Em Nome dos Pais

Resenhas - Em nome dos pais

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Scaldini 16/12/2022

UM SOCO NO ESTÔMAGO
O autor volta no passado e conta a história dos pais, que foram presos políticos na ditadura militar. Os relatos são fortíssimos baseados em entrevistas e documentos. INDICO O LIVRO PARA TODOS OS CIDADÃOS BRASILEIROS. impecável

Lara 11/12/2022

Bom.
Eu gostei do livro até, a história é super interessante, a escrita do autor é envolvente e fala sobre um assunto muito necessário, principalmente com tudo que está acontecendo agora, a ditadura foi um período extremamente nocivo que precisa ser sempre ressaltado, aparentemente as pessoas gostam de esquecer.

Eu me senti muito envolvida no livro no início, do meio pro fim eu me desliguei um pouco, confesso, mas é muito bom. Acho que eu me perdi um pouco quando o autor começou a focar em certas coisas que eu não concordo muito e não me interesso, mas ai realmente é uma questão de opinião.

O livro é bom, vale a pena!

Ingryd.Lorena 25/10/2022

Não necessita de nota
Nossa que história, terminei esse livro antes da aula de história e meu professor falou algo muito real, o brasileiro não quer saber história, e eu fico muit feliz de ter encontrado esse livro, não precisa de nota, até pq são relatos, que deixa qualquer pessoa sabe pensando muito sobre o assunto e principalmente quando é brasileiro, uma ótima indicação, é principalmente agr a eleição final tá bem aí, e sabe nenhuma palavra consegue explicar esse livro do jeito que ele precisa.

Lilian 16/10/2022

Em nome dos pais
Peguei esse livro pelo período, não conhecia o autor. Pra mim nenhuma leitura é totalmente perdida é lógico, sempre há exceções mais não é o caso aqui. Para mim, o complicador desse livro é que sendo eu capixaba a expectativa de leitura desse texto acabou me criando uma expectativa que não é culpa do autor e creio que poderia ter sido sanada se ele tivesse tido uma análise editorial daqui do Espírito Santo também, sem abrir mão da dele, o que eliminaria esses entraves linguísticos próprios da diversidade brasileira que acho tão rico e lindo e levo esse cuidado até como forma de respeito algo tão caracterizado nesse texto.
Do mais, entendo a necessidade do autor de falar do assunto, não vejo como oportunismo, como mãe, considero muito necessário deixar cravado na memória de nossos filhos as suas origens e a importância dessa história nunca ser esquecida e sempre sem recortadas para as próximas gerações. Temo que saber sempre como chegamos aqui, temos que saber aquilo de que somos feitos. Os filhos da ditadura são feitos de medo, covardia, descaso e outros sentimentos e ações nada nobres. Mas eles também são feitos de muita luta, coragem, persistência, insistência recomeço, perdão, amor e todos esses sentimentos altruísta que são resguardados pela esperança. Por tudo isso, esse texto vale muito a pena. Parabéns Matheus a coragem também é condutora.

Wolsey 14/10/2022

Sensível e diferente. Gostei!
Bem diferente do que eu esperava.
Apesar do tema, consegue ser delicado.
Em um mau resumo, trata da busca de um filho pelos envolvidos no episódio da prisão e tortura de seus pais. Mas não é somente isso. O livro consegue expor claramente que aquele período não só marcou a trajetória dos envolvidos como ainda reverbera na vida de seus descendentes... de ambos os lados.
Gostei!

Emilly1245 16/09/2022

Surpreendente
Acabei e que livro forte! Muita coisa que foi falada aqui e que nunca foi mostrada pra minha geração, acredito ate para a anterior. No início capenguei pra ler, achava meio chato, mas depois fluiu

Laura 07/09/2022

O livro pelo que representa é importantíssimo e tem um conteúdo muito bonito porém a maneira da escrita, como a história foi se desenrolando e a religiosidade do matheus leitão não falaram diretamente comigo, talvez eu não seja o público pra quem ele escreveu mas o seu conteúdo de pesquisa me fez ler até o final.

