A Guerra dos Bárbaros

A Guerra dos Bárbaros Pedro Puntoni

Resenhas - A Guerra dos Bárbaros

><'',º> 16/09/2019

O livro de Pedro Puntoni, cujo título, em sua inteireza, é A guerra dos bárbaros: povos indígenas e a colonização do sertão nordeste do Brasil, 1650-1720, é pesquisa de erudi-ção e seriedade, que recupera um tema de nossa história ainda pouco estudado e pertencente ao nosso colonial, fato que certamente ajudou, de algum modo, a vitimar o assunto,por conta do algo de infenso que se sente, em nosso século XIX, e mesmo depois, quanto a muitos dos acontecimentos relacionados ao período que antecede a criação de nossa nacionalidade.

Sabendo disto, Puntoni exalta o que sobre seu tema já se escreveu, mas vê-se na contingência de apontar-lhe o parcial, o limitado da incursão, como é o caso do que a respeito produziu Câmara Cascudo (p. 13), que se achou, por razões várias, na recorrência de circunscrever o motivo às proporções que ele alcançou no Rio Grande do Norte, su aterra natal, à ocasião dos fatos apenas Capitania do Rio Grande.

Noutra vertente, mas ainda buscando historiadores, o mesmo Puntoni chegará, para exemplo e por fim, a Capistrano de Abreu (p. 14), voz, em nossa historiografia, de conhecimento e respeitabilidade, que, se pouco trata o tema, carrega o mérito, entretanto, de apontar o século XVII como cronologia de interesse, que necessita de se construir pela via da produção histórica, cuja consecução ele – Capistrano – gostaria de empreender.

O aludido desejo, outros historiadores, no entanto, é que o vêm concretizando e um deles é Puntoni, estudioso que, com sua pesquisa, nos informa sobre um episódio de guerra em nossa história e, na extensão, sobre um empreendimento de facetas e finalidades.

Assim, em seu trabalho, o pesquisador enfoca o literal de um combate que, sem o mínimo subterfúgio, buscou o extermínio de tribos índias sublevadas (p. 45) que abalavam,na visão de autoridades e colonizadores, a securidade da colônia no seu plano interno.

Juarez Donizete Ambires
Trecho do artigo 'O UNIVERSO DA GUERRA DOS BÁRBAROS NO BRASIL'