A Profecia das Sombras

A Profecia das Sombras Rick Riordan

Resenhas - Profecia das Sombras

Murilo sibim 19/06/2021

Nesse segundo volume o relacionamento do Apolo com outros personagens foi bem desenvolvido. Léo e Calipso são personagens muito bem desenvolvidos e acabam se tornando a voz da consciência do protagonista. As partes de ação e dos mistérios é um pouco mais arrastada do que em O Oráculo Perdido, mas nada que atrapalhe a leitura, apenas achei O primeiro volume com mais ação do que esse.
O final deixa um gancho perfeito para você ficar querendo muito já começar a ler o terceiro livro da série!
Gabriela3033 30/12/2022minha estante
Lityerses melhor personagem

Guilherme1151 22/11/2023minha estante
Mano só falo uma coisa " Avestruz de Combate ".

babieayllow 26/03/2021

Sou Lester, Apolo; Ainda um mero humano; Ó, vida implacável
?Sei o que você está pensando. Mas Apolo, você é divino!?

Antes ele era o deus do Sol, da música, da poesia e da paquera. Agora nosso Raio de Sol enfrenta mais uma aventura arriscada, para encontrar o novo Oráculo misterioso que contém a profecia das sombras.

?é melhor eu ir agora! Tenho louça para lavar, um ukulele para afinar, uma criança para salvar, uma profecia para decifrar é um Monte Olimpo para reconquistar.?

(ps: spoiler no comentário)
babieayllow 26/03/2021minha estante
só pra quem já leu: fiquei indignada prq shippei Apolo com o imperador, com Thalia com Jamie e até, pelos deuses, com Litierses mas nada aconteceu ?

Seaweed brain 26/03/2021minha estante
JSJHJSKSKAJSKAKA

Seaweed brain 26/03/2021minha estante
Depois vc vai shippar o Lester com outra pessoa é só ter calma

babieayllow 28/03/2021minha estante
AAAAAH já tô ansiosa

:: Sofia 30/03/2021minha estante
kkkkkkkkkkkk shippei até com Britomártis, como lidar ?

Dany 25/08/2020

Amei
O começo foi um pouco parado, eu confesso, mas conforme eu fui lendo mais envolvida eu ficava com a leitura. Apolo me fez rir em várias partes e chorar em outras. Adorei essa sequência e não vejo a hora de ler o próximo.
Profª Bia 16/01/2021minha estante
Acho que foi a ressaca do 1º, aconteceu cmg tb kkk

atalia.regalado 20/03/2021minha estante
Eu amei demais mesmo que o começo fosse um pouco parado para mim ler.

Stuart.bookster 21/01/2022

A Profecia das Sombras, de Rick Riordan
Muito bom, em comparação com o primeiro é mil vezes melhor, as cenas são ótimas e o Lester sofreu literalmente um glow up de guerreiro, fiquei bem animado com a série.
Kai 21/01/2022minha estante
Famoso "muito bom, 3 estrelas" kkkkkk.

Luana 21/01/2022minha estante
Tô lendo HDO aí segue pra esse?

Stuart.bookster 21/01/2022minha estante
Eu li esse livro em 2020, agora to só fazendo as resenhas de todos que eu li nesse período de pandemia kkkk

Victor 12/12/2021

História caiu um pouco.
Em termos de História esse livro da uma caída em relação ao primeiro. Talvez pelo primeiro ter sido muito bom esse teve uma pequena queda.

Mas como todos os livros do Rick Riordan a forma divertida de escrever e os personagens muito bons ainda te prendem bastante e Apolo tem se provado um excelente personagem.
menegaz 13/12/2021minha estante
nossa esse pra mim é o pior livro da saga, os outros são tão bons q esse fica bem esquecido

Victor 13/12/2021minha estante
Bom saber porque eu fiquei com receio dos outros acabarem sendo igual

menegaz 13/12/2021minha estante
ah eu adoro a historia dos outros, só acho bem triste mas amo

Estefani 24/03/2021

Eu gostei bastante desse livro. Amei ver o desenvolvimento de Apolo, começando a pensar mais
em outras pessoas, e não comente nele mesmo. Amei também a presença de Leo e Calipso, já tava morrendo de saudade dele (já que era meu preferido em Os heróis do Olimpo).

