Rotinas Criativas

Rotinas Criativas Alexandre Teixeira

Resenhas -

Ariana28 14/02/2024

Rotinas e organização nos libertam
Rotinas criativas ilustra como a geração pós workaholics alinha suas rotinas equilibrando trabalho a vida pessoal. O livro traz muitos exemplos de como grandes líderes se organizam e a importância de incluir atividades esportivas e meditação no dia a dia. Além disso, vários aplicativos são mencionados de forma a ajudar quem está em busca dessa organização equilibrada para uma vida mais harmônica.

Marta__A 04/02/2023

No livro o autor conta a experiência de diferentes profissionais, que modificaram e foram melhorando suas rotinas para uma melhor produtividade e qualidade de vida.

Achei algumas coisas interessantes, mas a maioria dos relatos são de profissionais gerentes ou empreendedores e homens, com um grande poder aquisitivo. As rotinas priorizando a saúde e o tempo de lazer e família, não traz nada de novo. Mas a questão é que nos exemplos apresentados a maioria se encontra em cargos de liderança, onde tem flexibilidade de horário, e com uma base de apoio para as demais tarefas domésticas (como lavar, limpar, cozinhar, etc). Pensando para o lado de quando você é contratado, e também precisa dar conta das rotinas de casa, com família e tudo mais, se torna mais complicado implementar as ideias do autor, considerando que esta é a realidade de grande parte dos trabalhadores.

Achei interessante, mas nada criativo, e bem fora da realidade da maioria das pessoas que conheço.

Airaf 14/11/2021

Visionário
A dinâmica do livro nos leva a repensar as formas tradicionais de trabalho e nossas rotinas além do que quebra o paradigma de que rotina é ruim! Gostei bastante e vou aplicar algumas coisas que aprendi.

Derlane Lima 18/01/2021

Livro muito, muito bom. Dicas boas para produtividade e foco. Também fala um pouco sobre trabalhos extressantes que chegam a causar burnout. Vale a pena a leitura, para aqueles que se interessam pelo assunto.

André 18/10/2020

Poderia ser mto melhor
Até a matede, foi possível ter várias boas ideias de como não cair na vida workaholic e colocar sua saúde em risco por isso.

Porém, de um ponto em diante, o livro virou apenas um amontoado de "histórias legais de serem contadas". Nada mais.

Em algumas dessas histórias o autor se aprofundava muito em um hobbie de um entrevistado (até tecnicamente) e eu ficava me perguntando "pq isso tá no livro?"

Faltou consolidar as ideias absorvidas depois das dezenas de entrevistas que o autor fez. Isso poderia ser um capítulo a cada seção, ou mesmo uma página no final de cada capitulo.

Alice - Avesso do Caos 27/08/2020

Rotinas diferentes e equilibradas
Pra mim que trabalho com produtividade e gestão do tempo na @avessodocaos as alternativas de rotina apresentadas não chegam a ser uma novidade. O ponto é que ainda existe muito preconceito com esses temas e pressões nos ambientes de trabalho para seguir padrões que não fazem mais sentido. Já passou da hora da gente perceber que cabe a gente mesmo respeitar nosso tempo e desenhar uma rotina mais equilibrada em todos os sentidos. Compartilhando o exemplo de profissionais em cargos de alta gestão o autor provoca a reflexão para esse novo despertar que ele chama pós workaholic mas que ainda mantém traços de pressão. Bom livro pra refletir.

Elisa Ponciano 07/01/2020

Tem boas observações sobre novos modelos de trabalho e rotina, mas os cases são bem elitizados e não comportam 90% da população
O livro é bem escrito, traz bons dados, pesquisas e métodos sobre novas formas de trabalho e de rotina. O design de rotinas é um conceito bem interessante a ser explorado, porém todos os cases trazem pessoas em altos cargos de gestão, que trabalham ou em grandes empresas ou são empreendedores. Tem histórias e formas de se organizar bem legais, porém, não faz sentido para quem pega busão lotado todo dia, não pode se dar ao luxo de correr e fazer exercícios de manhã senão se atrasa, para quem tem filhos e não tem com que deixá-los, ou leva bronca do chefe se deixar os e-mails sem serem respondidos por uma semana. Dá para pegar dicas, mas a aplicação em si é para determinado público privilegiado.
Damiris 17/06/2020minha estante
Obrigada ...me ajudou a decidir não comprar... não que o livro seja ruim, mas não é direcionado a mim...

