Os Axiomas de Zurique

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Ellen 05/02/2024

Bom livro
Bom livro. Algumas orientações diferentes do tradicional. Alguns pontos voltados principalmente para investimentos em ações

Lucas.Oliveira 22/12/2023

Um livro interessante para quem investe na bolsa
Eu achei uma leitura bem bacana. O autor apresenta idéias contra intuitivas que vai de encontro ao senso comum dito frequentemente no mundo do investimentos. Recomendo a leitura para expandir os pontos de vista. Diferente de algumas pessoas, não considero as ideias apresentadas no livro datadas e por mais q o livro seja da década de 80 pra mim ele é bem pertinente nos dias de hoje.

TonCardoso 08/12/2023

Aquele livro que te diz muito além de como investir, te diz como viver, como levar a vida e tomar decisões. Faz tu questionar tudo, inclusive ,em certos momentos, o próprio livro.

Vinicius918 01/10/2023

Verdades desconfortantes
O livro traz algumas verdades desconfortantes. Sugiro utilizar os axiomas com cautela? E com atitude.

Luca47 06/09/2023

Bom.
Achei melhor que ?Pai rico, pai pobre?, o qual me pareceu muito charlatanismo.

O livro traz 12 grande axiomas e 16 axiomas menores com ?dicas? de como estabelecer um bom raciocínio financeiro. Essas dicas algumas vezes parecem bem genéricas e aplicáveis fora do aspecto monetário.

O que gostei mais desse livro em relação ao que mencionei acima é que nesse ele abertamente fala que a SORTE é a principal variável para o sucesso no mercado de ações. Sem fórmulas mágicas de análise gráficas e tudo o mais.

Lógico que esse não é a única variável, um bom planejamento e estudo do mercado também ajudam, mas o fator sorte é indispensável.

Bom livro.

Toledo 24/05/2023

O plano é ficar rico!
Não dá pra saber nem pra planejar o como. Tudo o que você tem de saber é que irá conseguir ficar rico, de um jeito ou de outro.

Destronando qualquer tipo de viés e falácias famosas dentro do mercado de especulação.

Excelente provocação para ter auto confiança e pensar por conta própria!

Walber 28/03/2023

Livro bem interessante
Acabei repensando algumas ideias sobre investimentos que eu tinha comigo depois da leitura deste livro. Os 12 grandes axiomas com seus respectivos axiomas menores são ótimos pontos para repensar nossa forma de investir (especular).

Fabiano1980 28/02/2023

Axiomas ultrapassados
Gostei deste livro porém achei uma temática "voltada para a especulação".
Atualmente temos informações a cerca de investimentos bem completas e para quem está iniciando no Mercado Financeiro, principalmente o mercado de Ações, é uma leitura fluída porém "ensina" muito mais a especular do que pensar no longo prazo.
O livro é de 1985 e não de 2017 como mostra na leitura, sendo tempos onde as operações financeiras e a maneira de como lidávamos com o Mercado Financeiro eram muito diferentes de hoje em dia.
Apesar de dicas "valiosas" com pitadas de humor e com um pouco de arrogância do autor e dos banqueiros suíços, esperava mais deste livro, porém recomendo a leitura.

Lembre-se: O Mundo das Finanças é vasto e não tenha medo de descobri-lo, de investir, mas o faça com muito estudo e parcimônia.

Gustavo446 21/02/2023

Do contra
Faz tempo que queria ler este livro, mas que bom que demorei pra isso. As ideias transmitidas, por muitas vezes, vão muito ao contrário do que os educadores financeiros de hoje nos ensinam. Diversificação? Bobagem. Se você não concentrar suas apostas no ativo que acredita que irá valorizar, seus ganhos serão mínimos. Longo prazo pra quê, se mal sabemos como nossa vida estará na semana que vem? Se voce não está preocupado e consegue dormir tranquilamente, é sinal que não está suficientemente exposto à riscos que te façam enriquecer.

Entre os 12 axiomas principais e os 16 secundários, existem aqueles que reforçaram algumas regras que eu já tomava em minhas estratégias de investimentos, como não seguir a manada, evitar dar valor em previsões e se apegar demais à algumas ações. Contudo, o grande valor deste livro está em apresentar princípios opostos ao politicamente correto, fazendo com que o leitor tenha uma visão crítica, devendo não assumir seu conteúdo como verdade absoluta, para então filtrar aquilo que faz sentido para si.

