Em Nome dos Pais

Em Nome dos Pais Matheus Leitão

Resenhas - Em nome dos pais

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Be__nights 12/12/2023

É um livro interessante pois se trata de um relato pessoal, uma tentativa incessante de desvendar o passado doloroso dos pais do matheus. Em alguns momentos, emocionante; em outros, desperta o ódio pelo ocorrido.

Marydalle 14/11/2023

O Passado que Jamais deve ser Esquecido
De início já registro que a revisão desse livro é impecável, Matheus escreve muito bem, ele consegue prender o leitor principalmente pela emoção, ao vermos um filho em busca de respostas perante o passado de seus pais, que foram torturados em meio a repressão da ditadura militar. Ele conseguiu ser profissional em meio a entrevistas com ex-militares que cometeram atrocidades e até com o delator dos próprios pais, manteve o seu raciocínio inicial de querer dialogar e não fomentar discussões acaloradas onde o ódio sobrepujaria o real significado da narrativa.

OLHAR DO TEMPO
Olhei para o mar aquele dia e não vi
(mas queria ter visto)
seu olhar compassivo atravessando o tempo
e me acolhendo.
Errei. Talvez demasiado.
Mas seu olhar, através da vida não nascida,
do tempo ainda por existir,
me diria que eu acertara
ao errar tão perigosamente.
Lancei sobre o mar da pequena praia um olhar desolado
como quem joga uma garrafa ao oceano.
Ela atravessou com meu recado
o cruzamento dos tempos
e chegou às suas mãos.
Quando nem eu mais entendia meus atos
seu olhar traz de volta o meu retrato em preto e branco.
Eu, perdida e angustiada,
cabelos em desalinho,
queria apenas dizer que faria meu caminho à minha maneira.
A praia era uma pequena abertura,
uma janela estreita para espreitar o mundo.
Ah, o mundo…
ele era vasto e verde,
era trágico e belo
como uma paisagem perfeita depois do despenhadeiro.
Eu quis andar sobre as águas
e assim me afastar do que me aprisionava.
Perdi todo o peso que tinha para ficar leve como pluma
e o mar me levar.
Queria boiar, obediente às ondulações das águas,
até um ponto onde houvesse de novo terra firme.
Mesmo assim, fiquei estática,
com os pés afundando na areia,
prisioneira daquele ponto fixo
onde fui condenada a ficar.
Se ao menos eu tivesse visto o seu olhar compassivo
atravessando o oceano e o calendário
eu, em paz, esperaria
o dia depois daquele dia.
POESIA DE MÍRIAM A MATHEUS, ESCRITA EM JUNHO DE 2016,
APÓS LER OS ORIGINAIS DESTE LIVRO.

Wesley.Paixao 17/10/2023

Fiquei preso na história (real) do início ao fim.
Por ser filho de brasileiros presos e torturados pela regime militar, Matheus Leitão, filho da jornalista Miriam Leitão, cresceu ouvindo falar um pouco aqui, um pouco ali, sobre a ditadura militar brasileira, no ambiente familiar. A despeito disso, as respostas de seus pais sobre suas histórias particulares eram sempre evasivas, dada a dificuldade em se lembrar de um tema que revira seus estômagos até hoje. Assim, Matheus buscou informações das mais variadas formas: listas de nomes e telefones, documentos no Superior Tribunal Militar e batia na porta da casa dos envolvidos nos casos. Entre eles estavam ex-militantes que foram companheiros de seus pais na guerrilha do então partido clandestino e hoje conhecido PCdoB. Mas além deles, também o suposto delator que permitiu a prisão de seus pais, além dos próprios torturadores. Nisso o livro já te prende: será que eles estão vivos? Vão receber Matheus bem? Será que o delator e os torturadores se arrependem? Eles confessam? Pedem perdão? E os pais de Matheus? Perdoam essas pessoas? O livro não para nunca ao mostrar essa busca por alguns anos. O livro revela o comportamento dissimulado das forças armadas: naquela época, prendia-se sem mandado de prisão e os presos eram obrigados a assiná-los posteriormente e de forma retroativa, e documentos eram assinados por quem não deveria, só pra ficar em alguns exemplos. Já atualmente, os militares que presenciaram os atos mais grotescos naquela época contra o ser humano, hoje, quando questionados, dizem não saber de nada. ?Em nome dos pais? também descreve as terríveis torturas pelas quais seus pais e outros companheiros passaram. É o tipo de livro cuja leitura nunca vai te cansar.

