O Mapa do Tempo

O Mapa do Tempo Heidi Heilig

Resenhas - The Girl From Everywhere - O Mapa do Tempo

Gabrielle 23/02/2023

Morno
Um livro extremamente morno, o tempo todo que eu lia me faltava emoção. Os romances e a relação com o pai dela muitas vezes parecia uma coisa confusa. Sem contar o número de coisas que poderia ter sido cortado sem fazer diferença nenhuma pra história.

Nathy @peculiareslivros 21/11/2021

Vale a pena!
Eu admito que estava com expectativas, porque tinha visto ótimos comentários do livro, e não foi exatamente o que eu esperava, mas me surpreendeu e me encantou demais!

O início foi meio lento, mas logo estava tão fluido que eu nem sentia as páginas passarem, e a linguagem da autora era quase poética. Pouco é dito claramente, mas senti tranquilidade em ir ligando os pontos do que a autora estava propondo, e amei que tudo teve base, seja na História ou mito. Universo complexo, mas impecável.

Estou ansiosa pelo segundo!

Jessica.Lima 22/06/2020

Não entendi nada... decepcionante
Demorou muito pra começar a acontecer alguma coisa interessante e não tinha uma busca realmente importante na história.

Não explora nada sobre a questão da viagem no tempo e de toda essa fantasia criada na Navegação; alguns personagens ficaram meio apagados; não sei se era pra ter um triângulo amoroso ou não, o desenvolvimento ficou meio estranho.
Acabei o livro e não entendi nada do que aconteceu. Pra mim não fez sentido a história, as informações históricas são jogadas de um jeito chato e eu não conseguia me ligar no que aquilo agregava para a história toda.

O final foi legalzinho pq teve mais ação mas o resto foi uma bosta.
taianewithane 11/07/2021minha estante
Tbm tô sem entender muita coisa?

Rosy-@mother_ofbooks 25/01/2022

Uma viagem eletrizante
Nix quer independência e liberdade?
Seu pai Slate quer um mapa?
E Kashmir, quer qualquer coisa que puder roubar ?
Juntos eles navegam no Temptation, um navio pirata que viu desde a China do século 19 à uma moderna New York?
Graças as habilidades de viajar no tempo e tudo que eles precisam para saltar de um lugar para o outro é de mapas e um é o mais desejado para o Capitão Slate: Honolulu de 1868, o ano que Nix nasceu e que sua mãe morreu?
Durante essa busca eles enfrentam perigos em suas aventuras, mas Nix enfrenta uma batalha ainda maior: ajudar seu pai a encontrar o mapa ou seguir em busca do que ela tanto deseja. Se ajuda o pai a voltar e salvar sua mãe, ela corre o risco de colocar em jogo a sua própria existência, mas se sair em busca dos seus próprios sonhos, precisa deixar para trás seu pai a bordo do Temptation?
Uma leitura muito fluida e imersiva, a autora nos leva a lugares lindos e consegue de fato nos fazer visualizar cada um deles.?
A proposta de viajar no tempo através de mapas, torna a história eletrizante, por vezes eu me peguei imaginando como seria incrível uma experiência assim ao lado dos personagens. E por falar neles, eu me apeguei a praticamente todos, cada um tem sua própria evolução, principalmente a Nix, mas meu coração bate mais forte pelo Kashmir
Muito além de uma fantasia e de viagens no tempo, o livro fala sobre amor entre pai e filha, que é posto a prova o tempo todo e na prova final foi impossível não chorar como se tudo fosse real e comigo

Lauraa Machado 31/03/2022

Bom, mas não muito marcante
Faz algum tempo que estou tentando entender do que eu não gostei nesse livro. Apesar de ter achado ele bom, de entender quem gosta, ainda tem alguma coisa faltando nele que me impediu de me importar com a história, e agora acho que sei o que é.

