Pesadelos Infaustos

Pesadelos Infaustos Breno Torres

Resenhas - Pesadelos Infaustos

Rafael Moia 25/03/2022

Meu carinho ao autor
Cinco anos após a leitura, posso garantir que a minha maturidade literária é completamente diferente. Tive uma ótima experiência de leitura, e gostei principalmente dos contos "Erato" e "Assim no inferno como no céu". Mas o que ainda ressoa na minha memória é um conto sobre uma relação amorosa com a Iara.

Thyago 22/07/2020

Pesadelos Infaustos – Seres sobrenaturais em dez grandes contos
Link do blog: https://eguadolivro.wordpress.com/2017/10/19/pesadelos-infaustos-seres-sobrenaturais-em-dez-grandes-contos/

Pesadelos Infaustos é o livro de estréia de Breno torres, 21 anos, autor e morador da capital Belém do Pará. O livro reúne 10 contos de temática sobrenatural / fantasia / terror, alguns dos gêneros preferidos do autor.

Cada conto narra uma historia envolvendo um ente sobrenatural diferente. E percorremos o livro conhecendo historias sobre: Demônios, bruxas, lobisomens, vampiros, anjos caídos, seres de luz e até mesmo fadas!

Foi uma grata surpresa enquanto lia o livro descobrir que o mesmo não era totalmente do gênero terror. Havia alguma fantasia ali, gênero o qual gosto muito aliás. Como é narrado nos contos: “O lírio de Eldor”,”Canto das águas” e “meninos e fadas não choram” entre outros.

A escrita é muito bem desenvolvida, segura e fluida e cada conto traz em si mistérios que nos fazem continuar até o fim. Foi muito gostoso de ler! Apesar de abordar criaturas sobrenaturais que há muitos séculos são descritas na literatura, o autor soube criar algo bastante original, ou pelo menos deixar sua marca e seu estilo bastante único.

Uma coisa que me chamou atenção é que em muitos contos o autor não teve nenhum medo de abordar o lado erótico de seus personagens durante a trama. E achei muito bom e muito bem colocado nas histórias.

Os melhores contos pra mim foram “O maleficio da bruxa”, “bolero de sangue” e “O lírio de Eldor” que me fez perceber que o autor tem grande capacidade para criar narrativas no campo da fantasia também. Espero ler mais coisas nesse estilo futuramente em próximos livros!!

Enfim: Criativo, original, muito bem escrito, e com uma diagramação de livro INCRIVELMENTE BONITA (a página inicial de cada conto é preta com letras brancas), por dentro e por fora: Pesadelos infaustos vai agradar muito a quem goste de contos sobre seres sobrenaturais e historias fantásticas.

site: https://eguadolivro.wordpress.com/2017/10/19/pesadelos-infaustos-seres-sobrenaturais-em-dez-grandes-contos/

Compre pela capa 06/01/2018

OS HORRIPILANTES PESADELOS INFAUSTOS DE BRENO TORRES
ENREDO

A obra trevosa nos traz dez contos, não interligados, carregados de medo, horror, crendices, desejos, típico de um livro acabado de sair de uma pessoa de coração e alma (se possuir) muito obscuros (sorry, Breno).

O livro remete a um assunto que fascina muito os leitores: contos assustadores, aqueles que mexem psicologicamente, perturbando, mas que não conseguimos lidar com a curiosidade de saber. Podemos até nos arrepender, porém lemos até a última letra.

