Em teu ventre José Luis Peixoto

Resenhas - Em Teu Ventre

Vinder 03/01/2024

Ótimo livro de ficção baseado no relato da aparição de nossa senhora, no início do século XX, em Portugal.

Aline 16/06/2022

Em teu ventre
Uma visão poética e sensível, ficcional com proximidade ao mais próximo possível do real. História apresentada/narrada por várias vozes femininas e de autoria direta de um português familiarizado com as mais diferentes narrativas acerca do mistério e histórias existentes sobre as aparições de Nossa Senhora de Fátima aos três pastorinhos: Lúcia, Francisco e Jacinta.
Livro curto, com apenas 155 páginas, porém com vozes e reflexões a serem guardadas por muito e muito tempo às páginas da vida... Valeu a seleção para "Leituras em 2022"!

Toni 21/10/2021

As Aparições por um olhar lírico.
A cada obra um novo desafio, cada roteiro estampa a sua marca de originalidade, em cada palavra ou frase escrita um caminho ou motivo para redescobrir, pensar e, não poucas as vezes, emocionar, ao mesmo tempo em que cada personagem elaborada tem a sua própria vestimenta, aquilo que a faz única. Esse é José Luís Peixoto, autor de obras nas quais tenho viajado e, quanto mais intrigante sua "razão de subida" mais me debruço no seu "nível de cruzeiro".
Por uma questão de espaço mesmo   entre tantas coisas a serem exploradas no livro, "em teu ventre", vou me ater a um único aspecto da obra que, creio eu, foi fundamental pra fazer desse livro um dos melhores do autor,  se não o melhor, sobretudo no que diz respeito à forma com que o livro foi escrito. Um claro exemplo disso está nos múltiplos  narradores. Sim, no plural, porque além daquele narrador clássico ( muito imaginativo), outros narradores ajudam a dar solidez a uma teia intrigante de conexões que compõem o corpo da narrativa, rica em elementos históricos, mas também deliciosamente literária. O primeiro  que se encarrega da "decolagem", Iogo nos primeiros  versos da narrativa, estruturados como se fossem versículos bíblicos, fazendo jus ao caráter lírico sempre tão presentes nas obras do autor, é Deus com seus ensinamentos firmes e por vezes emotivos,  o que sugere a força masculina e, ao mesmo tempo, a intensidade feminina. Seria Deus ou a Mãe Maria?

"Tudo começa com a esperança.
[...] antes da existência está a esperança.
Sou eu quem diz.
[...] Todos os seres,  principalmente
os que possuem pele,
têm o direito inequívoco
a alguma esperança. " p.09

Em seguida entra em ação o narrador clássico, responsável pela abordagem de  cadenciamento central da narrativa e que sofre interferência pontuais de outros narradores representados aqui por  Maria, que fazendo por vezes a atribuição de mãe do autor, traz alguns questionamentos  sobre as aflições e angústias de ser mãe,
cujas intervenções aparecem sempre entre parênteses, despertando em Maria o  espírito de todas as mães do mundo de hoje, todas as Marias,  mãe de Lúcia, de Francisco,  de Jacinta, de Jesus, do autor, enfim.

"(À hora do almoço,  só precisavas de ocupar o teu lugar à mesa. Mesmo assim, ainda te achavas  no direito  de me acusar  de sal a mais ou a menos. Nunca valorizaste o meu cansaço,  porque sempre ignoraste o meu trabalho e o meu transtorno.)" p.44
E finalmente, Lúcia surge  como narradora quando sua voz  intermedeia a narrativa demarcando-lhe assim um ar de impessoalidade, mas principalmente aquela personagem que desperta todos os sentimentos que implicam a maternidade e que são refetidos na obra.

"Os segredos passam por qualquer  fresta, são mais fluidos  do que a água,  mais informes  do que o ar. Podemos fazer tudo para guardar um segredo,  mas ele acaba por encontrar caminho para se esvair. "

Quem se sentir atraído pela leitura envolto de curiosidade de ver as narrativas sobre as Aparições, não leia!, pois a decepção será certa, o autor apenas as sugere a partir de circunstâncias supostas e as  personagens envolvidas. E creio que essa escolha se justifica, no sentido de não levantar qualquer bandeira de fé, tendo em vista que o valor da obra estar justamente na dosagem desses dois opostos,  a verdade e a mentira, ambas servem de esteio pra elaboração dessa obra grandiosa.
Lembrando que somos um mundo em cada um, aquilo que é fenomenal pra mim, pode ser raso pra outros, porém o que seria do pássaro se ele não arriscasse voar?  Boa leitura!

Eloiza Cirne 06/02/2020

null
O que faria uma mãe se sua filha dissesse que viu e falou com Nossa Senhora?
Baseado em registros históricos, José Luís Peixoto reconstitui as aparições de Fátima sob o olhar atônito da mãe de Lúcia.
Recomendo

Ana Paula 31/12/2019

Em teu ventre
Conta a história de Lúcia pela ótica da sua mãe. É um romance baseado em fatos reais.
?????????

Trechos lindíssimos sobressaem aqui e ali tendo como narrador Deus. Aliás, um livro em que há dois narradores: além de Deus (que fica como que do céu fazendo belíssimas reflexões e dando valorosos ensinamentos), tem uma outra mãe (que está no presente/agora) que é quem conta a história para o seu filho fazendo observações pitorescas sobre a sua própria relação com ele.
????????

Muito bem escrito. Leitura para lá de prazerosa!

