Uma Rainha Relutante

Uma Rainha Relutante Joan Wolf

Resenhas - Uma Rainha Relutante

Tay 06/04/2020

Não é a história de Ester
Sempre que vou ler um livro que se propõe a ser uma ficção bíblica, o que espero é uma fidelidade mínima a narrativa original, e essa história não tem.
Nós temos os personagens principais e alguns dos acontecimentos encontrados na Bíblia, mas não chega nem perto do grandiosidade da história bíblica, além de que tantos os acontecimentos quanto as motivações são muito diferentes da história original.
Não é um livro ruim ou mal escrito, mas se ama essa história na Bíblia e espera vê-la aqui, esse livro não é para você.
vanessaxclementino 06/02/2024minha estante
comecei a ler o livro a pouco, e devo admitir que não vou conseguir continuar por conta dessas mudanças e alterações tão fora do canonico

Mara Marques 02/03/2024minha estante
Concordo. Quando fizer minha resenha, vou nessa direção. Não é fiel aos fatos narrados na Bíblia e na tradição judaica.

Beatriz2871 13/02/2020

Resenha do blog Oásis Literário
Assim como a maioria das jovens cristãs, eu já me perdi em pensamentos sobre o romance de Ester. Pois, como não se encantar com a história da pobre judia que conquistou o grande rei da Pérsia e transformou-se em rainha? Como não admirá-la por sua coragem e fé? Impossível! Em virtude disso, já assisti a filmes e séries que carregam o seu nome, mas "Uma Rainha Relutante" foi o primeiro livro que li, dentre os tantos existentes, baseado em sua história. Felizmente posso adiantar que foi uma boa experiência literária.

"Ester começara a suspeitar que, por debaixo de toda a opulência e poder em torno do rei, ele era um homem solitário".

A obra da saudosa Joan Wolf começa e se delonga na vida e no cotidiano de Hadassa antes dela se transferir para o palácio. Além disso, muito do processo pelo qual ela passou dentro do harém real antecedente ao encontro com o rei Assuero também são retratados. São quase cem páginas destinadas a essa parte da história. Porém, diferente da Bíblia, o livro em questão não apresenta o nome judeu da protagonista em momento algum. Esse fato é claramente uma das diferenças da história real para a ficção produzida.

Mas, o interessante da porção inicial do livro é que a autora nos ajuda a mergulhar na cultura da época e entender as diferenças entre os judeus e os persas. Ademais, "Uma Rainha Relutante" apresenta-nos um motivo para Hadassa ter sido levada por seu tio ao palácio. Ou seja, as lacunas deixadas pela narrativa bíblica, em especial o motivo que levou Hadassa ao palácio, são preenchidas na ficção.

A partir do momento em que a protagonista vai para o palácio e transforma-se em Ester a história reconta aquilo que a Bíblia narra, no entanto algumas diferenças são marcantes, as quais omitirei aqui a fim de não dar spoillers. Por outro lado, o romance não é tão arrebatador quanto é vendido na sinopse, pois o amor é construído aos poucos e a paixão não entra em cena. Isso pode ser um defeito para quem cria expectativas ao ler a sinopse, mas passa uma boa mensagem sobre o casamento.

Confesso ainda que a Ester criada por Joan Wolf me decepcionou, a Bíblia conta que ela era uma moça que ganhava a graça das pessoas. Fora isso, a Ester de Joan Wolf decepciona como mulher de fé e temente a Deus. Portanto, sob meu ponto de vista, a personalidade da rainha não foi muito pautada na verdade bíblica. Em contrapartida, os diálogos deixaram a desejar no quesito profundidade e envolvimento.

