O Ódio Que Você Semeia

O Ódio Que Você Semeia Angie Thomas

Resenhas - O Ódio Que Você Semeia

César 18/04/2020

This is America
O livro vai contar a história de Starr Carter, uma adolescente que vê seu melhor amigo morrer baleado sem justificativa por um policial. Ela, como única testemunha do crime bárbaro, acaba tendo que prestar depoimento para a polícia. A população do bairro onde mora se revolta com a morte do rapaz, e uma onda de protestos se desencadeia. Acontece que o abuso policial contra pessoas negras já era uma realidade cotidiana em Garden Heights e até em outros lugares muito antes da morte de Khalil, o “atirar e depois perguntar”, tendo o fato sido o estopim para que diversas manifestações ocorressem. Estas acabaram por ser reprimidas pelas autoridades. Com o desenrolar do caso se tornando cada vez mais favorável ao policial que atirou em Khalil, Starr começa a entrar em uma luta consigo mesma na busca de coragem para usar sua voz e revelar toda a verdade para um número maior de pessoas, ao mesmo tempo que tenta encontrar sua identidade, que até então era dividida entre os dois mundos em que vivia: no bairro em que mora com os amigos de infância e a família, e na escola fora do Garden onde a grande maioria dos alunos eram brancos, inclusive seu namorado Chris e suas melhores amigas Maya e Hailey.
É muito difícil encontrar palavras pra expressar o quanto me surpreendi com esse livro. O ódio que você semeia traz uma mensagem muito importante e necessária, vai muito além de uma leitura, é um livro que muda formas de pensamento. A autora mostra, não apenas afirma que existe racismo na sociedade, e mostra de uma forma simples, quase didática, mas essa simplicidade crua acaba tendo o efeito de um soco no estômago. Há também partes cômicas, principalmente quando Starr está cercada de seus familiares, e conhecemos muito da cultura afroamericana e movimentos sociais como o THUG LIFE do rapper consagrado Tupac. Enfim, sem dúvidas uma das melhores leituras do ano e não escrevi aqui um terço do quanto esse livro é sensacional. Caso tiverem a oportunidade, leiam, pois vale muito a pena!!
Eduardo 18/04/2020minha estante
Seria esse o livro de que você havia falado?

César 18/04/2020minha estante
Esse mesmo ?

Eduarda 17/07/2020minha estante
Eu vi o filme e é simplesmente perfeito e eu não sabia que havia um livro...
O Livro é tão bom qnt o filme ou melhor?

César 17/07/2020minha estante
Oi Eduarda, então, eu não assisti o filme, mas pelo que vejo de quem leu e assistiu, a maioria prefere o livro kk de qualquer forma vale muito a pena a leitura sim :)

May 25/07/2020minha estante
Adiciono que também recomendo o filme muito emocionante!!

ninha 28/02/2021minha estante
Falou tão bem q fiquei empolgada pra ler vou ate adiantar ele nas metas do ano

Belly 17/03/2021minha estante
Nossa, extraordinário! Parece qui esse livro é cheio de curiosidade , bom! Na minha parte sim..

nik 10/07/2021minha estante
eu sou completamente apaixonada por este livro

Kaylane.Oliveira 22/03/2022minha estante
Tou doida para ler , como faço para ler sou nova por aqui?

Annyy kelly 16/01/2023minha estante
Tem hot?

Annyy kelly 16/01/2023minha estante
Tem hot?

Alice880 27/03/2023minha estante
Como faço pra ler tem que comprar não to conseguindo alguém me ensina por favor ?

maju 06/06/2023minha estante
um dos melhores livros!! indico demais

Monica 10/09/2023minha estante
Acabei de ler e amei a maneira como a escritora contou a história, como negra, o tema mexe demais comigo. Forte e verdadeiro, infelizmente.

Bruna 20/02/2024minha estante
Apenas leiam essa obra-prima! E abram os olhos pra tudo que rola há tanto tempo. NÃO ESPALHE O ÓDIO.

Gabs 07/09/2021

Leitura super necessária ?
Uma leitura incrível!! A premissa é bem forte e passa mensagens importantíssimas sobre preconceito, violência e outras duras realidade que infelizmente ainda existe na nossa sociedade.

Marcos 18/12/2020

"Uma verdadeira paulada na cara"
Um livro de tirar o fôlego. Chega a doer no leitor algumas passagens livro aborda. É pesado no sentido bom da palavra. Tão real e atual. Apesar de o livro ser narrado na perspectiva de uma adolescente, Starr, o peso e a força do livro não diminui em nada. Livro extremamente necessário, que dialoga diretamente com os que estamos vivenciando. Tanto o livro, quanto sua adaptação de 2018 são ótimos. Vale muito a leitura, e sua adaptação.

