Pregação

Tim Keller

Resenhas - Pregação

Léo_Martins 31/05/2023

Pregação
Neste livro, Timothy Keller divide com o leitor a sabedoria acumulada em anos de pregação e ensina a transmitir a fé cristã tanto por meio da pregação como em uma cafeteria. A maioria dos cristãos — mesmo pastores — tem dificuldade de falar sobre sua fé de uma maneira que consiga aplicar o poder do evangelho para a transformação das pessoas.

GuiCalvin 20/02/2023

Reflexivo
Livro excelente que fala muito bem sobre o evangelho em nossa era. Trás pontos de reflexão de como atuar.

Pdlucas 11/01/2023

Muito além de um manual de pregação
Esse livro pode passar a primeira vista a impressão de ser um manual de pregação destinado a pastores e líderes ministeriais. No entanto, percebemos logo no início que vai muito além disso, se apresentando como algo destinado à todos que se propõe a cumprirem o ide, e de como você pregar o evangelho vai desde a conversa mais informal até uma pregação expositiva em um sermão de domingo.

Keller começa o livro já com essa quebra de expectativa no leitor, e também estabelece bem a divisão do livro, trabalhando basicamente, como preparar uma boa pregação, como proclamar o evangelho no contexto cultural e como preparar o pregador.

Uma coisa interessante na minha leitura foi perceber a capacidade que Keller teve ao nos levar a reflexões com um texto que aparentemente estaria sendo uma espécie de guia prático. Na primeira parte podemos ter uma visão clara sobre como toda a escritura aponta para Cristo, onde além de nos orientar, nos faz ter uma série de reflexões sobre a bíblia enquanto ele nos trás uma série de exemplos.

Falando dos exemplos e ilustrações do livro, esses são outro destaque, que tenho percebido que são uma característica freqüente dos livros do Keller. Cada exemplo trazido além de esclarecer, nos levava a refletir, ter insights e até mesmo inspirar sobre os temas ali trazidos.

A segunda parte acaba sendo a parte mais densa do livro, mas também, o maior diferencial deste. Ali Keller trata brilhantemente acerca do contexto cultural pós moderno, abordando de maneira histórica, filosófica e teológica, nos levando a um verdadeiro estudo da sociedade e nos ensinando a olhar mais atentamente para a cultura na qual estamos inseridos, e como proclamar o evangelho aos perdidos.

A terceira acaba sendo uma exortação ao leitor, onde o autor nos convida a refletirmos sobre nossa vida, sobre nossas atitudes, sobre nossa caminhada de fé. Foi o capítulo que mais me marcou, onde uma frase ficou profundamente marcada, “Gaste mais tempo preparando o pregador e menos tempo preparando a pregação”.

Por fim, Keller nos trás um apêndice com um guia prático e dicas de como preparar uma pregação, trazendo dicas valiosas que com certeza serão revisitadas por mim ao longo do ano.

O livro Pregação é um excelente material para todo cristão que busca se aprofundar no assunto, entender melhor o contexto em que está inserido e assim, proclamar o evangelho com excelência. O autor conseguiu de forma clara explicar e responder todos os questionamentos que se propõe no livro, de forma que no fim, conseguimos entender o que na sua visão consiste em uma boa pregação. A leitura em si é na maioria do tempo muito fluida e de fácil entendimento, ficando mais densa apenas na segunda parte do livro, mas ainda assim continua sendo um livro de fácil entendimento. O diferencial para mim foi a forma que o autor nos leva a olhar para a bíblia como uma grande história que está sendo contada e apontando para uma só direção e também, as diversas formas que ele nos ensina a contextualizar a pregação para alcançar os perdidos.

Recomendo o livro para todo cristão que busca conhecer mais o seu Deus e entender melhor como cumprir aquilo que Jesus nos deixa como tarefa: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” Marcos 16:15

Ruan Souza 29/11/2022

Com toda experiência e cuidado, Tim Keller direciona o leitor para os caminhos mais seguros da boa pregação. São verdadeiros conselhos que em muito podem ajudar aqueles que exercem a arte.

