A Arte de Viver

A Arte de Viver Epicteto

Resenhas - A arte de viver

Leonardo_css 09/06/2020

Estoicismo para tempos de pandemia
Sinceramente não irei estender muito essa resenha.

Estudar a filosofia estóica é como tomar doses de tranquilidade. Você aprende a lidar melhor com os infortúnios do dia a dia e a ver as situações com uma perspectiva mais real.

O núcleo da filosofia estóica sempre foi aprender a separar o que está e o que não está no nosso controle. Quando começamos a praticar essa separação, fica mais fácil lidar com tudo que ocorre.

Enfim, acho muito válido aprimorar nosso Inner durante esses tempos difíceis e honestamente, não vejo outra filosofia melhor que o estoicismo.
Flockyneo 09/06/2020minha estante
Ok, me convenceu

Douglas 15/09/2020minha estante
Ótima resenha. O imperador Marco Aurélio também gostou muito da obra.

laaisfischer 29/01/2021

Livro de cabeceira!
Aqueles livros para ler e reler. Para presentear aqueles que amamos! Foi minha porta de entrada para o estoicismo, a porta que nunca mais consegui fechar.

Leia Epicteto!

Lis 31/03/2021

A filosofia é para todos e de todos
A arte de bem viver consiste em coisas simples que não recebem o devido valor em uma cultura onde o material e o status tem mais valor embora não impliquem em felicidade plena e vida florescente.
Aplicar a simplicidade descrita no livro não é, necessariamente, fácil mas a recompensa vem com uma vida virtuosa e a certeza de um propósito maior.
O livro fala do viver no agora, de agir com racionalidade, de ter clareza e fazer mais perguntas, esforços necessários para não sucumbir ao status quo e seus conceitos equivocados, ainda que bem intencionados.
A sabedoria não deve ser usada com o fim de alcançar prestígio mas com o intuito de fazer o bem, mesmo quando ninguém o observa. A virtude e a felicidade caminham juntas para o bem maior de indivíduos e da sociedade como um todo.

Keel 13/04/2020

Livro deveria ser leitura obrigatória
Realmente um manual de vida, não é aqueles clichês "acorde as 5:00 da manhã, beba água e vá correr...". É um manual que só tem a acrescentar na sua vida, apesar de algumas coisas serem óbvias, nós não praticamos. É um livro que te faz refletir em cada parágrafo. Leitura fácil. Vai ser meu manual de cabeceira. Recomendo para todos.

Fernanda Dezopi 10/05/2021

Estoicismo
Conheci o estoicismo esse ano e to fascinada por ele.
Epíteto foi um filósofo grego que viveu, maior parte da sua vida, em Roma. Os seus pensamentos influenciariam diversos filósofos no mundo. Inclusive, nos princípios de construção da cultura norte-americana. Simplesmente fascinante.
O filósofo que mais seguiu seus ensinamentos foi Nietzsche sobre o individualismo e do contraste entre a moralidade entre o social e o coletivo.
Neste livro, é passado diversas lições sobre como viver, abordando questões sociais, individuais, comportamentais, cognitivas...
Podendo ser utilizado como uma grande ferramenta para auxiliar em relacionamentos (casamentos, amizades, namoros, familia) e sobre a sua capacidade de como encarar a vida. Para viver uma vida com propósito e dignidade.

São ensinamentos antigos, mas que são eternos. Independente do ano, década, século. São ensinamentos milenares. Uma das passagens impactantes do livro:
?Quanto mais cedo se dedicar ao seu programa espiritual, mais feliz será. Quanto mais você esperar, mais sera vulnerável a mediocridade, mais sentirá vergonha e arrependimento, porque sabe que é capaz de fazer MELHOR.?

?Se quer viver uma vida de sabedoria, viva de acordo com suas próprias condições e procure ser sábio a seus próprios olhos.?

Giovanna 09/04/2020

O livro explora os conceitos do estoicismo em uma linguagem simples e coerente, Epicteto aborda os mais variados temas em capítulos curtos e de fácil compreensão, trazendo uma reflexão sobre nossas decisões cotidianas.

"As pessoas e as coisas não são como desejamos que sejam nem o que parecem ser. São aquilo que são."

"São nossas atitudes e reações que nos criam problemas."

"Dê o melhor de si e seja sempre bom."

@felipe.sennin 04/12/2020

A arte de viver - resenha
Um livro com profundidade e sabedoria, diria um clássico equivalente a Arte da Prudência de Baltasar Gracián e a Arte da Guerra de Sun Tzu. Um livro para ser lido pelos que buscam sabedoria e paz de espírito.

Line 02/12/2020

Muito bom!
Esse livro tem um ritmo gostoso de se ler e os ensinamentos contidos nele parecem um grande mantra ou ?regras? de boa convivência consigo e com as pessoas ao nosso redor. Foi muito enriquecedor pra mim.

