Minha Mãe Fazia

Minha Mãe Fazia Ana Holanda

Resenhas -

@cicerootavio 04/02/2024

Um livro muito aconchegante que intercala cronicas e receitas. Para ler devagar e degustando cada crônica. Algumas crônicas são repetitivas.

Thata 12/10/2022

Este é um livro muito gostosinho, carregado de nostalgia. As receitas são bem simples, do dia a dia, aquelas receitas tradicionais que crescemos comendo, mas as histórias que a Ana Holanda traz com elas são muito deliciosas, divertidas e saudosas. Gostei muito de algumas das colocações que ela faz, especialmente sobre a imagem que construímos dos nossos pais quando somos crianças, me tocou muito e me senti como se ela estivesse falando da minha infância. Para quem procura receitas muito elaboradas e diferentes, este livro não é assim, mas as receitas simples e cotidianas que ela traz são muito coerentes com os temas do livro.

regifreitas 10/03/2022

MINHA MÃE FAZIA: CRÔNICAS E RECEITAS SABOROSAS E CHEIAS DE AFETO (2017), de Ana Holanda; ilustrações de Laura Nogueira.

A jornalista Ana Holanda não é uma profissional da área, apenas alguém que gosta de conversar e escrever sobre comida, e também de se aventurar na cozinha frequentemente. Mas ela não é daquelas que se arrisca em pratos elaborados. Prefere o básico, aquelas receitas que trazem recordações da infância, dos encontros familiares, lembranças de momentos felizes e repletos de afeto. Para ela, cozinhar para os seus é, sobretudo, um gesto de amor e de carinho.

Mais do que as receitas em si, o que gostei nesta obra foram os relatos, as memórias afetivas que muitos dos pratos acabavam trazendo para a autora. Antes de cada receita, sempre vem um textinho com um depoimento sobre os sentimentos evocados por aquela iguaria. E o texto de Ana é leve, divertido e saboroso, como a escrita deste tipo de obra pede.

thelondonriver 27/02/2022

Dá fome
Bem fofo, as receitas são bem simples e direto ao ponto, e as historinhas de cada capítulo são bem bonitas.
Só senti que ficou meio repetitivo em algum momento, mas esse é um livro pra se ler com calma. Ele é bem leve, vale muito a pena a leitura, com certeza vou testar várias dessas receitas.

Framboesa 30/11/2021

Esse livro fez, eu me sentir em casa!
Crônicas bem autênticas, escrita gostosa e as receitas, Meu Deus! Parecem deliciosas estou louca para testar e colocar no meu caderno de receitas.???????

Marta Skoober 23/11/2021

Houve um tempo que crônicas para mim, era sinônimo de Rubem Braga, assim como poesia de Manuel Bandeira. Com o tempo descobri outros poetas e conheci outras formas de poesia e também outras crônicas.

E se você gosta de crônicas mais intimistas, com um pouco de memória e unido a isso um bocado de receitas é provável que você goste desse "Minha mãe fazia". Ana Holanda tem uma escrita que acolhe, que acalanta. Aqui ela vai relembrar encontros, aniversários, natais e muito mais e tudo regado a experiências gastronômicas.

Ponto fraco é a edição, o papel amarelo que todo mundo ama, oxidou rapidamente, e apesar de ser ilustrado, senti falta de fotos dos pratos. Mas aí lembro que a autora não é chefe de cozinha, nem crítica gastronômica.

"Minha mãe fazia" em uma palavra: ABRAÇO!

Flavinha 16/07/2021

Um quentinho no coração. Te faz viajar no tempo, trazendo à tona ótimas lembranças além de ter receitas maravilhosas!

van.cazarotto 26/01/2021

Histórias sobre a vida e a comida
O livro de Ana Holanda é para quem gosta de conversar, ouvir histórias e pegar umas dicas culinárias com amigos. É um misto de histórias e receitinhas. É uma viagem pelas experiências de Ana que nos convida a refletirmos sobre as nossas próprias vivências familiares, sociais e culinárias/alimentares

Viviane 09/02/2020

Um livro saboroso.
Muito mais do que um livro de receitas. Um livro de memorias. Gostoso de ler.

Vinicius 03/01/2020

Resenha: Minha mãe fazia, de Ana Holanda por Blog Silêncio Contagiante
Olá, contagiantes, tudo bem com vocês?

Depois da última resenha (a qual foi bem dolorida de escrever), trago a vocês uma delícia de resenha (em todos os sentidos). Assim como TCD, Minha mãe fazia também é um projeto que começou na internet. A página no Facebook conta com mais de 20 mil curtidas, contudo, está bem desatualizada atualmente. A idealizadora do projeto é a jornalista Ana Holanda, a qual viaja o país ministrando cursos, workshops e palestras sobre escrita afetiva. Essa modalidade de escrita me chamou muito a atenção, pois nunca tinha parado para pensar sobre esse tipo de escrita e conversei com meus botões se TCD também seria um tipo de escrita afetiva, o que vocês acham?

