Vitória Daisy Goodwin

Resenhas - Vitória - A Jovem Rainha

Camila Ramos 20/07/2020

Uma Grande Rainha, mas uma leitura bem ok
Um livro que estava na estante há bastante tempo. Mas eu sempre quis ler, pois adoro a Era Vitoriana. Finalmente engatei na leitura, mas foi menos que o esperado.

(Sinopse aqui no skoob)
Essa é uma leitura bem desconhecida. Praticamente ninguém conhece esse livro. Por me interessar tanto da Rainha Vitória e a Era Vitoriana, eu descobri esse livro e fiquei com sede para ler. Aqui nos deparamos com a história do início do reinado da Vitória. Sua ascensão, seu início como Rainha, ainda muito jovem, com apenas 18 anos.

O livro mostra todos os conflitos que a menina começa a ter em relação a seu reinado. Ela é inocente, quer fazer o melhor para seu povo e para si mesma, mas está confusa e não sabe a quem recorrer ou para que lado se guiar. Até que aparece o seu tão querido Primeiro Ministro, o Lord Melbourn, que foi seu mentor e muito querido amigo.

Muitas pessoas tentavam manipular a Rainha (principalmente Sir John Conroy, que odiei com todas as minhas forças), queriam obriga-la a casar o mais rápido possível, pois uma mulher não poderia saber governar sem um homem ao seu lado. Essas questões me irritaram tanto, senti o peso nas costas da Vitória.

Eu gostei muito de ver a relação da Vitória com o Lord M. A autora abordou bastante, de forma tão profunda, que foi praticamente o enredo principal da trama. E isso deixou o livro mais atrativo, pelo menos para mim. Só que, conforme as páginas iam passando e o livro chegando ao final, eu comecei a ficar intrigada

E acabou que foi exatamente como eu percebi que seria. Nos finalmentes, quando a história estava praticamente acabada, foi que a autora introduziu o Alberto, que foi o marido da Rainha. E isso deixou o final do livro muito corrido para mim. Ela poderia tê-lo introduzido mais cedo no enredo e tudo ficaria mais equilibrado.

Isso foi onde a autora pecou pra mim. E a narrativa dela também foi outro fator que fez eu avaliar com essa nota. A história foi um pouco lenta, mesmo eu me interessando bastante. De forma geral, eu gostei de ler mais uma vez sobre a Rainha Vitória, ainda mais com um pouco de ficção. Mas foi uma leitura apenas boa.
Lucas 20/07/2020minha estante
Indico a série sobre a Rainha Victoria escrita pela mesma autora do livro. Vale a pena!

Camila Ramos 20/07/2020minha estante
Eu descobri recentemente. Vou assistir com toda certeza

Mandinha 16/12/2021

Vitória
Nunca fui fã de romance mas esse é gostosinho de ler, amei a Vitória! Irei reler muitas vezes ainda.. LEIAM!

Sparr 19/08/2021

Interessante, deveras.
Quero deixar registrado que acho Vitória um personagem controverso da história. Simpatizo com a mulher no mesmo grau em que a detesto, (às vezes, a detesto um pouco mais do que simpatizo), isso é compreensível, uma vez que muitos temas, condutas, expressões, culturas, vidas e etc., estão mais debatidas atualmente do que em nosso passado histórico nada bonito.
Acompanhar a transformação da ingênua e obediente Vitória, para a mulher que silenciava um parlamento com uma olhada, é incrível. Acompanhar suas nuances familiares, foi como acompanhar um Casos de Família Chique, e sim, eu lia pensando na Cristina Rocha. Sou apaixonada pelo amor intenso que Vitória tinha pelo marido e pelos filhos, bem como pela maneira como passou a entender sua importância e seu papel. Ainda assim, não foi lá muito bonita quando, por luxo, decisões erradas e falta de mãos para realmente conduzirem as coisas, deixou o povo passar fome (e esse nem foi o maior problema do reinado da bonita). É interessante acompanhar os anos de juventude e sua formação como mulher, sempre sem fazer esse apagamento das coisas tanto boas, quanto ruins. É importante olhar para a história com todos os lados bem nítidos, para não repetirmos os erros e nos lembrarmos de algumas das características que tornaram alguns parte tão intrínseca à história humana, que é impossível fingir que não existiram.

celiabowen 08/01/2021

Bom!
Eu amei ler sobre os primeiros anos da Rainha Vitória, achei a leitura muito fluída.
Uma pena o final ter sido um pouco corrido, apesar disso foi uma leitura boa.

