíam apenas um exemplar de suas obras e para transmitir seu conteúdo realizavam leituras, dessa maneira as pessoas podiam conhecer seus textos. Mais para frente, os próprios autores passaram disponibilizaram cópias para amigos e outras pessoas, que por sua vez podiam fazer outras cópias das que receberam. Foi quando, no final do século V a.C., surgiram os vendedores de livros. *Vale ressaltar aqui que na época não havia direitos autorais ou algo semelhante.

Em meados do século IV a.C., o número de pessoas que liam por prazer e não por necessidade havia aumentado consideravelmente, obras sobre diversos assuntos estavam disponíveis e as pessoas passaram a colecioná-las. Então, nas primeiras décadas do século III a.C., foi criada a primeira biblioteca pública - em Alexandria - onde se tinha rolos de livros organizados de acordo com o seu conteúdo.

Os rolos recebiam etiquetas de identificação e eram empilhados em ordem alfabética, essa prática era apenas para a primeira letra, mas já facilitava muito na organização. Somente no segundo século d.C., ocorreu a alfabetização completa.

Durante a Idade Média temos o surgimento dos códices, que substituíram os rolos de papiro ou pergaminhos. A adaptação de rolos para códice foi um processo longo, os rolos continuaram a ser usados, mas o códice era dominante.

Leia a resenha completa no link > https://goo.gl/yHZZ1g

site: http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br/

Maura15 09/03/2023

Conhecer um pouco mais sobre outras bibliotecas foi muito divertido. E em pensar q n é muito diferente de hoje em dia, só evoluiu

SuAlen.Pawelkiewic 15/01/2024

Tesouros da Antiguidade!
Através do professor Paulo Bittencourt, conheci a obra "Bibliotecas no Mundo Antigo" no qual seu título original é Libraries in the Ancient World, de autoria de Lionel Casson, especialista em história marítima do mundo ocidental e literatura grega e traduzido por Cristina Antunes.

Sua obra é dividida em nove capítulos, é o primeiro estudo extensivo sobre bibliotecas. O autor direciona-nos a uma viagem de volta ao passado, começando pela invenção da escrita, passando pelas várias formas de papel utilizado, a criação de bibliotecas privadas, públicas e seus patronos.

Conta-nos detalhes sobre a arquitetura desses acervos, a importância dos monastérios em relação às obras deixadas por grandes escritores da antiguidade.

No decorrer do desenvolvimento de sua obra, o autor pondera sobre as relações sociais da antiguidade.

E ao introduzir detalhes literários clássicos e aspectos sobre a arquitetura e infraestrutura das bibliotecas, conseguintemente expande as áreas de pesquisas de seus leitores, deixando assim sua obra bem mais sublime.

Casson traz um excelente recurso para pesquisadores, sobre o processo histórico e social das bibliotecas.

Se tornou um dos meus livros favoritos ?????

@suhh_entre_livrosefelinos ??

Pâm 24/01/2024

ótimo para pesquisa
Como estou estudando biblioteconomia, achei que esse seria um ótimo livro pra aumentar meu conhecimento na área. Deu pra aprender bastante coisa e pude fazer algumas reflexões em alguns pontos. O autor trás uma riqueza de detalhes e pesquisa, ele mostra que realmente fez um excelente trabalho ao publicar esse livro.

A edição trouxe uns erros de português mais pro final do livro, mas nada que torne incompreensível.

Eu recomendo muito pra quem estuda história, biblioteconomia, letras ou que apenas tem apresso pelo assunto.