As Brigadas Fantasma

As Brigadas Fantasma John Scalzi

Resenhas - As Brigadas Fantasma

Mahitê 14/12/2023

As brigadas fantasmas
Amei o segundo livro, sempre acompanhado a trajetória da Jane, enquanto traz um enredo viciante o autor explica mas sobre as tecnologias, os mundos, os alienígenas, os conflitos éticos e políticos, só senti falta de John Perry, que não aparece nesse livro.

Pedro.Henrique 14/12/2023

As Brigadas Fantasma
Um ritmo diferente do primeiro, demora um pouco a engatar enquanto não temos alguém para nos ligar de começo, mas assim que os pés se firmam tudo se encaixa. Boas cenas de ação, gosto dos diálogos, personagens carismáticos, tudo muito bem escrito.
Acho que terei que ler todos no fim das contas.

Vanderson.Gomes 12/12/2023

Entregou tudo!!
Leitura maravilhosa, o livro entregou tudo, suspense, guerra, intriga, momentos engraçados, tudo que um fã do gênero ama. Gostei demais!! Ansioso para fechar a trilogia!
Werbison 12/12/2023minha estante
Os dois primeiros livros da trilogia eu gostei muito o terceiro volume eu abandonei a leitura.

Leandro.Augusto 27/11/2023

A perspectiva da história por um lado diferente!
O título já diz tudo? o foco do livro são as brigadas fantasma, o autor explica em detalhes como surgiram e como se desenvolveu a tecnologia do BrainPall(o cérebro das máquinas). O livro tem muitos conflitos e um fim muito bom. Já estou iniciando o 3 ?

Emanuel 27/11/2023

O título faz muito jus ao conteúdo pois são 376 páginas de maquinações e tramoias ocultas conduzidas por gente que deveria estar morta, mas não está.

Não acho que é melhor ou pior que o primeiro, são bons no mesmo nível.

E o autor continua expandindo o universo de uma forma muito coesa e intrigante.

Diogo.Mazui 04/11/2023

Mudança de perspectiva
Explica muita coisa, sem propriamente explicar, nos faz nos apegar a um inimigo, depois odia-lo e por fim nos apegar novamente.

A dinâmica do primeiro livro pra esse muda bastante, uma vez que ja conhecemos o universo que estamos passamos a acompanhar diferentes personagens o que enriquece muito o universo.

Alguns pontos sobre ética, individualidade e personalidade são bastante presente.

Luiz.Lara 04/11/2023

Obrigado, Fantasmas...
Sequência de A Guerra do Velho, As Brigadas Fantasma vem pra dar direção na história. Enquanto no primeiro focou mais em apresentar esse universo e com ele funciona, aqui já vemos os conflitos se formarem, tanto externa e internamente. A UC não é tão boa assim, seus podres começam a se revelar.
Uma leitura fácil e divertida, apesar de John Perry fazer falta aqui, com seu humor negro, a história consegue ir numa direção, num conflito específico, e o último livro dessa trilogia promete um guerra universal.
Gostei da apresentação de novas raças, como os Consu que são superiores aos humanos, com sua cultura, religião, língua, etc. Vale muito a pena conferir essa saga e estou ansioso pelo próximo.
Pedro 05/11/2023minha estante
Só li A Guerra do Velho, mas ainda pretendo ler toda a saga. A editora Aleph acabou de lançar a segunda trilogia.

Mike Willian 31/10/2023

Olha, já sou fã pela escrita...
...pela abordagem filosófica, por toda reflexão que instiga e alimenta muito bem, mas ao contrário do primeiro não senti ser um livro 5 estrelas favoritado.

Primeiro porque apesar de não sentir muita diferença de um personagem pra outro (como já memcionei algumas vezes) eu havia me afeiçoado ao John Perry no primeiro livro mais pelo ponto de vista, e nesse ele é só mencionado. Segundo porque não senti que nesse livro veio o mesmo clímax que senti no primeiro (que chorei bastante). A resolução foi demasiadamente conveniente no fim.

