Solaris

Solaris Stanislaw Lem

Resenhas -

Cristiano 02/11/2019

Bom
A idéia do livro é bem bacana... porém quando inicia-se a leitura sobre a ciência que estuda Solaris, o livro torna-se muito cansativo. Retoma um pouco o ritmo mais próximo ao final... Mas tem um fim muito abrupto. Recomendo a leitura, mas não é o mais incrível livro de ficção científica que eu tenha lido.

Grazy Souza 08/11/2017

Melhor livro do ano!
Sem esperar pelo final da resenha já mando logo que Solaris é uma das melhores leituras para os fãs de ficção científica. É um livro que não tem medo nem limites para explorar um dos assuntos que mais mexe com a imaginação de nós, terráqueos: o contato com alienígenas.

Kris Kelvin, um psicólogo, é designado para fazer parte do time de especialistas a estudar o planeta Solaris, que tem um único ser vivo: um oceano formado por algum tipo de plasma e que por seus movimentos e aparência, foi considerado como ser dotado de inteligência. Isso por si só já seria de pirar um ser humano comum.

Como nova forma de vida no universo, então, este oceano precisa ser estudado e uma vez que é possível que ele seja consciente, os terráqueos devem tentar achar formas de comunicar-se com ele. E é aí que entra a parte mais louca e interessante da história: o que acontece com seres humanos que têm contato com formas de vida com linguagem e biologia diferente da sua? Quem seria o comandante desta relação?

A resposta do autor para isso é simplesmente uma das mais magníficas e intrigantes narrativas do gênero. Lem levanta questionamentos que, sem essa história, talvez você passasse sua vida toda sem nem pensar sobre nem por um instante, mas aqui somos obrigados a procurar em nós mesmos as respostas. Não há uma grama de preocupação com a sanidade dos personagens, ou até mesmo do leitor. Na realidade, parece que a intenção do autor era justamente nos fazer puxar os limites do que conhecemos como sanidade, comunicação e controle. Não é só sci-fi. É terror psicológico também.

Os elementos de suspense e terror, além do ótimo embasamento científico (sinalizando uma hard sci-fi) e explicações compreensíveis, tornam a narrativa do livro muito gostosa e envolvente. É difícil largar a história porque em poucos capítulos o leitor se vê precisando saber de onde e como vem tudo aquilo. E o livro será ainda mais engrandecedor para aqueles que assistiram ao filme A Chegada (o tema é bem parecido).

A edição da Editora Aleph está linda e caprichada com capa dura e folhas amareladas. É impressionante quão acuradas são as explicações científicas uma vez que a obra foi traduzida direto do polonês. Como é comum na Aleph agora, logo nas primeiras folhas há algumas artes com o título do livro. Uma edição de se ter orgulho de ter na estante.

Em resumo, Solaris nos faz ansiar e temer as possibilidades que a exploração do universo pode nos trazer. É uma obra quase completa - merecia continuação - e que nos deixa um pouco mais profundos em nossas contemplações. Tá muito mais que recomendado.

site: http://cantaremverso.blogspot.com.br/2017/06/resenha-solaris-stanislaw-lem.html