Dez novas competências para ensinar

Dez novas competências para ensinar Philippe Perrenoud

Resenhas - 10 Novas Competências para Ensinar

Jhé 31/05/2023

Essencial para reflexão de jovens professores
Quando aceitei o desafio de ler esse livro, dado por um curso de formação para o novo Ensino Medio, vim na cara e na coragem. Pedagogia nunca foi minha área favorita. No entanto, o livro me surpreendeu desde o início, especialmente porque o autor traz reflexões e análises acerca da Educação Básica parecidas com as que eu tive durante a faculdade.
A missão civilizatória do professor, a escola como um ambiente asséptico dos males da sociedade, a disputa de poderes entre pais e colégios... são tantos pontos relevantes e que faz a gente refletir sobre nossa prática profissional.
Agora é questão de descobrir como colocar em prática as sugestões do autor.

Daniel.Silva 03/01/2022

Formação continuada
•R E S E N H A N D O - Philippe Perrenoud faz várias reflexões sobre o saber docente e usa o termo competência para designar o saber necessário para alcançar os objetivos. Nessa obra, o autor separou 10 grupos de competências necessárias para se ter uma educação melhor. Os grupos sao:

📖 Organizar e dirigir situações de aprendizagem《 Cada aluno vivencia a aula de forma diferente, porque não há mais aquela padronização como antes, onde os alunos eram ensinados todos do mesmo jeito. Essa competência fala que o professor tem de criar situações e mitologias diferentes de aprendizagem que favoreçam aos alunos o significado daquilo que se está aprendendo;

📖 Administrar a progressão de aprendizagens 《 O professor precisa estar constantemente observando, avaliando e administrando essa progressão. Identificar o que o aluno sabe (conhecimento prévio), acompanhar sua evolução e a todo tempo avaliando o desenvolvimento do aluno (avaliação contínua);

📖 Conceber e fazer evoluir os diapositivos de diferenciação 《 A sala de aula é composta por diferentes alunos, cada um com sua singularidade, e nesse contexto, os alunos precisam trabalhar juntos. Então, o professor precisa criar uma cultura de cooperação, desenvolvendo nos alunos a consciência de que todos somos diferentes, mas precisamos aprender a conviver;

📖 Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho 《 Essa competência discorre em trabalhar a motivação dos alunos, despertar neles a vontade e a curiosidade de aprender, e desenvolver a capacidade de autoavaliação. O autor também fala sobre a organização de alunos para gerenciar regras, como forma deles se sentirem parte da escola;

📖 Trabalhar em equipe 《 Para educar um aluno, no sentido escolar, é preciso criar uma parceria com a família, construir uma cultura de cooperação, saber pedir ajuda e aceitá-la quando chegar, saber ouvir o outro. É preciso ter uma parceria entre os professores do mesmo segmento, entre o professor e a direção, entre a família e a escola, entre a escola e a saúde. O tempo todo tem que ter diálogo;

📖 Participar da administração da escola 《 A escola precisa ser democrática e o professor precisa participar dessa democracia, dando sugestões, fazendo críticas construtivas, ajudando na administração dos recursos, fazer que todos zelam pelo patrimônio da escola;

📖 Informar e envolver os pais 《 Nessa competência, o autor reforça a ideia da parceria e diálogo com a família e direção, repassando para a família as necessidades dos alunosidentificas pelo professor no cotidiano da sala de aula, e orientar os pais sobre quais formas que eles podem colaborar com o ensino;

📖 Utilizar novas tecnologias 《 Essa competência fala sobre o uso das novas tecnologias à favor da educação. O professor precisa estar sempre se atualizando e fazer uso dessas novas tecnologias em sua sala de aula. Estar aberto às novas aprendizagens e assim, oferecer aos alunos a oportunidade de aprender de formas diferentes. P.S.: É incrível como um livro escrito em 1999 já se discutia sobre o uso da tecnologia em sala de aula;

📖 Enfrentar os deveres e dilemas éticos da profissão 《 Aqui nesse grupo de competência, Perrenoud fala sobre o educar o aluno a vida, passar valores, construir senso de justiça e solidariedade, cooperação, responsabilidade e empatia, fazer o aluno perceber que a melhor saída é o diálogo. Esse papel de transmitir valores às crianças, antes era incumbência somente da família. Hoje, o professor com sua bagagem de conhecimento e formação passou a ter esse dever de desempenhar essa competência;

📖 Administrar a sua própria formação continuada 《 Nessa competência fala que o professor deve estar em constante aprendizagem, aprender a todo instante e estar interessado em aprender. Manter-se informado, ler e trocar experiências com seus colegas de profissão.