"E, se estás cansada de ser tu, este é um momento tão bom como outro qualquer para abandonares essa imprudência. Cansa-te seja do que for, mas nunca te canses de ti porque, em toda a lonjura deste mundo, só tu podes ser essa pessoa que és e, se faltares, não há quem te possa substituir." (Pag 140).

Uma boa reflexão para o fim do ano!

Valéria Cristina 11/11/2019

Muita ternura
Um dos melhores livros que já li. Com poesia deliciosa, o autor fala da maternidade, da fé, do povo, de Portugal. Tenho uma ligação afetiva com o país e em cada página revi meus avós, minha mãe e meu filho.

Leituras do Sam 06/08/2017

Mães que aparecem
Em 13 de Maio de 1917, na cidade de Fátima em Portugal, três CRIANÇAS dizem ter visto,ouvido e falado com Maria mãe de Jesus. Lúcia, Jacinta e Francisco logo tornam-se, para bem ou para o mal, o centro das atenções da cidadezinha. 100 anos depois essas crianças são canonizadas é a cidade de Fátima vira um dos maiores locais de peregrinação dos fiéis católicos.
Por si só essa história já é facinante, mas José Luiz Peixoto é danado rsrsrsrs, e conseguiu tornar mais interessante ainda pela maneira que escreveu sobre.
Não espere ler a descrição das aparições (6 no total) e nem os famosos "Três segredos de Fátima"; o que importa para Peixoto é conferir humanidade aos personagens e é aqui que o livro fica emocionante e em alguns momentos angustiantes.
Acompanhamos através de 4 narradores:
O narrador, a mãe do narrador, a mãe de Lúcia e "Deus" (ou algo equivalente) o dia a dia antes, durante e depois das visões sobrenaturais presenciadas pelos pastorzinhos de ovelhas.
Peixoto se vale desse pano de fundo para falar de mães, da maternidade (essa atividade que não tem férias nem descanso) nos levando a ter um olhar mais atento para com as nossas mães e a relação que temos ou não temos com elas.
Longe questionar se foi verdade ou mentira o que Lúcia, Jacinta e Francisco narraram José Luiz se apega no fator humano, mas não deixa de abrir espaço para coisas sobrenaturais, pois elas se misturam naturalmente nesta história querendo ou não.
É engraçado, emocionante, lírico, e como já disse, angustiante na medida que vemos três crianças carregando o peso tão grande de portadores das mensagens da mãe do próprio "Deus".

@leiturasdosamm

Geraldo 03/07/2017

Um assunto tão incrivel!!!! Mas...
Altas expectativas, um lançamento justo no ano onde se comemora as aparicoes de Nossa Senhora em Fátima.
Uma historia incrivel; tres crianças pobres do interior rural de Portugal recebem a visita da Virgem Maria, ela propoem que todo dia 13 ate o mes de outubro eles deveriam voltar ali. A cada aparição a Senhora pede para rezar o rosário e confessa 3 segredos as crianças.
Quais sao?
ESQUEÇA!!! Neste livro você nao encontrará!!!!
No subtitulo do livro esta escrito assim: "Uma reconstrução literaria das aparições de Nossa Senhora de Fátima". Fui super empolgado e dei com a cara no muro.
O ponto de vista da historia é contado pela mãe da Lucia (uma das crianças) que sempre aparece entre parênteses. Ha tbem citações em versos atribuidas a Deus...isso mesmo: DEUS, e um narrador.
Vamos ao climax, sem dar spoiler algum.
Lucia, Jacinta e Francisco estao pastoreando e olham junto para uma arvorezinha. (Acaba ai a descrição)
Todas as aparições NÃO sao descritas; é broxante.
Apenas ficam na expectativa. Pensei comigo que como só eles viam a Senhora e o ponto de vista é da mae de um dos pastorinhos seria ate que justo não ter. Mas nao justifica a ausencia total de descrição.
Emfim um livro regular que nao justifica o preço absurdo de 37,90 que paguei!!
Mariana 31/07/2017minha estante
Oi, Geraldo! Permita-me discordar. O livro não carece de descrições porque é meramente poético, como todas as obras do autor. As partes dos Segredos de Fátima já nos foram descritas através dos anos, logo não havia necessidade para que os expusessem novamente. O que o livro traz é, sem dúvida, uma reflexão sobre o papel da mãe - a que "roga por nós" e a que carrega os fardos na terra. Ou seja, a missão do livro é concluída em plenitude e com beleza. Isso acontece por meio da descrição, do ponto de vista da mãe e de Deus.

Ele só não era o que você esperava. Abs!

Mariana 31/07/2017minha estante
(aliás, o que mais achei de interessante na obra foi isso: geralmente, romances com tons biográficos nunca trazem perspectivas muito diferentes das que conseguimos enxergar por meio de pesquisas, como "Ruído do Tempo", de Julian Barnes. a complexidade dos personagens em 150 páginas COMPLEMENTA o que já sabemos da história - os segredos em si, por exemplo).

... 24/06/2018minha estante
Permita-me discordar completamente.
Isso aqui é literatura, e não motes para "explicação" das coisas.
Atente para o aforismo de "deus" (pag. 87):
"Não criei palavras
que expliquem a música
porque é no mistério
que reside a verdade.
A sabedoria mais fina
é a que distingue imagens
no invisível.
Não deixei espaços vazios
em todos os lugares existe alguma coisa.
Para onde quer que se dirija o olhar
há sempre assunto: matéria ou corpo,
esperança ou música" [...]