A diferença invisível

A diferença invisível Julie Dachez
Mademoiselle Caroline

Resenhas - A Diferença Invisível

dokjstar 14/04/2024

A única coisa que me difere da Marguerite é o fato dela não gostar de café. Com certeza, uma das obras mais lindas que já li. Ao final, senti, junto com ela, o alívio de entender a si mesma e suas necessidades. Achei extremamente informativo, fácil e divertido de ler. O traço dos quadrinhos também é adorável!

Uiara.Marcossi 13/04/2024

Utilidade pública
Este livro foi leitura obrigatória do colégio do meu filho no 7º ano, mas quando li a contracapa não resisti! Deveria ser leitura obrigatória pra vida!!!!
De uma sensibilidade ímpar!
Uma pena que as letras e a diagramação não favoreçam aqueles que, como eu, precisam de óculos para leitura?
Recomendo!!!

Ana Júlia CZ 09/04/2024

Um livro que abraça a gente que é neurodivergente. Achei incrível como as cores vão mudando, trazendo as sensações da personagem pra gente. Li todinho em uma sentada só.

millietrs 07/04/2024

"O preconceito é filho da ignorância."
Confesso que eu não estava me sentindo segura sobre essa leitura, mas no fim acabei me envolvendo muito com o enredo. A HQ conta sobre uma jovem mulher chamada Marguerite que se sente deslocada em meio à sociedade e o que ela fará para superar esse problema. Ela sai em busca de si mesma e descobre ter Transtorno do Espectro Autista. A história de Marguerite nos permite refletir sobre temas como empatia, respeito às diferenças e a importância de conhecermos nossos próprios limites.

"A Diferença Invisível", aborda o tema de forma leve e descontraída. Acredito que todos deveriam ler essa HQ, ela nos permite olhar com outra perspectiva a respeitar as diferenças, não apenas com quem tem o Transtorno do Espectro Autista, o que é igualmente importante. A leitura deixa claro que "existem tantas formas de autismo quanto pessoas autistas!" A mensagem que a HQ quer passar é: deixe seus preconceitos de lado e esteja disposto a pesquisar aquilo que não tem entendimento, dessa forma deixará um pouco a ignorância e fará a diferença, mesmo que mínima.

Mary - @mundo_literario.mary 07/04/2024

Marguerite é uma jovem de 27 anos, que parece ser uma pessoa normal, tem uma vida maravilhosa, um emprego dos sonhos e um namorado incrível. Só que a vida dela não é essa perfeição, Marguerite carrega uma diferença que lhe impede de se encaixar na sociedade.

📚 Todos ao seu redor acham que ela é cheia de frescura, por não está perto das pessoas a sua volta, e por se sentir muito mal com qualquer mudança em sua rotina. Ninguém lhe compreende, nem ela mesma na verdade, até que um dia ela procura ajuda, e embarca em uma jornada de autoconhecimento e descoberta do Transtorno do Espectro Autista. O diagnostico muda a sua vida por completo.

📚 Para mim essa obra deveria ser obrigatória para todo mundo, pois o tema do autismo deveria ser mais comentado atualmente, muita gente não conhece os tipos de autismo existentes e a forma leve que a autora aborda o tema é maravilhoso. Marguerite nos leva a refletir muito e a ter empatia.

📚 Acompanhar a jornada de Marguerite e mergulhar em suas diferentes emoções é muito com e ver o crescimento dela é gratificante, recomendo muito essa leitura, tenho certeza que todos irão amar muito.

Andressa1327 02/04/2024

Que livro incrível
Aborda um tema tão importante de uma forma leve e fácil entendimento
Conta a história de Marguerite que sempre se sentiu diferente em relação a outras pessoas
Aos 27 anos, ela é diagnosticada com Síndrome de Asperguer, e relata como ela lida com isso e as pessoas ao seu redor
Essa leitura deveria ser obrigatória nas escolas e universidades, leitura rápida e necessária

Rafa.Barros 30/03/2024

Leve
E encantador.

Achei o livro super sensível, a ponto de me incomodar com os mesmos incômodos da Marguerite. Ficava me sentindo mal por vê-la tão incomodada com coisas que parecem normais pra uma pessoa neurotípica. Também consegui sentir o alívio dela quando finalmente recebeu seu diagnóstico e pôde entender que era diferente das pessoas por um motivo.

Adorei e super recomendo o livro.

Luiza 27/03/2024

Um retrato sensível da experiência de alguém que se descobre no espectro depois de adulto. É uma HQ para todos e que aborda um tema extremamente importante de forma delicada e informativa

gosvn 15/03/2024

Uau
Adorei como o contexto foi construído e como fica fácil para as pessoas entenderem como é difícil lidar com isso. Ser HQ trás uma leveza ao assunto.

(P.S.: Que raiva desse namorado dela)

milenagemir 12/03/2024

é uma hq muito legal que eu conheci durante minha graduação mas que eu já não me lembrava muito sobre como era abordada a síndrome de asperger. é bem interessante ler sobre o autismo de forma leve e bem construída. a hq é muito bem elaborada e realmente nos mostra como a diferença do outro pode ser invisível para os demais, mas isso não anula sua existência.

chonps 01/03/2024

Não sou anormal, só sou diferente.
Neste quadrinho vemos a batalha do cotidiano de Marguerite, uma mulher de 27 anos que é diagnosticada com Síndrome de Asperger, uma forma leve do autismo.

Achei legal que no início do quadrinho ele é preto e branco, mas tem uns leves detalhes de cor, mas no decorrer do processo de descoberta da doença o quadrinho ganha cor e fica bem colorido.

No quadrinho mostra que apesar da Marguerite se aceita depois do diagnóstico, mas as pessoas em sua volta não fazem o mesmo, na verdade ela teria que se desdobrar em dois para se adaptar a condição do seu ambiente, em vez das pessoas a acolherem. Infelizmente isso acontece com muitas pessoas.

Sinto que aprendi um pouco mais com esse livro, recomendo muito que leiam!

trizisreading 27/02/2024

Descobrindo-se na Síndrome de Asperger
"A Diferença Invisível" cativa o leitor ao explorar a rotina única de Marguerite, uma mulher de 27 anos com Síndrome de Asperger. As ilustrações revelam a pressão que ela enfrenta devido à sua sensibilidade aos sons e dificuldades de socialização, complicando seu cotidiano, tanto em casa quanto no trabalho. Diante da incompreensão inicial, Marguerite descobre sua condição, enfrentando ceticismo e desaprovação. O livro destaca sua jornada para aceitar e abraçar sua identidade aspie, transformando sua vida ao construir amizades mais saudáveis e respeitar seus próprios limites sociais. Uma narrativa envolvente que ilumina a importância da empatia e compreensão diante das diferenças.

Leia as minhas resenhas completas no meu instagram literário: @trizisreading

karou 23/02/2024

Que leitura maravilhosa!!! eu amei muito. além de ser um tema necessário e urgente de debate, foi exposto ao decorrer da HQ de uma forma muito sensível. a arte é tão linda. eu amei a narrativa, a protagonista, o tom informativo, às críticas/sarcasmos em determinadas situações, e tudo isso torna a história da HQ incrível. vale muito a pena essa leitura. indico muito!!

lihgsilva 23/02/2024

Vi esse, por acaso, nas prateleiras de uma livraria no shopping e a capa logo me chamou atenção, bem como o título, mas abrir e iniciar a leitura consegue ser ainda melhor. As ilustrações são belíssimas, me identifiquei muito com a personagem e achei muito boa a mensagem que transparece neste enredo.