Sobre Gatos

Sobre Gatos Charles Bukowski

Resenhas - Sobre Gatos

1 | 2 | 3 | 4 | 5

auroras 04/11/2022

O gato é o belíssimo diabo.
"Você tem um gato? Ou gatos? Eles dormem, baby. Eles conseguem dormir vinte horas por dia e são lindões. Sabem que não há motivo algum para grandes exaltações. A próxima refeição. E uma coisinha para matar de vez em quando. Quando estou sendo rasgado pelas forças, simplesmente olho para um ou mais dos meus gatos. Há nove deles. Simplesmente olho para um deles dormindo ou meio-dormindo e relaxo. Escrever também é meu gato. Escrever me permite encarar a coisa. Esfria minha cuca. Por algum tempo, pelo menos. Aí me dá um curto-circuito e preciso fazer tudo de novo. Não consigo entender escritores que decidem parar de escrever. Como eles esfriam a cuca?"

Esse livro traz uma coletânea de poemas sobre gatos e da vivência pessoal do Bukowski com eles e com o seu cotidiano mesmo. São poemas bem originais e particulares do autor. Gosto da escrita curta e direta do Bukowski, sei que muitos não gostam dele e tal, não julgo, mas sempre gostei muito dos poemas e da escrita dele. A edição que tenho é a pocket, ela é muito bem feita e traz fotos dos gatos do Bukowski, confesso que quando li esse livro pela primeira vez me surpreendi com o amor dele pelos felinos, muito gateiro mesmo. Foi uma leitura tranquila, decidi reler por estar precisando ler algo mais tranquilo e rápido por conta da faculdade, estou contado os dias para esse semestre acabar, não aguento mais!
Recomendo essa leitura para todos os amantes de gatos e para aqueles que a curiosidade for despertada.

Observação: Eu sou muito gateira, estou escrevendo essa resenha enquanto os meus dois gatos estão deitados ao meu lado.?
Rafael1474 02/04/2023minha estante
Muito bom!

auroras 03/04/2023minha estante
Demais! É interessante ler sobre a admiração do Bukowski pelos gatos.

Manoela138 04/08/2022

Sobre gatos
Não gostei muito dos poemas, ainda bem que é curto, mas adorei ver as fotos do Bukowski com os gatinhos dele, uma graça, só por isso valeu a pena ler.
Sabrina758 07/02/2023minha estante
af, eu gostei

Manoela138 07/02/2023minha estante
estou surpresa kkkk

Luciano Luíz 24/09/2017

Mais um Bukowski. Agora os poemas, contos e crônicas tem relação com gatídeos... O velhote era apaixonado por estes bichos de quatro patas e quando a narrativa não era diretamente sobre eles, então havia de alguma forma uma ou outra referência. Não há nada de diferente neste livro se colocado ao lado de qualquer outro da obra bukowskiana. E isso é ótimo. Apesar de conter a informação de que todos os textos são inéditos, na verdade alguns poucos são conhecidos, mas a diferença é que neste caso há algumas mudanças narrativas, já que foram coletados de manuscritos e revistas e então comparados aos que foram compilados em outros títulos, sendo assim versões inéditas de alguns já publicados. Livro pequeno, na verdade um livreto. Vem com muitas fotos e como de praxe, a maioria já conhecemos, porém, tem algumas que são verdadeiramente inéditas (pelo menos pra mim) e claro, que são dos gatos... Enfim, são textos que mesclam o cotidiano real e vulgar da sociedade, com aquelas palavras que pra uns soa como imoralidade, mas que na realidade é apenas isso: a vida real sob os olhos de um escritor que sabia o que estava fazendo.

Nota: 10

PS - somente o primeiro conto tem o começo que parece inacabado, como se ainda fosse um rascunho (ou somente eu penso assim?!), mas depois fica melhor. É pequeno, mas se percebe que independente de tamanho (quase) sempre há idas e vindas na ideia de como escrever.

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/lucianoluizsantostextos/

Na Literatura Selvagem 19/12/2017

Bukowski e seu amor pelos felinos...
Sobre Gatos é uma publicação da L&PM Editores que compila alguns dos escritos da obra de Charles Bukowski sobre os felinos, uma das paixões do escritor alemão naturalizado americano. Bukowski é conhecido por sua crueza em abordar temas do cotidiano, mesclados com agruras e decadência existencial, muitas vezes retratando a si mesmo em seus personagens, que personificam vagabundos, prostitutas e bêbados, pessoas desesperançadas e alheias, entorpecidas pela dureza do cotidiano. Nesses contos e poemas não seria diferente, mas aqui conhecemos uma faceta do autor que beira o sensível. Ele era um amante dos bichanos peludos...

leia mais em

site: http://torporniilista.blogspot.com.br/2017/10/buk-sobre-gatos.html

Biblioteca Álvaro Guerra 20/03/2018

Charles Bukowski, o poeta da sarjeta e da ressaca, o romancista do desencanto do sonho americano, quem diria, tinha um fraco por bichanos peludos e ronronantes.

