As Brigadas Fantasma

As Brigadas Fantasma John Scalzi

Resenhas - As Brigadas Fantasma

Aline 15/05/2020

Ótimo
Ótimo livro. Continuação do Universo da Guerra do velho. Pode ser lido sem ser na sequencia.

Saulo Barreto 25/06/2019

Bom, mas não tão bom quanto o primeiro.
A continuação de Guerra do Velho nos traz o ambiente que vimos no seu livro inicial, mas com uma trama inicialmente bem formada. Novos personagens são introduzidos à saga e conseguimos saber muito mais sobre a força de elite das Forças Coloniais de Defesa, as assim conhecidas Brigadas Fantasma. Vemos desde o "nascimento" de um novo soldado de elite, seu treinamento e as diferenças de interação com seu batalhão comparado aos soldados "normais" das forças.
Temos também nesse volume um pouco mais de envolvimento com outras raças e podemos saber também sobre uma já estabelecida no volume anterior.
Não tenho uma opinião totalmente estabelecida quanto a resolução do conflito desta vez. O temor da total extinção de toda raça humana me parecia necessitar de um conflito mais pesado, mais explosivo por assim dizer. No entanto, eu entendo que uma força de elite também tem que ser furtiva, tem que fazer missões furtivas. A resolução e maneira como a ameaça é derrotada não me agrada totalmente. Mas é satisfatória.

Brigadas Fantasma me parece uma expansão do primeiro volume. Não tem toda a desenvoltura e nem em envolveu tanto quanto Guerra do Velho

Thomas 17/08/2022

QUE SEQUÊNCIA
Não dei 5 estrelas só porque no meio do livro fica bastante monótono, enquanto que guerra do velho vc lê e nem percebe que já acabou. Mas o Scalzi acertou mto na construção da história, na adição de elementos para o universo e como mais coisas podem ser criadas para um novo livro.
Bom demais!

Rodrigo 25/04/2022

Melhor que o primeiro
Achei a trama do segundo livro da série da Guerra do Velho melhor do que a do primeiro.

As aventuras de Sagan e seu pelotão foram muito mais empolgantes e instigantes.

Personagens bem desenvolvidos, carismáticos que nos fazem se importar.

Espero que o desfecho dessa saga seja no mesmo nível de As Brigadas Fantasma.

ldiasrs 13/05/2020

Adorei o final
No começo parece meio morno, acho que é devido a não ter tantas novas descrições do universo do livro; o final, apesar de bem rápido, gostei bastante!

Então acho que valeu a leitura, vou começar o próximo na sequencia.
ldiasrs 13/05/2020minha estante
Acho que é justo comentar que gostei bastante das reflexões que o livro me proporcionou oriundo da ficção do nascimento das brigadas fantasmas e do que é ser um ser humano, em alguns momentos "buguei" mas foram reflexões bem interessantes.

pattymulder 13/04/2021

Ritmo fluido e bem construído. Não precisa necessariamente ter lido o primeiro para entender a história.

Luciana.Lira 03/09/2023

Imperdível!
Nossa ! Que leitura. É de tirar o fôlego, você não quer parar de ler. Há excelentes reflexões filosóficas e existenciais. Recomendadíssimo.

Davenir - Diário de Anarres 25/06/2023

Apenas queremos mais!
"As Brigadas Fantasma" é a sequência de "A Guerra do Velho". Se você não leu o primeiro livro, sinceramente: dê o fora daqui, vá ler e depois volte aqui, se quiser. Digo isso, porque o definitivamente primeiro livro merece uma leitura com o mínimo de informação possível. E acredito que o segundo também. Isso acaba sendo uma recomendação de ler qualquer resenha do segundo livro também, pois As Brigadas Fantasma tem muitas surpresas simples mas muito gostosas de acompanhar e descobrir lendo. John Scalzi mantém o ritmo e o estilo ágil caracteristico da saga d'A Guerra do Velho buscando surpreender o leitor com essa visão de mundo militarizada que encanta e entristece ao mesmo tempo, sem perder a ironia e a leveza em momentos que poderiam ser densos. Afinal, Scalzi nunca perde a prioridade do livro que é divertir.

Acompanhamos o soldados das Forças Especiais Jared Dirac, um soldado criado a partir de uma consciência de uma pessoa morta, como quem já leu o primeiro livro, deve se lembrar. Revemos a tenente Jane Sagan e o comandante Szlilard, mas desta vez acompanhamos as Forças Especiais por dentro, junto com Dirac que carrega em si a consciência de um traidor, Charles Boutain. Seu crime: trair a raça humana em uma guerra, contra uma aliança composta por três raças contra a humanidade. E nem estamos falando da raça consu, a mais poderosa e avançada tecnologicamente do universo conhecido.

Uma vez que você está aqui, ou já leu o livro ou ignorou meu conselho, seguirei falando com o mínimos de revelações possíveis. O que costuma imperar em sequências (principalmente as cinematográficas) é a falta de criatividade, onde o lugar comum é repetir o tipo de ameaça tornando a maior. Nesta sequência, não deixa de ter um pouco disso. Temos um problema mais grave, ainda dentro da mesma guerra generalizada entre várias raças além da humana, afinal trata-se de um conluio de três raças inimigas; e um herói maior e melhor, uma vez que acompanhamos um soldado das forças especiais da União Colonial. Contudo, a própria origem dessas forças especiais e do soldado Dirac em si é bem utilizada para alavancar a trama. Conhecemos o herói que é feito com partes do vilão, e a busca do soldado Dirac para saber quem ele é, torna-se ao mesmo tempo o desenvolvimento de ambos os personagens. Como já dito, temos várias considerações sobre a mente humana, a consciência e a velha pergunta d'O que é um ser humano? que vão além da mera desconfiança sobre sua lealdade e tudo de uma forma leve, em um ritmo cinematográfico. É uma leitura ágil e você vai sentir as mais de 350 páginas passarem como se fossem 100. Recomendado!

Aliás, mal posso esperar por uma versão live action das historias dessa série, pois quem sabe assim, lançam o quarto volume do livro em português. Até lá terei que me contentar com o próximo A Última Colônia.

site: http://wilburdcontos.blogspot.com/2023/06/resenha-290-as-brigadas-fantasma-john.html

Sales 21/01/2021

O livro é bom, a trama é muito boa e, apesar de um pouco lento no início conseguiu prender minha atenção. Os personagens estão ótimos e o Jared Dirac é um personagem incrível, porém achei o final " feliz demais " ( Talvez por estar lendo muito os livros do George Martin ) mas eu realmente esperava um final mais sombrio e com os humanos correndo perigo. Mas parece que o autor quis que todos os livros se fechassem neles mesmos e eu compreendo isso.

Carolina.Romeo 10/09/2021

Viciante
Achei melhor ainda que o primeiro, que pra mim foi quase como uma introdução. Me trouxe muitas reflexões sobre a guerra e o ser humano!

Mateus 08/04/2021

os fantasmas da nossa consciência
transpor em palavras a experiência dessa leitura é tão difícil quanto chegar às conclusões sobre as reflexões que ela propõe. as questões filosóficas e morais postas, mergulhadas em um maravilhoso universo de ficção, formam um caldo perfeito. é simplesmente grandioso.