Diferente do primeiro livro, esse não se passa no Acampamento Meio-Sangue, Apolo sai em missão junto com Leo e Calipso atrás do segundo oráculo perdido, e eu amei as aventuras e obstáculos encontrados pelo caminho.

Albieri 25/08/2023

As Provações de Apolo - A Profecia das Sombras

Rick Riordan

????

Comparado com o primeiro livro, esse trouxe mais emoção, pois vemos um Apolo humano se tornando mais maduro e preocupado com seus companheiros, coisa que ele não ligava quando estava em toda sua glória divina.

Na busca pelo Oráculo das Sombras muitas coisas ficam sem respostas, a garota a ser resgatada ficou insana com as profecias do oráculo e o único meio de deixá-la sã novamente e colocar ela no trono da memória.
Mas esse trono está protegido pelo terrível imperador do Triunvirato.

Riordan aborda temas interessantes nesse segundo livro da série, basta olhar com um olhar crítico e verá, paternidade, sacrifício, romance, lealdade.

Nem tudo são flores e risadas.

#RickRiordan #Asprovacoesdeapolo #ooraculodassombras #livro #book #literaturaamericana #amoler #leitura #instabook #instalivro #biblioteca #livraria #skoob #cabeceira #tagsforbooks #picofthebook

bibia 01/12/2020

nada demais, mas a continuação promete
Eu esperava mais, por causa do 1 livro que eu amei, mas muita gente me falou que esse era o pior da série e quando eu li realmente, não me prendeu hora nenhuma e os únicos personagens que apareceram foi o Leo (que eu parei de gostar no último de hdo apesar de ter amado DEMAIS ele) e a Calipso (nunca gostei) então só sobrou o Apolo com as suas piadas mesmo porque nem a história em si não me agradou.
Chegando no final (últimos cap) eu gostei um pouco e estou muito animada pra continuação

laura 02/02/2021

? "Eu não tinha nada a perder além da minha paciência"
????????????????????????

Minhas expectativas estavam baixas quanto esse livro, nunca fui fã da Calipso ou do Leo, mas mesmo assim conseguiu me surpreender.

A representatividade LGBT+ foi o ponto alto do livro, além de o protagonista ser bissexual, foi adicionado um casal sáfico incrível, Josephine e Emmie são perfeitas.

O que eu mudaria seria: O desenvolvimento do Lit, e que o Rick tivesse trabalhado no Jamie que vem de uma cultura diferente, os iorubás.

????????????????????????

Duda 20/01/2021

A Profecia das Sombras
Que livro perfeito... Quanto mais livros sobre as provações de Apolo eu leio mais Apolo me conquista, a cada "aventura" que eles enfrentam eu me encanto mais, o jeito que o tio Rick escreve me dá a sensação de estar dentro da história, participando de tudo.
A evolução do Apolo no decorrer dos capítulos também é notável e saber mais sobre o passado dele é super interessante, além de nos mostrar que mesmo tendo errado no passado podemos evoluir e nos tornar pessoas melhores a cada dia.
Indico este livro para todas as pessoas independentemente da idade, uma excelente leitura para todos.
????

Gabi1568 20/01/2023

É aquilo de sempre, né...
Os livros do universo de Percy Jackson são aqueles livros que a gente passa pano, mas não dá para não se incomodar com muitas coisas.

Eu dei 5 estrelas por alguns motivos (vamos falar sobre eles daqui a pouco), mas é inegável que os livros dessas sagas do Rick Riordan sempre têm os mesmos "defeitos", que podem te fazer revirar os olhos algumas vezes durante a leitura. E eles são:

- Diálogos de batalha extremamente bobos. Absolutamente todos os monstros e todos os vilões em todos os livros, desde Percy Jackson e o Ladrão de Raios, têm exatamente os mesmos tipos de falas, que causaria o impacto necessário, caso TODOS eles não falassem do mesmo jeito o tempo todo. E as respostas dos mocinhos são ainda piores, acredite.

