O escravo de capela

O escravo de capela Marcos DeBrito

Resenhas - O Escravo de Capela

Nadia 16/03/2024

Lenda nacional!
Que livro maravilhoso! Somos inseridos na época escravocrata onde os negros escravizados sofreram as maiores atrocidades e eis que surge de forma macabra e surreal seres lendários do nosso Folclore brasileiro.
Mauricio 16/03/2024minha estante
Muito bom ?

Nadia 16/03/2024minha estante
Foi uma grata surpresa!??

Livros e Pops 25/02/2024

O início ´é melhor que o fim
Ouvi o audiobook e preciso elogiar o ótimo trabalho do narrador. Um trabalho muito bem feito e que trouxe mais imersão para a história. Eu adorei que o narrador trouxe entonação e muita emoção na sua voz, tornando os diálogos mais reais e nem um pouco chatos! hahaha
O início do livro é incrível! Fiquei muito impactada com algumas cenas de violência com os escravos, mas a que mais me chocou, foi a cena do estupro. Achei bem descritiva a cena e foi uma agonia ouvir essa parte na história.
Quando o livro foi chegando pela metade, achei que a história foi tomando um outro rumo, um rumo mais folclórico e não curti tanto. Alguns acontecimentos relacionados aos donos da fazenda Capela e os escravos acontecem, colocando alguns mistérios na história que só vão sendo desvendados no final.
Eu esperava que a história fosse tomar um rumo diferente. Não achei a trama ruim, eu só gostei muito mais do início da história do que do final.

site: https://www.instagram.com/livrosepop/

Mimi 10/11/2023

Esse livro foi recebido pelo clube de literatura da Literatour.

Temos aqui a junção do folclore brasileiro mais terror.

O autor fez uma releitura de uma das nossas lenda

Gostei muito do livro e recomendo a leitura.

Uma observação: temos alguns termos racistas que é de se esperar por estar na época da escravidão.

TaAs55 22/10/2023

O escravo de capela
Retrata os fatos ocorrido na época da escravidão. Os detalhes são mórbidos como de imaginar. A crueldade é nítida em cada página.

SoyPaolla 04/10/2023

Extasiado
Esse livro que me fez retornar a leitura após muitos anos parado, eu simplesmente peguei ele em minha estante e não consegui mais parar, não conseguia largar ele para onde ia, cada capítulo que passa eu ficava mais envolvido, os plot twist, a forma como o autor introduziu o folclore na história, aquele final, a forma como ele consegue fazer terror. Eu não tenho o que dizer, acredito que este será meu livro preferido de 2023.

Lulu 01/10/2023

Folclore Brasileiro + Terror
Descobri esse livro por acaso e gostei muito desde o início, nunca tinha lido nada que envolvesse o folclore brasileiro e além de achar muito interessante, foi genial a forma como foi colocado aqui.
Em algumas partes a história ficou um pouco monótona mas em geral é envolvente e o plot twist é SENSACIONAL.
Me incomodei com o final, achei a explicação lógica um pouco chata e não gostei do romance presente durante todo o livro. Se não tivessem metido um casal no meio e a obra focasse apenas no terror, teria sido melhor.
Paula.Soares 01/10/2023minha estante
Adoro os livros desse autor ??

Emerson Meira 01/10/2023minha estante
Parabéns pela resenha! ????? Achei interessante, vai pra lista de leitura ?

Lulu 01/10/2023minha estante
@Emerson.Meira Obrigada! Vale a pena a leitura, além da história ser envolvente o livro é curto, espero que goste! ??

Josiany.Frediani 21/08/2023

Folclore brasileiro com um toque macabro
Confesso não ser a mais adepta de histórias de terror, por ser medrosa por natureza haha
Mas gostei muito da forma que o autor introduz os momentos sinistros na trama. Recomendo!

Jellinek 27/07/2023

#Recomendo #Mistério #Horror #Crime #Drama

*******************************************************************************************

Albatroz2 16/06/2023

SPOILERS: Por favor Marcos Debrito não faça isso
Cara o livro é sensacional até a partes onde se chega a termos racistas como mulata e morena cor de jambo.
Outra coisa que me irritou bastante também foi a sexualização da mulher preta ao se entregar para um homem branco principalmente nas eras escravocratas no Brasil, o autor simplesmente sexualizou o ponto de eu nunca ter lido em outros livros dele a mesma sexualização feita para uma mulher branca é como se Damiana fosse uma escrava de sexo e que essa gostava de se por a disposição do "dono", "ah Damiana afagou Inácio com o calor incessante que continha entre as pernas" p.u.t.a que pariu ?.

