Geada e Noite

Geada e Noite Sara Raasch

Resenhas - Geada e Noite

Cerutti 29/08/2021

"Incendeie este mundo , Rainha de inverno "
Finalização bem coerente com a proposta do livro mas eu esperava mais .
Sinto que faltou o Tchan na finalização, esperava uma Querra mais corpo a corpo e muito mais elabora .
De novo a autora fez TUDO ser muito conveniente e bem previsível, faltou a exploração dos personagens , faltou motivação, faltou um final digno pro vilão ...... Faltou TUDO !!
Estou decepcionada!!!
Toda evolução que senti no livro anterior foi pro ralo nesse volume .
O poder do protagonismo nesse livro foi surreal , Meira piscava e tudo , TUDO , se resolvia numa facilidade , não consegui me apegar direito a ela , nem ao Mather ....... gosto mais dos personagens coadjuvantes que os principais .
( algo que poderia ter sido mudado caso a autora tivesse explanado a personalidade deles melhor no primeiro livro ) .
Enfim , achei o livro okay , poderia ter sido melhor ? SIM, mas vida que segue .
Recomendo pq mesmo a finalização ter sido meia boca amei a ambientação e universo .

Thai 08/08/2021

Um bom fechamento
Um bom fechamento para está incrível trilogia.

Os caminhos até aqui levaram a um grande crescimento e amadurecimento dos personagens, o quanto Meira cresceu como monarca e pessoa foi maravilhoso de acompanhar.

Algumas partes do livro se mostraram bastante arrastadas, mas no geral valeu muito a pena ler cada linha escrita pela Sara.

Ao longo dos 3 livros é possível perceber a evolução tanto do universo criado pela autora, quanto da escrita da mesma.

Recomendo a leitura, muitas lições são possíveis de aprender e refletir através das aventuras e caminhos trilhados pela Meira, seu reino e amigos.

Mand 08/08/2021

Nossa gente, QUE LIVRO! Não, sério mesmo, o nível dessa trilogia foi aumentando a cada livro, até que chegasse a esse final (que não é um final épico, porém não deixa de ser maravilhoso).

O que mais me fez gostar da trilogia é que que a autora não fica enchendo linguiça com coisas desnecessárias, a escrita dela é clara, coesa e bem fluida.

O final foi emocionante, o desenvolvimento da Meira foi perfeito e gostoso demais de se ler, amei o desenvolvimento do casal, enfim livro maravilhoso.

O desfecho de toda a questão do vilão foi meio previsível, mas não deixou de ser incrivelmente bom.

Sheila.Alves 05/07/2021

Esse livro é mil vezes melhor que os outros dois da trilogia. Todos os acontecimentos levam a um final maravilhoso. Só achei um pouco corrido o final, mas tá bom.

Wash7PR 04/06/2021

Terminei em fim
Li os outros 2 dessa série e sinceramente não gostei. Nenhum personagem memorável, poucos que se possa dizer bons. Meira era chata demais e mather insuportável. Praticamente tinha abandonado, mas depois da recomendação de uma pessoa resolvi terminar. Esse é claramente melhor que os outros. Meira fica melhor depois que treina, mather um pouco menos chato, tem algumas mortes "importantes" mas para por aí. A escrita da autora não prende, os personagens se perdem em pensamentos toda hora... muita descrição e pouca coisa acontecendo de verdade. A autora estragou o melhor personagem tentando usar ele pra mostrar como o vilão é ruim e distorce todos, mas ela esqueceu de desenvolver o próprio vilão então foi um desperdício incrível. O último capítulo foi desnecessário, tornou o fim horroroso. Vou desconsiderar e levar em consideração só o fim da batalha, pra poder dar uma nota melhor pra esse aqui.

Raianne Viana 19/05/2021

Final digno
Essa trilogia realmente me surpreendeu. A ideia é simples e em alguns momentos até mesmo previsível, mas ultimamente está difícil pra mim me envolver em uma história, e essa trilogia conseguiu me envolver demais.

Em relação à história e construção do universo, dá pra ver que tudo foi muito bem pensado, e no final tudo fica bem amarrado. É relamente simples o enredo de bem versus mal, mas adorei como foi uma das poucas fantasias que se atreveu a colocar a própria magia como vilã da história. Não é todo autor que consegue fazer com que a gente torça pra magia acabar no mundo.

Meira talvez seja uma das melhores protagonistas que eu já li, uma em que você acompanha de verdade o crescimento e amadurecimento. Ela passa de uma garota impulsa e insegura, ansiosa pra provar seu valor, pra alguém que sabe seu valor e confia em si mesma. Passa de uma pessoa que guarda segredos e acha que pode decidir o que é melhor para os outros pra alguém que sabe que não precisa estar sozinha.

O romance pra mim poderia ter sido melhor. Eu gosto do Mather, vibrei demais quando eles ficaram juntos, e aquela cena foi mais que perfeita. O problema pra mim é que eu queria ter visto mais. Conhecemos os dois já com sentimentos um pelo outro, os dois já se conhecem há anos. Queria muito ter visto mais cenas entre os dois, conhecê-los melhor juntos.

Ceridwen pra mim foi uma decepção nesse livro, pois esperava mais da narração dela. Claramente essa narração foi feita apenas pra mostrar o que acontecia quando Meira não estava por perto, e serviu a esse propósito, mas achei que os conflitos de Ceridwen foram resolvidos muito rápido, e nem vimos ela fazendo as pazes com Jesse direito na narração dela.