Rosangela Max 09/09/2021

Achei que seria incrível, mas ficou na casa do 3 estrelas.
Uma história que aborda um tema super relevante e pouco citado. E isso, por si só, já é um ponto positivo para esta leitura (talvez todo esse hype venha daí). Porém, achei a escrita amadora e arrastada.
Não fluiu pra mim, mas a autora tem potencial.
Lisa 03/02/2022minha estante
Caramba Rosangela, você faz resenhas de todos os livros que quero ler rrsrsr

Rosangela Max 03/02/2022minha estante
Ah, que bom! Espero que te auxilie de alguma forma. ?

Lisa 03/02/2022minha estante
Mais é claro que auxilia! É bom ler resenhas de pessoas que já leram o livro que você quer ler , não é?

Rafi.escritor 19/03/2022minha estante
ROSA, ADORO SUAS RESENHAS!!??

Rosangela Max 19/03/2022minha estante
Ah, obrigada! ?

Vênus_Alice 11/09/2023

O ódio que você semeia
"Era uma vez um garoto de olhos castanhos e covinhas. Eu o chamava de Khalil. O mundo o chamava de bandido."

O ódio que semeamos faz com que as crianças, no futuro, fod*** o mundo.
Muitas pessoas não vivem o suficiente para contar suas histórias.
Esse livro tão intimidador e necessário desde o início, mostra essa outra janela que não vemos normalmente.
É muito fácil dizer porque alguém constrói uma casa numa encosta na periferia e a culpa quando desmorona.
É muito fácil dizer que alguém escolheu usar drogas e a culpa quando entra em overdose.
É muito fácil dizer que alguém trafica porque não escolheu bem e a culpa quando presa ou morta.

Nesses e muitos outros exemplos, são pessoas de pele negra, é muito fácil falar de racismo usando palavras bonitas e comuns nas redes sociais, difícil mesmo é tentar entender da perspectiva dessas pessoas de como podem ser suas realidades.
Podemos muitas vezes não ser racistas, e mesmo assim dizer coisas racistas.
Aline MSS 13/09/2023minha estante
Tenho esse filme desde q lançou e nunca parei pra assistir. Sua resenha me estimulou a querer o livro.??????

Vênus_Alice 13/09/2023minha estante
tem filme? quero ver. Obrigada, acho que vai amar ?

Aline MSS 15/09/2023minha estante
Sim, acho q passou na Globo um dia desses.?

gabriella12 22/07/2021

Leitura necessária
Irei recomendar esse livro sempre que puder. Mostra a violência policial contra os negros pela perspectiva de uma adolescente de 16 anos, uma verdade crua.
O desenvolvimento da Starr do início do livro, onde tinha medo de falar sobre, para o final é incrível.
Uma leitura fluída, rápida e necessária. RECOMENDO MUITO!!

Joice 02/03/2022

Tô toda arrepiada
Eu nem li a sinopse desse livro e já comprei e li de cara , juro . Acho que tinha algo me dizendo que eu ia gostar. Eu amei a leitura, amei a escrita da autora , amei a perspetiva da história , amei tudo . Esse livro é preciso pq não traz só a luta , mas tbm a família , o racismo , o quanto a justiça é falha , o quanto é importante ter uma família que te apoia , o quanto é importante ser você mesmo , essa leitura me ensinou muita coisa, se tiverem a oportunidade de ler , leiam .

A história em si é muito triste , as vezes queria entrar no livro e abraçar Starr e contar o quanto ela era forte e corajosa. Um personagem que me surpreendeu foi Cris , não tava muito indo com a cara dele , acabou que comecei a amo-lo por esta com Starr em todos aqueles momentos.

A sensação de fúria que esse livro traz é inexplicável, o que me deixa mais triste é saber que isso acontece diariamente. Mas o livro mostrou é que nossa voz é nossa arma , e o quanto é importante usar-lá.Você é corajosa Starr ??

Estou louca pra ler o outro livro da autora.
Maria.Clara 02/03/2022minha estante
Um dos melhores e mais relevante livro que já li ?

Natália 22/06/2021

NECESSÁRIO !
Que livro incrível !! Me trouxe um turbilhão de sensações, me sinti triste, tensa e injustiçada, mas a cada página tive um novo aprendizado.
É muito triste saber que existem milhares de Khalils sendo injustiçados pelo mundo, mas não podemos nos calar. ? Nossa voz é nossa maior arma ?.
Com certeza irei reler um dia e reviver essa experiência.
Esse livro é uma lição de vida e empatia. Todos deveriam ler !