Sandro 08/10/2022

Pregue!
É possível pregar a palavra de maneira fiel e ao mesmo tempo ao coração das pessoas que estão em meio a uma cultura.
Ótimo livro que tem partes técnicas e um bom desenvolvimento sobre pregar Cristo à cultura e ao coração.

Luiz.Neto 21/01/2022

Um exímio manual de pregação
Um excelente livro e completo manual sobre a pregação. Interessante que o livro não se destina apenas para pregadores, mas todos aqueles que desejam conhecer de forma mais profunda e real o Evangelho.

Gabs181 11/12/2021

Com uma escrita maravilhosa Keller nos ensina a comunicar a essência do Evangelho que sempre será Jesus Cristo.

elycely 22/11/2021

Falar de Cristo em todo o tempo
Publicado em 2017 pela Vida Nova, o livro Pregação, do conhecido autor Tim Keller, é um valioso presente aos leitores brasileiros interessados no tema da comunicação da fé. Neste livro, em suas 286 páginas, para além de um manual de homilética, Keller apresenta ao leitor uma teologia bíblica da pregação, recheada da sabedoria adquirida em seus muitos anos como pregador. Porém, não é apenas um livro teórico. O autor conclama seus leitores a pensarem melhor, e a trabalharem melhor, para cumprir a tarefa de comunicar o Evangelho de forma mais bíblica e que faça sentido ao contexto cultural em que está sendo proclamado. Seguindo o estilo de suas pregações, o conteúdo do livro é simples e prático, mas de uma profundidade impressionante.

O material está organizado em cinco secções. Na primeira (p. 11-33), um prólogo e uma introdução apresentam a obra, a partir das discussões do que faz de um pregador excelente, e quais são as características de uma boa pregação. Na introdução, Keller aborda a comunicação da fé em seu sentido abrangente, falando de três níveis dentro do ministério da Palavra, estando, de um lado, a comunicação em contextos informais, de evangelismo, e, na extremidade mais formal, os sermões, ou seja, a pregação em si (p. 28).

Em seguida, o livro é dividido em três partes, que enfocam: 1) pregar a Palavra de maneira cristocêntrica; 2) pregar às pessoas em sua cultura; e 3) pregar no Espírito. A parte um (p. 37-111), intitulada “Servindo à Palavra”, conta com três capítulos. No capítulo um (p. 37-61), Keller defende a pregação expositiva como a forma mais pura de pregação, apresentando seis argumentos para isso. Ainda oferece algumas advertências sobre os riscos de uma compreensão rígida da pregação expositiva. O capítulo conta com ricas notas explicativas, em que o leitor encontra tanto a síntese de discussões teológicas complexas quanto exemplos de séries de pregações utilizados pelo autor em sua igreja local.

No capítulo dois (p. 63-85), Keller apresenta uma discussão sobre o legalismo e o antinomismo como os dois principais inimigos do Evangelho em nossos dias: são o extremo de um mesmo problema, dois lados da mesma moeda ou, nas palavras de Keller, citando Sinclair Ferguson, são “gêmeos idênticos do mesmo ventre” (p. 69). Isso porque ambos têm uma visão distorcida da graça de Deus. O primeiro vê a lei como a forma de alcançar e agradar a Deus (não há lugar para a graça); o segundo, por sua vez, vê a lei como obstáculo à liberdade dos indivíduos e não como graça de Deus para nosso crescimento pessoal. Para fugir desses inimigos, é preciso pregar o Evangelho sempre, apontando para a Queda e a Redenção em todos os sermões. No capítulo três (p. 87-111), o autor aprofunda o tema do capítulo anterior, agora defendendo a necessidade de pregar a Cristo sempre, em cada sermão, o tempo todo. Todas as passagens da Bíblia apontam para Cristo e é tarefa do pregador buscar Cristo em cada uma, para então apresentá-Lo aos seus ouvintes.

