A Lenda de Murasaki

A Lenda de Murasaki Liza Dalby

Resenhas - A Lenda de Murasaki

Maiara.Alves 18/08/2020

"A Lenda De Murasaki", conta duas histórias: o da personagem Murasaki e a história do livro que ela escreve.
Neste livro a autora constrói um suposto perfil da criadora de "A Lenda de Genji", obra que é tida como o primeiro romance da história da literatura mundial.

Aqui a vida neste período do Japão é descrita com detalhes e é extremamente interessante para quem gosta de contos orientais e para quem gosta de arte em suas diversas formas.
Acompanhamos a vida da protagonista desde a sua infância, passando pelo sucesso de seus contos, momento em que é convidada para integrar a corte imperial como uma das damas de companhia da imperatriz e vai até o ponto em que deixa seu serviço no palácio imperial e se retira da vida pública. Durante todo o livro acompanhamos o processo de escrita de seus contos e algumas aventuras de Genji, seu Príncipe Brilhante.

Para escrever "A Lenda de Murasaki", a autora se baseou em fragmentos de diários deixados por Murasaki e no próprio livro "As Lendas de Genji". Além disso utilizou também sua produção poética. Este é aliás o grande mérito do romance: ele traz inseridos na narrativa praticamente todos os wakas (em versão bilíngue) escritos por Murasaki que sobreviveram.

É um livro muito bem escrito, repleto de poesia e o ritmo narrativo é o mesmo da primeira a última página, uma monotonia que pode incomodar alguns leitores, o que não foi o meu caso. É uma excelente leitura pois faz nos sentir imersos na cultura japonesa e no período histórico em que se passa.

Karine74 07/01/2014

Um livro excelente, um dos melhores que já li. No início mostra a juventude de Murasaki, quando ela morava com o pai e os irmãos na casa da família; quando o pai dela foi enviado para longe da capital e a família foi junto. Mostra quando ela se casou, quando teve sua única filha e quando enviuvou. Quando começou a servir a imperatriz na corte e quando seus contos começaram a ficar populares entre as moças da corte. Durante todas essas etapas de sua vida, ela escreve desde pequenos poemas até as aventuras de Genji pelo qual ela ficou conhecida. É uma ótima leitura, pois nos sentimos dentro daquela cultura e daquele período. Vale, totalmente, à pena de se ler.

site: http://orquideadepapel.blogspot.com.br/

erika 16/01/2011

Na verdade, não considero esse livro "abandonado". Eu o peguei emprestado na biblioteca da Fundação Japão. Entretanto, como ele é relativamente grande, não consegui terminar a leitura a tempo do prazo de duas renovações (que é a regra da biblioteca), de forma que o devolvi sem finalizá-lo. Mas a história é até interessante (apesar das longas digressões da narradora-personagem e de algumas "forçadas de barra"), de forma que pretendo continuar a leitura futuramente.

Biblioteca Álvaro Guerra 07/06/2019

Uma personagem fascinante, num texto de irresistível beleza poética. O exotismo surpreendente do Japão do século X. Uma trama que reconstrói com densidade e emoção um passado pouco conhecido. A antropóloga Liza Dalby, a única ocidental que se tornou gueixa, recupera nesse romance a figura inigualável de Murasaki Shikibu, autora do primeiro romance da literatura mundial. Utilizando seus profundos conhecimentos da cultura japonesa, Dalby compõe um texto belíssimo, em que ficção e realidade se mesclam de forma mágica.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/85-7302-329-5