Então Marcos deBrito por obséquio se não for pedir muito ESTUDE UM POUCO MAIS principalmente quando for escrever sobre pessoas pretas e DÊ UMA EXTREMA ATENÇÃO quando se tratar de mulheres pretas para não sexualizar de uma forma vulgar como fez neste livro.

Eu li o livro do Marcos de Brito por achar que seria mais um livro inovador onde traria críticas sociais (como todos os livros que já li dele) relevantes mas não não trouxe nada de novo não trouxe nada que pudesse ser realmente uau.

Como um bom descendente de escravocratas achei pertinente aqui elogiar o tal fato de o Marcos deBrito ter escrito muito bem a parte dos feitores que são os donos da fazenda os escravagistas.

Fora isso o livro se torna bom sem que contenha termos pejorativamente racistas que o autor utilizou no livro inteiro, sem a sexualização totalmente vulgar da mulher preta e a incerteza no final de Damiana não querer perdoar o pai pela morte do Amado sendo que estes são irmãos e ela ainda fantasiar com a Ideia de viagens ... Oh m.e.r.d.a que coisa ilógica não gostei do final por causa disso.
Wagner Fernandes 27/06/2023minha estante
Eu li "À sombra da lua" e é assustador em muitos trechos. Bem escrito, boa trama, destaca o folclore brasileiro e tem muitas tripas espalhadas pelas páginas!

Albatroz2 28/06/2023minha estante
Sim eu amo os livros do Marcos deBrito pra mim ele somente pecou nesse, já leu a casa dos pesadelos?

Albatroz2 28/06/2023minha estante
Já li a sombra da lua, muito bom mesmo

Wagner Fernandes 28/06/2023minha estante
Não li A Casa dos Pesadelos. Vou procurar.

Mylenarg 16/06/2023

ASSUSTADOR, MAS MUITO BOM
Brasil Colônia, 1792 em uma fazenda chamada Capela conhecemos Antônio Batista da Cunha Vasconcelos, primogênito do dono da fazenda, Batista da Cunha Vasconcelos. Antônio é um capataz cruel que tem como principal fonte de diversão provocar dor nos escravos e que muitas vezes seus atos de crueldade causam a morte de alguns destes escravos.

Dentre os escravos, se encontra Sabola que é novo no canavial e não fala o idiota da região pois veio da África, ele não aceita seu destino de escravo e nem as humilhações de Antônio, o que acaba despertando de imediato a ira do capataz, e isso acaba resultando em uma morte cruel e sanguinolenta de Sabola.

Após sua morte, acontecimentos estranhos passam a ocorrer na fazenda Capela, pois o espírito dele volta em busca de vingança, causando pânico em todos os Cunhas Valadares e em todo o resto dos moradores da fazenda.

O Escravo se Capela trata-se de uma releitura do folclore brasileiro, com crenças africanas, uma história repleta de terror, não apenas do gênero, mas principalmente em mostrar como os escravos viviam naquela época e o quão suas vidas eram sofridas, o q não deixa de ser retratado a infeliz realidade da escravidão, e essa amostragem é mais do que dolorosa, pois o autor descreve minuciosamente esses tormentos.

O autor descreve o livro com maestria, prendendo o autor do início ao fim, com cenários bem reais e obscuros, por diversas vezes parecia q eu estava dentro do livro, escutando o assobio tenebroso q ele relatava.

Essa leitura eu recomendo muito para quem gosta de livro terror e de algo muito mais pesado, porém, aconselho ter verificar se realmente é o tipo de livro q aguentaria ler.

Berenice.Thais 29/04/2023

Ficção talvez
Essa história e ficção mais nos sabemos que o Brasil como último país que deu "liberdade " aos escravos sabemos como eles eram tratados pelos seus "donos " e que se eles que são a maioria tivessem a chance de se vingar assim o fariam.