A ideia da história é bem legal. Viagem no tempo que só funciona com a ajuda de mapas feitos na época do lugar é uma ideia incrível. Confesso que preferia se o pai da protagonista não fosse um personagem, pois ele só serve para impedi-la de atingir o potencial que sua posição nesse livro deveria ter. Ele tem tanto significado na história, que a mantém para baixo por um bom tempo. Mas a visita ao Havaí foi bem interessante e as poucas viagens para outros lugares e outras épocas também. Fiquei especialmente feliz pelos mapas pelo livro.

Minha parte favorita é o Kashmir, que é cativante e interessante desde sua primeira cena e que deveria ter aparecido mais vezes. Sabe quando um personagem secundário consegue carregar toda a história só por ser incrível e divertido? Kashmir teria sido esse personagem se ele aparecesse mais vezes. Shippei ele com a Nix desde o começo e nem me incomodei com o triângulo amoroso super desnecessário que apareceu.

Acho que é tudo que tenho para elogiar. Além do pai da Nix, outra coisa da qual eu não gostei foi a falta de ação e de experiências diferentes. Em uma história sobre viagem no tempo, espero pelo menos que a protagonista vá para épocas diferentes entre si, que o enredo seja mais movimentado e menos parado.

Mas nada disso é o que me impede de ter gostado, ainda que acredite que a escrita e o livro em si são bastante competentes. É a protagonista, Nix, que afunda esse livro.

Eu não exijo muito de protagonistas. Não exijo que sejam perfeitas, que tenham opiniões parecidas com as minhas, que sejam fortes, incríveis, engraçadas, capazes, nada assim. Mas se você vai escrever um livro na primeira pessoa, seria legal se a protagonista ao menos tivesse personalidade, se ela tivesse uma voz narrativa interessante e divertida. É tudo tão sem graça quando visto e narrado pelo ponto de vista dela. Tudo tão seco e superficial. Até mesmo cenas que eu torcia para acontecer, quando aconteciam, eram mais anticlimáticas do que interessantes. Nix não tem atitude, opinião, autonomia ou qualquer característica marcante.

Isso é especialmente decepcionante quando eu sei que, se ela fosse um pouco melhor construída, ofuscaria todo o resto.

Entendo quem gosta do livro, não recomendo, mas tampouco desencorajo quem queira ler. Só queria que tivesse sido um livro mais divertido e marcante, como sua ideia fazia parecer ser.
ekatherinah 09/11/2022minha estante
se não fosse narrado em primeira pessoa eu daria uma chance.. mas já tive experiência com livro em primeira pessoa que o protagonista é tão sem sal que deixa todo o resto insosso, então não tô afim de repetir a dose kkkk

Youko 15/03/2021

Obra surpreendente!
Surpreendente. Esta é melhor palavra para descrever este livro.
Até a página 30, estava achando a estória bem fraquinha e meu pensamento principal era de que eu não iria gostar. Foi eu passar das 30/40 páginas que a estória começou a andar e fluir muito bem.
Primeiro ponto positivo que me chamou a atenção: a protagonista. Particularmente, estou cansada de sempre encontrar personagens principais com as mesmas características físicas (quando não são ruivas, tem o cabelo castanho claro e a pele muito clara). Ter contato com uma personagem amarela foi uma ótima surpresa.
Segundo ponto é a estória em si. A autora soube muito bem amarrar a ficção com a realidade. Mitos a fatos históricos. A cultura havaiana misturada a fantasia da viagem no tempo se demonstrou ser uma bela combinação, e isso é totalmente mérito da autora.
O único ponto negativo é o triângulo amoroso. O casal principal (que julgo assim) tem uma ótima química, mas a inserção de um terceiro personagem, para mim, foi desnecerssária. O personagem em si tem um peso importante para estória, mas seu envolvimento romântico com a protagonista me incomodou demais (boa parte por sua insistência). Acho que ele poderia ter tido a mesma importância de outra forma, quem sabe.
Resumo da ópera: é um livro que pode parecer incerto no começo, mas que, com seu ritmo fluído e divertido, nos transporta a uma aventura íncrivel.