Por fim, é importante salientar que "Uma Rainha Relutante" é uma história sem furos, bem narrada em terceira pessoa e que explora o amor, mas não a paixão. Suas páginas são bastante fluídas e diferem da Bíblia em vários aspectos, contudo passam boas mensagens e promovem um bom entretenimento. Assim sendo, indico o livro para quem gosta de romances de uma forma geral, faço apenas a ressalva de que as leitoras o leiam sem grandes expectativas.

site: www.oasisliterario.com

Maiara.Souza 31/05/2021

Emocionante
Particularmente eu nunca tinha lido um romance cristão (por mais que tenha vários na minha estante) e pela glória de Deus o primeiro que li confesso estar apaixonada! Sou suspeita pois amo a história de Ester e tudo que envolve realeza, contudo não foi somente isso que me cativou, mas o enredo e desenvolvimento de cada personagem. O autor conseguiu unir a ficção com o contexto bíblico em perfeito equilíbrio fazendo o leitor fazer parte total daquela trama. Você rir, você chora, você grita e vive junto com todos os personagens.

Por Rachel Paiva 08/08/2017

Encantador
bíblia).

Hamã é o vilão da história por ser ciumento e egoísta. Eu esperava mais desse personagem, achei que os motivos dele não foram convincentes.

Foi a primeira vez que li algo da Joan Wolf e eu gostei muito. Embora tenha sido baseada no livro de Ester da bíblia, a história de Uma Rainha Relutante foge um pouquinho da mesma narrativa da bíblia. A gente, que está acostumado a ler o livro de Ester estranha um pouco, mas nada que seja incômodo, até porque é uma adaptação de uma história bíblica para um romance. Dá pra entender perfeitamente o que a autora trouxe para o livro. Algumas pessoas mais religiosas - não é meu caso - tenho quase certeza que iriam criticar o livro e algumas mudanças que autora fez. Mas, se tratando de um romance, eu não vejo motivos para dizer que a autora não tem uma escrita maravilhosa e que o livro é fofo e que eu com certeza o recomendo.

Nota: 5/5 ❤👑
Tânia Gonzales 11/08/2017minha estante
Fiquei curiosa! Amo a história de Ester.

Jhosi 19/01/2022

Uma releitura do livro de Ester surpreendente!
Em Uma Rainha Relutante - A História de Amor de Ester, temos uma releitura maravilhosa da narrativa Bíblica.

Uma ficção escrita com base no curto livro que por si só já é tão inspirador.

No começo da narrativa, confesso que estranhei um pouco o ritmo e que, alguns erros de digitação me incomodaram um pouco, mas chega um ponto do livro onde você só consegue se ver dentro da vida de Ester e de como ela foi de uma simples jovem judia à esposa e rainha do Rei Assuero.

A forma como o romance em si é construído é muito natural e bonita. A ambientação e contextualização também são dois pontos pra lá de positivos no livro.

O final pra mim foi perfeito: Não foi além do que a narrativa bíblica nos traz, foi fiel e preciso e ainda assim, nos permite imaginar uma vida feliz e plena para um casal tão improvável.

Leitura super gostosa que eu vou panfletar muito para os apaixonados por romances e ficção cristã ?

esther.crisrocha 15/02/2024

Uma rainha relutante é uma releitura da história bíblica de Ester, uma jovem judia que se tornou rainha e salvou o seu povo de ser exterminado.
Porém, nesse livro a autora mudou bastante a história original trazendo algumas coisas que não estão na bíblia ou modificando totalmente. O que m deixou um pouco confusa com a história e os acontecimentos históricos.
A melhor parte foi o romance em si, que foi muito bem trabalhado. Assuero sem completamente romântico com Ester. E ela se apaixonando gradualmente por ele.
A trama da história foi modificada de uma forma que não fez sentido para mim, em vez de mostrar Hama como um vilão que queria exterminar os judeus por vingança, ela troca para alguém que quer extermina o povo por ciúmes.
Não foi um livro que me surpreendeu, só li ele todo devido ao romance mesmo.

isa_milena 26/02/2022

?Eu jamais poderia me afastar de você.?
gostei bastante da história.
ela é diferente da história da bíblia, mas como a autora mesmo fala no final do livro que a intenção dela era transformar a história da ester em um romance e não vejo o pq de reclamar sobre isso (como vi algumas pessoas fazendo).