- Por falar nos mocinhos, apesar de cada um ter sua própria personalidade e terem suas diferenças, em várias cenas eu sinto que todos têm o mesmo tipo de falas, assim como os vilões. Eu consigo imaginar tranquilamente o Percy, o Leo, o Jason, a Annabeth, e todos os outros falando a maioria das falas de qualquer um deles, com algumas poucas diferenças no jeito em que a pessoa falaria.

- Eu perdi as contas de quantas vezes eu li as palavras "morte" e "matar" nesse livro. Sério, o autor tem uma mania de colocar umas frases pra causar um efeito tipo "UAAU, agora ele vai morrer", literalmente o tempo TODO, e chega a ser cansativo, principalmente porque todas as falas são super parecidas e acontecem uma atrás da outra (tipo umas 4 em cada página).

- Os jeitos que eles derrotam os vilões é muito besta. Todos os vilões são extremamente burros aqui, tipo vilões de desenho animado, que só sabe botar medo mas na hora do vamo ver não serve pra nada e são derrotados com extrema facilidade.

- Conveniências, conveniências, conveniências. É claro que quase todos os livros têm aquela parte em que alguém chega do nada pra salvar os mocinhos quando tudo parece estar perdido, ou quando alguém tem uma ideia de repente e salva todo mundo, ou um surto de poder repentino, mas aqui isso acontece demais. Chega ao ponto de iniciar uma batalha e você já sabe automaticamente que alguma conveniência vai acontecer e vai salvar todo mundo. É sempre assim.

AGORA, OS PONTOS POSITIVOS QUE ME FAZEM IGNORAR TODOS OS PONTOS ANTERIORES E DAR 5 ESTRELAS:

- Personagens incrivelmente carismáticos, todos eles. Eu me apeguei demais ao Apolo aqui, bem como me apeguei aos outros personagens nos outros livros, pois cada um deles é maravilhoso e faz com que você se sinta um amigo próximo. Isso é sempre bom em livros.

- Escrita fluída. Não tem partes maçantes, tudo acontece com fluidez e naturalidade, e se você não se controlar, acaba lendo o livro inteiro direto, pois não dá vontade de parar.

- Criatividade excelente, criando pontos que se completam e se encaixam, a parte das profecias, as coisas que vão sendo descobertas ao longo do livro, tudo isso te deixa ávido por mais e mais e mais.

- Tema super interessante, com todos esses deuses, culturas grega e romana, curiosidades, locais interessantes, criaturas mitológicas, simplesmente encantador. E nesta saga em particular ainda tem outro tema que eu amo ler sobre, que é o Império Romano, e neste livro o vilão principal foi justamente um dos imperadores mais fascinantes, então sem defeitos.

- Todo o plot do Apolo evoluindo cada vez mais, se tornando alguém melhor, estando disposto a se sacrificar pelos amigos, isso me emocionou e estou achando muito bem trabalhado. Mal posso esperar para ver isso se desenrolar nos próximos da saga.

Enfim, os livros do Rick Riordan têm esses pontos negativos desde sempre, mas ao mesmo tempo ele constrói um universo tão incrível e personagens tão encantadores que é impossível largar e não se sentir conectado.

Simplesmente amei.

Queria Estar Lendo 21/09/2017

Resenha: A Profecia das Sombras
A Profecia das Sombras é o segundo volume da série iniciada com O Oráculo Oculto. As Provações de Apolo é mais uma das sagas épicas escritas pelo querido Rick Riordan e fala sobre as aventuras do deus Apolo, agora transformado em mortal, tentando ganhar de volta a sua imortalidade.

