As Brigadas Fantasma

As Brigadas Fantasma John Scalzi

Resenhas - As Brigadas Fantasma

ffabriciooliveira 17/03/2024

Confesso que achei um pouco fora do que eu imaginava para a sequência do primeiro livro da triologia, porém mesmo assim foi uma leitura muito boa, recomendo.

Luiza_Rodrg 17/03/2024

Esperava outra coisa
Gostei muito do primeiro livro e estava empolgada para ler a continuação.O universo construído por Scalzi é muito interessante e depois do final do último esperava encontrar mais desenvolvimento das personagens e respostas pra questões em aberto do primeiro livro.
Aqui o John não é um dos protagonistas (fato decepcionante para mim) e encontramos pontos de vistas alternados que permitem ao leitor uma visão mais ampla da situação, entretanto muitas questões e conflitos internos das personagens são abordados de forma rápida e rasa.
Além disso, me decepcionei com a construção dos diálogos e do humor que se perdem em meio a uma narrativa confusa e exaustiva.

Niptipdip 12/03/2024

Trágico e melancólico
Foi muito mais emocionante que o primeiro livro, mas de uma forma muito melancólica. Não sei descrever se fico triste ou feliz com isso, mas me deixou um gosto amargo que eu não gostaria de reviver no próximo livro. A crise existencial aqui é muito maior, me lembra Aniquilação e suas questões de relacionamento. É lindo, é trágico. Fim.

Rodrigo 12/03/2024

Leitura obrigatória
Neste segundo volume o foco é em Jane Sagan, tenente das forças especiais, que precisa investigar um complô que une três raças alienígenas e que pode resultar no extermínio da raça humana. Além disso ela se depara com a suspeita de um traidor dentro de seu pelotão. Livro interessante, com muita ação e reflexões sobre o uso da tecnologia para modificar o ser humano e que consequências isto pode trazer.

Leticia 25/02/2024

Excelente "continuação"
No mesmo universo criado no primeiro livro, o enredo traz mais questões filosóficas e sociais.
Quem é mesmo o mocinho nessa guerra? Aliás, ele existe?
O clima é mais tenso que em A guerra do velho, há menos alívios cômicos, mas a leitura é igualmente prazerosa e fluida.
Recomendo!

Alysson.Eduardo 24/02/2024

Uma continuação a altura
Me surpreendi positivamente com essa sequência. Seu início é um tanto arrastado e sem um protagonista definido, apresentando vários personagens em cenários desconhecidos, perdendo-se um pouco em jargões técnicos cheios de descrições que, francamente, não importam. Resumindo, é necessário um pouco de paciência para o início. No entanto, com a apresentação do protagonista, muda da água para o vinho. O livro entra em um ritmo muito bom, bastante ágil. A decisão de abordar o treinamento das brigadas fantasmas é excelente, trazendo algumas reflexões sobre a natureza desses soldados, mas sem se perder, afinal, este é um livro fundamentalmente sobre guerra. A escrita de John Scalzi é fluida, tudo acontece muito rápido, a leitura é incrivelmente dinâmica. Mesmo com o tamanho do livro, após superar essa gordura inicial, é completamente possível lê-lo de uma única vez. Ainda falando da escrita de Scalzi, ele consegue criar uma ambientação interessante, personagens intrigantes, dilemas muito bons e traz uma visão meio niilista sobre a guerra, algo na linha de "quem são de fato os verdadeiros vilões?" Pois algumas atitudes da FCD são completamente deploráveis, o que está completamente alinhado ao tema do livro.

Luiz Carlos 23/01/2024

Uma boa continuação para a saga
Segundo livro da saga "A Guerra do Velho", não necessariamente uma continuação do anterior, mudam-se os protagonistas mas a narrativa é fluida e o livro é bem interessante de ler, gostei da forma como é conduzida a história, pretendo ler os demais livros.

Cris 05/01/2024

Uma continuação boa, mas não excelente.
As Brigadas Fantasma, segundo livro da série Guerra do velho. Ficou nos detalhes mais técnicos em boa parte da história. O que não rendeu tanta ação, e não foi tão fluído como o primeiro. É uma boa história. Uma boa continuação. Mas confesso que esperava um pouco mais de ação como o primeiro já entregou.
Já comecei a ler o terceiro por pura curiosidade. Amando esse mundo e universo novo.

zlldamon 28/12/2023

Continuação de respeito
A continuação de A Guerra do Velho me deixou um pouco apreensivo por não ter o John como protagonista, mas, por outro lado, foi ainda melhor que o primeiro, com toda a guerra política travada e a fluidez dos novos elementos inseridos de forma maravilhosa. Gostei demaisss

Andreza 26/12/2023

Amei esse livro, é uma continuação perfeita. Os personagens desse livro pra mim foram muito cativantes, me conquistaram e fizeram com que eu verdadeiramente me importasse e sentisse com eles e por eles.

Gostei como esse livro trouxe explicações (de um jeito melhor que o primeiro) sobre coisas e funcionamentos que ainda faltavam serem explicados.

Também existe uma discussão e reflexões bem colocadas e mais abrangentes sobre diversos pontos, sobre corpos, liberdade, guerras, vingança e muitas outras coisas. Muito como isso foi inserido na história, de forma natural no meio das conversas onde muitas vezes víamos pontos distintos onde podíamos pensar sobre uma situação olhando duas perspectivas distintas.

No mais, to encantada com essa leitura. É um livro muito inteligente, mas que também é muito ?humano? apesar dos pesares. Fala sobre o que nos constitui, do que nos faz ser o que somos, do que importa. Fala sobre cultura, pertencimento. Fala sobre ser consciente de si e do mundo. Uma saga que com certeza já vale a pena ter começado!!

?Mas ter nascido apenas para carregar a consciência de outra pessoa é uma abominação. Uma violação do seu direito de ser alguém independente.?

Rene Brito 25/12/2023

"As Brigadas Fantasma" é um emocionante mergulho no universo militar e sci-fi criado por John Scalzi. O enredo, repleto de ação e reviravoltas, destaca-se pela complexidade do vilão, Charles Boutin. Este cientista renegado, com sua habilidade única de transferir consciências, torna-se uma ameaça intrigante. Boutin não é apenas um antagonista físico, mas uma mente maquiavélica que desafia os limites éticos e morais. Sua presença é sentida ao longo da trama, levantando questões sobre os custos da guerra e os dilemas da consciência. Scalzi tece habilmente a trama, explorando as motivações obscuras de Boutin e oferecendo uma visão penetrante da natureza humana sob circunstâncias extremas. "As Brigadas Fantasma" cativa não apenas pela ação empolgante, mas também pela profundidade psicológica que Boutin acrescenta à narrativa, tornando-o um vilão memorável em um cenário de ficção científica envolvente.

Mahitê 14/12/2023

As brigadas fantasmas
Amei o segundo livro, sempre acompanhado a trajetória da Jane, enquanto traz um enredo viciante o autor explica mas sobre as tecnologias, os mundos, os alienígenas, os conflitos éticos e políticos, só senti falta de John Perry, que não aparece nesse livro.

Pedro.Henrique 14/12/2023

As Brigadas Fantasma
Um ritmo diferente do primeiro, demora um pouco a engatar enquanto não temos alguém para nos ligar de começo, mas assim que os pés se firmam tudo se encaixa. Boas cenas de ação, gosto dos diálogos, personagens carismáticos, tudo muito bem escrito.
Acho que terei que ler todos no fim das contas.