As Brigadas Fantasma

As Brigadas Fantasma John Scalzi

Resenhas - As Brigadas Fantasma

Rauecker 07/08/2023

As brigadas fantasma
Surreal! É o que descreve essa obra, normalmente o segundo livre esfria um pouco, a sequência quase nunca supera a origem, isso não acontece aqui!

Acompanhando as brigadas fantasma (não vemos nosso querido John nesse livro, apenas citações), temos uma noção surreal do que é a única colonial, do que acontece no universo e também (finalmente), temos detalhes de outras raças alienígenas dignas e que não são apenas um alvo dos seres humanos, e se colocam frente a frente das forças coloniais.

O livro deixa uma grande questão política em aberto, já não temos certeza se a organização que acompanhamos é de toda boa (já dava pra imaginar, mas uma confirmação é sempre bem-vinda).

Ansioso para a continuação que iniciarei agora mesmo, e veremos qual vai ser a reviravolta do terceiro livro, já imagino algo catastrófico a julgar pelo nome e a quantidade de livros que ainda temos em sequência.

Citação preferida:

?Estar alienado do processo de produção não seria nada. Você estaria alienado de tudo.?

Meus Anos Em Livros 28/07/2023

Tão excelente quanto o primeiro!!
Eis que demorei, mas finalmente vou colocar minhas impressões sobre As Brigadas Fantasma! Fiquei bastante curiosa para ler este livro logo no comecinho da leitura de Guerra do Velho (quem já leu o primeiro livro entenderá o porquê). E mais uma vez, John Scalzi não me deixou na mão, porque ele entregou tudo!! Aqui, eu me senti mais por dentro dos jogos da inteligência das FCD, conheci um pouco mais das civilizações que os humanos combatem e comecei a questionar algumas estratégias da União Colonial. Achei esse livro menos voltado para a ação, mas ainda assim muito gostoso de ler. Fiquei curiosa a cada virada de página e com muita vontade de saber o que me reserva o terceiro livro! Mais um 5 estrelas favoritado! Eu recomendo demais essa leitura!! ??

Gustavo 27/07/2023

Continuação muito boa. Amo como o autor escreve uma história fluída e mesmo assim coloca termos e teorias científicas que seriam difíceis de enterder mas que na narrativa faz sentido

Ari Camara 17/07/2023

Sem título porque não pensei em nada
Quando comecei a ler fiquei bem confuso, afinal estava sendo apresentado a novo personagem. O começo foi meio arrastado justamente por esse motivo, mas da parte dois do livro em diante, as coisas começaram a fluir.

Acho que no fim, dá pra dizer que "A Guerra do Velho" nos apresentou a esse universo de guerra intergaláctica e "As Brigadas Fantasma" aprofundou algumas nuances de todo esse rolê, inclusive me fazendo refletir: os humanos são os verdadeiros heróis dessa história?

Davenir - Diário de Anarres 25/06/2023

Apenas queremos mais!
"As Brigadas Fantasma" é a sequência de "A Guerra do Velho". Se você não leu o primeiro livro, sinceramente: dê o fora daqui, vá ler e depois volte aqui, se quiser. Digo isso, porque o definitivamente primeiro livro merece uma leitura com o mínimo de informação possível. E acredito que o segundo também. Isso acaba sendo uma recomendação de ler qualquer resenha do segundo livro também, pois As Brigadas Fantasma tem muitas surpresas simples mas muito gostosas de acompanhar e descobrir lendo. John Scalzi mantém o ritmo e o estilo ágil caracteristico da saga d'A Guerra do Velho buscando surpreender o leitor com essa visão de mundo militarizada que encanta e entristece ao mesmo tempo, sem perder a ironia e a leveza em momentos que poderiam ser densos. Afinal, Scalzi nunca perde a prioridade do livro que é divertir.