Rogerio Orp 08/01/2023

O livro apresenta as visões de um especulador em uma época passada. Alguns de seus ditos "axiomas" tê devem ser aplicados no contexto do mercado atual, mas muito conhecimento e ciência foram incorporadas. As vivências no mercado do autor refletem uma visão particular e muitos outros investidores de sucesso apresentam uma perspectiva totalmente contrária. O livro serve para analisar a nossa forma de ver o mercado, filtrar nossas decisões e buscar melhores alternativas. O nome "Axiomas" poderia ser substituído por "dicas" e não se referem aos banqueiros de Zurich, e sim à Bolsa de NY por Max Gunther. Leia sem grandes expectativas e de mente aberta.

Gabriel Schorr 26/12/2022

Os Axiomas de Zurique são, sem dúvida alguma, ensinamentos muito valiosos e "contra-corrente" sobre especulações e negócios no mundo financeiro, seja nos investimentos mais "comuns" ou nos mais sofisticados.

Trouxe-me muitos aprendizados que levarei para vida e que espero que auxiliem na minha vida financeira futura!

Indico muito!

Lauro 17/12/2022

Excelente livro, com certeza voltarei a ler. Segue uma pegada mais direta e simples de como fazer aportes em ações na pegada Barsi e Buffet.

Mauro Jr. 28/11/2022

Os axiomas de Zurique
Nesse livro, o Max Gunther conta os axiomas que os banqueiros suíços têm pra lidar com especulações financeiras e conta como não seguir padrões clichê do mercado pode ser mais lucrativo.

Lucas 27/11/2022

Otimista de mais...
Uma ótima leitura porém otimista de mais quanto a especulação do mercado financeiro.

Recomendo leitura de outros livros para ter segurança o maior para o investidor seus axiomas são boas ideias, contanto que sejam bem aplicadas.

Hiária 09/10/2022

Perfeito!
Já li outro tantos livros sobre finanças e investimentos antes de ?Os Axiomas de Zurique?, confesso que ele é contraditório em relação à maioria dos outros livros, ou seja, aborda outra filosofia e cabe ao leitor considerar o que melhor se adequa ao seu perfil de investidor, de vida?

Abaixo resumo dos 12 grandes AXIOMAS, com um resumo pessoal:

1. Se você não está preocupado não está arriscado o bastante (Se não tá preocupado ou você sabe demais ou não sabe de nada);

2. Identifique o lucro sempre cedo demais (Em outras palavras, como e quando vou lucrar com isso?);

3. Quando o barco começar a afundar, não reze. Abandone-o (Se ver que vai dar ruim, pula fora antes que piore);

4. Desconfie de quem diz que pode prever o futuro (Não importa o que aconteceu no passado, use-o como referência, mas não se apegue, pois ninguém é capaz de prever o futuro);

5. Até começar a parecer ordem, o caos não é perigoso (Se for reparar, águas mansas tende a ser mais perigosas. Então se tiver tranquilo demais, comece olhar em volta, olhe por outra perspectiva);

6. Evite criar raizes (Pior coisa para o ser o humano é se sentir árvore, nascer, crescer e morrer no mesmo lugar. O ser humano foi feito pra mudar, então use seu DNA a seu favor, seja nômade financeiro);

7. Só confie em palpite que possa ser explicado (Lembra do? ?Comece pelo porquê??, pois então é isso? Se não souber explicar, pule fora);

8. Não acredite que cabe à Deus deixar você rico (Ou você acha que Deus vai olhar lá de cima e dizer.. Esse é meu filho preferido, não, não vai. No máximo é aquela da Bíblia que diz? ?Faz por ti, que te ajudarei!?);

9. Não faça uma jogada contando apenas com o otimismo (Não aposte todas as duas fichas e não continue achando que uma hora vai acertar, é ilusório?);

10. Fuja da opinião da maioria (Não seja Maria vai com outras. Ouça, absorva, mas formule sua opinião baseado no seu objetivo, princípio e meio que tem para chegar lá, pois ninguém é igual à ninguém);

11. Se não deu certo na primeira vez, esqueça (Esse Axioma me faz lembrar na persistência que meu pai tinha em continuar em negócios que estavam dando errado. Pode ser que queira persistir no teu sonho, mas não deixe que vire pesadelo. Se juntar a persistência com otimismo é morte lenta :/);

12. Não leve tão à sério os planejamento de longo prazo (Não é pra você acreditar que o longo prazo não dar certo. O ponto aqui é que planejamentos que impede o saque imediato ou cujo mercado esteja com muita volatilidade, não persista, venda e compre outro que te der mais segurança.
Pegue o Cruzeiro que fará uma longa viagem, mas se ver que vai afundar, fique próximo dos botes e dos coletes salva vidas e pule na primeira oportunidade).

1 | 2 | 3 | 4 | 5