The City of Brass

The City of Brass S.A. Chakraborty

Resenhas - The City of Brass

Lauraa Machado 21/05/2020

Bastante potencial, mas é uma história um pouco chata e mal desenvolvida
Você já leu um livro que sabia ter partes muito boas, mas ainda assim não conseguiu gostar da leitura? Foi assim com este para mim. O começo é super interessante, eu quis ler a história basicamente por se passar no Cairo no século dezoito e ter uma protagonista ladra e que faz tudo que pode para sobreviver na cidade, até se deparar com um mundo mágico que não sabia existir. Até aí, até mais ou menos a página cem do livro, é bem isso que ele entrega, e eu adorei!

Mas então tudo começa a desandar. A história vira uma jornada em direção a uma cidade nos capítulos da Nahri, e os capítulos do Ali são uma grande amostra da base na qual a história dela vai se passar. Depois de dez capítulos de introdução, eu já estava cansada e não queria mais ler. Antes mesmo da metade eu já tinha entendido qual era o problema do livro, que infelizmente se estende até o final: propósito.

Ou seja, não tem nenhum aqui. A história não tem rumo, não tem um objetivo, é só uma coleção de cenas e situações com as quais eu não consegui nem começar a me importar. Não falta ação, não falta romance, mas falta suspense, falta algo para criar a vontade de continuar lendo e descobrir o que vai acontecer com isso ou aquilo. Falta um propósito. Não gosto de conjuntos de cenas, gosto de histórias que começam, se desenvolvem e têm um clímax. Gosto de ter uma razão para ler, e não tinha nenhuma aqui. Além disso, os capítulos são enormes. Já me faltava vontade de continuar lendo normalmente, ter que ler trinta páginas por capítulo não ajudou.

Por que que esse tipo de coisa tem que acontecer logo com os livros que mais têm potencial? A ambientação do livro é maravilhosa e realista, a escrita da autora é muito boa e os personagens, apesar de não terem muito carisma, são interessantes. Mas eles não são o suficiente. Outro problema que eu tive com a história foi o sistema de magia dos djinns e da cidade, além da história deles. Não ficaram muito bem definidos, tinha nomes muito parecidos ou nomes iguais para coisas diferentes, confusão de mentiras banais e segredos leves demais para terem importância e falta de comprometimento da autora em levar adiante certas regras e detalhes que nos ajudariam muito a entender como funcionam as coisas nesse mundo. Foi confuso, incerto e feito um pouco de qualquer jeito.

Mas isso seria fácil de arrumar, assim como a falta de carisma dos personagens, não é como a falta de propósito que exigiria uma reescrita. Outra coisa fácil de resolver seria o Dara, que parece interessante no começo, depois mostra que tem defeitos mas daqueles que você gosta mesmo assim, depois prova que na verdade ele é uma péssima pessoa a ponto de nem ser legal torcer por ele. É controlador, preconceituoso e violento, e não teria problema nenhum se a autora não tivesse se esforçado além da conta para fazer a protagonista gostar dele.

O Ali foi meu favorito, mas confesso que sua personalidade é tão incerta quanto o mundo em que ele vive, pois todos falavam sobre ele ter uma reputação de agressivo e assustador, e ele na verdade é super calmo e inseguro. Nahri também se perde um pouco no meio do livro, como se a autora tivesse se esquecido de como era sua personalidade, mas ela se lembra mais perto do final.

Pelo quanto eu (não) gostei do livro, não poderia dar mais do que 2 estrelas de nota, mas acho que a escrita foi boa demais para isso. Também realmente acredito que a história tem bastante potencial e algum dia vou ler o segundo, mas vai ser minha última chance para a série. Não sei se aguentaria ler mais de mil páginas sem um propósito e ainda voltar para um terceiro livro. Mas tenho esperanças de que a incerteza da autora já não esteja presente na sequência. Torça por mim!

Camila.FArias 29/08/2020

Adorei!!!
Estava meio cética no começo do livro,pq tive várias leituras questionais esses últimos meses. O livro estava sendo bom até a metade qd os plots se juntaram e tudo ficou ainda mais dinâmico e confusão maior ainda. Em 70% do livro não consegui mais parar de ler!!! Adorei os personagens! Achei Nahri ótima com toda sua desconfiança e insegurança,sendo tudo completamente compreensível diante da história. O final foi ótimo! Cheio de revelação e deixando vc super curioso pra continuar a leitura! Não foi previsível! E o epílogo realmente contribuiu pra história,revelando um pouco do q vc verá no próximo. Super recomendo!

Barbara Diniz 29/03/2021

Uma série que vou continuar nos próximos meses!
Surtada com o final desse livro! Fiquei muito feliz em poder ter lido essa história maravilhosa, super rica e diferente dos padrões ocidentais de livros de fantasia. Riquíssima leitura!

Mirella | @readingmirella 31/03/2022

MEU DEUS
assim que comecei esse livro entendi completamente porque tem tanta gente obcecada nele, ele simplesmente é MUITO bom, é um daqueles livros que o melhor é trajetória que você faz acompanhando os personagens. o caos dos últimos capítulos? IMPECÁVEL. não vejo a hora de ler o restante!!

Guedes 01/09/2020

Sabia que eu iria gostar
Desde o começo já sabia que ia gostar dessa história, ela tem toda aquela vibe de deserto , djins e mais lendas.
O livro ele já começa cheia de mistérios, e ao desenrolar você vai gostando muito dos personagens envolvidos. A protagonista tem aquele mix de fragilidade e força na medida certa e como em todo o bom livro você torce por ela do começo ao fim. O "vilão" desse livro é muito bem trabalhados e a astúcia dele é algo a se notar, e a autora faz muito bem em nos mostrar que as ações dele tem lógica mesmo não sendo algo admirável.
Eu demorei apenas para me encontrar no nome dos povos, são muitos e bem difíceis de pronunciar mas depois que se pega o jeito e enfim consegue desenhar quem odeia quem, e quem apoia quem, fica bem divertida a luta política.
O livro acabou com uma abertura fantástica para a continuação e espero ansioso por ela.