Fool Moon

Fool Moon Jim Butcher

Resenhas - Fool Moon

FERES. D. 17/12/2023

Gostei muito
Muito mais ação e desenvolvimento em comparação ao primeiro livro. Um excelente livro pra curar ressacas literárias; curto, divertido.

Teo 15/07/2023

Uma boa leitura rápida e despreocupada
Eu conheci "the dresden files" pelo canal do YouTuber Daniel Greene. Ele diz que a série de livros demora para engatar e ficar realmente boa, no caso dele lendo até o oitavo pra gostar de verdade da série.

Isso me deixou um pouco com o pé atrás para começar a série pois é difícil despertar a vontade quando os próprios fãs fazem comentários como este, mas resolvi ler o primeiro e só achei bom, ele é interessante, com personagens gostaveis e um ritmo muito bom de leitura, não indo muito além disso. Esse segundo, apesar de explorar um pouco menos os outros personagens além do protagonista, acabou sendo ainda mais divertido e gostoso de se ler. O livro também amplia mais todo esse universo mágico, agora nos apresentado todo o contexto em relação aos lobisomens ao invés de mostrar apenas os magos e dizer que existe uma criatura ali e aqui, deixando o mundo mais interessante do que já era.

No meu caso já sei que não precisarei ler uma enxurrada de livros para saber que gosto desta série, desde o primeiro livro pude ver como é agradável e divertido de se ler, então só espero que quando chegue no que os fãs dizem que "realmente é bom" acabe se tornando algo verdadeiramente maravilhoso, não só uma boa leitura rápida de fim de semana.

Leo 26/12/2022

Agora sim!
Eu gostei do livro anterior, mas tinha sido um gostei meio com dúvidas, fiquei até pensando se continuava a série ou não, mas vi muitos comentários falando que a série fica boa lá pro sexto ou sétimo livro e pensei "caramba até lá vai ser ruim? não sei não", mas decidi dar uma chance ao segundo livro pra ver o que achava.
Aqui temos uma trama envolvendo lobisomens, e a mitologia criada pra essas criaturas tão retratadas na mídia para este universo é muito interessante e traz uma característica bastante única pra essa série. Muitas das minhas reclamações e pensamentos sobre o primeiro livro começam a mostrar que tem razão para serem dessas forma e não são coisas levianamente colocadas na trama, mas pensadas como falhas que vão ser explicadas com o tempo.
Novamente temos pecinhas colocadas em certas partes da história que dão um gostinho de quero mais pro futuro. Os personagens secundários aqui são bastante diversos e interessantes e conseguimos ver o aprofundamento na relação entre alguns personagens já conhecidos e um interessando desenvolvimento do próprio Harry Dresden.
iamlucaz 26/12/2022minha estante
Tenho o primeiro livro, publicado pela extinta editora Underworld. Quero muito dar uma chance pra essa série ainda!

Leo 26/12/2022minha estante
A quantidade de livros assusta, mas é uma leitura bem leve e os livros não são muito grandes, recomendo.

iamlucaz 26/12/2022minha estante
To pensando em pegar proximo ano. Queria uma leitura sobrenatural mais descontraída msmo

pedrO 11/01/2022

Pior que o primeiro, mas uma ótima leitura.
O plot desse chamou mais a minha atenção do que o anterior, mas todo o desenvolvimento dos personagens no primeiro livro foi simplesmente ignorado.

O foco do livro 2 é bem mais na ação e nas situações em que o Harry se coloca do que nos personagens em si, mas ainda continua sendo uma leitura divertida.

James Marsters com a melhor narração de audiobook que eu já vi, por favor narre a minha vida!

RITA TOURINO 20/01/2021

A situação não está fácil para ninguém, nem para os serviços de Investigações paranormais de um bruxo profissional certificado e único no seu ramo. Depois de muito tempo vendendo o almoço para pagar o jantar, finalmente aparece uma possibilidade de trabalho para o feiticeiro Harry Dresden, quando um corpo é encontrado brutalmente mutilado e com marcas estranhas, sem contar que o crime aconteceu em noite de lua cheia.
A história é interessante, entretanto gostei mais do primeiro livro, mesmo assim é uma ótima leitura para quem gosta do gênero fantasia e mistério. Apesar das provas de que tem alguma coisa errada sobre os assassinatos que estão acontecendo, o mago não é levado a sério e sinceramente não sei como ele suporta tudo e ainda continua tentando ajudar quem não acredita nele.
Sem contar que questões relacionadas a segredos, seguranças e relação de amizade chegou a um ponto muito chato, na minha opinião. Mas acredito que todos os livros apresentam seu lado negativo e seu lado positivo e esses pontos não tiram a magia da leitura. Então para quem gosta de história que envolve mistério, magia, suspense e investigação policial, apresento Fool Moom.