Em uma entrevista ao programa Manhã Total da TV Paranaíba de Uberlândia – MG, a autora fala um pouco de como foi a concepção do projeto, que partiu da inquietude da mesma de deixar as memórias morrerem. Imagina o seguinte, uma família árabe veio para o Brasil no início do século XX e fez o maior sucesso vendendo esfirras, até que chegou um momento em que esses imigrantes faleceram e a receita morreu com eles. Agora você, leitor, imagina quantas receitas se perderam com seus avós, tios, pais que já faleceram e que vocês amavam. Melhor, que vocês têm memória afetiva pois em algum momento da infância ajudaram essas pessoas na cozinha a fazer a receita e daria tudo para provar aquele sabor tão gostoso de nostalgia. Em Minha mãe fazia, Ana escreve por meio de crônicas essas memórias afetivas com determinados pratos.

O livro é divido em diversas partes, então temos receitas para aquecer a alma, algumas tiradas da gaveta, outras para se fazer para família, para presentear alguém especial e por aí vai. Com textos fáceis e receitas simples, o livro mexeu com todos os meus sentidos possíveis, em trechos como: “Me dá satisfação colocar a massa crua, deixar uma sobra, acrescentar chocolate em pó e mexer” p. 105 eu consegui sentir a força d’eu mexendo com um fouet a massa até ela ficar homogênea. Em uma das crônicas, temos a geleia de Jabuticaba. Quem vos escreve morou parte da vida no centro-oeste do país, especificamente em Goiás. No trecho “Gosto de sentir a fruta explodir na boca, doce, gostosa” p. 138, me levou totalmente para minha infância, quando eu adorava ir para o sítio me acabar de comer jabuticaba, tirando diretamente do pé para minha boca. Ahhhhh, que saudade!!!

Acho que está bem evidente o quanto esse livro mexeu comigo. Em tempos de Fast Food e de aplicativos que de tão diariamente cupons para pedir comida pronta, a arte de cozinhar está cada vez mais perdendo a tradição. As cozinhas de raiz também vêm perdendo espaço para o lado Gourmet muito difundido atualmente. Eu, particularmente, amo de coração comida tradicional brasileira, aquela lá feita na panela de barro/ferro e por gente bem simples. Sofri muito na graduação em gastronomia tendo que gourmetizar o que não deveria ser gourmetizado e acho isso muito triste também. Entretanto, livros como o da Ana demonstram que devemos sim registrar essa sabedoria popular e não deixar se perder. Até o próximo texto.

site: https://silenciocontagiante.wordpress.com/2019/07/03/resenha-minha-mae-fazia-de-ana-holanda/

Gilmara 07/02/2019

Cheio de vida
O livro é emocionante e cheio de vida. Nos faz querer entrar na cozinha, recuperar cadernos de receita de família, reproduzir pratos, conhecer suas histórias. A autora nos ajuda a descobrir a vida no nosso dia a dia e indica como trazer ela pra escrita.

Só senti que algumas crônicas não dialogaram de um jeito muito harmonioso com a sua respectiva receita - como se fossem um pouco forçadas a levar ao passo a passo do prato..

Cheiro de Livro 28/06/2017

Minha Mãe Fazia
Juntar receitas com crônicas é a visão do paraíso para mim, quando vi que Ana Holanda estava lançando “Minha Mãe Fazia” logo o coloquei na lista para ser adquirido. O livro é exatamente o que esperava, uma mistura de nostalgia com conversa de cozinha (o melhor tipo de conversa que existe).

Sou dessas pessoas capaz de passar horas e horas na cozinha misturando ingredientes, fazendo testes, criando receitas. O pessoal da Redação do Cheiro de Livro e muitos amigos são sempre escalados para ser cobaia de tudo, são eventos que dão tanto trabalho quanto prazer. Ana Holanda conta em suas crônicas as suas lembranças afetivas de cheiros, sabores e aprendizado na cozinha e coroa tudo com ótimas receitas. É desses livros de receita que até quem não tem lá muito talento ou gosto pela cozinha vai gostar de ler.

Um dos capítulos é dedicado a livros de receitas herdados e foi impossível ler sem olhar para a minha estante dedicada a culinária e não pegar os livros da minha avó e os da minha mãe. Eu tenho sempre a impressão de que recorro a eles quando quero tirar dúvidas, como se eles estivessem ali do lado ajudando a cada passo. É a parte do livro que mais me trouxe lembranças de momentos na cozinha e olha que nem minhas avós e muito menos minha mãe gostam de cozinhar, cozinhavam e cozinham bem, mas não é o universo de nenhuma delas. Já eu amo uma panela, descanso a cabeça na beira de um fogão, assim como a autora fala na sua introdução.

“Minha Mãe Fazia” é um delícia de livro, as crônicas nos transportam para aquele papo na cozinha que sempre acontece em qualquer reunião de família ou de amigos e para melhorar tem receitas fáceis, cheias de sabor (já testei várias). Como cozinheira e como leitora recomendo.

site: http://cheirodelivro.com/minha-mae-fazia/