Jack 13/06/2021

O livro cumpre ao que se propõe.
O ódio que você semeia traz uma excelente reflexão sobre o racismo presente em nossa sociedade.
Durante a leitura muitas reflexões são expressas ao leitor: George Floyd dentre tantos outros nomes que são oprimidos unicamente pela etnia negra. O racismo estrutural presente em nossa sociedade e que é propagado muitas vezes sem que os autores percebam ou o façam intencionalmente, mas que exprimem e oprimem.
Não basta não ser racista: é necessário ser antirracista.
Mariana.Schmall 14/06/2021minha estante
Uma desses pego esse livro pra ler também!

Jack 15/06/2021minha estante
Recomendo! O livro em si é um livro fácil de ler... mas a reflexão que ele nos traz é complexa

Mariana.Schmall 15/06/2021minha estante
Eu imagino que seja sim. Já coloquei como meta de leitura. Obrigada pela dica!

Joel.Martins 05/09/2020

Simplesmente necessário.
Discutir um assunto tão atemporal como o preconceito/racismo é fundamental, porque "o ódio que você passa pras criancinhas fode todo mundo".
Que leitura gostosa. As orações do pai da Starr são demais... Tudo no livro é um ensinamento.
Favoritado!!!¹

taylors19 30/12/2022

thug life
esse livro nos mostra uma realidade tão triste e cruel, mostra a realidade que vivemos, eu tmb gostei bastante de como a autora mostra que nossa voz é a nossa arma, pq de fato é, e eu acredito muito nisso,eu queria falar mais, mas eu realmente não consigo achar palavras pra falar tudo o que quero, só sei que é uma obra de arte, uma escrita incrível, e eu daria muito mais do que 5 estrelas, eu recomendo muito ele !

fev 13/01/2021

Não tem como não ter uma mistura de sentimentos quando você está lendo O ódio que você semeia. Acredito que se você for negro a situação é mais intensa.

O livro é baseado nos assassinatos de jovens negros por policiais. Starr, a protagonista, foi testemunha da morte de um antigo amigo. Na história vemos o desdobramento de como isso afeta a vida dela. Um spoiler: o livro é muito real.

Enquanto vidas negras forem tratadas como algo menor ainda existirão crimes dessa forma. Ainda existirão reações nas mesmas proporções.

Esse é um livro que as pessoas deveriam ler para praticar a empatia e entender como negros são marginalizados. Ou como muita gente que está ao nosso redor pratica racismo e não se sente mal por isso, ou também não consegue enxergar e refletir sobre as coisas que falam. A situação do Brasil é diferente quando se fala de racismo, mas o tratamento é o mesmo ou até pior. É um julgamento através de esteriótipos que não fazem sentindo.

Foi um jornada gostosa acompanhar a Starr e sua família incrível. E também dolorida perceber a realidade negra periférica dos Estados Unidos. Era possível me se sentir meio intimidado quando qualquer policial aparecia na história. Não tinha como não sentir raiva lendo e imaginando tudo aquilo acontecer.

Se você não gosta de negros, não nos veem como pessoas iguais e acredita nos esteriótipos preconceituosos ditos pela sociedade sobre a nossa raça, por favor, passe longe desse livro. Com certeza, você vai arrumar um jeito de culpar o Khalil pelo o assassinato dele.

Boa leitura. Recomendo!

Ma 16/03/2021

O que falar?
O que falar a respeito desse livro além de( leiam),como já tinha dito antes foi o primeiro livro que me fez chorar.
Chorar por saber que isso acontece na vida real e não somente em um livro,chorar pq tem muita gente que sofreu ,vai sobrefrer e está sofrendo a mesma coisa que Starr ou parecida,chorar por saber que a disputa por igualdade e reconhecimento ainda são necessários.
Na minha opinião só digo uma coisa (leiam) .
Se alguém tiver livros parecidos que ache legal eu ler mande a indicação,pode ser de história de alguém ou sobre história (passado) n ligo só mandem.

Bren 02/08/2021

EU AMEI.
O livro todo te envolve na história e te prende a cada página. A obra em si foi bem pensada e bem executada, sem dúvidas. O livro te traz muitos sentimentos (EU CRIEI ÓDIO PELO POLICIAL, eu queria entrar na história e acabar com a cara dele. Aliás, só chorei e passei raiva mas faz parte). Enfim, o livro é ótimo e quase chega a ser um dos meus preferidos. Eu o achei na biblioteca da escola mas tive de devolver algumas semanas depois então digamos que eu sinto falta dele.
Gab 02/08/2021minha estante
Eu tô querendo comprar ele, mas já comprei meus livros do mês... :(

Ewy 19/07/2022

Um livro muito bom, com uma crítica social e debates essenciais. Eu simplesmente precisava parar de ler as vezes porque ele é bem forte e pesado em alguns momentos mas é muito bom ler a forma que a Starr lida com tudo, descobrindo mais ou menos como o mundo funciona e o que o racismo faz. Todo mundo deveria ler esse livro.