Sods 29/06/2020

Uma Lua Não Tão Cheia
O segundo livro da série Dresden Files deixa a desejar, tanto pela sua história quanto pelo desenvolvimento de seus personagens, mas ainda continua sendo uma boa leitura.

O mistério desse livro envolvendo mortes horrendas nos períodos de lua cheia tinha muito potencial no começo, mas foi inteiramente perdido pela metade do livro. Ele não é tão interessante e nem tão bem construído quanto o anterior, sendo menos satisfatório quando ocorrem as revelações. O livro parece querer focar mais no "gore" da coisa e nas cenas de ação, que na minha opinião são os pontos altos da história, em detrimento de todo resto.

Os personagens praticamente não evoluem, nem seus relacionamentos, dando a sensação que tudo foi "resetado", voltado para o começo, no ultimo capitulo. Os novos personagens apresentados não tem tanto carisma, o que também torna a narrativa menos interessante.

Porém, dito isso tudo, ainda adorei ler. Apesar de nenhum personagem se desenvolver temos mais dicas sobre o passado de Dresden, até mesmo coisas que o protagonista desconhece, e as situações em que ele se encontra no decorrer desse livro são mais insanas que as do anterior, no bom sentido. Dresden realmente sofre de mais de um jeito durante a história, mostrando mais do que nunca que ele é tão humano quanto qualquer outra pessoa. E além de tudo isso, ele ainda é um excelente protagonista, muito sagaz e carismático, o que deixa uma história problemática como essa ainda muito prazerosa de se ler.

Com esse sendo tido pela fanbase como um dos piores livros da série, fico animado com as próximas aventuras que virão, já que Fool Moon não se sustenta bem em suas quatro patas.

@livrostasticos 31/05/2020

Ok, levei algum tempo pra conseguir ler esse livro. Mas, assim que parei realmente pra ler acabei bem rápido! Eu gosto do estilo da escrita do autor, é fluida e divertida e facilmente te deixa envolvido na narrativa.
No geral gostei bastante da história como um todo e tenho vontade de ler o próximo, principalmente porque dizem que a história fica muito melhor a partir do livro 6 ou 7. No entanto, existem várias coisas que me incomodam nas personagens.
Primeiro, o Harry tem o maior complexo de herói que eu já li em um protagonista, ao ponto que parece que ele está procurando conseguir ser morto e se tornar algum tipo de mártir. Não é que não dê para entender os motivos dele, ou que a personagem seja pouco desenvolvida. Só é irritante. E segundo, a Murphy... É incrível que ela seja uma mulher forte e independente e capaz de se cuidar, mas ela é muito estúpida. Ela tira conclusões e assume coisas muito rápido e não hesita um segundo antes de duvidar do Dresden.
Outra coisa que me deixa passado é o Harry nunca se irritar com essa atitude dela, e ele teria todo o direito! A Murphy simplesmente assume que ele é um assassino mentiroso o tempo todo; e a única coisa que ele faz é se torturar por não conseguir resolver o mistério rápido o bastante, ou por cada pessoa que se machuca. O Harry precisava de um psicólogo, fica aí a sugestão!
Mas como eu disse antes, apesar disso a história é divertida e interessante e, começamos a ter posts de que algo maior possa estar em jogo... Então definitivamente quero continuar a ler essa série!

Lucas1429 09/02/2020

Leitura cotidiana
Eu não sei como esses livros ainda não vieram de vez pro Brasil, ou como ainda não fizeram uma adaptação em forma de seriado ou algo assim. Esse material na mão duma Netflix era sucesso NA CERTA. Por mais que esse livro deixe um pouco a desejar em relação ao primeiro - mas o concento geral dos fãs é que a série melhor muito depois - ainda sim é um livro gostoso de ler, daqueles que cê não tem vontade de parar. Harry é um ótimo personagem e a leitura em primeira pessoa só ajuda a se sentir bem dentro da vida dele, por mais misterioso que tudo ainda seja. Pra quem gosta de histórias com elementos sobrenaturais é uma ótima pedida, porque a vontade que eu tive quando terminei esse livro foi a de jogar tudo pro alto e já pegar o próxima da série.

Paulo 18/07/2017

Há mais de um ano atrás eu fui apresentado ao mundo de Harry Dresden depois de ler muitos comentários positivos a respeito da escrita do autor. E fui surpreendido com uma leitura deliciosa, escrita de maneira simples e direta e com um mundo no qual o leitor conseguia se acostumar rapidamente. Este segundo volume consegue ser ainda melhor do que o primeiro simplesmente porque o autor consegue tornar a leitura muito prazerosa.