Blenda Costa 03/07/2022

É um livro que conta a história de vários personagens da Ditadura Militar Brasileira E como foi a passagem deles nesse momento Sombrio da história brasileira. É um livro estrela extremamente forte, poderia ser cheio de raiva, que seria inevitável considerando a posição do escritor, mas na verdade é um livro que transmite á esperança e tolerância.??

Antonio Maluco 20/06/2022

Ditadura Militar
O livro conta histórias de vários personagens da Ditadura Militar Brasileira e como foi a participação deles nesse momento triste na história do Brasil

Elion.Gabriel 05/06/2022

Que dor!
?Em Nome dos Pais?, do célebre jornalista investigativo Matheus Leitão, é um soco no estômago! Com digressões entre presente e passado, Matheus, que também narra o livro, tenta conhecer mais sobre o demônio que assombrou seus pais durante a juventude e que ecoa até os dias atuais: a ditadura.

Fernanda 22/05/2022

Em nome dos pais
Uma obra imperdível para quem sem interessa pelo tema ?ditadura de 64?. Não somente pelo aprofundamento histórico, mas principalmente pelo viés humano trazido pelo autor.
Um livro extremamente forte, a ponto de ser necessário pausar a leitura em alguns momentos para respirar. Poderia ser um livro carregado de raiva, o que seria escusável, considerando a posição do autor, mas na realidade é um livro carregado de esperança e tolerância.
Qualquer outra coisa aqui escrita não refletirá a intensidade dessa obra.
Por favor, leiam!

Tatiane.Costa 22/04/2022

"Indispensável, ensina que se pode perdoar mesmo sendo difícil mas esquecer jamais."
"Um grito de amor e de protesto numa reportagem obstinada que reúne o que o jornalismo tem de melhor. Histórico."

Maria.Clara 19/04/2022

Necessário.
Esse livro veio a mim através de várias amigas que disseram que era um trabalho de pesquisa maravilhoso. Fui sem nenhuma expectativa e sem ler nada sobre ele. Quando descobri que o descobri que esse seria um livro sobre a ditadura militar e sua tortura, principalmente sobre a tortura que os pais do Matheus Leitão sofreram(sendo a sua mãe a jornalista Míriam Leitão). Pensei que seria o livro perfeito para começar os meus estudos sobre o assunto, felizmente estava certa sobre isso.
Há todo tempo pensei se eu como uma jovem de 19 anos de idade daria conta de sofrer o que Míriam sofreu com essa mesma idade, será que se houvesse outra ditadura conseguiria passar por tudo isso com bravura? Eu certamente, não me calaria e tentaria lutar com todas as minhas forças contra o sistema opressor.
Cada relato, cada entrevista, cada frase marcada ficará comigo guardado, como símbolo que isso deve ser falado por mais doloroso que seja, por mais intimista que pareça. A história, os livros históricos tem como dever relembrar o passado e não deixar que a gente repita ele. Quem esquece da sua própria história, está condenado a repeti-la.

Frase favorita do livro entre tantas outras:

?[...] Quem tem direito ao esquecimento são as vítimas ou os parentes da vítimas, que, por problemas próprios que não cabe aqui discutir, não querem ver mais o assunto ser debatido e os nomes trazidos de novo à discussão. no que se refere aos algozes, o direito é ao contrário, é o direito à verdade. A sociedade brasileira tem que saber o que se passou para que num futuro, que eu espero inexistente, mas se houver, possamos analisar quão grave é a quebra de um regime democrático e a implantação de um regime totalitário[...]?

Kaprãn 31/03/2022

Houve ditadura siiim!
É muita coincidência eu terminar de ler esse livro hj, dia 31 de março, justamente quando marca 58 anos do maior regime ditatorial que o Brasil já enfrentou e há quem diga que não existiu. Precisamos de mais livros como esse para que isso nunca mais aconteça!

Bru 23/03/2022

Ótima leitura para quem deseja entender um pouco mais sobre o contexto da ditadura militar no Brasil. O autor, ao narrar sua busca particular, acaba por trazer diversas informações relevantes sobre a repressão militar e os envolvidos na mesma.

1 | 2 | 3 | 4 | 5