Em Nome dos Pais

Resenhas - Em nome dos pais

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Daniel Dornelas 30/06/2020

EU NUNCA LI NADA IGUAL
"Em nome dos pais" é um livro muito forte.

Narrado em primeira pessoa pelo Matheus Leitão, a obra representa a sua busca pela história dos pais, Miriam Leitão e Marcelo Amorim, que foram presos durante a ditadura militar.

A busca de Matheus inclui entrevistas muito tensas e relatos das torturas sofridas pelos pais e por outros colegas que também foram presos políticos.

Eu aprendi muito com esse livro e indico para todos os brasileiros, afinal, é necessário conhecer a História para não repetir os erros do passado.

A resenha completa está disponível no canal.

youtube.com/DANIELDORNELAS
Carla.Zuqueti 30/06/2020minha estante
Eu amei o livro. Em pensar que temos negacionistas que ainda afirmam que a ditadura brasileira foi branda. Livro muito triste.

Daniel Dornelas 01/07/2020minha estante
Exatamente! O mais triste é que as pessoas tentam negar a história.

ToniBooks 16/02/2022

O aparelho
Entre os anos de 1964 a 1985 do Século XX, instaurou-se no Brasil uma crise institucional motivada pelo contexto político e a tensão entre nações democráticas e os países comunistas. Estamos falando do governo militar, período controverso, no qual diversos direitos civis foram regulamentados pela Lei de Segurança Nacional, sendo, alguns desses direitos, até mesmo mitigados em favor do regime democrático. Por outro lado, os que militaram no PC do B, naquele momento, posto na ilegalidade, afirmam que lutavam por liberdade de expressão e por uma economia igualitária, tendo sido, por isso, presos, torturados e mortos pelos militares. Em meio a esses fatos históricos, Matheus Leitão narra a trajetória de seus pais, Mírian e Marcos; dois jovens comunistas e apaixonados, engajados na resistência contra o que se convencionou chamar de ditadura militar. Uma história cheia de aventura, lágrimas e a busca pelo perdão.

Blenda Costa 03/07/2022

É um livro que conta a história de vários personagens da Ditadura Militar Brasileira E como foi a passagem deles nesse momento Sombrio da história brasileira. É um livro estrela extremamente forte, poderia ser cheio de raiva, que seria inevitável considerando a posição do escritor, mas na verdade é um livro que transmite á esperança e tolerância.??

Marcus.Dionizio 04/05/2021

Revoltante
"quando não expurgamos violações de direitos humanos, um ex-militar acusado de ter estuprado uma presa política indefesa durante a ditadura pode levantar a dúvida de que ela mentiu. Isso em sua casa de praia, sem nunca ter enfrentado um julgamento."

Narrado em primeira pessoa, a obra apresenta a busca do autor pela história dos pais, que foram presos e torturados pela ditadura militar no Brasil.

Matheus é muito corajoso e não tem medo de enfrentar os possíveis torturadores de seus pais. As entrevistas são incríveis.

Livro difícil de ser digerido pela quantidade de absurdo que o ser humano é capaz de fazer. Mas extremamente necessário para sempre nos lembrar de nunca mais aceitarmos nós submeter a tais violações de direito.

GreiceLague 10/07/2021

Senti a necessidade de fazer seguidas pausas durante a leitura, os relatos de torturas e agressões psicológicas foram demasiadas intensas ao meu ver. Um livro extremamente necessário, cheio de fatos históricos e pontuações interessantes do autor que me fez analisar não só a ditadura militar mas também no meu íntimo pessoal.

Marydalle 14/11/2023

O Passado que Jamais deve ser Esquecido
De início já registro que a revisão desse livro é impecável, Matheus escreve muito bem, ele consegue prender o leitor principalmente pela emoção, ao vermos um filho em busca de respostas perante o passado de seus pais, que foram torturados em meio a repressão da ditadura militar. Ele conseguiu ser profissional em meio a entrevistas com ex-militares que cometeram atrocidades e até com o delator dos próprios pais, manteve o seu raciocínio inicial de querer dialogar e não fomentar discussões acaloradas onde o ódio sobrepujaria o real significado da narrativa.