Quem acompanha o nosso trabalho sabe o quanto eu não aprecio muito a narrativa em primeira pessoa. Porém, é preciso ressaltar a qualidade da escrita de Butcher. O protagonista tem muita personalidade e isso fica impresso nas linhas do livro. Sarcástico, corajoso e mulherengo, nosso personagem vai nos mostrando a sua vida como mago em uma grande cidade como Chicago. A voz do personagem é nítida para os leitores. Aqui temos uma clara demonstração de como uma narrativa em primeira pessoa com um personagem heroico pode ser interessante. Tudo o que o personagem precisa é uma personalidade que deixe o leitor curioso. A leitura é muito veloz e o autor consegue deixar excelentes ganchos narrativos. Estamos falando de um livro de mais de trezentas páginas que parece ter menos da metade disso. Em determinados momentos nos vemos lendo furiosamente os capítulos tamanha a forma como eles são interligados.

O primeiro volume serviu para nos apresentar o mundo e os personagens. Ou seja, esse peso o autor já deixou para trás. Agora, ele consegue trabalhar mais as características psicológicas que os movem e os motivam. No caso de Fool Moon em particular, o autor se debruça na relação de confiança entre Dresden e a detetive Murphy. Dresden é um personagem que apesar de se achar solitário ele precisa de pessoas que façam a sua existência ser importante. Talvez este seja o grande tema da história: confiança e solidão. Como a história vai ser um estudo da personalidade de Dresden e como Murphy é importante para o seu mundo, a narrativa se interliga claramente com os personagens.

Mesmo os personagens secundários são importantes para a narrativa. Isso faz da escrita do Butcher tão boa porque nos importamos com o que acontece com todos. Se um personagem se machuca ou morre, tem um impacto emocional para o leitor. Nada é jogado. Todos os personagens possuem algum papel por menor que ele seja. E aos poucos o autor vai construindo o elenco de personagens da série. Não sei de que maneira estes personagens serão aproveitados mais à frente, mas todas as criações de Butcher podem gerar outras boas histórias. Se tem uma personagem que eu achei meio negligenciada é a Susan. O autor tenta nos demonstrar a importância dela como namorada do herói, mas ela acaba tendo menos importância do que Murphy, por exemplo. Não sei se isso é um plot a ser explorado futuramente, mas a personagem aparece até bem pouco na história (mais para o final).

Outra qualidade da narrativa de Butcher é a possibilidade de leitura-solo. Pelo que eu pude ver em Fool Moon, o leitor pode nunca ter lido Storm Front que vai entender bem a narrativa. Aliás, nas trinta ou quarenta primeiras páginas do livro, o autor faz um resumo completo do que aconteceu de importante no primeiro livro, apresenta o personagem e o que ele faz e introduz a delegacia de polícia e como Murphy se relaciona com Dresden.

Já falei do tema da confiança entre Dresden e Murphy, mas Fool Moon também questiona as motivações do protagonista: por que ele faz o que faz? Qual é a medida do herói? Um dos elementos engraçados no personagem é o seu senso de cavalheirismo que chega a ser meio quixotesco. Ele sabe que as mulheres de seu convívio são fortes e independentes, mas sempre deseja protegê-las. E sempre leva um coice delas por causa disso. Mas, é necessário apontar que mesmo nessas nuances, Dresden é um personagem trágico. E o autor vai explorar muito esse lado nessa história principalmente em situações de risco. Além disso, vemos que o autor começa a inserir alguns pequenos elementos narrativos a serem explorados posteriormente. Não vou comentar deles, mas já me deixou curioso pelo que pode vir a seguir.

Fool Moon é um livro rápido porque ele é uma grande história de ação. As cenas são muito rápidas e temos um grande número de coisas acontecendo simultaneamente. A todo momento somos colocados em um turbilhão e temos que tentar tornar tudo compreensível da maneira como Dresden procura fazer. Esta é outra qualidade da história e o que a torna memorável. A série só melhorou e eu já quero pegar o volume 3 para ler. Que história!! Recomendo demais a todos. Boa narrativa, personagens incríveis e uma escrita direta. Uma receita para o sucesso!

site: www.ficcoeshumanas.com

Emerson 10/09/2016

Ótimo
"My magic. That was at the heart of me. It was a manifestation of what I believed, what I lived."

Um bom livro, mas gostei mais do primeiro, SF apresentou elementos que me agradaram mais. Porém Fool Moon foi bem sangrento, esses lobisomens são insanos. Logo lerei a sequência dessa boa série.

Ialy 28/11/2010

Droga de explosão de lobisomens
Seria mais interessante se eu tivesse lido antes da explosão de lobisomens. Mesmo ele tendo sido escrito antes, agora parece só mais um na multidão.

Coruja 04/11/2010

Lobisomens, muitos lobisomens...
Li o primeiro livro da série dos Arquivos Dresden, Frente de Tempestade, no finalzinho de agosto e foi coisa assim de paixão à primeira vista. A história era muito bem escrita, você percebia o cuidado do autor em pesquisar as informações que estava utilizando e, cara, eu me diverti imensamente com as explicações taumatúrgicas que o Butcher deu.

