Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis

Resenhas - Dom Casmuro

Bruna Cristina 22/05/2020

Afinal aconteceu ou não aconteceu?
Minhas singelas palavras jamais servirão para falar sobre a magnitude dessa obra, a narrativa é maravilhosa, os detalhes trazidos por Bentinho, a sinceridade que o personagem traz seus pensamentos mais sombrios, tudo é perfeitamente bem feito! A história, apesar da linguagem rebuscada, é muito boa, aproximando-se de muitas tramas que vemos hoje em dia, vale muito o esforço da leitura, que evidentemente foge ao nosso costume contemporâneo de expressão.

Rafael1146 30/12/2021

Citei Machado em outra resenha, sobre ser obrigado a ler no ensino médio e não ter gostado tanto quanto gostei agora adulto. Dom Casmurro e Brás Cubas estão no meu top 10 da vida com certeza.
Li vorazmente Dom Casmurro, não pela suposta traição da Capitu, mas sim pelo verdadeiro sentido do livro: um passei caótico na mente doentia e ciumenta de Bentinho. Machado é ácido em seus comentários, mas o ponto de vista ainda é de Bentinho, que faz da vida da mulher um inferno na Terra. Imagino que o leitor despercebido ou influenciável, possa cair na armadilha de se empatizar com Bentinho, esquecendo que por ser seu ponto de vista, ele pode narrar os fatos e acontecimentos e até mesmo direcionar conclusões inusitadas ao leitor, sem que essas sejam verdadeiras. Machado de Assis foi um visionário e realmente um dos, se não o melhor escritor brasileiro. A maneira com que ele brinca com a gente, com as palavras, é um malabarismo literário.

Isis243 08/01/2022

Quantos Bentinhos você conhece ?
Acho que se Capitu traiu ou não é uma discussão muito menor. O que se discute na obra é a fragilidade masculina.

Afinal, quantos Bentinhos nos conhecemos ? Que por insegurança, por não ter estabilidade emocional se tornam: inseguros, paranoico e até violentos.

As emoções devem ser investigadas sejamos homens ou mulheres. A experiência do amor deve ser saudável e feliz, sempre !

Se a leitura é boa ?
É MARAVILHOSA.

Boa leitura e divirta-se :)
Douglas Finger 08/01/2022minha estante
Excelente resenha Isis! Machado é fantastico! Li este livro na adolescencia, mas esta na minha lista para releitura?

Isis243 09/01/2022minha estante
Obrigada ?? vale pena fiz isto recentemente. Não mais uma Adolescente para o vestibular, mas agora uma mulher e foi uma leitura para a vida.

Luriam 28/08/2021

Eu sou suspeita
Fiz a releitura para apresentação de uma roda de conversa. Espero voltar com a leitura no mês de setembro com todo o gás ?
Cleber 28/08/2021minha estante
Também adorei reler Dom Casmurro

Ray 11/01/2022

Um clássico! Traiu ou não traiu?
Só não dei 5 estrelas porque acho que esperava um tanto mais da história... E como o próprio narrador pede, é realmente necessário ter bastante atenção a leitura, ao menor sinal de distração, você se perde no meio da trama.

Do meio para o final, achei que a traição partiria de Bentinho, e não de Capitu. Quando a gente descobre as desconfianças dele, da um certo rançinho sim, afinal ele não deixa que ela se explique.

Mas de fato, é um clássico. Muito bem escrito! Indico muito. ??
Evie 11/01/2022minha estante
acha que ela traiu? eu só acho que bentinho que é doido e cheio de paranoia

Ray 11/01/2022minha estante
Acho que traiu. Ela podia ter escolhido não separar, né?
Não quis nem "discutir" e já foi falando sobre a separação...

Celestino 18/07/2020

A história é narrada por um único ponto de vista.
A história é contado por Bentinho, ele pode estar aumentando e inventando fayos. Quem parece amar Escobar é ele, parece que Bentinho era Gay.

Lucas.Wanderley 22/05/2021

Dom casmuro
Um dos livros famosos da literatura brasileira, e não é por acaso, com um enredo muito bem desenvolvido e um narrador não confiável nós conhecemos a historia de bento e capitu e sua suposta traição, um livro cheio de diversas interpretações que fazem que ele se torne rico e diferente para cada pessoa que leu

Karol 22/07/2020

Um olhar.
Não há provas decisivas liquidantes de que Capitu de fato traiu Bentinho. Condenada sem ter direito a um justo julgamento? História narrada pelo o próprio Bentinho, seria ele, já transmutado de seus sentimentos, imparcial? Capitu, acusada, não tem espaço para se defender. Argumento então, que Capitu é personagem injustiçada, pois não teve direito a resposta. Sem contraditório, não há justiça. E ainda que culpada, um processo contra Capitu, seria nulo, visto que a acusada não se defendeu. Sendo o ofendido ao mesmo tempo o juiz, promotor, narrador e revisor. Seria ele imparcial? Pensa-se que Capitu traiu, porque Capitu poderia ter traído. Esta é, sem dúvidas, a mais infame das provas, ter como certo o que poderia ter ocorrido. Um olhar. Seria um olhar motivo suficiente para tal condenação? Não se pode condenar por um olhar, ainda que esse olhar seja o mais enigmático e desafiador de toda nossa literatura.

bella 02/12/2020

Gostei muito, um clássico que demorei para ler, mas quando li... Senhor rsrs Uma história cativante.

Idanisee 08/12/2020

Não me apeguei a nenhum personagem , estória muito arrastada ... Bentinho é um chato ?

Karine.Mesquita 26/09/2023

Em Dom Casmurro, o narrador Bento Santiago retoma a infância que passou na Rua de Matacavalos e conta a história do amor e das desventuras que viveu com Capitu.

Tatiana Patrícia 30/05/2020

Acho que todo leitor voraz, precisa ler pra dar sua opinião: traiu ou não.
Comigo não foi diferente. Tive que ler, e digo: Não traiu.

Daniel1841 03/01/2021minha estante
Perfeitinho demais esse livro.

Mauro Mendes 04/01/2021minha estante
Concordo!!! Procurei falhas e não encontrei.

Victoria 05/12/2022

Machado muso a frente do seu tempo. Previu o jovem do twitter, isso aqui é um teste. Você vai acreditar num homem branco, privilegiado, rico, mimado, mamaezado, manipulador, ciumento ou em uma mulher singela que nunca teve a chance de contar sua versão da história? 🤬 #$%!& bentinho.