Adriana854 17/10/2023

Em Nome Dos Pais
"Em Nome dos Pais" é um daqueles livros essenciais para entendermos o tamanho da atrocidade que foi a ditadura militar no Brasil. Em tempos tão sombrios, como estamos vivendo, é um livro de extrema importância e que deve ser lido por todos. Aliás, é para ser lido e relido várias vezes para nunca esquecermos.

TÍTULO: "Em Nome Dos Pais"

AUTOR: Matheus Leitão

EDITORA: Intrínseca

SINOPSE: Desde pequeno, Matheus Leitão ouvia as expressões ?perseguição?, ?prisão? e ?porão? sussurradas por seus pais, os jornalistas Marcelo Netto e Míriam Leitão. A assustadora palavra ?tortura? apareceu bem mais tarde. Movido pela curiosidade de compreender o passado, o jovem perguntador passou a recolher retalhos de uma história dolorosa, que se iniciou em 1972, no Espírito Santo, quando os pais militavam no PCdoB. Delatados por um companheiro, foram presos e torturados. Na ocasião, Míriam estava grávida de Vladimir, o primeiro filho do casal.
Matheus também seguiu a carreira de jornalista, dedicando-se a reportagens sobre direitos humanos e ditadura. Em nome dos pais é resultado de suas incansáveis investigações, que começam pela busca do delator e seguem com a localização dos agentes que teriam participado das sessões de tortura de seus pais. Passado e presente se entrelaçam nessa obra, que reconstitui com rigor eventos do início dos anos 1970 e, ao mesmo tempo, apresenta a emocionante peregrinação do autor pelo Brasil atrás de respostas.
Uma história sobre pais e filhos, sobre reconciliação e responsabilidade, sobre encontros impossíveis. É também uma história sobre um país que ainda reluta em acertar as contas com um passado obscuro.

Clara.Seabra 29/08/2023

Foi como uma viagem no tempo
Amei o fato de ser narrado em primeira pessoa e o transporte feito por Mateus até os tempos da ditadura, aonde relata as dores e as lutas de seus pais fazendo seus leitores parte disso. Excelente obra nacional.

sirlani.lopes 22/08/2023

Que viagem ao resgate da memória
Muito interessante o relato do filho querendo resgatar as memórias de momentos impactantes da trajetória dos pais.

Christiane.Leite 02/05/2023

Matheus nos leva junto consigo de volta as entranhas obscuras da nossa história política durante a Ditadura Militar vivenciada por seus pais, Mirian (codinome "Amélia") e Marcelo (codinome "Mateus") durante a trajetória de luta pela democracia. Movido pelos relatos que sempre ouviu, seguimos juntamente a ele na busca pela verdade por trás daqueles que um dia delataram e permitiram com que seus pais fossem presos e torturados por naquela época cometerem os crimes denominados de "atos subversivos". O relato exposto pelo autor revela um terror muito maior do que muitos poderiam imaginar comparado a aqueles que muitas vezes aprendemos nas escolas durante as aulas de História. É uma obra de leitura necessária sobre um país que reluta em acertar as contas com seu passado obscuro. Para além de um recorte da história recente e encoberta do Brasil, a obra de Matheus Leitão é um resgate da história dolorosa e velada de sua própria família, é uma narrativa da luta por democracia, sobre dor, respeito e amor por aqueles que um dia lutaram, insistiram e resistiram para tudo aquilo que hoje temos aqui conquistado.

anne ;) 31/01/2023

Excelente
Tenho um sério problema: quando gosto muito de uma obra, dificilmente sei explicar meus sentimentos em relação a ela. Com Em Nome Dos Pais não foi diferente. Acho que alguns adjetivos descrevem bem: arrebatador, emocionante, único. Uma experiência que deveria ser obrigatória a todo cidadão brasileiro. Uma aula de história e de humanidade muito rica. Simplesmente muito bom.

