Silvio Santos

Silvio Santos Fernando Morgado




Resenhas -


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Luan 09/02/2018

Um pouco superficial, a biografia ajuda a entender um pouco mais do sucesso de Silvio Santos
Não há um brasileiro que não conheça Silvio Santos. Empresário e apresentador de sucesso, tanta exposição o deixa suscetível a diferentes tipos de reações. Há aqueles que o amam e aqueles que o odeiam. Mas, acima de qualquer coisa, como bem diz Fernando Morgado, autor da Biografia A trajetória do mito, é impossível ficar indiferente a ele. Silvio Santos criou um grande poder ao redor de sua imagem ao mesmo tempo que grande parte da vida dele ainda é um mistério. E essa biografia consegue revelar um pouco mais de quem é esse homem vitorioso.

Silvio Santos – A trajetória do mito traz, de forma quase superficial, a história de Silvio Santos, desde que começou a trabalhar como camelô, aos 14 anos, até os dias atuais, onde divide os dias gravando seus programas do SBT, dirigindo a emissora e assistindo a Netflix – cuja empresa até presentou Silvio com assinatura grátis para toda a vida. A obra é dividida em cinco partes, contando sobre a vida nos negócios, a vida no mundo artístico, como dirige o SBT, sua passagem pela política, e a reservada e cobiçada vida pessoal - o que pode afetar uma pouco toda a compreensão já que a história não é contada exatamente na ordem linear. Tudo isso coroado com diversas citações raras feitas pelo apresentador em diferentes momentos da vida.

O livro surte mais efeito naquele leitor que não é tão fã do empresário/apresentador, por introduzir a este grupo quem é Silvio Santos e pelas diferentes etapas da vida que passou para chegar até os dias de hoje. Ou seja, quero dizer que o livro é mais superficial do que profundo. Não chego a ser um grande fã de Silvio, mas por acompanhar um pouco de sua história e do próprio SBT, já conheço mais do que outros tantos leitores que talvez já leram o livro. Para mim, serviu como um adendo para conhecer a vida, mas queria mais, queria algo mais profundo, que mostrasse segredos e passagens ainda mais raras da vida do chamado rei da TV. Esperava mais profundidade e um livro com tamanho maior.

O mais interessante de acompanhar nesta biografia é que Silvio nunca previu nada do que aconteceria. Se ele está onde está hoje, nada foi previsto, e tudo se deu por conta de seguidas surpresas e "tiros certeiros" do homem do baú. É interessante também como o livro mostra que Silvio não é um homem intocável, apesar de muitas vezes parecer. Ele erra, ele se arrepende, é contraditório, mas não deixa de ser um empresário com grande visão de mundo e de negócios. Um dos aspectos mais bacanas do livro é ter na sua frente uma série de dizeres extraído de raras entrevistas concedidas pelo empresário. É nesta parte que o livro ganha sua relevância e torna o apresentador ainda mais humano.

Amando ou odiando Silvio, é preciso reconhecer que ele só chegou onde está hoje, em uma posição de poder, tanto profissional quanto pessoalmente, por conta de seu trabalho. É encorajador ao leitor a forma, como bem o livro mostra, que o apresentador nunca se rendeu ao negativismo e construiu um império graças à força de vontade e pequenas ajudas, que podem ser chamados de empurrões. Amigos que apareceram na vida de Silvio e foram essenciais para ele conquistar, se não o mundo, quase todo o Brasil. Portanto, reafirmo, amando ou não, concordando com o que ele diz ou deixa dizer, é preciso respeitar a história vencedora que poucas pessoas conseguem ter apenas e unicamente através de seu próprio esforço.
Flavinha 17/09/2018minha estante
Concordo, já li vários livros sobre o Silvio e esse foi o mais fraco. Bem superficial mesmo.




Alex 22/05/2017

UM RESUMÃO DA VIDA E OBRA DE SILVIO SANTOS
A vida de Silvio Santos é interessante. Por mais que façam matérias e jornalísticos que repitam as mesmas coisas, sempre que surgem livros e exposições sobre o empresário e animador, é certeza de grande repercussão.
Aqui temos um livro deveras resumido, que traz tópicos bastante específicos sobre a trajetória de Senor Abravanel, passando por sua vida pessoal, empresarial e política.
Nas páginas deste livro (que não é uma biografia, mas um resumo da vida e obra do dono do SBT), o autor Fernando Morgado traça o perfil e enumera frases históricas, ditas pelo próprio Silvio Santos, recriando o homem por trás do mito.
Não é um super livro. Por ser curto, decepciona um pouco. Mas o trabalho bibliográfico do autor recompensa a leitura.
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2