Silvio Santos

Silvio Santos Fernando Morgado

Resenhas -

Menina Ciria 09/01/2024

Um livro resumidinho sobre a vida do astro, fenômeno, estrela da televisão Brasileira. No início de cada capítulo o autor fala um pouco da história do Silvio Santos e finaliza com várias falas do próprio apresentador. A prosperidade do Senor Abravanel não tem segredo. Aos 14 anos após observar um camelô vendendo capinha para o título de eleitor, ele quis fazer o mesmo, mas ele não se limitou somente as capinhas, incluiu outros produtos em suas vendas. Passou em todos os concursos de radio que participou. Mas ser camelô dava mais dinheiro. Sempre foi um super empreendor. Teve uma trajetória árdua antes de adquirir seu próprio canal de televisão. Se declara fan dos Presidentes, Figueredo, Janio, Collor, FHC (para ele esse foi o melhor) e Lula, sim, Silvio Santos faz/fez o L. Ele tem em seu coração que deve fazer algo de relevante pela sociedade, ja se candidatou a presidencia e a prefeitura de SP. Seu maior sonho é que os dirigentes da Globo vejam e entendam o TELETON não como um programa do SBT, mas como um projeto do Brasil! Que deveria unir o maior número de grandes empresarios em prol da AACD. Porém, mesmo com 25 anos de existência ele ainda não conseguiu isso. Ah, as candidatura de Silvio não iam para frente porque ele sempre exigia coisas como: ser prefeito de SP e apresentar programas de animação na TV, ser presidente do Brasil e viajar quando quiser para Florida. Ele queria ser na política o que ele era no SBT.

Badlouis 22/06/2023

SS vem aí...
Silvio Santos vem aí olê olê olá!
O mestre da televisão brasileira.
Gosto muito de ler sobre biografias, melhor forma de aprender por um custo infimo.
Silvio é o cara que conquista todos, bacana demais a trajetória.
Ajudou muitas pessoas e por ser uma cara muito rico é humilde pra caramba, e muito visionário, se bem que naquela época era tudo mato, era mais fácil.
Recomendo a leitura, gigante demais!

Guilherme 28/02/2022

Um livro breve, dividido em temas sobre a vida do homem do baú. No geral é bom, não aprofunda nem detalha a vida de Silvio Santos, mas traz toda sua trajetória de forma resumida, com um plus de citações e trechos de entrevistas ao longo do tempo dadas pelo próprio Silvio Santos.

CPF1964 13/01/2021

Opinião
Primeiro livro que leio do autor.

Uma das diversas biografias existentes sobre Silvio Santos.

Jubspeixoto 05/01/2021

Um bom resumo da vida do Silvio
É um livro leve, fácil de ler e de se encanta pela trajetória deste ícone que faz parte da história nacional do país.
Mas é um livro objetivo, traz os fatos principais da trajetória do apresentador e empreendedor.

Luan 09/02/2018

Um pouco superficial, a biografia ajuda a entender um pouco mais do sucesso de Silvio Santos
Não há um brasileiro que não conheça Silvio Santos. Empresário e apresentador de sucesso, tanta exposição o deixa suscetível a diferentes tipos de reações. Há aqueles que o amam e aqueles que o odeiam. Mas, acima de qualquer coisa, como bem diz Fernando Morgado, autor da Biografia A trajetória do mito, é impossível ficar indiferente a ele. Silvio Santos criou um grande poder ao redor de sua imagem ao mesmo tempo que grande parte da vida dele ainda é um mistério. E essa biografia consegue revelar um pouco mais de quem é esse homem vitorioso.

Silvio Santos – A trajetória do mito traz, de forma quase superficial, a história de Silvio Santos, desde que começou a trabalhar como camelô, aos 14 anos, até os dias atuais, onde divide os dias gravando seus programas do SBT, dirigindo a emissora e assistindo a Netflix – cuja empresa até presentou Silvio com assinatura grátis para toda a vida. A obra é dividida em cinco partes, contando sobre a vida nos negócios, a vida no mundo artístico, como dirige o SBT, sua passagem pela política, e a reservada e cobiçada vida pessoal - o que pode afetar uma pouco toda a compreensão já que a história não é contada exatamente na ordem linear. Tudo isso coroado com diversas citações raras feitas pelo apresentador em diferentes momentos da vida.

O livro surte mais efeito naquele leitor que não é tão fã do empresário/apresentador, por introduzir a este grupo quem é Silvio Santos e pelas diferentes etapas da vida que passou para chegar até os dias de hoje. Ou seja, quero dizer que o livro é mais superficial do que profundo. Não chego a ser um grande fã de Silvio, mas por acompanhar um pouco de sua história e do próprio SBT, já conheço mais do que outros tantos leitores que talvez já leram o livro. Para mim, serviu como um adendo para conhecer a vida, mas queria mais, queria algo mais profundo, que mostrasse segredos e passagens ainda mais raras da vida do chamado rei da TV. Esperava mais profundidade e um livro com tamanho maior.

O mais interessante de acompanhar nesta biografia é que Silvio nunca previu nada do que aconteceria. Se ele está onde está hoje, nada foi previsto, e tudo se deu por conta de seguidas surpresas e "tiros certeiros" do homem do baú. É interessante também como o livro mostra que Silvio não é um homem intocável, apesar de muitas vezes parecer. Ele erra, ele se arrepende, é contraditório, mas não deixa de ser um empresário com grande visão de mundo e de negócios. Um dos aspectos mais bacanas do livro é ter na sua frente uma série de dizeres extraído de raras entrevistas concedidas pelo empresário. É nesta parte que o livro ganha sua relevância e torna o apresentador ainda mais humano.

Amando ou odiando Silvio, é preciso reconhecer que ele só chegou onde está hoje, em uma posição de poder, tanto profissional quanto pessoalmente, por conta de seu trabalho. É encorajador ao leitor a forma, como bem o livro mostra, que o apresentador nunca se rendeu ao negativismo e construiu um império graças à força de vontade e pequenas ajudas, que podem ser chamados de empurrões. Amigos que apareceram na vida de Silvio e foram essenciais para ele conquistar, se não o mundo, quase todo o Brasil. Portanto, reafirmo, amando ou não, concordando com o que ele diz ou deixa dizer, é preciso respeitar a história vencedora que poucas pessoas conseguem ter apenas e unicamente através de seu próprio esforço.
Flavinha 17/09/2018minha estante
Concordo, já li vários livros sobre o Silvio e esse foi o mais fraco. Bem superficial mesmo.

Alex 22/05/2017

UM RESUMÃO DA VIDA E OBRA DE SILVIO SANTOS
A vida de Silvio Santos é interessante. Por mais que façam matérias e jornalísticos que repitam as mesmas coisas, sempre que surgem livros e exposições sobre o empresário e animador, é certeza de grande repercussão.
Aqui temos um livro deveras resumido, que traz tópicos bastante específicos sobre a trajetória de Senor Abravanel, passando por sua vida pessoal, empresarial e política.
Nas páginas deste livro (que não é uma biografia, mas um resumo da vida e obra do dono do SBT), o autor Fernando Morgado traça o perfil e enumera frases históricas, ditas pelo próprio Silvio Santos, recriando o homem por trás do mito.
Não é um super livro. Por ser curto, decepciona um pouco. Mas o trabalho bibliográfico do autor recompensa a leitura.