O mundo da ficção/fantasia fora totalmente explorada, tratando de personagem ligados à devoção ao satanismo e a possessão, lobisomem, vampiros, elfos, anjos e até fadas. Há então abordagem enorme do folclore de diversos países/culturas. Uma forte crítica a religião e a crença é imposta no livro, já que várias vezes o divino e o profano são chocados, a fim de cada um provar seu valor e assim dar o desfecho a história. Quando feito uma alusão ao bem imperar sobre o mal na frase de efeito, tem todo um sentido, sendo que o livro fala sobre uma satisfação diferente do habitual, onde o bem e o mal são um ponto de vista do personagem: Por que não se pode ser feliz quando o mal vence? A felicidade não está ligada ao bem prevalecer, mas a quem que deseja algo, se concretize, doa a quem dor. Neste caso, por ser um livro que aborda o terror, o mal está em vantagem. Além do mais, em sintonia com todos esses elementos já citados, o autor traz o erotismo ao livro, explorando bastante os desejos, as necessidades e a sexologia, e digo por sexologia a abrangência da não preferência por gênero, mas àquilo que o personagem necessita, sem julgamentos.

Dentre os dez, gostaria de citar três que creio se destacarem: O Malefício da Bruxa, que narra a história de Agnes, antes uma menina criada por um bispo, mas agora uma bruxa, sedenta por poder, que recorre ao velho conhecido religioso para através de um ritual, conseguir um dom profano. Neste contexto, um local sagrado será sede do acontecimento e o próprio bispo quem o fará, obrigado por uma promessa que fez a jovem anos atrás. Muito está em risco, mas a cegueira e fanatismo ao poder não impede que Agnes corra atrás de seus objetivos. O segundo, Bolero de Sangue, conta a história de Upir, um vampiro que escolhe e hospeda o corpo das pessoas por um determinado tempo a fim de aproveitar sua vida mundana. Em uma de suas noites boêmias, ele sai a caça de suas presas, para dar seus "beijos" mortais, e em uma boate sem pudor, que exalava luxúria, conhece Enzo, um rapaz que encanta seu olhos, a recíproca é verdade, e os dois se envolvem. Upir percebe que sente algo diferente pelo belo rapaz, talvez amor, não o que conhecemos, mas ainda sim um sentimento de apego e quer tê-lo para si eternamente. Por último, Um Conto das Fadas ou Meninos e Fadas Não Choram, que destoa um pouco dos anteriores, mas a obscuridade é trabalhava de outra forma, se passa na noite de Natal, onde uma fada, Lunafair, uma das responsáveis pela neve, se vê a beira da morte quando vampiros (que sobrevivem de sangue de fadas) a cercam e matam sua amiga Lorran. Uma ira brota de dentro do ser alado, que busca vingança. Tomada a decisão, corre atrás dos então assassinos, porém percebe que tomou a decisão errada e que corre ainda risco de vida. Em paralelo com esses fatos, um garoto, Séamas ainda não havia dormido, para procurar os presentes de Natal escondido de seus pais, pois não aguentaria de curiosidade até que amanhecesse. Neste momento que o garoto banca o explorador é quando se encontra com Lunafair e ambos concluem que tem uma missão: derrotar os vampiros.

OPINIÃO

Primeiramente gostaria de agradecer ao autor por este livro: foi muito bem escrito para uma pessoa com pouca idade, mas com um repertório de palavras tremendo. Eu que leio muito, tive que começar a ler com muita cautela, para tentar compreender exatamente o que estava sendo transmitido. Logo de início, tive que em alguns momentos recorrer ao amigo Google e pesquisar, mas depois, pela fluidez do texto, fiquei tão apegado ao estilo de escrita, que já não mais precisei. O que me encanta mais na leitura é que a cada livro que devoro de um autor novo, percebo que a escrita é um toque especial pessoal, portanto sem ler o nome do autor na capa, consigo identificá-lo pela linguagem, e isso o Breno fez com maestria. O livro é tão minucioso em descrições, tanto de sentimento, quanto de ações e do espaço físico, que horas tive impressão de estar em mais de um ângulo na história. Creio que ter desmistificado que o bem sempre vence, foi o diferencial do livro, faz com que entendamos que a felicidade é um ponto de vista, mas não necessita estar ligada a uma coisa boa, e que a variável é objetivo de quem a pratica. Explorar o folclore de várias culturas foi muito inteligente, pois as histórias de boca a boca sempre mudam de região para região, de geração para geração, portanto fica livre a interpretação. Para finalizar meu ponto de vista, ele como um bom paraense, não podia deixar de fora suas raízes e fechou com chave de ouro o livro, com o conto sobre a Mãe D'água.

