As Brigadas Fantasma

As Brigadas Fantasma John Scalzi

Resenhas - As Brigadas Fantasma

Will 25/05/2019

Vale a leitura
Que livro fantástico. Apesar de algumas pessoas não gostarem (umas esperando uma sequência direta outras querenso mais detalhes) eu achei a escrita muito mais dinâmica e interessante, Jane volta com tudo, achei legal ter um personagem que ligue as histórias sem precisar ser tudo reaproveitado.
Achei legal também os detalhes maiores dos outros seres.
As batalhas poderiam ser melhor detalhadas, mas invasões e pensamentos sobre a situação são admiráveis

Daric tornou-se um personagem amável, ainda não sei se gosto mais dele ou de John Perry haha.
Enfim, recomendo a leitura, quero continuar com a saga (mesmo sabendo que não tem a tradução do restante, vai em inglês mesmo)

Luke 09/03/2019

Amadurecido
Li logo após A Guerra do Velho, seu antecessor, e percebi grandes diferenças. A principal é a escrita do autor, que evoluiu bastante. O vocabulário ficou mais rico, os personagens mais detalhados e mais desenvolvidos e a história bem mais clara e melhor estruturada. A cena inicial, do jeito como o narrador enganou e manipulou o leitor, foi sensacional. A falta de boas descrições das espécies alienígenas e dos planetas persiste.
Enfim, é um universo bastante interessante e o livro trouxe várias discussões pertinentes sobre individualismo, identidade e existência. Os detalhes científicos são riquíssimos e muito verossímeis.
Dizem que pode se ler esse livro sem ler o anterior, por ele revisar algumas informações. Mas eu não indicaria, pois a história traz vários spoilers.

Jefferson Alberto Ferreira 25/01/2019

Bom entretenimento.
Mesmo nível do primeiro. Ou quase. Menos humor e ação, mais aprofundamento nas tecnologias e estruturas sociais das raças.

Fabiano.Poeta 16/01/2019

Pra mim não perde em nada para seu antecessor!!!

Alan.Uemura 06/01/2019

Sequência de A Guerra do Velho é superior ao primeiro livro
Livros devem serem lidos com calma. Em um local relaxante e silencioso. Errado! Principalmente se estivermos falando de As Brigadas Fantasma de John Scalzi. Este é um livro viciante e impossível de parar de ler.

É daqueles que você inicia no café, continua lendo ao escovar os dentes, no caminho para pegar o transporte, dentro do transporte e não dá para largar.

Sequências são difíceis de superarem as obras originais. Mas existem exceções. E isto acontece com este livro, se podemos dizer que As Brigadas Fantasma seja realmente uma continuação.

Este segundo livro está mais para uma aventura independente.

site: http://fndom.club/2017/10/09/as-brigadas-fantasma-sequencia-de-a-guerra-do-velho-e-superior-ao-primeiro-livro/

João Luiz 08/11/2018

Na continuação de "A Guerra do Velho" o autor traz Jane Sagan, ela faz parte de um grupo de elite das Forças Colôniais, ela usa o corpo melhorado da esposa de John Perry. Gostei mais do primeiro volume, mas esse também é um ótimo trabalho, onde a história toma um rumo diferente, abrindo ainda mais possibilidades para continuação e nos deixa muito curiosos em conhecer ainda mais as sociedades que estão no universo criado por Scalzi.

Silvio 06/10/2018

Ótima ação, ficção científica mediana
Ao completar 75 anos de uma pacata vida na Terra, John Perry toma uma decisão: ao invés de passar os últimos anos que lhe restam enfrentando a decrepitude, escolhe ter sua consciência transferida para o corpo de um supersoldado das Forças Coloniais de Defesa, pronto para defender as colônias humanas dos vizinhos hostis que habitam nosso canto da galáxia.

A guerra do velho e sua continuação, As brigadas fantasma, traz um vislumbre pouco explorado na ficção científica sobre as possibilidades da tecnologia no campo militar. Ao invés de robôs, clones, sabres de luz ou naves que saltam para o hiperespaço, o foco do escritor John Scalzi se concentra no aperfeiçoamento do corpo humano como arma de combate.

