Até Mais, e Obrigado Pelos Peixes!

Até Mais, e Obrigado Pelos Peixes! Douglas Adams

Resenhas - Até Mais, e Obrigado pelos Peixes!

Cadu Simões 04/12/2009

Da Ficção Científica Para a Comédia Romântica
Muitos leitores da série não gostam muito deste quarto volume, e até dá pra entender o porquê. Neste livro, os elementos que marcaram os volumes anteriores, como a narrativa frenética e tresloucada, e as loucuras non-sense, estão bem menos presentes. Até mesmo umas das características básicas da série, que são as descrições de verbetes do próprio Guia do Mochileiro, aparecem apenas duas ou três vezes em todo o livro. E mesmo o Marvin, o personagem favorito de onze entre dez pessoas, possui apenas uma rápida ponta no final do livro, e que infelizmente, é umas das cenas mais tristes da história, e até mesmo da série toda.

A verdade é que Até Mais, e Valeu pelos Peixes é menos uma história de ficção científica como os volumes anteriores, e mais uma comédia romântica. É como se Adams estivesse nos tentando dizer que o universo, a vida, e tudo mais, pudesse fazer sentido com o Amor, ainda que o alcance deste sentido seja efêmero e volúvel. Bem, eu particularmente tenho minhas dúvidas quanto a isso. O Amor parece fazer tanto sentido para mim quanto 42. =)
namekuseijin 06/02/2011minha estante
Verdade, mas mesmo o pior Adams ainda é melhor que a maioria. :) Imagino que ele estava apaixonado na época. Já no livro seguinte parece que a paixão não rendeu e ele sumiu com a personagem mandando-a literalmente para outra dimensão. :)

outra: HHGG é menos scifi e mais sátira passada no espaço. Penso em Adams como um delirante Jonathan Swift moderno...

jadson buarque 01/06/2012minha estante
Parece mais o epílogo da série. A história acabou eele está apenas mostrando o que aconteceu com alguns personagens. Tem pouco do humor ácido do Douglas.
Mas ainda tem alguns momentos que valem à penas, como a comparação dos políticos com largatos. Nada mais atual.

deborafv 19/03/2013minha estante
Concordo totalmente com você e além dos momentos românticos ainda teve os momentos "Fernão Capelo Gaivota". E eu ainda não quero acreditar naquele final! Meu Deus, por que justo o Marvin? \:

Henrique 28/03/2013minha estante
Foi um livro meio chato comparando com os anteriores. Mas continuou sendo muito non-sense, isso que me divertiu!

Xsavier 21/05/2013minha estante
Ta maluco, amor pode nao fazer sentido algum mas 42...
Quem entende, quem realmente consegue pensar "em numeros" ou matematicamente, sabe muuito bem que 42 é completamente cheio de significado sobre o q nos somos, e a vida o universo e tudo mais...

Maria Clara 05/08/2013minha estante
E como sempre ele dá sacadas ótimas, tipo na parte que ele fala sobre o asilo... achei fascinante a alusão que ele faz com o fato de que todos nós somos loucos. E também a parte dos lagartos que lendo eu mesma fiz uma comparação com o nosso governo, tipo 'porque não tiram os lagartos do poder?' ... genial demais pra mim. :) E claro, tudo o que você citou ai.

adrianoprospero 17/08/2013minha estante
Meodeos, o autor é piradinho e quem lê e comenta aqui é mais ainda... hahaha Esse foi o livro da série que eu mais gostei, tendo lido ele na sequência. O viés romântico foi o que eu curti mais. Vai ver o autor quis dizer que a vida pode ser muito emocionante, divertida e instrutiva, mas fica incompleta sem amor. Ou algo do tipo. Ainda estou rindo aqui com os comentários. :)

Fah 28/10/2013minha estante
O que aconteceu com ZaphoD?? Acho que ficou faltando isso
Gostei muito da parte do romance, achei que enfeitou a história que é tão crítica.
Mas ficaram faltando msmo algumas explicações

@apilhadathay 26/12/2013minha estante
Eu também curti a vertente do romance neste livro, achei que lhe deu um toque peculiar, diferente, e até menciono isso na resenha. É algo diferente do que houve com Trillian ^^

Sam 18/02/2015minha estante
Boa resenha! De fato o estilo da narrativa muda bastante nesse livro e isso fez com que eu demorasse um tempo bem grande para lê-lo, porque estava estranhando muito. Mas ainda tem muita coisa engraçada, muita coisa nonsense. Depois de embalar na história, eu curti. E os momentos finais, com o Marvin... pariu meu coração demais. Fiquei muito #xatiado!