Grazi_girassol 07/03/2022

Leitura concluída ?
Uma perspectiva legal da história de Ester, gostei bastante. Tirando o fato das falas serem marcadas com aspas. O resto é ótimo.

Bela 30/03/2018

Uma mulher de coragem
Um rainha relutante é um romance baseado na historia bíblica de Ester e foi uma indicação do clube do livro da minha igreja. A mãe de Ester era judia, mas largou tudo em que acreditava por amor a um soldado persa. Porém, a guerra o levou e não muito tempo depois a morte a encontrou também. Órfã de pai e mãe, Ester foi criada pelo seu tio Mordecai, que lhe ensinou os princípios e leis judaicas.

Quando um novo rei começa a governar Israel, todo o povo se pergunta como será seu reinado e se ele será bom como foi Dario, seu pai. O rei Assuero se revela um homem inteligente, justo, mas também orgulhoso como só um rei poderia ser. E, um dia, ele chama sua esposa para exibi-la aos seus amigos e chefes de estado em uma de suas festas, mas ela recusa seu perdido e, furioso, ele decide encontrar outra esposa para si. Então é organizado um grande concurso e mulheres de todo o reino são levadas diante do rei. É quando seu caminho se encontra com o de Ester, sua ascendência persa lhe permitiu participar do concurso e sua motivação veio de Mordecai e dos outros membros do conselho de Israel, que queriam saber quais eram as posições políticas do rei, bem como ter um linha de influência diante dos conflitos que envolvessem o povo de Deus.

"Você possui os dois requisitos necessários para se tornar rainha: extraordinária beleza e é da dinastia equemênida. Creia-me Ester, é terrivelmente doloroso para mim lhe pedir tal coisa, mas cheguei à conclusão de que Deus tem um propósito para você. Eu creio que Deus a escolheu para ser instrumento dele a fim de salvar Seu povo."

Ester não acreditava que realmente tinha chances de se escolhida pelo grande rei, ao se ver em meio a tantas mulheres belas e ricas. Mas, Deus a queria naquele palácio, e Ele continuou a surpreende-la. Muitas duvidas pipocavam em seu coração nesse momento. Afinal, ela teria que deixar seu estilo de vida judaico, se alimentar de forma diferente, estar imersa em um cultura completamente divergente e se casar com um homem ímpio. Ela se sentia mentirosa por não contar ao rei que era judia e traidora por ter que deixar sua religião de lado. Ela nunca havia planejado nada daquilo para si, mas os planos de Deus eram maiores do que os seus e naquele momento só lhe restava acreditar que Ele estava no controle de todas as coisas.

Assim como o livro bíblico, Uma rainha Relutante tem um foco bem grande no desenrolar do romance entre Assuero e Ester. Nesse ponto notei uma diferença com relação as outras indicações do clube do livro que sempre procuravam em primeiro lugar trazer uma mensagem sobre Deus e seu relacionamento conosco. Com isso, não estou dizendo que não tenha sido uma leitura edificante, apenas que isso aconteceu de forma mais sutil dessa vez. Uma coisa que me incomodou um pouco foi encontrar diferenças entre o livro e a história bíblica. O livro de Ester ja é tão resumido e havia tantas coisas para a autora preencher que não via motivos pra tantas mudanças. Mas ela se justificou em uma nota no final dizendo que isso aconteceu para uma melhor construção do romance. De fato, o romance consegue tirar bons suspiros dos leitores mais apaixonados.

"-Algumas vezes eu me esqueço de quem você é - ela sussurrou - e eu falo coisas que não deveria.
-Ester. - Havia uma nota de grande ternura na voz dele quando pronunciou o nome dela. - A única coisa de que você deve se lembrar quando estamos a sós é que sou seu marido."

