A Arte de Viver

A Arte de Viver Epicteto

Resenhas - A arte de viver

Maria13050 19/12/2023

A Arte de viver
"No que diz respeito à arte de viver, o material é a sua própria vida. Não se pode criar grandes coisas de uma hora para outra. É preciso tempo."

Esse livro é basicamente um manual para a vida e acho que se todas as pessoas lessem filosofia nossas mentes seriam muito mais aprimoradas e com isso, a sociedade se deselvoveria bem mais.
Marquei o livro quase inteiro porque são aqueles tipos de frase que a gente precisa ler e reler várias vezes pra conseguir absorver todo o ensinamento. É de extremo valor os princípios citados aqui e acho surreal o quão benéfico é estudar filosofia, visto que nos tornamos seres melhores pro mundo e para nós mesmos, aprendemos a buscar escutar nossa própria voz interior e a não cometer o erro de passar pela vida sem de fato viver.
Só a estrutura de "lista" do livro que não me prendeu muito, por ser muitas informações ao mesmo tempo e ficar um pouco demais pra absorver sem um contexto maior de história. Mas eu li sabendo que ia ser assim já que ele é meio que uma coletânea, então o livro entregou o que se propôs a ser.

estante netuno 27/12/2023

Bonzinho
é bonzinho.. mas minha cabeça não explodiu não ?.. como falei antes, pareceu um pouco de autoajuda mesmo.. não foi superficial, foi bem filosófico..

Emilia 12/12/2019

Um livro de que deveria ser relido sempre
A arte de Viver é um compêndio de sabedoria para nos guiar tanto em tempos nebulosos e difíceis como também em épocas prósperas. Aquele livro que é uma jóia, a ser lida anualmente para tanger os nossos ideais e o nosso comportamento.

Luis Felipe S. Correa 30/09/2023

Autoajuda da Grécia antiga
É um livro muito satisfatório de se ler e eu confesso que tenho sentido um prazer imenso com os estoicos. O livro de meditações de Marco Aurélio continua sendo o queridinho. São livros simples e com as mensagens que eu precisa, no momento que eu mais precisava. As mensagens de Epicteto e Marco Aurelio são lições valiosas e por vezes óbvias, mas negligenciadas na selva de concreto e aço (obrigado por essa imagem, Pedro Paulo, vulgo Mano Brown). A questão é que o livro é um convite à pausa em um mundo acelerado e doente, um convite para voltarmos nossa atenção ao que se passa dentro de cada um. Uma verdadeira sessão de terapia. Destaco trecho do livro no qual o autor diz que a leitura só é realmente benéfica quando é ferramenta de transformação na vida do leitor, o que não se confunde com o acúmulo de informação. E definitivamente é o que esse ano de 2023 me trouxe com as experiências literárias. De Sófocles a Carl Sagan, sou muito grato por ter contato com esses verdadeiros instrumentos da mudança e progresso.

Etinquiring 31/12/2023

Ótima ferramenta para desencadear o seu eu.
A filosofia contida no livro é aplicada no intuito de ajudar as pessoas a se tornarem melhores. Trazendo além das ideias, questionamentos para o leitor, e esclarece antes de tudo os conceitos de forma imparcial, como a felicidade, ?por que ser bom??, etc. Defende que fazer mais e falar menos é crucial, esperar mais te deixará suscetível à mediocridade.

Enfatiza que seu desenvolvimento pessoal e serenidade interior depende de você mesmo. Assim, recomendo o livro para quem busca introduzir-se no assunto, pois traz temas gerais.

Em suma, digo com total certeza que fechei o meu último dia do ano com chave de ouro, livro compreensível, e interage com o leitor, excelente.

Biancabcp_ 05/08/2020

Livro se cabeceira
Lições preciosas para serem lidas todos os dias quando acordar ou antes de dormir.

Kel Arteira 07/10/2020

Ótimo!
Aprendendo cada dia mais. A leitura desse livro abriu minha mente. Amei

Franciane36 13/02/2024

Demorei muito ler esse livro, não o porque dele ser difícil ou que não gostei, estava conciliando ele com outros e toda as vezes que ia ler ele iniciava tudo novamente. É um livro curto e bem escrito, com assuntos interessantes.

Matheus 27/02/2021

Top
Uma seleção dos pensamentos de Epicteto. Onde é dada diretrizes sobre uma vida mais saudável e feliz. Aconselho a lerem.

Luanna.Noronha 07/03/2020

O tom do livro tem algo de aconselhamento e de diário, é uma boa ideia ler aos poucos e refletir no dia-a-dia. Os ensinamentos do filósofo estoico são ao mesmo tempo um puxão de orelha e um convite para viver com mais tranquilidade e plenitude. Muitos dos desafios cotidianos do autor que nasceu há cerca de 2070 anos atrás se mostram estranhamente atuais e úteis para evitarmos cair nos mesmos erros corriqueiros.

Jeane 19/04/2021

A filosofia estoica ajuda a ver a vida com mais leveza ao focar no que ? essencial. Faz parecer possível o auto aperfeiçoamento. Ou melhor, mostra que desenvolver a si mesmo é a melhor possibilidade para levar uma vida com mais felicidade e sabedoria.

Ayslan4 21/03/2024

Meio devagar
Este livro é uma adaptação dos escritos de Epicteto, então não é exatamente o que ele publicou. Pensando assim, não há como definir se a obra deste autor é boa ou não.
Falando especificamente deste livro, o achei desinteressante. Quando o comparo com Meditações do Marco Aurélio, que é um livro sobre o mesmo assunto praticamente, este livro aparenta uma mediocridade mais elevada ainda.
Pretendo futuramente buscar os escritos específicos de Epicteto, para ter uma noção melhor do trabalho do autor.

Julia 04/12/2020

Básico necessário
O livro nos trás muitas reflexões, algumas delas mais conhecidas, outras nem tanto. É um livro para refletir sobre nossas ações.

Thata.Romano 31/12/2021

O livro trás as ideias do filósofo Epicteto de forma mais acessível. Muito ensinamentos bons mas alguns não vão de encontro com minha visão da vida e do mundo. Mesmo assim acredito que valha a pena ler pela reflexão.

Tay 20/12/2021

Livro feito para aprender mesmo. Muito bom, com uma reflexão grande e com uma ótima escrita e fácil leitura