Gabs 29/07/2021

Confuso, mas vale a pena
Eu já falei sobre isso antes mas, de verdade, só entende esse livro do começo ao fim quem tem um estudo ou quem passa um bom tempo pesquisando sobre alguma parte específica. Eu não tinha nenhum ??
Eu achei que a autora poderia ter dado explicações melhores. Ao contrário do que disseram sobre "descrições exageradas de cenário", eu achei todas incríveis e me transportaram direto pra história, o que fez com que a leitura valesse muito mais a pena. (Talvez eu mude pra 4 estrelas).
Os pontos fortes: Kashmir. Fim.
AQLAS KSJSKWKWK não mas é sério ele é perfeitinho, amei o relacionamento dele com a Nix e amei ele como personagem. Também gostei muito da parte que fala sobre as lendas e tals, achei interessante saber sobre tudo aquilo. Sobre a parte da viagem no tempo, é, eu não entendi nada e pra mim a Joss ainda é uma velha traficante, não entendi absolutamente nada sobre a história dela e não entendi nada doq ela explicou. Não entendi nada sobre a época que ela nasceu, onde ela viveu, e os papapa todo. Enfim, não me cativou e só me deixou confusa.
Mas mesmo assim, é uma leitura que eu recomendo. Com muita calma e paciência, mas recomendo. O final foi o melhor, mesmo q eu tenha tbm ficado meio "???" sobre esse Sr. Hart. Mas no geral, achei o livro bom e espero que a continuação seja melhor, como falam.

lali 06/08/2021

tenham paciência!!
o livro é confuso? muito! mas tudo se explica, juro por deus, e quando explica vc fica duas horas assim ? (tem q queimar uns neurônios mas vcs conseguem eu acredito no potencial de vcs kkkkkk)

personagens incríveis, reviravoltas que para mim foram 0% previsíveis e referências históricas e mitológicas muito interessantes (com algumas alterações nas referências históricas pra caber no enredo do livro)
a criatividade dessa autora vei meu jesus

eu adorei esse livro
muito muito
kash e nix acima de tudo e todos.
ansiosa pra ler o próximo!!
espero que seja tão bom quanto.

nyne 18/05/2021

Interessante.
O livro me agradou bastante, uma história de fantasia dificilmente me decepciona. A narrativa é bem fluida, tem muitos elementos fantásticos, viagens no tempo, piratas, lendas, animais místicos, tudo para tornar a história viciante. A protagonista, Nixie é muito legal, ela faz parte da tripulação do Temptation, junto com seu pai o capitão ela sai viajando no tempo e adquirindo vários artigos e colecionando viagens. A tripulação tbm é maravilhosa inclusive o Kash melhor amigo dela. Pra mim o único problema do livro, foi a confusão em relação a viagem no tempo, a autora não explica muito bem como essas viagens são feitas. Se o navio é mágico ou os mapas que são, pq até então nem todos os mapas servem nas viagens. Pra mim ficou um pouco confusão, tinha momentos que eu não entendia como eles viajavam de um lugar pra outro, e eu ficava um pouco perdida na leitura.
A não ser isso pra mim o livro foi bem razoável.
dudaisreading 18/05/2021minha estante
falou tudo moça!!!!

Minha Velha Estante 03/12/2022

Nix seria uma adolescente comum caso não fosse parte da tripulação do Temptation, navio comandado pelo capitão Slate, seu pai, que tem a incrível habilidade de navegar através do tempo e em realidades diferentes bastando apenas encontrar o mapa certo.

Nix aproveita essas viagens para conhecer a cultura e a história de cada lugar sem pertencer a lugar nenhum e levando um pouco de cada lugar. Seu único receio é justamente a viagem que seu pai mais anseia: Havaí em 1886, quando a mãe de Nix morreu logo após ela nascer. Slate quer tentar impedir a morte da amada, mas Nix teme que isso afete a sua existência.

Uma história com poucos personagens, mas todos muito bem construídos e de importância relevante na trama. Nix é uma garota incrível, inteligente, cheia de sonhos e com conflitos com o pai. Slate é o pai que erra muito mas consegue consertar suas burradas. Mas ninguém supera Kashmir, tripulante do Temptation, melhor amigo de Nix, por quem ele alimenta um amor platônico. Inteligente, bem humorado, companheiro para todas as horas. Terminantemente o par perfeito para Nix. O que tornou a criação de um triângulo amorosa desnecessária.

