Pelas paredes

Pelas paredes Marina Abramovic

Resenhas - Pelas Paredes

cecil :) 03/10/2023

Que artista é a marina abramovic, ela autêntica e versátil, com toda certeza ela nasceu com o propósito de espalhar a arte da performance pelo mundo.

fiquei com vontade de ler a biografia de marina pois lembro de ter tido alguma aula de artes que falava sobra as mais famosas performances dela, mal sabia eu que o que me contaram não eram nem um décimo de tudo que essa artista é.

nunca tive nenhum contato com performances, e lendo essa livro foi a melhor forma de me introduzir nesse mundo, incrível ver o que o corpo humano é capaz de fazer, causando sensações inimagináveis, que nenhuma lógica é capaz de explicar, essa é a pura arte.

me inspirarei por essa mulher pelo resto da vida

Bruna 10/09/2023

Ah a arte?
Nunca mais enxergarei a arte de performance do mesmo jeito. Marina tem uma vida extraordinária em alguns aspectos e tão comum a nós em outros! Vale a leitura

Grazi.Pinheiro 09/05/2023

Espetacular
Marina é uma artista genial, profunda, intuitivamente ativa sobre cada processo de sua vida pessoal e profissional. Um livro que vale cada página, com certeza.

Mari 08/09/2022

Genial! Não consigo pensar em outra palavra para descrever a vida e a arte de Marina Abramovic senão genial. A leitura desse livro e suas lições sobre a vida eram tudo que eu precisava nesse momento. O relato de Marina é ao mesmo tempo totalmente distante da minha vida e totalmente relacionado a ela. Maravilhosa!

João Vitor 16/12/2021

Marina é sensacional e com certeza depois dessa leitura eu estou mais sensível para arte, para a vida.

renanlp 21/02/2021

Uau. Apenas.
Inspiradora, poderosa, profunda e genial são palavras que descrevem tanto a autobiografia quanto a própria Marina Abramovi?.

Ícone do mundo da arte e da performance, com essa autobiografia, MA me arremessou para dentro de seu universo e quanto mais eu lia mais eu queria ler, saber, explorar e conhecer ainda mais essa artista incrível. Leitura deliciosa enriquecida pela presença de fotografias de suas performances, como também de pessoas e momentos importantes em sua trajetória.

Amanda 20/12/2020

Que mulher determinada e corajosa, mesmo com medo. Extremamente conectada com o mundo espiritual. Viveu uma vida (vive) absolutamente cheia de experiências e que você nem imagina que alguém consiga viver tanto em uma encarnação só. Tem uma energia finalizadora que inspira. Ela é movida pela ação.

Eu indico esse livro para qualquer pessoa que queira se inspirar a agir e transformar a própria vida.

Maurício 24/05/2020

Pelas Paredes
Dê um sentido para a sua vida. Carregada de sentimento e praticamente fazendo graça da palavra "limite", Marina é um ÍCONE - de letra maiúscula e com toda a potência que tal adjetivo possa representar. Uma trajetória linda com um dom mais lindo ainda. Meu apresso e valorização pela arte aumentaram exponencialmente após essa leitura. Que energia...

maria @mariandonoslivros 12/05/2020

Uma autobiografia brilhante.
Se existe uma artista que exala inspiração, em minha opinião, ela se chama Marina Abramovic, referência da performance mundial. Você provavelmente já viu a sua famosa performance, Rhythm 0 (tradução, Ritmo 0), de 1974. Após a mostra, Marina contou sua experiência:

"Esta performance revela algo terrível sobre a humanidade. Mostra o quão rápido uma pessoa pode te machucar sob circunstâncias favoráveis. Isso mostra o quão fácil é desumanizar uma pessoa que não luta, que não se defende. Isso mostra que, se tiver a oportunidade, a maioria das pessoas 'normais' pode se tornar realmente violenta".

A partir do meu conhecimento desta performance e de sua ideologia de vida, me tornei fã desta mulher. Nesta obra, conhecemos mais de sua carreira artística e vida pessoal. Tudo o que acontece em sua vida, utiliza como propulsor para realizar performances que relacionam os limites do corpo e as possibilidades da mente. É uma leitura intensa, maravilhosa e ao mesmo tempo, intimidante. Assim como sua autobiografada.

Beijos de luz, Maria ノ゚ο゚)ノミ★゜*。・+☆
Blog: mariandonoslivros.blogspot.com.br
Twitter: twitter.com/mariandolivros
Facebook: facebook/mariandonoslivros
Instagram: instagram.com/mariandonoslivros

Natalie Jolie 05/01/2020

Ela permanecerá presente
Eu nem sei se devorei ou fui devorada por esse livro. Criou marcas em mim indeléveis e sei que nunca mais verei o tempo e minhas escolhas com os mesmo olhos.

Alice V. 30/10/2019

Abramovic: A arte da performance é a arte do viver.
Leitura fascinante. Primeira biografia que leio e devorei em 2 dias sem perceber. Acredito que gera um impacto grande a quem lê, acho que abriu minha mente para muitas questões.

Traz importantes questionamentos sobre a vida e a arte. Quer dizer, há separação? Ou seriam a mesma coisa? Belíssima introdução sobre a arte da performance, que instiga e me provocou a querer saber mais.

No mais, expõe sobre a força feminina, sobre luta, coragem, e como fragilidades e vivências difíceis podem ser expostas e elaboradas pelo recurso da sublimação artística.
De forma crua expõe aquilo de mais selvagem que o ser humano pode provocar ao outro, assim como as possibilidades que podemos atingir com o corpo e a mente.

Num mundo que denega o sofrer, que põe por baixo dos panos vivências de sofrimento, na maior parte das vezes medicalizando, ter uma artista que expõe o âmago de suas dores é político...e belíssimo! Leiam e conheçam Abramovic.

Josi 02/06/2019

Uma artista fantástica
Alternativa. Esse foi o rótulo dado à sua arte por muito tempo, por ser diferente, inovadora e radical. Foi estonteante acompanhar um pouco da jornada dessa performer tão singular, partilhar de suas reflexões, processo criativo e o desenrolar de sua vida ao longo anos de trabalho. Um livro necessário. Replico aqui suas palavras sobre a performance "The artist is present" famosa peça realizada no Moma (NY) em 2010:"A simples quantidade de amor, o amor incondicional de perfeitos desconhecidos, foi a sensação mais incrível que jamais tive. Não sei se isso é arte.[...]. Não sei o que é isso, ou o que é a arte. [...]. Essa performance foi além da performance. Isso aqui era a vida. Poderia a arte, deveria a arte, ser isolada da vida? Comecei a ter a sensação cada vez mais forte de que a arte deve ser a vida - ela deve pertencer a todos. Eu sentia, de modo mais impressionante do que nunca, que a minha criação tinha um propósito".

isa.dantas 14/04/2019

Que história de vida fascinante! É um livro essencial para entendermos as performances de Marina, mas também para compreendermos toda a força dessa mulher!