O ódio que você semeia Angie Thomas

Resenhas - O Ódio Que Você Semeia

Melissa.Eduarda 21/02/2024

Thug life
Que livro incrível, emocionante e crua, é ainda mais crua quando você se identifica com a personagem e está realidade, mais ainda sim mostra uma sensibilidade a um caso como esse, e se torna cruel na medida que vemos acontecer na realidade.

Cheio de ensinamentos e mensagens de pura reflexão, você passa a ver as coisas com um outro olhar, pois mostra uma visão que dificilmente passa na tv.

Além de ser profundo e bonito a mensagem, não se calem pois a vida das pessoas importam mesmo que erradas não podemos julgar com o nosso preconceito estruturado pois não sabemos a realidade de ninguém.

foolishbel 21/02/2024

O ódio que você semeia
Adorei esse. vale muito a pena comprar pq retrata a vida de muitas pessoas negras e pobres que passam pela mesma situação de starr.

Alina.Marques 18/02/2024

THUG LIFE
O livro é perfeito para todas as idades e necessário também, sem porém, apenas isso!
Não imaginava o que poderia acontecer em nenhuma das cenas de violência policial, pois não é do meu convívio esse tipo de situação, mas é algo que mexe com todos ou deveria mexer, com isso eu me questiono meu posicionamento também como anti-racista, visto que essas coisas são a realidade de muitas pessoas e isso precisa ser colocado pra fora para ser ouvido, mesmo que as vezes a gente não queira falar muito pra não encher o saco ou parecer mimimi, mas pra quem pratica essas coisas desde suas falas até a sua agressividade nunca pensa como isso afeta a outra pessoa, pois o normal hoje é ter discurso de ódio "porque no meu tempo não tinha nada disso" felizmente esse tempo mudou e precisa mudar cada vez mais para que as cenas desse livro fiquem marcadas apenas nele e não na vida de tanta gente.

Alina.Marques 21/02/2024minha estante
Como personagem principal, eu acredito que não

izabella 14/02/2024

Uma das melhores leituras do ano
Esse é um livro tão tocante e cheio de reflexões sobre racismo estrutural, desigualdade e preconceito. Os personagens são ótimos, o desenvolvimento é perfeito e a escrita é fluída.

izabella 25/02/2024minha estante
nossa, que eu me lembre não (mas minha memória n é confiável)

Babi @leiturasdababi 14/02/2024

@leiturasdababi
Starr tem sua vida virada de cabeça pra baixo depois de um policial matar seu melhor amigo após saírem de uma festa. E ela é a única testemunha e precisa provar para todo mundo que Khalil era inocente e só foi morto porque era negro.
Ela já mora em um bairro super perigoso e todos os dias teme pela sua vida e de sua família.
Sua mãe é enfermeira, seu pai tem um mercado no bairro, e por quererem uma vida melhor para seus filhos, Starr e seus irmãos estudam em uma escola em um bairro melhor, porém é rodeada de pessoas brancas e que não sabem 1/3 de sua realidade.

Ter lido esse livro foi uma experiência única e inesquecível, levei vários tapas na cara do início ao fim. É tão triste ver que o racismo ainda se encontra tão presente nos dias atuais, triste e desgastante.

Eu reconheço que esse não é meu lugar de fala, mas algo que esse livro traz bastante é que não devemos nos calar perante essas situações. Portanto, todos devem ler esse livro simm!!

Por fim: THUG LIFE 🤜🏿 The hate u give little infants fucks everybody! (O ódio que você passa pras criancinhas fode com todo mundo!)

Naty 14/02/2024

E um livro cruel.
Starr era só uma adolescente e teve que ver tanta merda. Não deve ser nada fácil pra as pessoas que passam por isso na realidade, gostei muito, e deveria ser obrigatório nas escolas.

Naty 21/02/2024minha estante
Pelo que eu me lembre não!