Nat 29/02/2020

Aos 18 anos, por falta de herdeiros masculinos, a jovem Vitória se torna rainha do império britânico. Sem experiência, tendo passado toda sua vida protegida por sua mãe e sem as noções mais básicas de como governar, agora deve mostrar a todos, principalmente ao seu tio e próximo na linhagem a herdar o trono Duque de Cumberland, que é uma rainha de fato e não uma marionete. Ela encontra um professor e amigo em Lorde Melbourne, mas a proximidade entre os dois incomoda todo mundo, e assim começam a planejar o casamento da jovem com seu primo Alberto, com quem ela não tem afinidade nenhuma. Ou assim Vitória pensava, até encontrar Alberto depois de tantos anos...

"Uma pessoa poderia ser uma monarca e uma mulher?"

Eu só fui atrás desse livro porque vi que era a novelização da primeira temporada da série, e de fato, é mesmo. A autora, que é a roteirista da série Vitória, da PBS, entrega mais detalhes no livro (foi muito bom estar “dentro” da cabeça de Lorde M. e ver como ele se sentia perto da jovem rainha, na série é muito implícito o que ele sente, e eu sei que deve ter sido dessa forma que os produtores pretenderam construir esse relacionamento entre os personagens, mas foi bom ver a partir da perspectiva dele).

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2020/02/vitoria-daisy-goodwin-dll-2020.html

Liliam.Alencar 16/03/2021

Vitória
Eu amo mergulhar nesse mundo de realeza. Queria poder saber um pouco mais sobre a era vitoriana.

Camila1282 20/06/2021

Vitória
Sou apaixonada por época, gosto de ler e me deliciar com histórias do passado.
Primeiro já tinha visto a série, mais o livro nos faz entender melhor o que se passa no coração da nossa pequena grande rainha.
Será que esse livro tem continuação?
Pq queria muito ler.

Brunna.Andrella 10/01/2021

Um pouco decepcionante
Comecei a ler o livro na expectativa de conhecer mais sobre a rainha Vitória que foi tão popular e adorada, mas o que é relatado no livro são apenas os primeiros anos de reinado e mostram a rainha como uma menina mimada, que só joga cartas e dança em bailes.
Fala um pouco sobre o início de seu relacionamento com o príncipe Alberto mas só bem no final do livro. O livro quatro (o livro é dividido em 4 partes) é o que faz a história valer a leitura, de resto é muita enrolação sem conteúdo de verdade.
Em uma opinião pessoal não gostei da divisão do livro e achei o final muito corrido.

babisenberg 23/06/2022

Bom livro
Uma estória interessante sobre os primeiros anos de reinado da rainha Vitória da Inglaterra. Ela ainda muito jovem se vê na missão de reger um país e encontrar o equilíbrio entre o que ela pensa e o que as pessoas a seu redor pensam em querem.

visuyanne 18/04/2023

Um livro que me marcou!
Vitória me marcou, me deixou com raiva, me encantou e me inspirou a cada página lida. Uma mulher empoderada e cheia de si, mesmo na sua época machista, não abaixou sua cabeça pra ninguém.
Quero ler de novo em breve ??

Cris 21/01/2018

God Save the Queen!
O livro teve como base os diários da Rainha Vitória, e a autora fez mágica com as palavras, pois mesmo sabendo que era história real, em algumas vezes me peguei "torcendo" pela Rainha.

Pesquisei na internet sobre a Era Vitoriana, fiquei feliz em ver uma foto da rainha, aprendi muito direta e indiretamente.

Recomendado para quem nunca leu uma biografia, para quem gosta de romance, para quem gosta de história.

Isabela | @sentencaliteraria 07/03/2018

Resenha originalmente postada no IG @sentencaliteraria
Vitória / @harpercollinsbrasil / 3 ⭐️’s

Quando acordou de manhã, Alexandrina Vitória já não era mais a mesma garota. Com a morte de seu tio William IV, foi nomeada a Rainha da Inglaterra com apenas 18 anos. E mesmo enquanto crescia, sabendo que um dia seria Rainha, muitos duvidavam se a menina daria conta de governar um dos maiores reinos do planeta.

Com um Parlamento dividido entre os Tories (conservadores) e os Whigs (liberais), Vitória encontrou junto à Lorde Melbourne, seu Primeiro Ministro, pertencente ao partido liberal. Ela tinha grande admiração por Lorde M, como ela o chamava, levando o Parlamento a acreditar que a Rainha favorecia o partido dos Whigs, e isso tornou seu início de reinado meio conturbado.

Vitória foi uma das maiores rainhas que já governou a Inglaterra, sendo a segunda com mais tempo de reinado. A “Jovem Rainha”, com personalidade forte e muita teimosia, teve que convencer seus súditos e sua corte de que era capaz de governar sem o auxílio de um marido. Porém, sua família acreditava que seu primo de primeiro grau da jovem, o Príncipe Albert da Alemanha, seria um ótimo pretendente. E Vitória, mais por sua teimosia, não queria seguir os conselhos da família... ela só não previa que se apaixonaria por Albert, e ele por ela!