Nana 21/05/2019

Quotes para revisitar
* Lucas vem se interessando gradualmente pelo que ele próprio chama de “o design da rotina”. É uma mudança e tanto para um sujeito que acreditava que “a rotina nos mata um pouco a cada dia”. Sua grande sacada foi perceber que não se trata de seguir uma rotina imposta pela tradição, pela sociedade, pelo sistema ou por quem quer que seja. Trata-se, isto sim, de projetar a sua rotina, de acordo com seus gostos e necessidades.

* Há uma única coisa que, até onde consigo enxergar, todas essas pessoas bem-sucedidas têm em comum: elas sabem quais hábitos funcionam para si mesmas e tratam de se certificar de que é com base neles que vivem suas vidas. Seria ótimo se pudéssemos copiar Steve Jobs ou Mark Zuckerberg e saber que as rotinas deles iriam trabalhar a nosso favor, mas não funciona assim. Temos de projetar nossas rotinas pensando em nós mesmos — nossas naturezas, nossos valores e nossas circunstâncias. Vem daí o único conselho deste antimanual: adapte sua busca por eficiência ao seu modo de trabalhar e descubra seu estilo pessoal de produtividade.

* Hábitos são, nas palavras da escritora americana Gretchen Rubin, “a arquitetura invisível da vida diária”.

* “Pessoas comuns buscam entretenimento. Pessoas extraordinárias buscam educação e aprendizado”, escreveu o blogueiro Benjamin Hardy em outro post publicado na plataforma Medium.

* O fato é que hábitos não mudam até que a identidade mude. Gretchen se convenceu disso depois de muito pesquisar casos reais de mudança. “Mais e mais, vi que para mudar um hábito às vezes as pessoas têm de lidar com uma mudança fundamental na sua identidade”, nota ela. “Pode ser excitante, mas também doloroso ou triste, abrir mão de uma identidade.”

* Há, ainda sobre isso, uma bela frase de Joseph Campbell, o autor de O poder do mito. Ele disse: “Devemos estar dispostos a abandonar a vida que planejamos para ter a vida que está esperando por nós”.

* pequenos deslizes ajudam a evitar grandes excessos.

* “Não há necessidade de ser perfeito para inspirar os outros. Deixe as pessoas se inspirarem em como você lida com as suas imperfeições”.

* Segundo Kabat-Zinn, mindfulness é uma rota simples, mas poderosa, para nos ajudar a retomar o contato com nossa própria sabedoria e vitalidade. “A chave para esse caminho, que está na raiz do budismo, do taoismo e da ioga; nas obras de pessoas como Emerson, Thoreau e Whitman; na sabedoria nativo-americana, é uma apreciação do momento presente”, afirma.

* “Uso a disciplina para não deixar um estado mental tomar conta de mim”, reforça ele. Dada a partida, a mente treinada volta a seu estado natural. Para isso, porém, é preciso domá-la. “Ela vai te desafiando o tempo inteiro. Se você não usa o livre-arbítrio, ela vai te conduzindo e você passa a ser comandado, em vez de estar no controle.”

* Ir se tornando o senhor da sua vida não tem nada a ver com não estar aberto para a sabedoria da incerteza.

* Nas empresas de Jorge Paulo Lemann e companhia, a regra é ser competente, competitivo, discreto, frugal, magro e gostar muito de dinheiro.
Damiris 17/06/2020minha estante
Resenha maravilhosa?

Marlon.Roth 10/01/2019

A a antiga rotina pediu aposentadoria
Levar o trabalho mais a sério do que a família, saúde e momentos prazerosos não pertence mais ao novo mercado de trabalho. Esse livro traz relatos de pessoas que não só acreditam nisso, como também mudaram suas rotinas de trabalho para poder viver mais.