Viviane682 13/02/2024

The Hate U Give
Na primeira vez que comecei a ler, não consegui me prender a história, mas quando tentei novamente, meses depois, fluiu muito melhor.
O livro é envolvente, emocionante e faz refletir.
Não gostei do fato de os capítulos serem longos, mas a história cativante fez com que se tornasse difícil para de ler.

Renata 13/02/2024

Depois de ler entendi porque esse livro é tão famoso. A história realmente é muito boa e os personagens são cativantes. A autora consegue passar claramente a sua mensagem através das falas dos personagens, pelos quais é fácil a gente se conectar. A história em si me lembrou muito a história de Rosa Parks. A autora foi capaz de retratar uma história pesada de uma forma leve, dando ênfase em algo que é muito maior do que o livro em si, e que todos nós já conhecemos. Acredito que todo mundo que ler pode identificar o seu lugar na sociedade em pelo menos um dos personagens do livro. Realmente me comoveu e me fez refletir sobre questões que não fazem parte do meu cotidiano mas que são muito importantes e que devem permanecer vivas até que a história do livro pare de se repetir na vida real.

Karina Vidal 13/02/2024

Superficial
O livro fala de um tema tão importante, mas o trata de forma muito superficial e romantizada. Pessoas morrendo por causa da cor, famílias destruídas por causa de drogas, nada disso tem glamour e o livro faz parecer que no final tudo sempre dá certo. Não aborda a fundo as causas estruturais dos fatos que narra. Também tem muitas referências americanas que para mim não fizeram muito sentido. Achei superficial.

adelar. 12/02/2024

O ódio que você semeia
Eu achei fantástica a abordagem das diversas temáticas que orbitam em torno do racismo que "o ódio que você semeia" trouxe, é o que acontece quando lemos livros escritos por quem tem vivência, lugar de fala e por isso é importante sempre estar em busca desse tipo de obra e não se limitar a visão de quem está por fora daquela realidade. Ao decorrer do livro me recordei diversas vezes a respeito de um vídeo que vi certa vez na Internet, um homem (de uma área nobre) gritava de dentro da própria casa uma série de ofensas, palavrões direcionados à polícia (que nada fez quanto àquilo). O que protege aquele homem, mas não protegeu Khalil?

JellS2 12/02/2024

Um livro extremamente incrível e necessário, que remete a dificuldade de presenciar determinadas situações e a importância de não se calar as injustiças

gabie. 09/02/2024

Acho que toda pessoa negra e não branca deveria ler esse livro, é doloroso se identificar, é triste ver o que acontece com os seus e saber que é uma realidade frenquente

el0is4 08/02/2024

Continuemos florescendo
A trama gira em torno de Starr, uma adolescente que presencia seu amigo ser morto pela violência policial e precisa lidar com a dúvida de, tomar a frente da situação e ajudar na luta por justiça já que ela é a única testemunha do ocorrido, ou se omitir para manter a si e sua família em segurança.

O livro traz situações importantíssimas que toda pessoa negra já vivenciou, ou ainda vão vivenciar. Por exemplo, agir de forma diferente quando estar em lugar majoritariamente branco, não saber como dizer a um amigo que ele fez uma piada racista, a dúvida de poder estar traindo seu povo ao se relacionar afetivamente com pessoas parecidas com seus algozes, ou como explicar pra uma pessoa branca que, ainda que ela não seja racista, o racismo a beneficia? O tal do privilégio branco? Foram situações que me fizeram sentir uma ligação especial com a protagonista.

O livro foi inspirado na frase "Thug life/vida bandida" do Tupac, que dizia que a frase era a sigla de "The Hate U Give Little Infants Fucks Everybody/o ódio que você passa pras criancinhas fode com todo mundo?. E realmente, o enredo mostra como o ódio que a sociedade destila para as minorias, volta e acaba afetando todos.

Mas a mensagem principal que ficou pra mim foi: temos que lutar com as armas que temos, não podemos desistir de um final melhor, há pessoas contando conosco, precisando que a gente não esqueça, não desista, necessitando que a gente fale por elas quando suas vozes não forem ouvidas.

"Liberdade completa, justiça e igualdade. Por qualquer meio necessário."