Recomendo a leitura a todos! Principalmente para aquelas pessoas mais passionais, movidas muito mais pelo emocional. Já que a abordagem do autor é racionalista, ele traz situações práticas que dá para visualizar bem o que ele considera a melhor forma de agir em determinados momentos.

Ótima leitura.

Claire Scorzi 07/02/2009

O único auto-ajuda de que gosto muitíssimo, quem diria, foi escrito há quase dois séculos. O texto original é resultado das anotações de um discípulo de Epicteto, que teria registrado os ensinos do mestre. Aqui, em versão "moderna" - uma pena; mas, melhor do que nada - temos a essência da filosofia estóica: desprendimento, desprezo às glórias humanas e a tudo que as pessoas "normais" valorizam. Existe algo além de acumular status ou riquezas ou suplantar inimigos? Há cerca de 2 séculos, Epicteto acreditava que sim. A ênfase estóica na virtude, na ética, soa antiquada para hoje; deliciosamente antiquada.

Yassa | @letsstudy 08/10/2020

Não é autoajuda, é filosofia comprovada pelo tempo!
O livro contém mais de 90 pensamentos que trazem a essência dos discursos de Epíteto, sobre como viver uma vida plena e feliz e como ser uma pessoa com qualidades morais, por meio de uma linguagem simples e apropriada aos dias de hoje.
E é claro que não vamos conseguir seguir tudo prescrito, mas podemos evitar muito sofrimento tendo consciência das ideias de Epíteto ali descritas. Trazem uma certa tranquilidade para enfrentar as adversidades do dia a dia. Aliás, muitas daquelas ideias nós já conhecemos, já estão por aí... Senti como se fosse um leve puxão de orelha. O conteúdo é riquíssimo e vale muito a leitura!
Camila.Queiroz 17/10/2020minha estante
Pare de ler livros fora da minha lista e fazer boas resenhas e assim aumentar minha lista. Obrigada. De nada.

Iza 20/11/2020

Verdadeiro manual da vida. Para viver melhor.
A arte de Viver traz a tona um dos conceitos mais falados nos últimos meses: o estoicismo. Dada a conjuntura atual, dentro de um contexto pandêmico, o livro veio a calhar.

Epicteto, de forma magistral, reproduz o tema em suas mais variadas facetas: o homem estoico em sua vida pessoal, profissional, em suas ambições, vaidades, seu ego.

Mas afinal do que trata essa palavra que ganhou popularidade tão repentinamente? Em termos mais modernos : que ?viralizou??
De forma simples e para melhor compreensão, ele propõe uma clara divisão das coisas do mundo: aquelas que temos o controle e aquelas que não estão sob o nosso controle. Somente com esse conceito inicial pôde-se gerar inúmeras reflexões tais quais: a liberdade de aceitar as coisas como são e a importância do domínio interno.
Não se trata de ceticismo , mas sim de conhecimento e autodomínio para ter uma melhor qualidade de vida. Afinal, conforme ele mesmo ensina, o homem feliz e pleno é aquele que consegue ter autodomínio de suas paixões, desejos e emoções. A única coisa que podemos ser verdadeiramente responsáveis é o nosso campo interior e por isso quanto mais fortalecidos estamos por dentro, mais os acontecimentos externos são incapazes de nos afetar.
É sobre conhecimento, sobre autocontrole, sobre força interior, sobre ser uma pessoa melhor, sobre fazer o bem, sobre alma e luz, sobretudo sobre Viver.

Em síntese: é um manual da vida. Meu maior arrependimento foi não ter lido antes.

Alan 18/09/2020

Este livro trata-se de um manual para a vida! Sua simplicidade chega assustar perante a complexidade dos ensinamentos.

"Dê o melhor de si e seja sempre bom".

Naty 08/11/2020

Todo mundo deveria ler
Livro para todos, de fácil leitura. Bom para deixar na cabeceira da cama e ler trechos diários - como um oráculo - pois seus ensinamentos são muito práticos, totalmente aplicáveis no nosso dia-a-dia.

"Procurar agradar é uma armadilha perigosa: Se quer viver uma vida de sabedoria, viva de acordo com suas próprias condições e procure ser sábio a seus próprios olhos.”

Trecho de: Epicteto. “A arte de viver”

Piatti 23/03/2021

Um livro curto e de rápida leitura, mas com um conhecimento profundo e como ser alguém melhor, o que me espanta é a data que o autor escreveu, a milênios atrás, na qual datava um período muito mais cruel e obscuro que hoje, e mesmo assim esses ensinamentos são super validos hoje!

Kemuel.Ribeiro 08/07/2020

Ótimo livro pra quem quer melhorar os estilo de vida, uma filosofia leve e ao mesmo tempo profunda.