Como todo mundo sabe, gosto imensamente de realidades alternativas e ficção fantástica. Eu tenho uma única regra para escolher os livros do gênero que vou ler: que por mais absurdo que seja o mundo criado pelo autor (como o Discworld), ele seja crível; que enquanto estou lendo aquela história, se dentro dela houver um sol cor-de-rosa, o autor tenha me convencido de que existe lógica para aquele sol cor-de-rosa.

Enfim, é o efeito da suspensão de incredulidade.

Butcher faz exatamente isso - ou, pelo menos, está fazendo até agora (ainda tem onze livros à frente...). A Chicago de Dresden com sua divisão especial da polícia para crimes paranormais, com magos nas páginas amarelas e gangues de licantropos nas ruas não me parece menos verdadeira que a Chicago do "mundo real". Na verdade, a se considerar que não conheço Chicago, a cidade de Dresden me parece muito mais verdadeira que qualquer outra.

Se algum dia eu vier a visitar a cidade, provavelmente tentarei encontrar o escritório do Dresden...

Continuando com o livro... o segundo volume da série não deixa nada a dever em ação ao primeiro. Harry continua apanhando - muito - e eu devo dizer que me espanta a capacidade de suportar dor que ele apresenta. Ele é baleado, espancado, amordaçado, se exaure magicamente e quase morre pelo menos umas três vezes durante a história.

Um dia normal na vida de Harry Dresden, tenho certeza.

Mais uma vez, ele está às voltas com uma investigação de uma série de assassinatos, todos cometidos durante ou nas proximidades da lua cheia. Isso leva o mago e seus associados a desconfiarem, claro, de que há uma alcatéia de lobisomens soltos na cidade.

O problema, como Harry descobrirá, é que não existe apenas uma espécie de lobisomem... e que, aparentemente, todas as espécies existentes decidiram se reunir para um passeio no parque da cidade. Para completar, o FBI se meteu nas investigações, Murphy está fula da vida com ele e provas incriminadoras surgem e o transformam num fugitivo procurado da justiça.

E isso não é tudo. Sutilmente, Butcher nos faz entender que não é uma coincidência a súbita movimentação sobrenatural na cidade, com os assassinatos de Storm Front tendo ocorrido apenas seis meses antes da confusão de Fool Moon; e que há coisas no passado de Dresden que nem mesmo ele está preparado para descobrir.

E, uma das melhores coisas, ao menos na minha opinião, é que as histórias de Dresden estão recheadas de mulheres fortes, inteligentes, que impõem respeito. Sério, eu não consigo me decidir de quem gosto mais, se da Murphy ou da Susan... De toda forma, ambos são bons exemplos em que se inspirar.

Aproveitei ainda o tempo que dei entre o primeiro e o segundo livro para assistir a série. Embora haja muita, muita coisa diferente de um para o outro, eu gostei bastante. Cada episódio é um caso fechado e, pelo que entendi, inspirado num dos livros. Ou, pelo menos, eu reconheci as histórias dos primeiros dois volumes em dois dos episódios (engraçado é que os lobisomens vieram antes da confusão com o mago insano).

Além disso, gostei imensamente do Bob da série. Preferi ele ao crânio falante obcecado por orgias e romances de banca (huahuahuahua).

Eu bem que gostaria de uma segunda temporada...
Pefico 04/11/2010minha estante
E olha que a série melhora. Depois dos dois primeiros, Jim Butcher melhorou muuuuuito como escritor. Ótima resenha.

Maxie 25/03/2010

Lobisomens para todos os gostos
Aqui Dresden está às voltas com assassinatos supostamente cometidos por lobisomens. Aliás, lobisomens é o que não falta neste livro, temos todos os sabores.

Temos um Loup-garou, uma pessoa amaldiçoada para se transformar em lobisomem. Este é o lobisomem clássico, que se transforma na lua cheia e vira uma máquina de matar sem controle. Este é sensível à prata e tudo.

Temos o Hexenwolf, uma pessoa que usa um feitiço para se transformar em lobo.

Temos o Werewolf, uma pessoa que aprende a se transformar em lobisomem.

Temos o Licantropo, uma pessoa que traz o lobo interior e adquire, mesmo em forma humana, certas características lupinas.

E temos até um lobo shape-shifter que aprendeu a assumir a forma humana.

Neste livro temos o primeiro grande stress entre Dresden e Karrin Murphy, a policial que dirige o departamento de investigações especiais da policia, para o qual Dresden trabalha.

E Dresden faz alguns amigos bem legais.

Não é o melhor livro da série, mas é muito gostoso de se ler.