Acompanhamos o soldados das Forças Especiais Jared Dirac, um soldado criado a partir de uma consciência de uma pessoa morta, como quem já leu o primeiro livro, deve se lembrar. Revemos a tenente Jane Sagan e o comandante Szlilard, mas desta vez acompanhamos as Forças Especiais por dentro, junto com Dirac que carrega em si a consciência de um traidor, Charles Boutain. Seu crime: trair a raça humana em uma guerra, contra uma aliança composta por três raças contra a humanidade. E nem estamos falando da raça consu, a mais poderosa e avançada tecnologicamente do universo conhecido.

Uma vez que você está aqui, ou já leu o livro ou ignorou meu conselho, seguirei falando com o mínimos de revelações possíveis. O que costuma imperar em sequências (principalmente as cinematográficas) é a falta de criatividade, onde o lugar comum é repetir o tipo de ameaça tornando a maior. Nesta sequência, não deixa de ter um pouco disso. Temos um problema mais grave, ainda dentro da mesma guerra generalizada entre várias raças além da humana, afinal trata-se de um conluio de três raças inimigas; e um herói maior e melhor, uma vez que acompanhamos um soldado das forças especiais da União Colonial. Contudo, a própria origem dessas forças especiais e do soldado Dirac em si é bem utilizada para alavancar a trama. Conhecemos o herói que é feito com partes do vilão, e a busca do soldado Dirac para saber quem ele é, torna-se ao mesmo tempo o desenvolvimento de ambos os personagens. Como já dito, temos várias considerações sobre a mente humana, a consciência e a velha pergunta d'O que é um ser humano? que vão além da mera desconfiança sobre sua lealdade e tudo de uma forma leve, em um ritmo cinematográfico. É uma leitura ágil e você vai sentir as mais de 350 páginas passarem como se fossem 100. Recomendado!

Aliás, mal posso esperar por uma versão live action das historias dessa série, pois quem sabe assim, lançam o quarto volume do livro em português. Até lá terei que me contentar com o próximo A Última Colônia.

site: http://wilburdcontos.blogspot.com/2023/06/resenha-290-as-brigadas-fantasma-john.html

Patrick.Borges 21/06/2023

Uma nova perspectiva
Na sequência do Guerra do Velho, acompanhamos a história de Jared Dirac, um soldado da Brigada Fantasma, outra divisão da UC que foi apresentada no final do primeiro livro. Imagine soldados criados unicamente para as batalhas em um universo hostil, onde são privados de escolhas e condicionados para a guerra. Nesse cenário, um cientista decide trair a humanidade, fazendo com que três espécies diferentes se unam para exterminar com a humanidade.

A história se passa alguns anos após o primeiro livro, com um protagonista diferente do Guerra do Velho, não nego que senti um pouco de falta do John Perry. Mas o Jared Dirac é um protagonistas muito bom e complexo, onde o Scalzi consegue explorar temas mais profundos e filosóficos através do próprio desenvolvimento do Dirac. Além disso, gostei muito da Sagan e principalmente do Cainen, um alienígena na espécie Rraey. Apesar de ele ter poucos momentos no livro, achei todos interessantes, com uma leve pegada de humor e crises existenciais, sendo um guru para o Dirac em sua jornada.

É uma excelente ficção científica com bastante ação, mas nesse volume acho que a pegada foi mais de reflexivo sobre algumas questões filosóficas, principalmente sobre a questão da consciência humana e livre-arbítrio. John Scalzi conseguiu expandir o universo criado, e achei a leitura bem dinâmica. O final foi bem satisfatório, fechando a história para esses personagens, mas ao longo do livro ele foi deixando ganchos para o próximo volume, que espero ler logo.

Yara 06/06/2023

O segundo livro tão bom quanto o primeiro. Acompanhar as Forças especiais e principalmente a Sagan foi ótimo e ver o quando Dirac cresceu e foi se desenvolvendo durante toda a história. Amei a Zoe... que espero que apareça muito no terceiro livro.

Thiago Boddão 16/04/2023

Se Guerra do Velho já é um hit de ação com todo o processo de descoberta da nova condição do protagonista, As Brigadas Fantasma expandem mais o lore deste universo, mostrando uma força militar muito mais cínica e crua, porém mais semelhante à realidade de uma corporação gigante como ela. Destaque para o protagonista Jared Dirac, que é interessante em seu estilo infantil e apático.