Apesar de ser uma trilogia, a história tem um final fechado. E se você gosta de histórias com universos e habilidades diferentes mas muito bem explicados, cheias de ação e aventura, com caça ao tesouro e viagem no tempo, daquelas que se você conseguir largar vai sonhar com seus personagens, porque ainda não leu The girl from everywhere???

site: https://www.minhavelhaestante.com.br/2022/10/the-girl-from-everywhere-o-mapa-do.html

MahElisabete 05/07/2021

História sem rumo
Estava muito ansiosa para ler esse livro, mas acabei me decepcionando muito com a história, pois autora prometeu muita coisa e eu não entregou nada.

O livro conta a história de Nixie, a filha do capitão do Temptation, esse navio consegue viajar no tempo, mas não é o navio que faz isso e sim o capitão??. Para isso capitão precisa ter o mapa exato com a data exata de para onde deseja ir.

O objetivo do pai da Nix é poder encontrar a mãe dela, que morreu quando ela nasceu, só que em todas as expedições que eles tentam voltar para a data do falecimento algo acontece e eles nunca conseguem.
Assim, Nix e seu pai, junto com a tripulação, ficam presos e no Havaí em 1884, lá eles participam de uma trama, pois o pai dela acredita que nessa data exista o mapa correto para conseguir voltar e encontrar a sua amada, mãe de Nixie.

Esse livro tem muita bagagem histórica e eu amei muito isso, pois dá para perceber que a autora pesquisou demais antes de escrever o livro, além de que a autora é do Havaí, então ela conhece muitas das lendas que existem lá???.

O problema é que o enredo é muito sem sentido, a gente começa a ler e se perde na história, pois ela não tem um rumo específico de acontecimentos.
Eu senti muita falta de ação, de brigas, lutas e guerras, que poderiam ser mais bem exploradas. O final foi a salvação do livro, pois teve a briga final, mas não foi nada extraordinário.

Estou indo para o segundo e torcendo para que a viagem no tempo seja muito mais bem explorada, pois o livro inteiro se passa em um único lugar.

Mari 05/02/2023

Para onde vamos?
É um bom livro, a história cativa mas, as vezes, é enrolada de mais.
Gostei dos personagens e da relação entre eles.
Não sei que quero ler o segundo livro...

Giully 30/04/2020

História Legal e bonita
Esse é primeiro livro com essa temática q leio.
Achei ele bem legal, com a relação muitoo linda, complicada e real entre pai e filha.
Acho a Nix uma personagem forte, que vai além de seus medos.
Amo, amo, amo a relação de amizade com o Kash (que é meio colorida, digamos assim) e particularmente prefiro ela com ele do que com o outro personagem.
Tinham duas situações, as vezes que eu não queria parar de ler e as vezes em que a leitura se arrastava. Mas o livro no geral é legal!

Tamirez | @resenhandosonhos 02/08/2018

THE GIRL FROM EVERYWHERE: O Mapa do Tempo
Não faz muito tempo que ouvi falar sobre esse livro pela primeira vez, mas desde o começo já fiquei intrigada. Navegação e pirataria parecem ter se tornados temas que eu super me interesso em ler, além da já explorada viagem no tempo. Em The Girl From Everywhere o diferencial fica em como é possível fazer essas viagens.

Para você ir de um lugar para o outro, precisa primeiro encontrar um mapa que tenha sido feito naquela época. Portanto, há um critério super interessante que de certa forma limita, mas também torna toda a questão da busca um mistério e uma aventura. Além disso também temos elementos mágicos aqui que aproximam o livro da fantasia e que, até certo momento, talvez não fizessem sentido, mas são completamente explicados pela autora no final do livro.