O problema com Ceridwen é o mesmo que já mencionei na resenha anterior: a autora desenvolveu muito pouco os coadjuvantes. Tanto que, apesar de ter me emocionado com algumas perdas, a maioria delas foi tipo "ok, aconteceu isso, seguimos". Não conhecia direito os personagens, então não me envolveu.

A forma como as coisas se resolvem no final é bem previsível, assim como o traidor mencionado na sinopse. Mesmo assim, o livro te envolve do início ao fim, e fico muito feliz de ter lido essa trilogia.

Igor.Marques 12/04/2021

O último livro da série perfeita "neve e cinzas". Uma trilogia que consegue te envolver, querer abraçar os personagens, querer estar ali junto. Uma escrita tão leve, gostosa para ler... maravilhoso!
E que final, da uma agonia e uma ansiedade mas é lindo!

elisarazera 13/03/2021

Valeu a pena, mas podia ter sido melhor
Nota: 3/5.

Em geral foi uma boa leitura, principalmente quando se compara com o segundo livro da saga. Nesse segundo a autora pecou um pouco, se alongando muito em coisas que, apesar de fazerem sentido pra história, não eram tão necessárias.
Nesse livro a gente acompanha bem o desenvolvimento dos personagens; porém de uma muito maneira acelerada. O espaço ocupado no segundo livro poderia ter sido usado para um desenvolvimento melhor da Meira e Mather, mas isso acabou ficando tudo pra esse livro. O desenvolvimento individual deles é muito rápido e o do relacionamento entre eles mais ainda.
A leitura é ótima comparada com Gelo e Fogo, tem momentos muito emocionantes e muito bonitos, rendeu boas tags, a história em si é muito boa. Mas, na minha opinião, faltou algo a mais. Quando se compara os 2 últimos livros com o primeiro da saga, deixa um pouco a desejar, já que o primeiro é muito bom.

Jucy 24/02/2021

Podia ter pulado o segundo e ido direto pra este
Achei o segundo um porre, muuuuuuito devagar e uma história que poderia ser resumida, por isso demorei acho que mais de um ano pra ler esse, sempre apareciam livros melhores e mais interessantes.
Não que esse livro seja maravilhoso, mas ele é bem melhor que o segundo, e achei bonitinho o final que ela deu para a história.

Lu 14/02/2021

Bem x Mal
FINALMENTE ACABEI ESSA TRILOGIA.
Nossa, foi difícil demais. Confesso que gostei do primeiro livro, que veio em uma caixinha do clube skoob, e fiquei curiosa pra saber o que iria acontecer. Mas, sinceramente, que perda de tempo.
Típica historinha do bem x mal onde todos os personagens do “bem” são perfeitamente do bem e os do “mal” são perfeitamente do mal. Ah, e se os do “bem” estão fazendo algo considerado “errado”, é só porque os do “mal” estão influenciando com a ruína, ok? Não é porque o personagem tem camadas não, pq não tem.
Como todos os personagens são mega do bem, eles também tem que aceitar normalmente coisas que na nossa sociedade de hoje são comuns, mesmo que não faça sentido nenhum no universo/história. Momento auge: quando sugerem uma democracia em um mundo que sempre teve monarquia e a Meira e a Ceridwen acham ótimo na hora - nessa hora meu olho revirou tanto que quase enxerguei atrás da cabeça.
As soluções tiradas do nada e o “perguntar para a magia” são muito difíceis de engolir. Muita coisa subjetiva e sem resposta clara... Parece que a autora sabia mais ou menos o que queria fazer e foi criando as regras do universo conforme era conveniente.
Fiquei pensando que, talvez, se eu tivesse lido essa trilogia 10 anos atrás, eu teria gostado mais. Mas eu acho que não, porque naquela época já tínhamos coisas maravilhosas como Harry Potter e o MÍNIMO DE REFERÊNCIA do que é bom.
Desculpa o desabafo, pessoal. Estou brava comigo mesma por perder meu tempo com essa história. Segue o jogo.

Márcia 13/02/2021

O melhor livro da trilogia
Geada e noite nos apresenta uma história intensa do início ao fim.
Enquanto o livro 2 da série foi arrastado e moroso, este é interessante do início ao fim. Há momentos de um pouco de tranquilidade, mas isso foi importante porque nosso coração não iria aguentar tanta pressão! Nenhum capítulo deste livro pareceu enrolação, todos tinham sua relevância para a composição e fechamento da história.
Os protagonistas eram fortes,destemidos e corajosos, apesar de todos os medos que cada um tinha. Finalmente vemos Meira amadurecer e entender porque certas coisas tinham que acontecer. E o Mather, é o Mather: espetacular do início ao fim.
Infelizmente alguns se vão, mas não se pode ter tudo,não é mesmo?
Ah, e também tem alguns romances, que nos deixa com o coração bem quentinho , afinal a vida não é só feita de lutas...
Enfim, é uma história muito boa e finaliza a trilogia com chave de ouro! Vale muito a leitura!!

Danilo Neiva 10/02/2021

Terceiro e último
Confesso que o primeiro livro não me prendeu muito e continuei porque odeio deixar coisas pela metade. Mas o segundo e principalmente o terceiro me cativaram demais, vale muito a pena se você tem paciência pra desenvolvimentos a longo prazo. Já estou com saudades!