O Arquipélago Gulag

Aleksandr Soljenítsin

Resenhas - O Arquipélago Gulag

Fabio Shiva 04/02/2020

o supremo mal

Esta é, sem dúvida, uma das obras mais relevantes do século XX. E foi também um dos livros mais sinistros e apavorantes que li na vida. Levei mais de seis meses para vencer as 600 páginas desse tijolo de horror e ódio, e mesmo assim só porque da página 400 em diante, exaurido pela hedionda sombra do Gulag em minha consciência, me determinei a não tocar em outro livro até chegar ao fim deste (normalmente leio alternando entre três ou mais livros).

Imagine ser despertado na calada da noite por batidas urgentes na porta. São agentes do governo, que levam para interrogatório e averiguações. Que acabam consistindo em torturas diversas, como trancar você em um cubículo infestado de percevejos por dias a fio, urinar em sua cara ou deixar você sem comer, beber ou dormir até o limite da exaustão física e mental. Isso para não mencionar as rotineiras sessões de espancamento, que muitas vezes terminam em morte, mutilações ou lesões permanentes. Se você sobrevive ao “interrogatório”, já pode confessar seus crimes reais ou imaginários em um julgamento de fachada, que não passa de uma tosca encenação pública, para então receber a merecida pena: o fuzilamento, ou então cinco, dez ou mesmo vinte e cinco anos nos campos de trabalhos forçados. São esses campos da morte as numerosas “ilhas” do Arquipélago Gulag, tema deste livro que foi escrito a partir das experiências do próprio autor, bem como dos depoimentos de mais de 200 outros prisioneiros.

A maldade humana é muitas vezes retratada nas histórias de ficção como revestida de astúcia e esperteza. Esta triste história verídica, contudo, nos mostra que a maldade está muitas vezes acompanhada da mais obtusa e embotada estupidez. Penso que todo mal, de uma forma ou de outra, é fruto direto da ignorância, esta sim o mal supremo, ao qual se referiu o Cristo em suas redentoras palavras: “Perdoai-os, Pai, pois eles não sabem o que fazem”.

“Arquipélago Gulag” é hoje, talvez, uma leitura mais relevante do que nunca, nesses tempos estranhos, em que tantos parecem dispostos a endossar o mal, apoiando e aplaudindo práticas antivida como o totalitarismo, a tortura e a execução sumária. Penso que não poderei esquecer deste livro tão cedo. Deus nos liberte da ignorância, mãe de todos os Gulags.

***

“Ah, se as coisas fossem assim tão simples! Se num dado lugar houvesse pessoas de alma negra, tramando maldosamente negros desígnios, e se se tratasse somente de diferenciá-las das restantes e de aniquilá-las! Mas a linha que separa o bem do mal atravessa o coração de cada pessoa. E quem destrói um pedaço do seu próprio coração?...”

“Nós temos a tendência a revoltar-nos contra aqueles que são mais fracos, contra os que não podem responder. Isto é próprio do homem.”

“Não gosto dessas denominações de ‘esquerda’ e ‘direita’: são arbitrárias, permutáveis e não dão conta da essência.”

“Se a natureza humana evolui, não é com muito mais rapidez do que o aspecto geológico da Terra.”

“O homem é esperança e impaciência.”

“Como fazê-los compreender (por uma iluminação? por uma aparição? em sonho?): Irmãos! homens! Para que a vida lhes foi dada? No meio de uma noite escura, abrem-se as portas das câmaras da morte e seres humanos de almas grandiosas se encaminham para o fuzilamento. (...) Mas vocês têm sobre suas cabeças o céu azul e, sob o cálido sol, o direito de decidir seu próprio destino, beber água, sentar esticando as pernas, viajar para onde queiram. (...) Querem que lhes revele agora o segredo mais essencial da vida? Não persigam o enganoso, nem as posses, nem os títulos: tudo isso se paga à custa dos nervos, década após década, e numa noite só pode ser confiscado. Vivam com serena superioridade perante a vida... Não temam a desdita nem anseiem pela felicidade, pois ambas as atitudes vêm a ser o mesmo. A amargura não se prolonga eternamente, e a medida do prazer nunca se completa. Alegrem-se se não tremem de frio, se as garras da fome e da sede não dilaceram suas entranhas. Vocês não têm a espinha quebrada, suas duas pernas andam, seus dois braços se dobram, seus dois olhos enxergam e seus dois ouvidos escutam – quem poderiam vocês invejar? E por quê? A inveja é o que mais nos tortura. Esfreguem bem os olhos, purifiquem seus corações, então poderão aquilatar perfeitamente quem verdadeiramente lhes quer e deseja seu bem. Não lhes façam nenhum mal, não pronunciem palavras malévolas contra eles, não permitam que as brigas os separem, pois quem pode saber se este não é o seu último ato antes de serem presos? e isso lhe pesará na memória!...”

