A Arte de Viver

A Arte de Viver Epicteto

Resenhas - A arte de viver

Kemuel.Ribeiro 08/07/2020

Ótimo livro pra quem quer melhorar os estilo de vida, uma filosofia leve e ao mesmo tempo profunda.

naaglen 02/11/2022

TE AMO ESTOICISMO?
mto gostosinho de ler, poucas páginas e bem fácil de compreender. ele te da uns tapas na cara mas uns tapas que valem a pena levar

Guinho 31/01/2023

Reunião de ensinamentos de Epicteto numa escrita moderna.
Gostei bastante deste livro. Estive acompanhando uma série de comentários a respeito dele no canal da Nova acrópole Brasil que me chamaram atenção para essa obra.

O conteúdo do livro reúne as principais ideias de Epicteto, que, assim como Sócrates, não escreveu nenhum livro, mas seus alunos registraram alguns de seus ensinamentos.

A edição que eu li foi a da sextante, uma releitura do conteúdo contido no "Enchiridion" e nos "Discursos". Pelo que li, esses escritos foram concebidos como manuais militares da época, e por essa razão são breves e sem rodeios - tanto que soldados levavam o Manual de Epicteto para batalhas.

Senti falta daquela escrita bonita usada pelos antigos filósofos nessa edição, a Sharon Lebell, que fez essas releitura parece ter simplificado bastante o texto, o que faz o texto soar mais como auto-ajuda do que filosofia. Felizmente existem outras edições do texto original traduzidas para o português. Mesmo assim, são ensinamentos valiosos, reunidos de forma breve.

É extraordinário ver como esses livros que resistem ao tempo não são direcionados a pessoas em uma certa época, ou sobre certa condição financeira; mas ao homem, em sua condição humana.

Alan 18/09/2020

Este livro trata-se de um manual para a vida! Sua simplicidade chega assustar perante a complexidade dos ensinamentos.

"Dê o melhor de si e seja sempre bom".

Yassa | @letsstudy 08/10/2020

Não é autoajuda, é filosofia comprovada pelo tempo!
O livro contém mais de 90 pensamentos que trazem a essência dos discursos de Epíteto, sobre como viver uma vida plena e feliz e como ser uma pessoa com qualidades morais, por meio de uma linguagem simples e apropriada aos dias de hoje.
E é claro que não vamos conseguir seguir tudo prescrito, mas podemos evitar muito sofrimento tendo consciência das ideias de Epíteto ali descritas. Trazem uma certa tranquilidade para enfrentar as adversidades do dia a dia. Aliás, muitas daquelas ideias nós já conhecemos, já estão por aí... Senti como se fosse um leve puxão de orelha. O conteúdo é riquíssimo e vale muito a leitura!
Camila.Queiroz 17/10/2020minha estante
Pare de ler livros fora da minha lista e fazer boas resenhas e assim aumentar minha lista. Obrigada. De nada.

isabel_fmelo 16/01/2024

Segundo do ano.
Epicteto me surpreendeu. Forte, direto e sábio. Com certeza uma leitura que irei reler sempre que puder. Indico muito1

Naty 08/11/2020

Todo mundo deveria ler
Livro para todos, de fácil leitura. Bom para deixar na cabeceira da cama e ler trechos diários - como um oráculo - pois seus ensinamentos são muito práticos, totalmente aplicáveis no nosso dia-a-dia.

"Procurar agradar é uma armadilha perigosa: Se quer viver uma vida de sabedoria, viva de acordo com suas próprias condições e procure ser sábio a seus próprios olhos.”

Trecho de: Epicteto. “A arte de viver”

Iza 20/11/2020

Verdadeiro manual da vida. Para viver melhor.
A arte de Viver traz a tona um dos conceitos mais falados nos últimos meses: o estoicismo. Dada a conjuntura atual, dentro de um contexto pandêmico, o livro veio a calhar.

Epicteto, de forma magistral, reproduz o tema em suas mais variadas facetas: o homem estoico em sua vida pessoal, profissional, em suas ambições, vaidades, seu ego.

Mas afinal do que trata essa palavra que ganhou popularidade tão repentinamente? Em termos mais modernos : que ?viralizou??
De forma simples e para melhor compreensão, ele propõe uma clara divisão das coisas do mundo: aquelas que temos o controle e aquelas que não estão sob o nosso controle. Somente com esse conceito inicial pôde-se gerar inúmeras reflexões tais quais: a liberdade de aceitar as coisas como são e a importância do domínio interno.
Não se trata de ceticismo , mas sim de conhecimento e autodomínio para ter uma melhor qualidade de vida. Afinal, conforme ele mesmo ensina, o homem feliz e pleno é aquele que consegue ter autodomínio de suas paixões, desejos e emoções. A única coisa que podemos ser verdadeiramente responsáveis é o nosso campo interior e por isso quanto mais fortalecidos estamos por dentro, mais os acontecimentos externos são incapazes de nos afetar.
É sobre conhecimento, sobre autocontrole, sobre força interior, sobre ser uma pessoa melhor, sobre fazer o bem, sobre alma e luz, sobretudo sobre Viver.

Em síntese: é um manual da vida. Meu maior arrependimento foi não ter lido antes.

Line 02/12/2020

Muito bom!
Esse livro tem um ritmo gostoso de se ler e os ensinamentos contidos nele parecem um grande mantra ou ?regras? de boa convivência consigo e com as pessoas ao nosso redor. Foi muito enriquecedor pra mim.