Melissa 02/06/2022minha estante
Que resenha maravilhosa de se ler!

Calgirl34 19/03/2024

Bastante interessante
Nesse livro que começou de uma maneira bem normal em comparação com os outros 3 livros anteriores da saga, tornou-se bastante interessante do meio pro final. Não consigo definir exatamente o que aprendi com esse livro, pois ele e tão confuso que e necessário ler mais de uma vez.
Porém, ele é tão legal que dá pra tirar umas boas risadas com a leitura, principalmente com um personagem em particular que não vou revelar o nome. Ficará a critério de quem ler pra descobrir...

Roberta 22/03/2021

Existia um motivo pra continuar essa história, mas eu me esqueci, junto com o romance e a trama lenta desse livro.
Nivea.Thaine 22/03/2021minha estante
Eu gostei muito desse.

Marcos.Detanico 07/11/2020

Acho que estou lendo errado
O autor é ainda mais desorganizado e confuso em sua narrativa, proporcionando uma leitura arrastada, cansativa e uma história cada vez mais caótica, confusa com partes inacabadas e mal explicadas, situação repentinas que surgem do nada em um enredo maçante com personagens muito bons, mas com desenvolvimento medíocre e um protagonista sem carisma, até o humor espirituoso se tornou desgastado.

Onde está a brilhante obra, confusa, mas poética que foi o primeiro livro, cada uma dos volumes teve algo que no meio da caos tinha algo envolvente, como por exemplo o desenvolvimento da guerra robôs do planeta Krikkit ou o encontro com o ser de controla todo poder do universo este tentou ir para uma comedia romântica sem empatia, enfim o livro mais fraco da saga.

Sabrina382 24/11/2020

Até Mais, e Obrigado Pelos Peixes!
Nesse livro, acompanhamos Arthur Dent e seu retorno à Terra. Tudo está aparentemente "normal" como se nada tivesse acontecido. Desconfiado, ele procura por respostas junto com Ferchurch, uma menina um tanto quanto peculiar, que ele conheceu por acaso, mas que pode esclarecer muitas das suas dúvidas.

Um livro muito mais fluido e contextualizado. A leitura foi bem divertida e muito menos arrastada que no livro anterior.

Senti falta de alguns personagens que vínhamos acompanhando no decorrer dos livros e também de algumas características do autor que nessa sequência ficou menos em evidência, mas que mesmo assim não prejudicou o fluxo da história.

Obs: A cena final é de partir o coração dos fãs..

anoca 06/09/2020

melhor q o v3 porém não chega aos pés dos dois primeiros
embora vaga, a leitura é cativante, com a introdução de uma nova personagem que convence. eu particularmente gosto bastante do arthur e não me importei c todo o protagonismo, até pq o ford estava INSUPORTÁVEL no volume anterior, mas o douglas poderia simplesmente ter deixado o personagem agradável novamente e explorado melhor seu plot. Embora ok, o final foi fraco, epílogo nem se fala, a única coisa que fez valer a pena foi o marvin, de modo muito triste e cruel, diga-se de passagem

Marco Rabelo 16/05/2021

Uma pausa para descansar no planeta natal.
Não tem tantas viagens frenéticas em lugares malucos quanto nos livros anteriores, mas a leitura ainda assim é agradável, com aquele estilo muito louco de escrever do Douglas Adams.
Provavelmente o ator deveria estar em um momento apaixonado.
Fiquei um pouco triste com um acontecimento no final...

Johnny 03/11/2011

Ainda bem que está acabando!
Quando peguei o quarto volume da série, tinha uma certeza em mente: É impossível esse volume ser pior do que o terceiro, que na minha visão deixou a série muito chata.