Giovanna.Bozza 13/04/2023

Do início ao fim
Caraca, esse livro foi extremamente bem desenvolvido do início ao fim. Confesso que fiquei um pouco desapontada no início por não ter tanta relação com o primeiro. Mas agora entendo os motivos. Ver o que a Sagan passou pqp que mulher foda! Ela é muito braba e estou simplesmente querendo saber sobre a continuação

Zetha 25/03/2023

Charles Boutin TINHA RAZÃO!
Sequência muito boa, no incio achei arrastado dms, narrador perde MT tempo explicando coisas q JA FORAM DITAS E EXPLICADAS NO PRIMEIRO LIVRO.
Quebra o ritmo várias e várias vezes sem necessidade, porém o terceiro ato do livro é algo muito bom de ser ler. Apesar do autor descrever nos agradecimentos, os lugares q ele pegou a referência pra fazer a história , eu achei super bem construído e super original a trama desenvolvida.

Cafe_Fili 23/03/2023

Uma ótima continuação
O livro surpreende trazendo a visão de diferentes personagens, alguns relacionados ao protagonista do primeiro. Acho que o livro é bem equilibrado como o primeiro e continua colocando questões éticas sem se tornar pedante. Foi uma ótima experiência.

Helena 18/03/2023

Uma obra prima
John Scalzi se superou nesse livro, é simplesmente perfeito e ainda melhor que Guerra Do Velho.
Dirac é um protagonista excelente com um humor incrível e uma personalidade adorável.
O livro alternar com os pontos de vista traz uma nova maneira de conhecermos esse universo e os personagens que nele habitam além é claro de nos uma ideia melhor do que está acontecendo e o porquê aquilo está acontecendo ou irá acontecer.
Novamente é um livro bem escrito e bem explicado de uma maneira que nada se torna chato ou monótono ou difícel de entender.
Ansiosa para continuar a saga.

Levovitch 16/03/2023

Excelente sequência
Cara, essa continuação da obra é simplesmente sensacional! Os personagens antigos voltaram com tudo e ainda temos novos que foram introduzidos de uma maneira incrível. O que mais me impressionou foi a construção do novo protagonista. Ele começa como um personagem vazio, mas ao longo da história vai se desenvolvendo até se tornar um herói fenomenal.

As cenas de ação já eram ótimas no primeiro livro, mas nessa sequência elas ficaram ainda mais impressionantes! E ainda tem várias discussões filosóficas sobre a humanidade e a alma.

E o final? Meu amigo, o final é de tirar o fôlego! Deixa um gancho perfeito para o próximo livro, o que me deixou super empolgado para ler logo. Se você curtiu o primeiro livro, essa sequência é obrigatória, sério mesmo. Não deixe de conferir!

Fanfinc_sf.devorador_de_livros 13/03/2023

Na continuação do premiado romance Guerra do velho, a tenente Jane Sagan descobre um ardil sendo tramado contra a humanidade e um plano para a subjugação e a erradicação de sua espécie inteira. É um genocídio planejado detalhadamente com base na cooperação, até então inédita, entre três raças. E um ser humano. Para lidar com essa trama, as Brigadas Fantasma e suas tropas que já nascem com o propósito de proteger a raça humana precisam entrar em ação. Passando por conflitos de identidade, mas com um forte senso de companheirismo, esses soldados serão liderados por Jane Sagan, que precisa impedir uma guerra entre espécies enquanto lida com um fato preocupante: em meio a suas fileiras, pode haver um traidor. Com a escrita dinâmica, leve e inteligente característica de John Scalzi, As Brigadas Fantasma discute questões éticas e de identidade enquanto envolve o leitor na história de uma grande conspiração política e bélica

Douglas.Moreira 11/03/2023

Segue a saga
Depois da apresentação do primeiro livro, agora vemos as Forças Especiais por dentro. O primeiro capítulo já tem um ponto de vista fantástico. O restante da história continua num ritmo ótimo. Já imagino essa adaptação pra filme...