Recomendo a leitura a todos! Principalmente para aquelas pessoas mais passionais, movidas muito mais pelo emocional. Já que a abordagem do autor é racionalista, ele traz situações práticas que dá para visualizar bem o que ele considera a melhor forma de agir em determinados momentos.

Ótima leitura.

Piatti 23/03/2021

Um livro curto e de rápida leitura, mas com um conhecimento profundo e como ser alguém melhor, o que me espanta é a data que o autor escreveu, a milênios atrás, na qual datava um período muito mais cruel e obscuro que hoje, e mesmo assim esses ensinamentos são super validos hoje!

Isabel659 29/01/2023

Liberdade com responsabilidade!!
Pontos importantes:
- Não se importa com que os outros pensa
- Saber da coisas que você tem controle e fazer bem feito
- Ser bom
- Ter empatia pelo próximo e respeito
- Sempre perdoa que te faz mão
- As coisas são como são e é isso aí
- Andar com pessoas que tenha comportamentos bons
- não gasta palavras atoa
- Não é necessário provar nada para ninguém
- não entrar em discussões sempre ter paciência
- não fazer caso de que não é da sua conta
- bajulação é prejudicial
- A vida é um banquete e deve-se comportar-se com elegância
- evitar fazer presunção resolver as coisas com razão
- aceitar o que acontece e saber lidar com as adversidades

Kel Arteira 07/10/2020

Ótimo!
Aprendendo cada dia mais. A leitura desse livro abriu minha mente. Amei

Luis Felipe S. Correa 30/09/2023

Autoajuda da Grécia antiga
É um livro muito satisfatório de se ler e eu confesso que tenho sentido um prazer imenso com os estoicos. O livro de meditações de Marco Aurélio continua sendo o queridinho. São livros simples e com as mensagens que eu precisa, no momento que eu mais precisava. As mensagens de Epicteto e Marco Aurelio são lições valiosas e por vezes óbvias, mas negligenciadas na selva de concreto e aço (obrigado por essa imagem, Pedro Paulo, vulgo Mano Brown). A questão é que o livro é um convite à pausa em um mundo acelerado e doente, um convite para voltarmos nossa atenção ao que se passa dentro de cada um. Uma verdadeira sessão de terapia. Destaco trecho do livro no qual o autor diz que a leitura só é realmente benéfica quando é ferramenta de transformação na vida do leitor, o que não se confunde com o acúmulo de informação. E definitivamente é o que esse ano de 2023 me trouxe com as experiências literárias. De Sófocles a Carl Sagan, sou muito grato por ter contato com esses verdadeiros instrumentos da mudança e progresso.

Carol 10/04/2022

Interpretação de Epicteto
Epicteto, nascido escravo no Império Romano, veio a ser um dos grandes mestres do estoicismo de sua época, inclusive tornando-se professor do futuro imperador, e também filósofo, Marco Aurélio.

Os principais ensinamentos de sua filosofia foram preservados nos textos "Discursos" de seu pupilo, o historiador Flávio Arriano. Este livro, a Arte de Viver, é uma seleção de trechos e textos presentes no livro Discursos e uma releitura moderna que resume a essência da filosofia de Epicteto.

A arte de viver é um manual que auxilia as pessoas comuns a conduzir a vida de forma atingir a tranquilidade. O livro tem uma linguagem simples e direta que estabelece um conjunto de instruções para agir de forma virtuosa, reduzir as frustrações e a ansiedade para que assim seja possível atingir um estágio de tranquilidade do espírito e clareza da mente. Aqui, tranquilidade, virtude e felicidade estão intrinsicamente relacionadas.

Esse livro pode ser uma boa porta de entrada para o estoicismo.

alicemacias 29/10/2021

Viva uma vida significativa
? O Livro em 3 Sentenças
1 - O que importa de fato é o tipo de pessoa em que nos transformamos, o tipo de vida que vivemos.

2 - Um modo de viver cujo propósito é tornar nossa alma mais leve.

3 - O progresso moral é muito melhor do que a busca pela perfeição.

? Impressões
Esse livro me deu uma ampla visão de como realmente viver uma vida significativa. Me deu foco para entender quais os valores e quais os princípios que eu quero alcançar e obter na minha vida, quais os passos que devo seguir e qual a mentalidade que devo manter. Me fez focar no que realmente importa.

? Como Eu Descobri o Livro?
Eu estava procurando livros do site da amazon e me deparei com esse titulo que me chamou a atenção, o que me fez pesquisar a respeito do livro.

? Quem Deveria Ler?
Eu acredito que todo mundo que deseja viver uma vida mais significativa, com maior clareza mental e leveza deveria ler esse livro.

Comece ler agora mesmo esse livro e baixe o ebook pelo Kindle.

??Me deixou mais tranquila a respeito das minhas próprias ideias de moral, dos meus princípios e de como viver a vida.

??Me deu maior clareza mental a respeito de como viver a vida.

??Me fez ter mais razão para continuar praticando o que eu acredito.

?? Como Esse Livro Me Mudou?
?? Minhas Top 3 Citações
1 - A felicidade e a liberdade começam com a clara compreensão de um princípio: algumas coisas estão sob nosso controle e outras não estão.

2 - As coisas que você possui podem ser excelentes, mas a sua excelência pessoal não deriva delas.

3 - Se posso ficar rico e poderoso preservando ao mesmo tempo minha dignidade, a fidelidade à minha família, aos meus amigos, aos meus princípios, e mantendo o auto-respeito, mostre-me como fazê-lo e eu o farei. Porém, se tiver de sacrificar minha integridade pessoal, é estupidez e tolice insistir comigo.