Mas o que mais nos inspira é a força de Ester, sua coragem, amor e atitudes. Ela é uma mulher admirável. Entretanto as vezes podia ser sua maior inimiga, ao ser diminuir com pensamentos negativos e isso nos trouxe um momento de reflexão. Quantas vezes também não fazermos isso conosco?! Além disso, o livro fala sobre confiança em Deus e sobre se deixar usar para que os propósitos dEle sejam reais em nossas vidas. Ester podia ter se esquecido do motivo pelo qual havia sido colocada naquela posição, e simplesmente se beneficiar das regalias que a sua condição de rainha lhe trazia, mas ela foi fiel à Deus e ao seu povo.

site: http://www.sigolendo.com.br/

Tuka.Souza 01/04/2024

A história de Ester tem como pano de fundo a salvação de seu povo...Deus a usando para tamanha graça..

Suellen 08/11/2023

Reconto de Ester
Sempre que ouço ou leio a história de Ester me vem a mente que talvez ela não desejasse ser escolhida para ser a rainha, ainda mais se ela observasse as leis como deveria fazer. Mas a ideia de uma seleção e o rei se interessando apenas por ela, mesmo com sua simplicidade, é o suficiente pra chamar minha atenção e ler um reconto - ?A Seleção? que o diga.
Nessa adaptação, temos mudanças bem drásticas se comparada a história original. Não gostei muito de ser apresentada a intensa idolatria do povo persa, pois me deixou mais triste por imaginar que Ester deve ter se sentido intimidada e pecadora nesse ambiente.
Um pouco de SPOILER:
Mas a história em si foi me conquistando por apresentar um rei admirável e cuidadoso com sua esposa, se recusando a ir ao harém - coisa rara - e a perdoando mesmo quando ela tinha mentido sobre sua origem.
A Ester me deixou ressabiada quando estava quase negando a sua fé por um homem, estava cega. Por isso que, para mim, a virada foi extremamente necessária. Ela precisava ver o quanto seu coração estava inclinado para uma direção contrária a vontade de Deus.
Fim do SPOILER

No mais, achei uma boa história, me prendeu, mas ainda prefiro a original e toda carga dramática do puxão de orelha que Mordecai aplica na Ester.
Recomendo, felizmente não há cenas +18. Romance limpo. Ficção cristã (?)

Denise 08/11/2017

Uma história linda
Adorei!! A autora foi muito feliz na maneira de recontar a a história biblica como um romance de conto de fadas.Sempre gostei do original e essa versão ficou muito boa,adorei a maneira como ela explicou os motivos dos personagens e as atitudes deles.Amei Ester e o rei é um personagem apaixonante.Recomendo.

Ellem - @colecionandoprimaveras 28/11/2017

Ester é uma jovem filha de uma judia com um soldado persa. Após a morte dos seus pais, ela passou a viver com o irmão da sua mãe, Mordecai, que a criou segundo os princípios judeus.

Os Judeus estavam em pé de guerra com os palestinos e Mordecai temia que, se a guerra acontecesse, o rei Assuero ficasse do lado dos palestinos e acabasse com qualquer chance do seu povo, uma vez que um dos melhores amigos do rei, Hamã, era palestino.

Então, quando Assuero convoca as moças mais belas da Pérsia para escolher uma esposa entre elas, Mordecai pede a Ester que se candidate para poder espiar melhor o rei e, se for escolhida, falar-lhe em nome dos judeus.

De início, Ester não quer nem saber dessa ideia, mas acaba aceitando apenas para agradar ao tio, que acredita que tudo isso é a vontade de Deus.

Mas seu desespero realmente começa quando Assuero a escolhe como rainha. As coisas ainda pioram quando Ester se vê gostando mais do marido do que deseja. E é nesse momento que ela sabe que precisará fazer uma importante escolha entre seu povo, sua fé e o homem que ama.

OPINIÃO

Como vocês já perceberam, Uma Rainha Relutante é baseado no livro de Ester, que é um dos meus favoritos na Bíblia.