Porém, isso não desagrega em nada a obra, eu fiquei encantado com todo o resto que no fim é o que realmente importa. Como toda a reflexão, inteligência emocional e mensagem que a história passa. Porque a abordagem principal (pelo que entendi) é SEMPRE muito bacana: a questão "do que somos feitos?", "no que se resume a vida?", "o que atribui vida à vida?", "Qual a participação da genética na construção do ser? E da consciência? E das memórias?"

É um livro riquíssimo de informações e a ilustração no geral é maravilhosa. Só acho que esperei algo que não veio e também não chegou nem a prejudicar na verdade.

Amei Scalzi, o levantamento todo que ele fez, indico e já estou lendo o terceiro livro da série que começou muito bem.

Luciana.Lira 03/09/2023

Imperdível!
Nossa ! Que leitura. É de tirar o fôlego, você não quer parar de ler. Há excelentes reflexões filosóficas e existenciais. Recomendadíssimo.

Di3gao 01/09/2023

Sequência excelente
Em "Guerra do Velho" só acompanhamos o protagonista em conflitos contra algumas raças alienígenas para manter as colônias humanas no espaço, por isso, senti que o enredo era muito raso, faltava uma trama maior. Então, para resolver esse problema, "As Brigadas Fantasmas" se aproveita de tudo que seu antecessor estabeleceu e criou um enredo grandioso, profundo e bem construído.

Na trama do livro vemos que algumas das raças que conhecemos no primeiro livro formaram uma aliança e planejam dizimar a humanidade do espaço, com ajuda de um humano traidor das FCD. Com o traidor desaparecido e as FCD de mãos atadas sem saber como prosseguir, a única solução é recriar a consciência do traidor na mente de um soldado para tentarem entender o que motivou essa traição.

Eu sei, essa proposta é muito intrigante e com certeza te deixou curioso para ler a obra. Mas deixa eu te falar que não é só a proposta que é boa, a execução dela também. O enredo foi bem construído, desenvolveu a trama do livro e da trilogia, a missão teve um peso e sensação de importância que te deixam interessados, equilibra bem o humor e o drama, tem uma ação eletrizante e é repleto de reviravoltas. Além disso, eu gostei muito de acompanhar a jornada do Jared em sua busca para evitar a guerra iminente, o arco foi excelente por mostrar a evolução dele e trouxe várias reflexões filosóficas sobre se auto descobrir nos momentos em que ele tenta diferenciar a sua própria consciência e a do traidor dentro de sua mente. Entretanto, mesmo com tudo isso, o enredo não é nada inovador, poderia ter uma escrita mais envolvente e não é o que eu chamaria de memorável.

Como o primeiro livro precisou apresentar toda a base do universo da obra, não sobrou tempo para ele se aprofundar muito nesse aspecto e avançar com a história. Então, essa sequência avançou com a trama principal da trilogia, conseguiu criar um ritmo maia frenético na leitura, deu uma ideia de como os eventos vão se desenrolar no futuro e ainda deixou um gancho para o próximo livro. Vale ressaltar que ela também explorou mais o universo, mostrando elementos novos, se aprofundou nas espécies já apresentadas e desenvolveu tanto os personagens antigos quanto os novos.

Portanto, Brigadas Fantasmas é uma sequência excelente, tem uma ótima história que funciona por si só e me fez acreditar que essa trilogia tem potencial de entregar uma conclusão incrível. Recomendo muito!!

Ari 25/08/2023

Lento
É um livro bom porem arrastaaaado demais , primeiramente o livro quebra o ritmo do livro anterior ao mudar muito o ambiente e personagens ai demora pra gnt se acostumar , a historia é lenta mas é boa , bem construida o plot é interessante, porém eu esperava mais dele , vamos ver se o próximo melhora né.

baracho.rodrigo 23/08/2023

?? ?
[Confie em mim], pediu Jared.
[Dirac], começou Sagan.
[Sei que não confia em mim], interrompeu Jared. [E sei por que não confia. Mas também me lembro do que me disse uma vez, tenente. Me disse que, independentemente do que acontecesse, eu deveria lembrar que sou Jared Dirac. É o que estou dizendo agora, tenente. Sei quem sou. Sou Jared Dirac, das Forças Especiais da União Colonial, e meu trabalho é salvar a humanidade. Estou pedindo para confiar que farei meu trabalho]