A parte dois (p. 115-228), intitulada “Alcançando as pessoas”, é a mais extensa e substancial do livro. Aqui, o autor apresenta três capítulos sobre a contextualização e o engajamento cultural como estratégias de alcance às pessoas em seu tempo e como requisito para a boa pregação. No capítulo quatro (p. 115-152), encontramos uma abordagem bastante útil para refletir sobre como pregar a pessoas desconhecidas, céticas ou incrédulas. Ele apresenta o princípio missiológico de “contextualização”, a necessidade de adaptação para confrontar — buscando compreender os conceitos culturais para poder dar a eles novo significado —, a necessidade de usar vocabulário acessível ao público, dentre outros princípios. São importantes orientações de como se engajar em um diálogo com um público pós-moderno sem comprometer o Evangelho bíblico.

O capítulo cinco (p. 153-193), por sua vez, tem a proposta de orientar pregadores na desafiadora tarefa de comunicar a autoridade bíblica para as mentes modernas, que acreditam ser suas próprias autoridades. Nele, o autor apresenta sua abordagem das cinco narrativas culturais básicas, discorrendo sobre os conceitos centrais de cada uma e como confrontá-las com o Evangelho. A pesquisa de Keller não só mostra suas opiniões sobre a cultura moderna e pós-moderna, mas pode servir aos pregadores como valiosa ferramenta para refletir sobre o contexto de seus ouvintes, para que possam trabalhar melhor na aplicação de seus sermões.

Encerrando essa parte, o capítulo seis (p. 195-228) apresenta conselhos práticos de como pregar ao coração dos ouvintes — sua mente, vontade e emoções. Não basta um sermão ser bíblico e bem elaborado. Se for tedioso, não vai alcançar seu propósito. Keller, então, dá recomendações de como pregar às afeições, de forma imaginativa, maravilhosa, memorável, cristocêntrica e prática.

A parte três (p. 231-248), chamada de “Em demonstração do Espírito e de poder”, é composta por um único capítulo, o capítulo sete. Enquanto o capítulo anterior abordou a pregação ao coração e a pessoa do pregador convencendo aos ouvintes, neste lemos sobre a persuasão que vem do Espírito Santo. Keller aponta para a conexão inevitável entre a integridade dos pregadores e a eficácia do sermão, bem como dá aos leitores alguns caminhos para convidar o Espírito a fazer parte da pregação.

Por fim, a obra encerra com um apêndice mais prático, em que se encontra a sugestão de um processo de elaboração de sermão expositivo. Para isso, Keller apresenta quatro diretrizes principais: 1) entender o objetivo do texto; 2) escolher um tema principal para o sermão; 3) criar um esboço em torno do tema; e 4) materializar os pontos do esboço com argumentos, ilustrações, aplicação prática etc.

A obra de Keller é substancial. Em vários momentos, para além de uma leitura teológica, o texto fala “ao coração”: é fluido, tem um estilo de fácil compreensão, quase de caráter devocional. É alimento não só para as mentes em busca de uma boa discussão teológica, como também para os corações que queiram ser alimentados por boa teologia sobre a vida centrada em Cristo, graça, cosmovisão e como interagir com as narrativas ocidentais, especialmente as de contextos urbanos. Keller não se detém tanto em princípios exegéticos de como elaborar um sermão, sendo a maior riqueza desta obra os seus conselhos de como pensar e trabalhar mais arduamente para pregar melhor.

Recomendo fortemente o livro Pregação a todo cristão que lê a Bíblia e é ouvinte de sermões! Ainda que não tenha a responsabilidade de entregar sermões a um público ouvinte, o leitor poderá ser beneficiado ao longo dos capítulos. São abundantes e práticas as orientações de como apresentar melhor o Evangelho, de modo de seja melhor recebido pelos interlocutores, e cumpra seu papel de transformar vidas cansadas, confusas ou céticas. Recomendo a leitura em sua totalidade: as notas de rodapé/explicativas estão entre as mais longas que já vi e igualmente entre as mais interessantes e profundas.