Geneticamente modificado para ficar mais forte, ágil e resistente, com sangue aditivado a nanorrobôs para aumentar a capacidade de regeneração e um supercomputador (brainpal) acoplado ao cérebro para comunicação instantânea em rede, Perry e os soldados das FCD são a única forma de manter a "paz" entre os humanos e seus rivais rraeys, eneshanos e obins.

Talvez por querer priorizar a ação, Scalzi não tenha explorado devidamente os dilemas morais da tecnologia que ele muito habilmente imaginou. A consciência de Perry, assim como a de seus amigos que passaram pela mesma experiência, parece não sofrer alterações após ter sido "transferido" para um novo corpo que, a bem da verdade, pouco tem de humano. Algumas semanas de treinamento ao estilo "marines" são suficientes, já que o novo corpo tem capacidade de aprendizado e adaptação muito mais rápidos.

Já Jared Dirac, personagem principal de As Brigadas Fantasma, é um clone criado a partir de um backup da consciência de um cientista traidor. Apesar do nascimento pouco usual (para dizer o mínimo), ele está pronto para o treinamento assim que é "ativado", como qualquer pessoa que tenha tido um nascimento natural.

É possível argumentar (e talvez esta tenha sido a idéia do escritor) que soldados arriscando o pescoço a cada missão tenham pouco tempo para pensar em dilemas filosóficos. Infelizmente, ao optar por uma boa história de ação, John Scalzi perdeu a oportunidade de produzir uma grande obra de ficção científica.

Vanstrom Klause 10/09/2018

Genialidade!
Um dos livros com a maior genialidade que já vi, uma história marcante cheia de conexões surpreendentes e inesperadas que prendem o leitor, não permitindo que ele pare de ler. As críticas que flutuam entre a realidade e a criação da realidade que a humanidade faz em relação ao Universo e que obviamente se reflete no sistema internacional terráqueo de nosso mundo atual são espetaculares, sem falar na construção de outros culturas não humanas, que mesmo não totalmente aprofundadas por motivos óbvios, são profundas, nos levam a questionar, bem como quebram o status quo de pensamento humano-ocidental sobre várias questões. Obra magnifica, que consagra a série Guerra do Velho, e misture isso com uma pitada de humor que torna o livro leve. Excelente.

Bruno 01/09/2018

Resenha @leitor_noturno
Autor: @jscalzi
Editora: @editoraaleph
Estilo: Ficção Científica/ Guerra

Resumo: Segundo livro da série Guerra do Velho, segue exatamente as perspectivas do final do seu primeiro livro, com o clone do falecido cientista Charles Boutin, chamado de Jared Dirac, um soldado que deixará a Tenente Jane Sagan de cabelo em pé enquanto ela e toda sua tropa esperam que Dirac se mantenha como o ótimo soldado que aparenta ser, sem se lembrar de antigos sentimentos pertencentes ao Cientista, que possam fazer que ele inclusive traia a sua tropa ou tenha piedade para realizar certas ordens de sua superior. O livro tem menos ação que o primeiro volume, fica mais preso ao conflito interno de Dirac e ao mistério sobre o paradeiro da filha do cientista morto. É um livro bem dependente do primeiro volume e você precisará lê-lo para entender o que se passa nessa segunda obra.