OLHAR DO TEMPO
Olhei para o mar aquele dia e não vi
(mas queria ter visto)
seu olhar compassivo atravessando o tempo
e me acolhendo.
Errei. Talvez demasiado.
Mas seu olhar, através da vida não nascida,
do tempo ainda por existir,
me diria que eu acertara
ao errar tão perigosamente.
Lancei sobre o mar da pequena praia um olhar desolado
como quem joga uma garrafa ao oceano.
Ela atravessou com meu recado
o cruzamento dos tempos
e chegou às suas mãos.
Quando nem eu mais entendia meus atos
seu olhar traz de volta o meu retrato em preto e branco.
Eu, perdida e angustiada,
cabelos em desalinho,
queria apenas dizer que faria meu caminho à minha maneira.
A praia era uma pequena abertura,
uma janela estreita para espreitar o mundo.
Ah, o mundo…
ele era vasto e verde,
era trágico e belo
como uma paisagem perfeita depois do despenhadeiro.
Eu quis andar sobre as águas
e assim me afastar do que me aprisionava.
Perdi todo o peso que tinha para ficar leve como pluma
e o mar me levar.
Queria boiar, obediente às ondulações das águas,
até um ponto onde houvesse de novo terra firme.
Mesmo assim, fiquei estática,
com os pés afundando na areia,
prisioneira daquele ponto fixo
onde fui condenada a ficar.
Se ao menos eu tivesse visto o seu olhar compassivo
atravessando o oceano e o calendário
eu, em paz, esperaria
o dia depois daquele dia.
POESIA DE MÍRIAM A MATHEUS, ESCRITA EM JUNHO DE 2016,
APÓS LER OS ORIGINAIS DESTE LIVRO.

Lizandra.Mirelle 31/01/2023

De filho para pai
A história desse livro retrata a busca de Matheus sobre a época em que seus pais foram presos políticos devido a ditadura militar que tinha instaurado no país. Em 72, Miriam e Marcelo lutava pelo um país democrático e foram presos justamente por querer exercer esse direito.
O livro narrado em primeiro pessoa, tem várias passagens fortes, além de contar com inúmeras informações e relatos, para que, possamos entender esse passado sombrio que houve na história do nosso país.
Matheus foi um homem extremamente corajoso de ter enfrentado militares, que numa época, foram torturadores.
E o que mais esse livro reforça é a impunidade que o governo brasileiro teve com as vítimas dessa época (olha que foram muitas pessoas) e passou pano pra inúmeros monstros que fizeram atrocidades, numa época que deu liberdade a se cometer tantos crimes.
E quem disser que não houve ditadura no país, é porque já morreu por dentro, está esperando somente o enterro mesmo.

joaoaranha 08/08/2021

Ótima Saga. Necessária Rememória.
Terminei de ler, num domingo de manhã, "Em nome dos pais", de Matheus Leitão, pela Intrínseca, em que conta a saga do jornalista para entender e esclarecer a saga de tortura e violência que seus pais (Miriam Leitão e Marcelo Netto), além de vários outros militantes do Partido Comunista do Brasil no Espírito Santo, sofreram pelas mãos da ditadura militar no Brasil.

A história é contada de forma que nos leva a mergulhar nela com muita facilidade. Ao mesmo tempo, nos presta um serviço extremamente importante, de pôr à tona essas histórias, de várias que aconteceram nesse período tão nefasto de nossa história - mas que não deve ser esquecido jamais, para que nunca mais volte.

Em tempos onde temos uma ruptura da democracia acontecendo aos nosso olhos (com quem está no poder), histórias como essa se fazem cada vez mais importantes. Leitura muito boa e muito reflexiva.

Recomendado.

Sabrina.Leonhardt 19/09/2021

Livro extraordinário!
Leitura mais do que necessária para compreender um passado sombrio e nebuloso que assolou o nosso país no período da Ditadura Militar.
Leitão traz uma narrativa que prende e que retrata de forma vívida os horrores passados pelos seus pais dentro das paredes do Batalhão onde foram presos.
Para que jamais nos esqueçamos desses anos de chumbo no Brasil, por favor, leiam Em Nome dos Pais!

Adriana854 17/10/2023

Em Nome Dos Pais
"Em Nome dos Pais" é um daqueles livros essenciais para entendermos o tamanho da atrocidade que foi a ditadura militar no Brasil. Em tempos tão sombrios, como estamos vivendo, é um livro de extrema importância e que deve ser lido por todos. Aliás, é para ser lido e relido várias vezes para nunca esquecermos.