Reinan.Barbosa 02/04/2021

Livrasso
Não consigo descrever muito sobre essa leitura pois ainda estou absorvendo o mar de aprendizado que tem nesse livro, pra mim uma leitura essêncial e carente de estar nas estantes daqueles que amam a palavra de Deus.

Me chamam de João 05/05/2020

Mais do que um livro de pregação
Keller faz uma abordagem sobre a pregação, e principalmente sobre a importância da pregação expositiva e cristocêntrica para o desenvolvimento da igreja.

Através da pregação expositiva, é possível ver o cuidado do pastor com a igreja, pois ele consegue abordar os mais variados temas e deixa que a palavra de Deus seja exposta e não suas opiniões pessoais.

Além disso, a pregação Expositiva possibilidade que a igreja conheça mais as escrituras e saia da leitura superficial, além de entender como toda ela fala sobre Jesus.

Ao mesmo tempo, Keller é muito preciso em destacar a importância da pregação ser relevante para a sociedade secular. Keller nos mostra como a pregação em um mundo cético deve ser realizada e a importância do pregador preparar sua exposição não somente para pessoas que já possuem contato com a fé cristã.

No final do livro, Keller dá alguns passos para uma boa pregação.

Caso você não seja pregue para muitas pessoas, a leitura ainda assim é válida, pois Keller nos ensina a expor as escrituras em um culto público ou em uma sorveteria, por exemplo.

Gilmar.Melo 02/02/2019

Refletindo sobre o pregação
Está virando redundância dizer que os livros de Timothy Keller são ótimos. Este livro é mais um exemplo. Nele o autor traz uma grande contribuição para a reflexão atual sobre o que é a pregação e qual é o seu papel.

O autor começa definindo os tipos de ministério da Palavra e se definindo para quem seria destinado o conteúdo do livro. Diferentemente de boa parte dos livros de pregação que temos por aí, o foco do livro não é se deter numa abordagem mais homilética e sim trazer uma contribuição mais conceitual acerca da pregação.

O livro é dividido em três partes. Na primeira, o autor se detêm no papel do pregador como um servo da Palavra, aquele que deve ter uma abordagem correta ao pregar o texto bíblico. Nesta parte do livro ele trata principalmente da importância do evangelho na pregação bíblica. Ele enfatiza que uma verdadeira pregação somente acontece quando o evangelho é exposto. É nesta parte onde vemos uma das grandes contribuiçoe do livro, onde o autor nos dá diretrizes básicas e práticas para se pregar o evangelho em toda a Escritura.

Na segunda parte, o autor foca no alcance da pregação às pessoas. O autor deixa claro que o comunicador da fé deve ter em mente que uma das suas prioridades na pregação deve ser alcançar o coração das pessoas. Destaca-se nesta parte a importância da pregação para a mente moderna tardia e também como pregar ao coração.

Por último, na terceira parte, mais curta, o autor trata do papel do Espírito Santo na pregação. Ele aborda como deve ser o relacionamento entre o pregador e o Espírito Santo. No apêndice, como não deveria faltar, o autor traz direcionamentos de como redigir uma mensagem expositiva.

Mais um excelente livro do autor e principalmente uma importante contribuição para o tema da pregação. Abordado de uma forma bíblica, teológica, sociológica e contemporânea, este livro já é um dos principais acerca deste importante tema.
Barros 18/12/2021minha estante
Verdade!

Paulo Marins 22/09/2018

Um livro ao mesmo tempo para estudar e para meditar
PREGAÇÃO, pode passar a impressão, pelo título, de que é um livro destinado a pastores, com ensinos de como preparar sermões. Mas o subtítulo descreve melhor este livro: um auxílio para quem pretende viver "comunicando a fé na era do ceticismo".

