A carruagem

A carruagem Nikolai Gógol

Resenhas - A carruagem

Regis 13/08/2023

Ridicularizando a elite russa
A carruagem é um conto de Nikolai Gógol escrito em 1836, é curto, direto e contém uma crítica contundente, onde o autor ridiculariza pequenos comportamentos da elite russa; criticando o tratamento dado aos subordinados e as tentativas constantes que as pessoas dessa classe têm de se engrandecer e tentar parecer mais importantes do que realmente são, para assim, se introduzirem em círculos mais seletos.
Gógol descreve com perfeição o ridículo da ostentação e aparências na qual a elite se escorava.

Esse conto nos ajuda a mergulhar um pouco mais no universo desse grande escritor e vem com o bônus de nos fazer rir do ridículo com uma história curta e divertida.

Recomendo.
HenryClerval 04/09/2023minha estante
O que sente pelos escritores russos está se tornando amor. Kkk

Regis 04/09/2023minha estante
Acho que é verdade, Leandro. ??

Karoline67 31/12/2020

Esperava mais
O conto é bom até chegar ao final, que eu achei um pouco sem sentido. Entretanto, ele vale a pena ser lido somente pela escrita primorosa de Gógol. Mesmo sendo uma leitora inexperiente da literatura russa, ele já é meu escritor preferido pela leveza e humor.

Gabriela 14/02/2021

A extravagante e laboriosa vida de aparências russa...
Este pequeno conto circunda-se, -através do modo típico e perspicaz jogo de palavras gogoleano-, em tecer as características do cenário russo da época e apontar críticas ao extravagante jogo de aparências aristocrático.

Já de inicio é apontado que a cidade de B. é um lugar desprovido de beleza, reles e sem graça. O prefeito até tentar manter a boa aparência do jardim para tentar melhorar algo, já que 'até os animais se parecem com os franceses', mas a cidade só fica boa de se viver, engraçada e com vida quando chega, por um arroubo inesperado, um grupo de infantaria, que com carruagem e outros adornos alegram os olhos humanos.

O desenrolar da história se dá por um sujeito que se sobressai dos demais por seu lugar de destaque na aristocracia, posse de bens materiais e de almas (escravos). A vida de aparências desse sujeito o leva ao final da história de um modo cômico, mas humilhante para ele. No final, a carruagem, o príncipe, o reinado, as invenções.. não eram lá essas coisas todas. O fim do conto traz a moral de que não há como esconder as verdades sob os panos das mentiras, pois a realidade uma hora vêm à tona.

Gógol é Gógol, não dá ponto sem nó! É preciso ter paciência para desvendar os detalhes que ele esconde em seus escritos e se atentar nas minuciosas descrições. Além disso, é necessário entender que sempre há representações da Rússia da época: alta aristocracia desdenhosa, ganância, aparências, política conturbada, desigualdade social, guerras com o território franco-prussiano etc.

Gógol une a tragédia ao humor! Para quem já conhece 'O capote' não estranhará tanto, o estilo sarcástico do escritor permanece o mesmo.
Maria 06/07/2022minha estante
Excelente resenha!

Léo Araújo 11/05/2023

A eterna busca por posição social
Gógol é bem-humorado, satírico e mordaz.

Em A Carruagem, o objetivo era ridicularizar a sociedade, seus valores e sua obsessão com a posição social, criticando causticamente a hipocrisia, o egoísmo e a superficialidade da elite russa de sua época.

Gógol cria uma atmosfera bucólica com a descrição do local ao ponto de parecer absurda, fazendo o leitor questionar o que essas pessoas foram fazer ali se estão em busca de posições de destaques na sociedade.

Diferentemente de "O nariz", o fim desse conto fica em aberto, nos levando a imaginar o que Tchertokústski fez ou faria para sair da situação em que ele mesmo se colocou puramente por questão social.

É um conto divertido, inteligente, irônico e sua mensagem continua atual.

Lary 30/05/2022

Literatura russa
De fato, Gógol é um dos meus autores russos favoritos, pelo seu humor leve e sua escrita inusitada. Esse foi um conto que eu achei por acaso dele na Amazon e que corri pra pegar, pois tem o selo de qualidade gogoliano (hahaha). É conto bem rápido de ler, infelizmente não é muito desenvolvido mesmo sendo um conto. Mas vale a leitura.
DANILÃO1505 03/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

João Carneiro 09/03/2021

1° conto (na verdade 1° tudo do Gógol que leio na vida) dele que leio, muito divertido e não vejo a hora de ler mais coisas dele.