TÍTULO: "Em Nome Dos Pais"

AUTOR: Matheus Leitão

EDITORA: Intrínseca

SINOPSE: Desde pequeno, Matheus Leitão ouvia as expressões ?perseguição?, ?prisão? e ?porão? sussurradas por seus pais, os jornalistas Marcelo Netto e Míriam Leitão. A assustadora palavra ?tortura? apareceu bem mais tarde. Movido pela curiosidade de compreender o passado, o jovem perguntador passou a recolher retalhos de uma história dolorosa, que se iniciou em 1972, no Espírito Santo, quando os pais militavam no PCdoB. Delatados por um companheiro, foram presos e torturados. Na ocasião, Míriam estava grávida de Vladimir, o primeiro filho do casal.
Matheus também seguiu a carreira de jornalista, dedicando-se a reportagens sobre direitos humanos e ditadura. Em nome dos pais é resultado de suas incansáveis investigações, que começam pela busca do delator e seguem com a localização dos agentes que teriam participado das sessões de tortura de seus pais. Passado e presente se entrelaçam nessa obra, que reconstitui com rigor eventos do início dos anos 1970 e, ao mesmo tempo, apresenta a emocionante peregrinação do autor pelo Brasil atrás de respostas.
Uma história sobre pais e filhos, sobre reconciliação e responsabilidade, sobre encontros impossíveis. É também uma história sobre um país que ainda reluta em acertar as contas com um passado obscuro.

Wesley.Paixao 17/10/2023

Fiquei preso na história (real) do início ao fim.
Por ser filho de brasileiros presos e torturados pela regime militar, Matheus Leitão, filho da jornalista Miriam Leitão, cresceu ouvindo falar um pouco aqui, um pouco ali, sobre a ditadura militar brasileira, no ambiente familiar. A despeito disso, as respostas de seus pais sobre suas histórias particulares eram sempre evasivas, dada a dificuldade em se lembrar de um tema que revira seus estômagos até hoje. Assim, Matheus buscou informações das mais variadas formas: listas de nomes e telefones, documentos no Superior Tribunal Militar e batia na porta da casa dos envolvidos nos casos. Entre eles estavam ex-militantes que foram companheiros de seus pais na guerrilha do então partido clandestino e hoje conhecido PCdoB. Mas além deles, também o suposto delator que permitiu a prisão de seus pais, além dos próprios torturadores. Nisso o livro já te prende: será que eles estão vivos? Vão receber Matheus bem? Será que o delator e os torturadores se arrependem? Eles confessam? Pedem perdão? E os pais de Matheus? Perdoam essas pessoas? O livro não para nunca ao mostrar essa busca por alguns anos. O livro revela o comportamento dissimulado das forças armadas: naquela época, prendia-se sem mandado de prisão e os presos eram obrigados a assiná-los posteriormente e de forma retroativa, e documentos eram assinados por quem não deveria, só pra ficar em alguns exemplos. Já atualmente, os militares que presenciaram os atos mais grotescos naquela época contra o ser humano, hoje, quando questionados, dizem não saber de nada. ?Em nome dos pais? também descreve as terríveis torturas pelas quais seus pais e outros companheiros passaram. É o tipo de livro cuja leitura nunca vai te cansar.

Eliz 12/03/2021

Ditadura
Relato forte, embora não seja o mais dramático que já li sobre o período. O final é simbólico e um triste retrato de como encaramos nosso passado, como nação: não há dialogo

Kammler 10/05/2021

Uma face da história
Matheus Leitão se propõe a contar a versão dos fatos vividos pelos presos políticos da ditadura, mais específicamente seus pais. Como toda história, mostra uma das verdades, sendo que o livro em si mostra a faceta da esquerda e as incertezas, injustiças e punições vividas por quem esteve envolvido com o partido comunista ao fim da década de 1960 e início da década de 1970.

O relato muitas vezes íntimo me provocou inúmeras sensações: dor, lágrimas... um texto com caráter auto jornalístico que representa muito bem uma busca incansável de um filho apaixonado pelos pais.

O final me doeu intensamente. É o fim de uma história que não acabou, que nunca foi terminada. Ficou como ferida aberta pra mim, da mesma maneira que deve ter ficado em Miriam, Marcelo e Matheus.

Não é um dos livros que eu considero ?indispensável? na vida de alguém, mas definitivamente um livro que eu recomendo. É uma história real, intensa e com muitos aprendizados.

É uma visão majoritariamente esquerdista sobre o regime militar, mas uma visão necessária. Aos curiosos sobre o tema: deixo minha indicação. Leiam o livro de ?Mateus? Leitão

Priscila 23/03/2020

Em nome dos pais
O livro é excelente... mostra a busca de um filho pelo passado dos pais. Estes que sofreram na ditadura militar e carregam marcas do período. A coragem de Matheus em desenvolver o projeto, sua postura e seus sentimentos me emocionaram, chorei várias vezes durante a leitura. Acredito que sua missão de trazer o passado para a nova geração foi cumprida, a mensagem que carrega é grandiosa.

Antonio Maluco 20/06/2022

Ditadura Militar
O livro conta histórias de vários personagens da Ditadura Militar Brasileira e como foi a participação deles nesse momento triste na história do Brasil

1 | 2 | 3 | 4 | 5