Depois de entender os caminhos que precisa tomar para voltar a ser um deus - ainda que eles sejam bem confusos porque, convenhamos, o que na vida desses personagens não é? - Apolo está em busca do segundo oráculo perdido. E esse tem muito a ver com o seu passado, porque envolve um de seus filhos e uma terrível tragédia que aconteceu com ele. Ao lado dele, Leo Valdez e Calipso partem na jornada para ajudar o ex-deus, e figuras conhecidas e novos rostos se juntarão às empreitadas descabidas e destrambelhadas para recuperar o segundo oráculo perdido e, quem sabe, descobrir como parar os terríveis imperadores romanos que desejam retomar seu poder.

"Compus em silêncio o meu novo haicai da morte: Aves grandes são más/Correm com pernas farpadas/Eu morro, e dói."

O que eu mais amo nos livros do Riordan e uma coisa da qual eu nunca vou me desapegar é o humor. Deuses, como eu amo a narrativa paspalha que ele escreve, e como é um humor bobo, mas muito inteligente. Minha Lady Jane teve o mesmo feeling que todos os livros do tio Rick sempre me passam: são piadas idiotas envolvidas em um contexto inesperado, mas que encaixam muito bem ali. A Profecia das Sombras mantém o mesmo tipo de conversa com o leitor que tinha usado no primeiro volume: Apolo e seu ego. Um pouco mais humilde depois dos acontecimentos do livro anterior, sim, mas ele continua o deus do sol pelo qual eu me apaixonei. Egocêntrico e bocó, achando que o mundo gira ao seu redor. E, claro, todo mundo ao seu redor faz questão de demonstrar como isso não é verdade, o que torna as situações ainda mais engraçadas.

Sendo seguidora de tio Rick há quase dez anos (!!!) dá pra reconhecer os artifícios que ele usa em "segundos livros" aqui também. O que não é uma coisa ruim; diferente de autores como a Cassandra Clare, que, honestamente, eu já tô ficando enjoada de olhar pra cara das novas séries (desisti de As Peças Infernais até que um anjo me convença a voltar) Riordan se inova dentro da sua zona de conforto. Prova disso é a representatividade e o poderio das minorias que ele tem trazido para essa série e para a trilogia do Magnus Chase.

Aqui, temos um protagonista pansexual (porque né, o Apolo atira para todos os lados literalmente) que está lidando com seus medos e fraquezas e traumas como todo bom adolescente. Mesmo caído de mudança nessa história de mortalidade, é legal notar a fragilidade do Apolo, como ele se esconde atrás do humor com medo de se perder, de não ser corajoso o bastante para ajudar aqueles que ele ama. E Apolo ama muita gente; ele percebe isso, e ter noção disso é aterrorizante. A partir do momento que você ama alguém, essa pessoa está sempre em risco. Multiplique isso por mil dentro do universo dos deus gregos, onde a corrida contra o tempo tem como adversário o Triunvirato Romano.

"- Ó Flecha Sábia, estamos perdidos.
EU SOUBE DISSO QUANDO TE CONHECI."

O relacionamento do Apolo com outros personagens foi bem desenvolvido. Léo e Calipso são uns queridos e acabam se tornando a voz da consciência do protagonista - e muitas vezes o tapa na cara, quase literalmente. Ainda que Léo continue com sua aura maluquinha e carisma exacerbado, ele está mais maduro, mais consciente das consequências de uma guerra, e está disposto a se arriscar para ajudar os outros. O mesmo pode-se dizer da Calipso; presa durante séculos e mais séculos em uma ilha amaldiçoada, livre enfim, ela vê o mundo e quer entender tudo que existe nele. Para fazer isso, precisa ajudar o Apolo primeiro, e precisa se reencontrar como feiticeira e como guerreira dentro dessa história toda.

"- Você vai saber quando eu recuperar minha magia, porque vai perceber que foi jogado do outro lado de Indianópolis."

Além do Apolo, Riordan introduz um casal de senhoras que foi contra todo o esperado pelo amor que dividiam, e ele mostra como esse amor as ajudou a criar sua filha. Eu poderia passar horas falando sobre elas, mas as duas são parte crucial da história e do desenvolvimento do livro, então vou me abster. Só digo que tem um diálogo genial entre elas e o Apolo e isso mostra o quanto o autor é consciente do seu papel, dando espaço para quem precisa dessa representatividade.