A Editora Arwen fez um ótimo trabalho gráfico, com uma capa obscura como deveria ser mesmo, com uma qualidade impecável, o verniz da um ar mais sofisticado a "cara" do livro. As folhas pretas que iniciam cada conto deixa o livro muito interessante, pois a cada capítulo que começamos e vemos a tarja preta na lateral, sabemos que outros virão logo logo, o que nos faz ler vorazmente para iniciar o próximo. A tipografia do título dos contos, bem como a do corpo do livro, condizem com o tema e tem ótima legibilidade e leiturabilidade. O trecho de músicas e passagem de livros antes dos capítulos, nos aproxima ainda mais do autor, pois demonstra a vibe que ele estava, bem como a inspiração do texto que virá.

Como dito anteriormente, já me rendi aos contos, e a cada livro que leio, me surpreendo mais. Felizmente estou conhecendo cada mais a capacidade da literatura nacional e super valorizo isso! Recomendadíssimo!

site: comprepelacapa.wixsite.com/home

Jeniffer 11/07/2017

Escrever sobre o sonho de alguém nunca será uma tarefa fácil. Ao me deparar com o livro de um conhecido querido, logo viabilizei a aquisição e ao ler, pude constatar o quão bom o trabalho de Breno Torres foi, é e continuará sendo.

Pesadelos Infaustos trata de uma compilação de contos de terror/suspense, com elementos sobrenaturais e humanos, que carregam a tradição de autores que o inspiram, como Anne Rice. Perceptível é a influência que o autor teve no processo de escrita desse livro. Aqui, temos vampiros, fadas, bruxas e lobisomens vivendo histórias marcantes e muito bem descritas.

Não gostaria de me prolongar ao descrever cada conto presente no livro, porém, preciso enfatizar o quanto cada um deles, pela forma que foi escrito, ficou na memória após a leitura. A narrativa do padre e sua filha bruxa, a tragédia do animal contido dentro do humano, a fascinação pelo mundo vampiresco, lembrando tanto as histórias de Anne Rice foram alguns dos contos que emergem da memória ao relembrar a leitura da obra.
A escrita de Breno Torres é descritiva, poética e carregada de influências do fantástico literário, da música pop e de leituras contemporâneas. Em alguns pontos peca por cenas, acredito eu, desnecessárias ao enredo, provavelmente com intenções de chocar através do erotismo e diálogos um tanto chulos ou prolixos. Mas nada que impeça o deleite das narrativas instigantes que o autor traz ao seu livro.

A obra ainda traz uma diagramação muito bem elaborada, aos moldes da temática de suspense/terror das narrativas e em cada início de capítulo, há um trecho de uma música, que, acredito ser integrante do repertório do autor.

Com personagens bem elaborados, honrando a tradição dos clássicos sobrenaturais, Pesadelos Infaustos é um prato cheio para quem ama o gênero terror/suspense com uma escrita especialmente elaborada e poética.

site: https://monautrecote.blogspot.com.br/2017/07/resenha-pesadelos-infaustos.html

Cassam 06/06/2017

10 mundos em 200 páginas
Seria deverás impossível criar uma resenha que faça juz a grandiosidade que esse livro possui.
Com notória habilidade gramatical e perfeita descrição dos acontecimentos, Pesadelos Infaustos é, sem sombra de dúvida, o novo marco do terror/drama moderno.
Sou fã número 1 desse autor e quero sempre acompanhar o trabalho dele ?
Thyago 08/06/2017minha estante
Ja estou com o livro em mãos e to ansioso pra ler.