Lizandra.Mirelle 31/01/2023

De filho para pai
A história desse livro retrata a busca de Matheus sobre a época em que seus pais foram presos políticos devido a ditadura militar que tinha instaurado no país. Em 72, Miriam e Marcelo lutava pelo um país democrático e foram presos justamente por querer exercer esse direito.
O livro narrado em primeiro pessoa, tem várias passagens fortes, além de contar com inúmeras informações e relatos, para que, possamos entender esse passado sombrio que houve na história do nosso país.
Matheus foi um homem extremamente corajoso de ter enfrentado militares, que numa época, foram torturadores.
E o que mais esse livro reforça é a impunidade que o governo brasileiro teve com as vítimas dessa época (olha que foram muitas pessoas) e passou pano pra inúmeros monstros que fizeram atrocidades, numa época que deu liberdade a se cometer tantos crimes.
E quem disser que não houve ditadura no país, é porque já morreu por dentro, está esperando somente o enterro mesmo.

Luizarthur8 25/01/2023

?Mas antes morrer ciente do que viver enganado.?
Livro obrigatório a todos, principalmente pra alguns acéfalos que negam a existência da ditadura no Brasil. Bem escrito, profundo, um sentimento.
?Apenas conhecendo nossa história, não repetiremos os mesmos erros.?

visreading 30/12/2022

um dos melhores da vida
eu sou suspeita pra falar de livro reportagem porque eu simplesmente sou obcecada pelo gênero

mas cada parte desse livro é GENIAL
a ambientação que mostra o autor visitando os quartéis onde os pais foram presos e torturados durante a ditadura
a descrição de como eram as reuniões de militantes na ilegalidade
a quase ida do pai do matheus pra lita armada no araguaia

eu terminei com a sensação que eu tinha visto um puta documentário no fim

pra mim a cena mais especial é quando ele relata que a mãe costumava cantar valor barato da gal (chega a fazer isso até minutos antes de ser presa se não me engano) e por isso essa música ficou meses martelando na minha cabeça

a cereja do bolo de tudo é descobrir que miriam ia colocar o nome do filho de ernesto (em homenagem ao che guevara) mas como o geisel (também ernesto) era o "presidente" da época preferiu por vladimir (em homenagem ao lenin). já o matheus vem do nome que o pai (marcelo) usava na ilegalidade lutando contra a ditadura

pra mim esse deveria se tornar um livro obrigatório quando o assunto é ditadura militar!

Ane 30/12/2022

Nos 45 minutos do segundo tempo de 2022, eu finalmente terminei esse livro. A demora para finalizá-lo não tem relação com a qualidade do livro, pelo contrário o livro é muito bem escrito e estruturado, mas tem relação com o peso do período da ditadura e das suas historias.
A busca por respostas não é completa, o que já era de se esperar de um país que não julgou os crimes do período ditatorial. Entretanto, o legado que ele nos deixa de revisitar a nossa história é essencial. Apenas conhecendo nossa história, não repetiremos os mesmos erros... e isso é mais que urgente no Brasil da atualidade.

nilo 27/12/2022

Enriquecedor
Sensacional, uma escrita bem meticulosa,vinda de um jornalista, que narra com detalhes a prisão de seus pais e a forma que torturavam os presos comunistas durante o regime militar, Para quem gosta de história, um prato cheio...

Rafa 21/12/2022

É tão importante que não esqueçamos. Essa é uma obra jornalística fenomenal e fundamental para compreensão dos anos de chumbo

1 | 2 | 3 | 4 | 5