Isso é algo importantíssimo em qualquer história, mas quando estamos falando de viagem no tempo existe uma complicação a mais que precisa de atenção: as modificações na linha temporal e consequências precisam ser exploradas e quando é bem feito, como é o caso aqui, temos uma história sólida, mesmo que mágica. É preciso haver coerência e medir onde uma escolha vai refletir em uma mudança.

“Assim que eu tentasse navegar, o navio – minha casa – e a tripulação – minha família – seriam minha responsabilidade, e o medo me tocou com seus dedos gelados quando me dirigi à sala do mapa e fechei a porta.”

Mas, além de toda a construção de viagem no tempo, temos uma questão familiar e de amizade que é muito forte no livro. O pai de Nix quer reencontrar a mulher, mas não parece preocupado com as consequências que isso pode ter para a filha. Já ela acredita que se sua existência for impedida, ela pode desaparecer, o que causa-lhe ainda mais dor por pensar que Slate estaria disposto a sacrificá-la. Ambos são pessoas fechadas e essa é uma conversa que não vem com facilidade, principalmente porque ela também tem uma certa curiosidade com conhecer a mãe.

Junto deles, estão à bordo outros três tripulantes e um deles é Kashmir, um jovem bonito e inteligente que tem uma mente afiada para roubos. É nele que Nix encontra certo porto seguro também e se vê mais disposta a conversar algumas coisas, porém é uma relação que também fica em cascas de ovos, por também haver uma tensão um pouco além da amizade. Também temos certa representatividade no livro e a exibição disso pelo próprio tempo. Afinal, em um período em que negros eram considerados pessoas inferiores e escravos, ver um em um navio de posição satisfatória pode levantar algumas questões. Então acho que a autora deixou isso nas sutilezas de interpretação e não ficou martelando desnecessariamente. Ou uma segunda personagem que perdeu a parceira, mas ainda fala com ela às vezes, lembrando sua presença.

E a caravela em si dá um show à parte. Como o “meio de transporte” deles, a maior parte da história se passa nesse barco que se adapta também ao tempo, sendo modificado para se situar onde eles forem. Como recentemente tinha lido O Navio Arcano, me senti completamente situada e uma verdadeira marinheira já sabendo todas as terminologias e posições dos tripulantes.

Pra mim, particularmente, o especial dessa história está em suas engrenagens. É algo novo em cima de algo já tão trabalhado, como a viagem no tempo. É uma nova fórmula e ver isso é sempre muito bacana. Também gostei muito de ir descobrindo aos poucos como as coisas funcionavam e encontrando significado e explicação para cada uma delas. Nix também é uma boa protagonista para carregar a história, e ela foi se abrindo ao longo do livro pra quebrar um pouco da unilateralidade do começo.

E, mesmo sendo uma série, esse livro tem um final que de certa forma se fecha, deixando a possibilidade de você ter uma jornada completa e mesmo assim ansiar por mair. Sei que para algumas pessoas esse é um tipo de final alticlímax e pode parecer que está faltando algo, mas eu adorei a jornada da leitura e gostei muito de ter conhecido essa história. Também vale a pena falar o quanto a edição está super bonitinha, com um sempre cuidadoso trabalho da editora Morro Branco em entregar edições caprichadas.

Fica aqui a dica então pra quem curte histórias de viagem no tempo que se intercalam com elementos fantásticos em uma aventura marítima! Um combo e tanto, não é mesmo? The Ship Beyond Time, segundo livro, já saiu lá fora em 2017 e espero que chegue por aqui em breve.

site: http://resenhandosonhos.com/the-girl-from-everywhere-o-mapa-do-tempo-heidi-heilig/

Hailuj 24/06/2021

Não foi oque eu esperava
Sendo sincera, achei a trama boa, mas a autora abordou de um jeito que fez a história desandar, o final, não minha opinião foi decepcionante, estava esperando outra aventura, mas não, nem precisava de um segundo livro depois desse final. Amei os personagens, foram muito bem escrito, adoro a Nix e principalmente o Kash, ele faz a história ser descontraída e divertida. Fiquei um pouco confusa de como as viagens ocorrem e as datas, na verdade fiquei perdida na maior parte da história, mas é muito gostoso de se ler