Eu simplesmente AMO a história da Rainha Vitória e do Príncipe Albert, por isso me interessei em ler o livro, escrito pela criadora da série de TV “Victoria”. So que, diferente do filme “A Jovem Rainha Vitória” (que eu também adoro), não vemos muito do desenvolvimento do relacionamento dos dois, e achei que algumas coisas aconteceram rápido demais.

Achei Vitória muito dependente do Melbourne, chegando a confiar nele cegamente em algumas situações. A autora preferiu abordar no livro o início do Reinado da menina, chegando a introduzir seu futuro marido apenas na última parte do livro, e isso foi algo que fez a história perder um pouco do brilho para mim, e tornou a leitura um pouco arrastada. Mas, para quem gosta da história dessa grande monarca e de livros de época, indico sim a leitura!

site: https://www.instagram.com/sentencaliteraria/

DuinneBlyth 02/02/2020

?Uma nesga de luz ao alvorecer caía na rachadura no canto do teto. Ontem ela se parecia com um par de óculos, mas durante a noite uma aranha tinha bordado ao longo da fenda, preenchendo os vazios que agora se pareciam, ela pensava, com uma coroa.?

Assim inicia a história de Vitória, a Jovem Rainha. Baseado em fatos históricos e no diário da própria Vitória, esse livro conta a trajetória dessa jovem menina britânica que, aos 18 anos é coroada a soberana do reino mais poderoso do século XIX. Não muito diferente do que comumente ocorre com que ocupa posições de alta hierarquia, o reinado de Vitória também foi marcado por uma grande força persuasiva que buscava no controle sobre a rainha, a realização de seus interesses pessoais. Mulher e jovem, aos olhos do parlamento e da nobreza, Vitória parecia ser de poucas objeções às sugestões masculinas; no entanto, ela estava decidida a não se deixar influenciar e seguir seu destino como uma monarca respeitável e indomada.

?Para ser uma rainha, você tem de ser mais do que uma garotinha com uma coroa.?

Mesmo que todos os seus esforços fossem verdadeiros, Vitória estava em leve desvantagem. Criada nas dependências do Palácio de Kensington por toda a infância sob os cuidados de sua mãe, a Duquesa de Kent, e Lord Conroy, Vitória é mantida distante da sociedade e do ambiente ao qual deveria estar habituada ao assumir o poder. Diante desse evidente problema, ela encontra em Lord Melbourne a confiança e o auxílio de que precisava, tornando-o seu Primeiro Ministro e, pouco tempo depois, afeiçoando-se até demais por ele. Ao longo do tempo, suas atitudes de inclinações pessoais começam a ir contra a sugestão mais rígidas do parlamento e os partidos dos Tories e dos Whigs começam a entrar em maior conflito. Vitória, então, passa a ser alvo das tramóias de seus inimigos e tenta fazer seu melhor para se sair vitoriosa e tão bem apreciada quanto sua precedente, a rainha Elizabeth.
Em resumo, o livro é muito bom! É como olhar para a História pelos olhos da própria rainha. O livro deixa transparente os sentimentos e pensamentos dos personagens, mas sem fugir do roteiro histórico. Tem política, estratégia, romance, cultura e outras curiosidades. É um livro que mostra mais de perto a dificuldade de uma mulher oitocentista em ser vista e respeitada como alguém independente, mesmo que essa mulher seja a rainha. A todo tempo é dito que ela precisa de um homem para controlá-la, que ela é muito jovem e inapta ao papel que lhe foi herdado, mas ela prova o contrário. A única crítica negativa que tenho é a seguinte: a autora se debruçou tanto no flerte entre Vitória e Melbourne ao longo do livro que quando houve um romance, de fato, achei corrido. Não sei se foi escassez de informações ou outro fator externo, mas me decepcionou um pouco que ela não tenha explorado mais Vitória e Alberto juntos.

Caroline Foletto 15/05/2020

Tinha uma expectativa muito grande em relação à esse livro, talvez por achar a capa tão linda, mas não foi nem um pouco correspondida.
A história é interessante, o cenário é lindo, os personagens são espirituosos e os diálogos tornam a leitura muito fluida, estou surpresa por não ter gostado tanto.
Não sei dizer o que me decepcionou, só sei que não entrou para os meus favoritos e isso é surpreendente.

Priscila 06/03/2021

A Jovem Vitória
Eu gostei bastante de ler. Achei uma leitura fluída. Quem espera a grande história da raínha que ela foi irá se decepcionar, pq não é a proposta do livro, e sim mostrar uma jovem assumindo o trono e se deparando com todas as dificuldades que vem com ele. Retrata uma Vitória inocente, sem entender direito como o poder funciona, idealista, e se deparando com o primeiro amor.