Boneshaker

Boneshaker Cherie Priest

Resenhas - Boneshaker

rodrigoleme 09/11/2010

Um pouco do melhor de cada gênero
Boneshaker combina elementos de diversos gêneros de maneira bastante interessante, apesar de patinar um pouco no desenvolvimento. A obra ganha vários pontos por partir da premissa steampunk sem incorrer nos erros comuns a este tipo de livro: o fetiche excessivo pela estética em detrimento do plot.

Com este pano de fundo do estilo, Cherie Priest traz outros elementos que são originais em sua combinação, se não por si: zumbis comedores de gente, fuga de um ambiente hostil, confronto entre mocinhos e bandidos, uma mãe em busca de um filho fugitivo, entre outros clichês de vários gêneros.

A autora combina estes tropes de forma bastante interessante, criando um universo com diversas possibilidades. Porém, o desenvolvimento do plot é um pouco insatisfatório: ao concentra a ação em apenas dois personagens (Briar e Zeke), o andamento raramente engrena, criando uma descompasso.

O desfecho é um pouco óbvio, até porque não se cria uma grande tensão sobre o grande segredo do livro, e quando o mesmo se revela, não há muita atenção a ele, indo e vindo sem deixar marcas.

Por ser o primeiro livro dentro deste universo em particular, e isto demande um pouco mais de detalhismo de ambiente e pessoas, o que tira um pouco da dinâmica que ficou devendo, é de se esperar que os próximos livros da autora sejam mais preocupados com o andamento e menos com as definições.
isaac-sky 05/04/2013minha estante
Eu estou basicamente a 1/4 do fim do livro e já está dificil acompanhar com esse ritmo lento e descompassado. Parece que nada acontece.