Empreste esse livro na biblioteca pública

Livro disponível para empréstimo na Biblioteca Municipal de São Paulo. Basta reservar! De graça!

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788525434296

Lavinia 17/02/2019

"Sobre gatos", Charles Bukowski
"Os animais são inspiradores. Eles não sabem mentir. São forças naturais. A TV pode me deixar mal em cinco minutos, mas posso olhar para um animal por horas e não ver nada além de graça e glória, a vida como ela deveria ser".

O livro reúne textos da obra de Charles Bukowski sobre uma de suas grandes paixões: os gatos. Para Bukowski, os gatos não são apenas bichinhos fofinhos, mas também criaturas sábias, travessas e rebeldes que vivem conforme suas próprias regras.
Eu não tenho um gato, mas consigo me identificar com esse amor pelos animais e achei as observações do autor bastante divertidas e até mesmo encantadoras.

site: @sobrepaginas (instagram)

Mayara 09/12/2019

"Estamos todos juntos em lugar nenhum e isso é esplêndido"
Há livros em que é possível desvincular autor e obra, em que não faz diferença conhecer um pouco sobre o escritor para apreciar o seu trabalho. Há outros em que o exato oposto acontece: não é possível ler um poema, um conto ou um romance de Charles Bukowski sem ler o próprio Charles Bukowski. A personalidade do homem por trás da máquina de escrever está impregnada em cada palavra de uma forma tão íntima que é possível imaginá-lo datilografando, cinzas de cigarro caindo entre as teclas, uma taça de vinho ao lado da máquina e um gato enroscado aos seus pés.
"Sobre gatos" é, de fato, sobre gatos. Mas também não é. É sobre Bukowski, é sobre as mazelas da vida, é sobre a escrita, é sobre o amor e é sobre a condição absolutamente ridícula de ser humano. E tudo isso tem a ver com os felinos, porque eles entendem a natureza da existência de forma muito mais clara do que nós. Com sua simplicidade inata, mal eles sabem "quão nervosa e incompletamente nós humanos dormimos e vivemos". Não temos lugar aqui nesse mundo; somos todos vagabundos da rua.
Mas entre os papos furados, a estupidez e as nulidades do dia a dia, encontramos beleza às vezes. "A mágica persiste sem a nossa presença, não importa o que façamos contra". Bukowski diz que as coisas perdem seu valor natural quando se aproximam do humano, e precisamos dos gatos para trazer de volta esse valor, para nos lembrar da essência da vida que tanto gostamos de ofuscar com banalidades. Precisamos dos gatos. Da arte. Da escrita. Da poesia.
Precisamos do "velho safado", que com suas ressacas, putarias e tudo o mais que apressadamente julgamos como imoral, nos resgata da monotonia e do torpor do cotidiano, nos devolvendo um pouco de vitalidade para continuar vivendo em meio ao caos.

"Isso é tudo".

Jula 08/04/2020

Quem diria que um bêbado tarado compartilharia do mesmo amor que eu, uma alcoólatra tarada

Luciano 30/04/2020

"Escrever também é meu gato."
Um livro de prosa e poesia inteiramente sobre gatos não tinha como dar errado, não é mesmo?

Gabrieli 05/05/2020

Simples e bom.
"Na minha próxima vida quero ser um gato. Dormir vinte horas por dia e esperar que me alimentem. Só ficar atirado, lambendo a minha bunda. Os humanos são infelizes e raivosos e bitolados demais." Aqui vemos um Buk "suavizado" ao descrever os felinos.

Yasmine Maluf | @jornadaliteraria__ 06/05/2020

?Uma das melhores coisas a respeito dos gatos é quando você está se sentindo mal,
muito mal ?
se você apenas olhar para um gato esfriando a cuca
do jeito que eles fazem
é uma lição de perseveração contra
as adversidades, e
se você puder olhar para 5 gatos
é 5 vezes melhor.

- Sobre gatos, Charles Bukowski.

LetAcia1091 12/02/2024

Sobre gatos
Sempre gostei de bukowski, seja pelo seu jeito realista demais de escrever, ou apenas sua personalidade, que o mesmo nunca vez nenhuma questão de esconder ou melhorar. Ele provavelmente ama poucas coisas, mas com certeza amava seus gatos, não a nada mais claro que isso. Vemos claramente nesta obra, onde reunem-se vários pequenos poemas que bukowski escreveu sobre seus gatos.
Todos com detalhes sobre sua personalidade e aparência. E é lindo ver esse zelo por seus animaizinhos

Karinne 11/09/2020

Felinos, o álcool, sentimentos e Bukowski, um junção maravilhosa.

Izzy 28/09/2020

Bukowski era um amante de felinos
Tinha como dar errado? Pedaços de poemas, contos... escritos e fotografias em uma coletânea de homenagem para os grandes ?professores? de Bukowski. Nossos queridos gatos bacanas ?

André 13/11/2020

Fico impressionado como há coisas universais e belas a serem ditas sobre os gatos.

1 | 2 | 3 | 4 | 5