site: https://www.facebook.com/sincronicidio
Indiacy 04/02/2020minha estante
Parabéns pela bela escrita. Ainda não tive coragem de lê-lo.

Gerson 04/02/2020minha estante
Excelente!

Fabio Shiva 05/02/2020minha estante
Gratidão pelos comentários! Essa é uma leitura que fica reverberando dentro da gente.

Roriz2 18/07/2020

"... ler Soljenitsin e seu Arquipélago Gulag, o que deveriam fazer, e todos deveriam, pois é o documento definitivo deste tipo de coisa que surgiu no século XX. Soljenitsin colocou clareza extraordinária, primeiro em suas obras sobre Lênin, e então nas suas obras sobre a URSS, exatamente como as doutrinas marxistas perniciosas e patológicas foram transformadas lógica e sistematicamente nas leis que mataram milhões de pessoas. Milhões de pessoas! Havia pessoas com tanta fome na URSS durante a década de 20, que havia pôsteres dizendo para não comerem seus filhos. Então já testamos esse caminho. Vamos tentar novamente sob o disfarce da equidade??" Jordan Peterson
Roriz2 19/07/2020minha estante
Uma história apagada da história

Tiago.Costa 16/02/2023

Sinceramente, ler um livro como esse requer um pouco de paciência e estômago. Nossa como que tem gente que defende esse sistema socialista ainda hoje?. Só desgraça, minha nossa. Vc que e jovem, q acha q o mundo passou a existir no dia q vc nasceu e q acha maneiro, legal as ideias do socialismo, e so ler esse livro antes de ficar defendendo o indefensável. Qualquer autoritarismo, sendo de direita ou de esquerda, é abominável e deveria ser extirpado da sociedade humana. Assim como não tem partidos nazistas e fascistas assim não deveria ter partidos comunistas.

Karla de Souza 03/04/2020

"Desde que Herodes morreu, só a Teoria da Vanguarda nos poderia explicar: como exterminar até as crianças pequenas. Hitler era um aprendiz, mas teve sorte: celebrizaram os seus matadouros, enquanto pelos nossos ninguém se interessou." - Aleksandr Soljenítsin

Esse livro, se não for o mais caro, é o mais raro do meu acervo. Foi difícil de encontrá-lo, ao contrário da extensa literatura sobre os horrores do nazismo. Talvez por isso tanta gente ainda tenha uma visão idealizada sobre o que foi a União Soviética, e defenda ideologias e regimes políticos que contêm tanta coisa que essas mesmas pessoas criticam na direita: censura, perseguição ideológica, intolerância religiosa, tortura, culto ao líder, entre outras coisas que Soljenítsin descreve com perfeição.
Arquipélago Gulag é uma obra riquíssima, não apenas do ponto de vista da história, mas também da literatura e da psicologia. É interessante ver como condições extremas moldam o caráter dos homens, e como diante de uma situação ruim da qual não se tem perspectiva de sair, a espiritualidade é o que dá sentido para toda a existência.
Deveria ser leitura obrigatória nas escolas.

Biblioteca Álvaro Guerra 29/01/2019

O Arquipélago Gulag
"O escritor Aleksandr Solzhenitsyn dedicou o seu livro "O Arquipélago Gulag" a "todos os que não viveram para contar a história". A história contada por Solzhenitsyn leva-nos até ao horror dos campos de trabalhos forçados soviéticos - uma experiência pela qual passou, e que, para ser contada, o levou à clandestinidade e ao exílio."

Link da matéria completa: http://obviousmag.org/archives/2012/11/a_historia_secreta_do_arquipelago_gulag.html

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/978-989-676-174-5