Meg volta, claro, como a senhora mandona designada a cuidar do Apolo. Ela está um pouco mais melancólica nesse livro, marcada pelo fim do volume anterior, mas a narrativa construiu uma ligação de confiança bem importante entre ela e o ex-deus, e aqui nós vemos como ela se desenvolve e como marca ambos os personagens. Eles se tornam importantes um para o outro.

"Talvez, em vez de um castigo grandioso, eu tenha uma morte lenta decorrente de mil insultos. Com que frequência um deus da música ouvia que sua voz dava para o gasto antes de desmoronar em uma pilha de poeira de desprezo por si mesmo?"

A parte de ação e dos mistérios é um pouco mais arrastada do que em O Oráculo Perdido - e aqui dá pra comparar com O Filho de Netuno, que achei o mais fraco dos Heróis do Olimpo e coincidentemente também era o segundo livro da série. Não é nada que atrapalhe, mas torna alguns momentos mais enfadonhos do que deveria, uma vez que são as partes da ação. No mais, se desenvolveu bem, com algumas surpresas pelo caminho e um final com um gancho que me deixou berrando EU PRECISO DO TERCEIRO VOLUME! Minha curiosidade para entender mais a respeito dos três Imperadores e sua missão para conquistar o mundo vai me deixar roendo as unhas até o próximo.

"- Depois de mais de sessenta anos vivendo com as Caçadoras, nós descobrimos uma coisa. Não é por quanto tempo você vive que importa. É aquilo pelo que você vive."

A Profecia das Sombras é importante porque fala dos diferentes tipos de amizades, de amor e de medo, como todo bom infanto-juvenil tem que ser. A jornada de Apolo apresenta um mundo de possibilidades e diz que tudo bem você ser diferente e escolher o diferente. Isso faz de você tão normal quanto qualquer outra pessoa.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2017/09/resenha-profecia-das-sombras.html
Vanessa647 31/03/2018minha estante
Estou apostando em Caligula como o terceiro, o que acha?

Felipe.Lopes 07/06/2021

Substancial
Eu gostei um pouquinho mais de Lester neste livro. Em comparação, Lester, para mim, ganha de lavada de Apolo.
Neste livro revisitamos as Caçadoras, conhecemos monstros novos e desfrutamos de batalhas árduas, flechadas bem dadas, muito excrementos de morcegos e cobras e um Imperador piradão. Conhecemos um pouco mais Apolo, seus medos, seus feitos enquanto deidade, a amizade poupuda com Meg que lhe trás muitas saudades.
Olhando pelos olhos de Apolo, agradeço a deus por não ser filho de seu pai, pq... que punição complicada que deu a Apolo.
Mesmo com muita ação, este livro não deixa de nos emocionar, encantar e dar noas gargalhadas. Há descontração em momentos específicos e chaves que deixam a leitura fluída e estimulante.
Estou preparado para a próxima provação de Lorde Apolo que me parece que vai ser tão sufocante e eletrizante quanto essa.

Kelaya 08/06/2021

Tudo começa a fazer sentido
Confesso que o começo foi lento e deprimente, mas dado a situação de Lester, é compreensível. Já a segunda parte do livro é tão fascinante que me lembra a cada página porque amo tanto a saga.
Fazendo referências à sagas anteriores e acontecimentos passados, de forma cômica, relembramos junto dos personagens o que eles passaram.
Sem falar que se passa na mesma época de Magnus Chase, o que torna tudo mais perfeito

Emillyn5 16/01/2021

Eu não sei se frustração é a palavra certa, mas eu tinha grandes expectativas sobre a série que "encerraria" o Riordanverse, e mesmo que seja uma leitura agradável e traga ótimos personagens, ainda não me conquistou (como as séries anteriores).
Eu arrastei a leitura até mais da metade do livro antes de finalmente me interessar no que estava rolando, assim como aconteceu com o primeiro. Eu espero que os três volumes seguintes compensem e me envolvam tanto quanto as outras obras do Rick Riordan.