Com essa certeza comecei a leitura de "Até mais, e obrigado pelos peixes" e me surpreendi quando reparei que este quase parece um livro independente, as histórias antes abordadas nos outros volumes parecem inexistentes nessa continuação.

De volta à Terra, (que também está de volta, só Deus sabe porque) Arthur Dent vive um relacionamento com a estranha e misteriosa Fenchurch ... Douglas Adams aborda grande parte do livro como uma comédia romântica, deixando o espaço, a galáxia e suas histórias non senses em segundo plano. Personagens principais e do qual muitas pessoas se identificaram durante a série simplesmente quase não aparecem aqui, como Marvin, Zaphod e até Ford que aparece pouco.

O humor ainda está afiado, só que dessa vez as gargalhadas dadas pelo leitor são diminutas.

Concluindo, a série continua em marcha lenta ao meu ver, e não vejo a hora de acabar, para poder deixar um espacinho da minha cabeça reservado à outra coisa ... Quero termina-la, infelizmente, por obrigação, pois se fosse por motivação o terceiro livro teria sido o último.

Maria4556 21/11/2020

O romance ajudou esse volume da série a ser mais interessante, na minha opinião.

Phill 27/08/2020

Menos Galáxia e mais Mochileiro
Este é um dos meu preferidos dele!
Reli agora e termino sempre com a mesma sensação. É totalmente diferente dos outro, mais poético, fofo e sensível. Fenchurch é uma personagem que você gostaria de ver em mais volumes e, como sempre, há cenas icônicas que uma vez lidas não saem de sua cabeça.
Não tem aventuras ou bizarrices espaciais como os outros. Então se você tá procurando por isso, leia o anterior ou pule pro próximo.
??
Mas sempre divertido e tocante.

fluunyxtrbl 07/04/2021

Bom, criativo e uma ótima comédia romântica.
Até que eu gostei do livro, ele me fez rir diversas vezes e me fez viajar na imaginação a cada página que eu lia, mesmo sem ter lido as primeiras partes ainda. E a parte romântica do livro me fez me encantar ainda mais com os personagens.

Rennan 25/07/2020

O livro começou muito bem e engraçado, porém muitas questões que eu achei que fossem ser melhor trabalhadas acabaram sendo passadas bem rapidamente. A obra é basicamente uma história romântica entre o Arthur e a nova personagem chamada Fenchurch. Senti falta do Marvin, melhor personagem da série, que só aparece no finalzinho. Comparado aos 3 primeiros livros esse foi mais fraco na minha opinião, mas não deixa de ser uma leitura agradável e engraçada em alguns momentos.

Allife 17/06/2020

"A figura, o carro e a maçaneta estavam todos em um planeta chamado Terra, um mundo cuja definição no guia do mochileiro das galáxias era composta por duas palavras: praticamente inofensiva."

Emerson.Jonas 20/03/2021

Improvável e diferente. Eu gostei!
O enredo destoa de todos o primeiros livros, um leitor desavisado pensaria ser uma outra história, se não fosse pela presença dos mesmos personagens.

Este livro deixa se lado as aventuras curtas e irregulares pelo espaço e acrescenta um engraçado romance, desenvolve novos personagens e nos dá uma visão sobre a Terra pós destruição.

Minha ciritca fica por conta do pouco desenvolvimento dos personagens clássicos, parecendo serem inseridos por acaso no meio da trama. Por fim, a aparição de Marvin deixa qualquer um com coração partido, todos os fãs tem um carinho pelo robô mais mal humorado do universo.
Wesley Santos 20/03/2021minha estante
É nesse livro que o Marvin aparece pela primeira vez? Faz tanto tempo que eu li...

Emerson.Jonas 30/03/2021minha estante
Na verdade é onde ele aparece pela última... ?

Wesley Santos 30/03/2021minha estante
Ai, que tristeza...
To pensando em comprar a versão 5 em 1 que lançaram do guia, capa dura, super bonito!

Emerson.Jonas 05/04/2021minha estante
Deve ser bem bonito e bom para ler tbm

Wesley Santos 08/04/2021minha estante
Bonito é! E muito! Kkkkk