Os Túneis

Os Túneis Greg Mitchell

Resenhas - Os Túneis: Fugas sobre o Muro de Berlim e os filmes históricos que a administração de JFK tentou destruir

AmandaFerronato 14/03/2023

Os Túneis
Esse livro proporciona conhecer a dimensão de quem viveu intensamente essa realidade. Os detalhes, o mistério, a curiosidade nos fazem ler intensamente essa obra.

Renatinha 22/12/2021

Narrativa fluída, emocionante e em alguns momentos assustadora da crueldade da Alemanha Oriental. Mais uma parte da história da humanidade que devemos conhecer para que não se repita. Além disso, exemplos de perseverança, coragem e determinação para salvar não somente amigos e familiares, mas também desconhecidos frente ao desespero das famílias, noivos, amigos separados por arames farpados e muros.
Soldados que parecem brincar de tiro ao alvo com seres humanos e soldados que tentam fugir por não concordarem.
Canais de televisão buscando mostrar como algumas fugas ocorriam, os EUA impedindo a veiculação por questões políticas, omitindo informações.
Um livro que vale a leitura e a reflexão!

gustavoqa 20/05/2021

Um olhar diferente
Livro excelente. Abriu muito meus olhos para a questão da Guerra Fria, principalmente em relação à Alemanha divida. Me fez ter mais interesse no assunto e aprender muito sobre aqueles tempos.

O foco principal é sobre os túneis, sua construção e todo o contexto que envolvia-os. Porém o livro conta muito também sobre as relações entre Estados Unidos e União Soviética, principalmente na relação de Berlim, sobre fugas e acontecimentos marcantes em relação ao muro. Enfim, é uma ótima leitura e recomendo demais pra quem quer saber mais sobre o muro de Berlim!

Thai Silveira 13/11/2020

Excelente!
Os Túneis traz uma mistura de história policial, política e jornalismo. Levanta a discussão sobre ética, censura e a influência da mídia na política e vice-versa narrando fatos reais durante o período da Guerra Fria e trazendo pinceladas em conflitos atuais. Excelente para quem busca entender mais os desdobramentos da Segunda Guerra Mundial.

ricardinho 23/04/2019

Uma grande obra sobre um período histórico mundial. Nela, foi possivel "viajar" por Berlim no início dos anos 60 e aprender sobre verdadeiros heróis e traidores na época da Guerra Fria. De um lado, os assassinos comunistas tendo como representante maior o soviético Khrushchev, do outro, o pragmático e propagandista presidente americano Kennedy e entre eles, e não menos importantes, os escavadores, mensageiros e atravessadores que ajudavam aqueles que buscavam a liberdade do lado ocidental. Em meio a tudo isso, havia a polícia da Berlim oriental pronta para dissuadir, da pior maneira possível, aqueles que fugiam do comunismo; os infiltrados da STASI e parte da imprensa americana que queria transformar tudo em espetáculo. Enfim, uma grande obra e que tem como fonte relatos daqueles que viveram o período. Indico a todos.