Carlos 07/06/2021
Superficial na definição dos problemas da educação, mas com algum acerto nas sugestões aos pais quanto à forma de aprender e de estimular a leitura
Não conhecia nada a respeito do professor Pier antes de ver a sugestão de seu livro quando buscava material sobre como ajudar no aprendizado de minha filha.
O que o professor fala no seu diagnóstico é o que todos sabemos: nosso modelo educacional é falho; somos mal educados e não sabemos nos comportar em salas de aula, palestras, etc.; os instrumentos de medição do aprendizado são manipulados para mostrar avanços, já que não se vê verdadeira melhora; o professor não é valorizado, entre outros problemas. Porém a perspectiva da qual fala não me agrada, pois seu modelo ideal de escola são os cursinhos e escolas militares, onde, segundo ele, por haver disciplina e respeito ao professor, o aprendizado real acontece.
Ora, se o SAEB e o ENEM não são indicadores inteiramente confiáveis, os vestibulares também não o são.
Para não me estender muito, diria que os problemas da educação foram tratados de maineira superficial pelo professor, muito baseado em sua experiência pessoal e aparentemente pouco em pesquisa séria nesse campo.
Não por acaso um dos melhores capítulos do livro é o que o professor fala sobre como se dá o aprendizado (Escrevendo na areia), porque se baseou em conhecimento científico sobre o tema. A ideia de "Aula dada... aula estudada (no mesmo dia)" como melhor método de estudo pessoal e que deve ser ensinada pelos pais a seus filhos é realmente muito interessante.
O capítulo que fala sobre o estímulo à leitura (Sabrina) também é bastante bom.
Eu recomendaria que se não estiver dispondo de muito tempo, leia somente esses dois e o "Entre o tédio e o pânico", que fala sobre ajustar o nível do desafio ao nível do aprendizado de seu filho, para que não se sinta nem desestimulado em uma escola que o desafie menos do que a sua capacidade, nem estagnado numa que mantem o desafio constante, nem incompetente em uma mais exigente do que ele é capaz de dar no momento.