Capa: ⭐️⭐️⭐️⭐️
Enredo: ⭐️⭐️
Conteúdo Novo: ⭐️⭐️⭐️
Fluidez da Leitura: ⭐️⭐️⭐️⭐️
Nível como sequência: ⭐️⭐️
Quem pode gostar: Quem gostou do primeiro volume “Guerra do Velho”, fãs de Ficção Científica, Fãs de Star Wars.
Nota Final: ⭐️⭐️⭐️⭐️

site: https://www.instagram.com/leitor_noturno/

Lismar 23/08/2018

Uma Bela Space Opera.
Acabei de ler As Brigadas Fantasma. Achei melhor que a Guerra do Velho, a trama prende mais a atenção e Scalzi está mais confortável com o universo que criou.
A obra possui um ritmo muito bom, apesar de ter bem menos ação- o que é condizente, já que é centrada nas Forças Especiais - que sua edição anterior, mas quando acontecem são magníficas. O final é de tirar o fôlego, imagino quão magnífico seria uma adaptação cinematográfica daquela "chuva" no final do livro.
A história centra-se na descoberta de uma conspiração cósmica contra a União Colonial organizada por três raças alienígenas e 1 humano.
A escrita é bastante fluida gostosa de ler. E quando menos percebe, já devorou mais de 100 páginas.
Para quem gosta do gênero de ficção científica é um prato cheio.

Espero que a Aleph publique logo os outros livros da série.

Carlos 13/08/2018

Gostei da leitura. Seguiu, em termos, os acontecimentos do primeiro volume e trouxe novas personagens.
A visão dos fatos pelos membros das brigadas fantasmas, as explicações para alguns de seus comportamentos relatados no primeiro volume, e os combates em que se envolveram complementaram de forma muito agradável a leitura do primeiro, permitindo mergulhar um pouco mais nesse universo novo.
Aguardo ansioso pelo terceiro volume.
Espero que a editora dê atenção, pois acho que a série merece.

Erikson Ribeiro 06/04/2018

Sequencia Maravilhosa
O que dizer de As Brigadas Fantasma ...
Começando pelo primeiro livro Guerra do Velho que foi MUITO BOM, As Brigadas Fantasma segue mostrando outro ponto da história e abrindo mais o mundo criado por Scalzi. As intrigas militares e a ciência do momento fazendo com que a história não fique na mesmice.
Scalzi conseguiu criar um sequencia tão boa quanto o primeiro livro.

Fernando Lafaiete 28/03/2018

As Brigadas Fantasma: Uma continuação digna que possui bom humor e inteligência!
***NÃO contêm spoiler***

Quando o assunto é ficção científica John Scalzi é nome certo. Ex-presidente da Science Fiction and Fantasy Writers of America e vencedor do Prêmio Hugo de melhor escritor de fãs, o autor se tornou nome certo no gênero com a série Guerra do Velho. Com um mundo onde os idosos podem se alistar para combater alienígenas no espaço, ajudando assim a preservar a humanidade, o autor cativou um grupo imenso de pessoas.

O primeiro livro da série é incrível e bem imersivo. O nível se mantêm em As Brigadas Fantasmas, a continuação que não se foca no protagonista já conhecido dos fãs, John Perry. Neste segundo volume acompanhamos as Unidades das Forças Especiais que se veem em uma situação que pode acarretar no fim dos seres humanos. Reencontramos personagens já conhecidos e conhecemos um novo personagem central que dificilmente não despertará empatia nos leitores.

Com uma escrita satírica e mordaz, o autor nos transporta para um mundo rico e cativante, onde diversos raças alienígenas interagem em uma luta pelo domínio do espaço e principalmente pela sobrevivência. Durante a leitura, fiquei me perguntando se um dia chegaremos ao nível de tecnologia criada pelo autor. É tudo bem imersivo e a escrita passa longe de ser cansativa. Comparado com outros autores, como Isaac Asimov por exemplo, temos uma diferença gritante. John Scalzi não se leva a sério e sua narrativa é cheia de piadas e de situações bem absurdas. O autor tira sarro até de suas inspirações e não se envergonha das mesmas, deixando claro que não foi criativo em vários aspectos. O autor exalta tudo que poderia ser revertido como críticas negativas com muito bom humor.

Suas obras levantam questionamentos bem válidos como bioética, egoísmo, questões políticas entre muitos outros. O autor reforça que somos reféns da sociedade que fazemos parte e que sem a relação de dependência humana, entraríamos em um processo de loucura. O ser humano necessita fazer parte de um grupo social, e o mais importante, ele precisa se sentir aceito. ** Essa ideia já era bem defendida por Abraham Maslow, psicólogo americano, criador da pirâmide das necessidades humanas.