A narrativa é em terceira pessoa e a escrita da Joan Wolf é bem envolvente. O enredo é cheio de tramas, mistérios, segredos e, claro, muito romance.

Eu amei a forma como a autora conduziu a história. No começo, fiquei meio com um pé atrás por causa do personagem Hamã, mas o desenvolvimento dele foi incrível.

Também amei a Ester. Apesar de ser bem jovem, ela é super pra frente, corajosa e cheia de opinião. E o romance entre ela e o rei é bem fofo.

A única coisa que me desagradou um pouco foi o Mordecai, que é um personagem que eu admiro muito no relato bíblico, mas não consegui gostar muito no livro. Ele me pareceu religioso demais e teve uns momentos que eu tive vontade de falar umas verdades pra ele kk'. Eu sei que as pessoas eram mesmo muito religiosas naquela época, mas ainda assim isso me incomodou um pouco.

Fora isso, só amores por esse livro. Já quero outros da autora aqui no Brasil.

site: https://www.instagram.com/p/BW8h94nAFdK/?tagged=resenhascp

Stér 26/06/2021

Bem tranquilo
Devo dizer que sou completamente fissurada em ler os romances criados com base na história de Ester. Desde livros, fanfics... Até filmes e séries sobre. Cada um trazendo sua visão e um estilo diferente, tanto para a história quanto para os personagens. Alguns chegam a se aproximar dos relatos bíblicos, de fato, tentando ao máximo não fugir das coisas já descritas na bíblia; outros já seguem por um caminho bem diferente, possuem outra abordagem e intenção. Acredito que analisar bem a sinopse do livro e também, é claro, compreender que diferenças podem ocorrer - ainda mais que cada autor(a) possuem suas ideias e visões próprias - para uma boa construção/condução da história, pode evitar a questão de “expectativas frutadas”.

Não fui com tanta sede ao pote neste livro, mesmo sendo uma apaixonada por tudo relacionado a Ester, preferi deixar que a própria história fosse me guiando conforme “sua vontade”. Acredito que foi o melhor a ser feito. Não conhecia a Joan Wolf, nem tinha ouvido falar antes dela. Então foi tudo muito novo.

A história, no sentindo geral, me pareceu boa, apenas boa. Seguiu por um caminho bem diferente do que já estava “acostumada” de ver sobre Ester. Aqui percebi que a intenção maior foi focar mais no relacionamento amoroso de Ester com Assuero, do que nas questões políticas e burocráticas da época. Mas, a autora me passou um pano de fundo muito interessante da cultura persa e todas as questões relacionadas a corte e aos tratamentos e comportamentos reais, etc. Esse foi o ponto, pra mim, que mais me agradou e me fez dar as 3 estrelas completas. Neste livro pude sentir melhor as implicações culturais e políticas que a Ester teve de lidar.

Os personagens para mim foram bem razoáveis, praticamente não me agarrei a nenhum. Mas devo admitir que de todas as versões de Ester, essa foi a que mais me irritou e me deixou, em alguns momentos, bem desconfortável. Sei que a idade dela aqui nesta história é um fator indicador para isso, mas achei que essa Ester ficou muito longe da visão que tenho sobre. Achei o Assuero “fofo”, vamos dizer assim. Gostei da personalidade criada para ele e como, aqui - bem diferente do original e histórico - ele aparentemente lidava com as questões do reino e as batalhas, muito bem.

Quanto a escrita, confesso que não me agradou muito. Achei tudo muito corrido e sem uma profundidade adequada para nos envolvermos mais na trama e até mesmo com os personagens. Gosto de livros que possuem descrições e relatos na “medida certa”, nada de encher linguiça, mas também, nada que me deixe com a sensação de estar em uma corrida estilo F1. (risos)

Enfim, recomendo para quem deseja algo leve, rápido e sem muita complexidade. Apenas uma leitura para passar o tempo e/ou, para quem tem esse costume, após uma leitura densa e longa, possa ser legal para “relaxar”.