Tim Keller é um teólogo que fez o dever de casa, estudou muito bem o currículo da formação teológica mas estudou também o mundo contemporâneo. São constantes as citações de pensadores que analisam a sociedade e a cultura, cristãos ou seculares, desde Charles Taylor até Terry Eagleton. Isso torna as suas exposições extremamente relevantes, pois apresenta o evangelho de sempre às particularidades da vida contemporânea. Mas faz isso sem comprometer a essência do evangelho, como infelizmente fazem muitos. Muito pelo contrário, Tim Keller vai na raiz do evangelho e mostra como ele responde aos problemas do mundo moderno -e demonstra que estes, por sua vez, estão todos enraizados no mesmo problema da condição humana.

A profundidade da abordagem deste livro faz como que ele seja muito mais do que um manual de como pregar o evangelho, mas seja também um alimento espiritual mesmo para cristãos maduros. Reconheço que fui grandemente edificado pela experiência desta leitura, mesmo sendo cristão há muito tempo e já tendo também uns anos de estudo de teologia. Posso testemunhar que através deste livro fui abençoado com uma compreensão mais profunda e vivificante do evangelho.

Além disso, a leitura é agradável. Um pouco pelos motivos já citado, mas também porque o autor possui um agradável equilíbrio entre erudição e simplicidade. Por isso digo que é um livro ao mesmo tempo para estudar e para meditar. É rico em conteúdo teológico, histórico e mesmo técnico, mas o autor não despeja as informações de qualquer maneira. Cada página tem alguma afirmação profunda que faz pensar.

Além disso, a parte mais "técnica" está separada nas notas no final de cada capítulo. Nunca tinha visto um livro com tanta informação nas notas. Algumas trazem apenas a indicação da referência bibliográfica, mas muitas outras trazem informações suplementares, mais técnicas mesmo. Algumas até com breves resumos de livros, que se estendem por várias páginas. Poderia até ser tedioso ler as notas, se não fossem um rico material, que visivelmente é fruto de anos de pesquisa e seleção do que há de melhor entre a bibliografia disponível. Mas estas partes podem ser ignoradas pelos leitores que não forem estudantes de teologia, podendo se ater à parte do texto voltada ao público mais amplo.

Sobre esta parte mais técnica, quero fazer mais uma observação. É interessante como ele sintetiza bem as grandes discussões teológicas (no caso, a respeito da pregação). E o melhor é que ele ouve e responde ambos os lados das controvérsias. Ou seja, não é uma apologia a um estilo de pregação, mas é uma análise das opções disponíveis e uma síntese de como aproveitar melhor as contribuições dos vários especialistas. Isto se aplica mais ao conteúdo nas notas, mas reflete também o espírito do livro todo. Um bom exemplo disso é a parte em que ele fala sobre a contextualização da mensagem bíblica. Argumentos de ambos os lados são apresentados: tanto dos "puristas", quem vêm com maus olhos qualquer contextualização, quanto dos "liberais", que acabam devotando mais fidelidade às demandas do público do que à mensagem bíblica. Apos analisar os argumentos, o autor demonstra em que pontos cada um dos lados tem sua razão, e propõe uma forma de pregação que mantém o equilíbrio entre a fidelidade bíblica e a relevância para os ouvintes.

Por fim, é um livro que me marcou profundamente. Certamente recomendo a leitura para todos aqueles que desejam comunicar o evangelho; seja formalmente, através de ministérios eclesiásticos, ou seja através de conversas com as pessoas com quem convive. Um dos grandes problemas que vejo na pregação do evangelho é que muitas vezes tentamos pregar com veemência aquilo que cremos ser verdade mas que em nós mesmos ainda não está muito claro na mente e arraigado no coração. Este é um livro que supera este desafio: não só ensina a comunicar, como também comunica o evangelho em cada exemplo, em cada argumentação, e até mesmo em seu modo comunicação.

site: https://wordpress.com/post/paulomarins.wordpress.com/778
Adriano 26/10/2023minha estante