As descrições de Scalzi são boas mas não são espetaculares. Confesso que em vários momentos tive dificuldade de visualizar as criaturas criadas por ele. Tive que consultar o famigerado Google Imagens e me deparei com desenhos que nada tinham a ver com o que eu tinha imaginado. Entretanto, este aspecto é suprido pelas cenas de ação que são rápidas e prendem o leitor com maestria. Os personagens e seus dilemas são bem trabalhos e apesar de muitas vezes o desenvolvimento e alguns diálogos parecem bobos, tudo soa bem funcional e nada é inserido de maneira deslocada.

O autor também crítica o avanço da tecnologia, mostrando que a mesma pode tornar os sentimentos provenientes das relações interpessoais em algo genérico, sem sentido e forçado. O autor cita brevemente questões de preconceito racial e social abordadas mais amplamente no conto Questions for a Soldier (a história 1.5 que antecede As Brigadas Fantasmas).

O novo protagonista Jarec Dirac é excelente, mas não supriu a falta que senti de John Perry. Ambos são muito parecidos e muito diferentes ao mesmo tempo. Meu apego emocional é muito maior com Perry e isso fez com que eu sentisse muita falta do personagem em questão. As piadas não me cansaram e as cenas de violência não são tão gráficas como as que ocorrem em outras ficções científicas como na trilogia Fúria Vermelha e na duologia Jurassic Park. O autor também não pesa a mão sobre questões existencialistas e filosóficas.Elas existem na narrativa, mas não de maneira "exagerada" e confusa.

A série Guerra do Velho é uma introdução perfeita para quem deseja começar a ler ficção científica. O medo de se sentir um alienado, medo este que muitos possuem e por isso postergam a leitura de qualquer livro deste gênero, é impossibilitado pelo autor.

Diversão, bom humor e a escrita ágil farão que vocês se apaixonem pela série e pelo gênero. Indico muito esta série, este autor e outras obras como as já citadas e as não citadas trilogia Fúria Vermelha (distopia que se passa em Marte), Eu, Robô (livro de contos de Asimov, as primeiras estórias da série Robôs com uma narrativa mais pesada e com questões mais palpáveis sobre existencialismo), a duologia Jurassic Park (uma pegada bem pesada e inteligente sobre biologia e clonagem), Matéria Escura (Narrativa sobre física quântica) e o nacional O Andróide (livro inspirado nas ideias de Asimov).

Não supriu 100% minhas expectativas, mas me agradou muito. Terminei a leitura feliz e pronto para embarcar na leitura da continuação. John Scalzi é sem dúvidas um autor que continuarei lendo até não ter mais nada dele para ler.
Esdras 28/03/2018minha estante
Excelente resenha.
Já queria ler antes. Agora, após uma resenha/opinião de confiança, quero ainda mais. haha.
:D

Fernando Lafaiete 28/03/2018minha estante
Leia mesmo Esdras, é uma série que vale a pena. Pura diversão!!

Maycon Soares 19/03/2018

Gostei bastante do livro, o autor explica o que são as brigadas fantasmas e mostra bastante sobre a estrutura de sociedade e cultura de algumas raças do universo criado.

No começo da leitura senti muita falta do protagonista do primeiro livro, mas depois que o livro engrena fica muito bom.

A estrutura de texto do autor é muito boa, principalmente no terceiro ato.

Tomara que o terceiro livro entregue o que o autor "prometeu" no final deste. Estou com a expectativa bem alta para lê-lo.
Wenceslau 09/12/2018minha estante
Tem alguma previsão de tradução dos outros livros?

Adriana 06/03/2018

Continua bom
Embora não seja uma continuação voce se sente familiarizada com o ambiente e não tem mais aquela surpresa do primeiro, mas é tão bom quanto, principalmente no quesito questionamentos.

Parece que vai bobo mas não é, e o final é bem emociante, embora clichê