Os Axiomas de Zurique

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Igor13 24/07/2018

Provocativo e ultrapassado
O título já deixa clara uma certa arrogância e falta de parcialidade. Se os pseudo 'axiomas' são de Zurique ou não, não sei. O livro é de 1985 (e não de 2017 como pode levar o leitor desavisado a crer).

Retrata outra época. Tempos em que usava-se operadores para comprar e vender no piso da bolsa. Uma confusão danada. Trabalhei no final dessa 'era' na BOVESPA entre 1999 e 2000. Já estava em transição para o meio eletrônico. O que hoje é 100%. Outra realidade..

Axiomas "são verdades inquestionáveis universalmente válidas, muitas vezes utilizadas como princípios na construção de uma teoria ou como base para uma argumentação. A palavra axioma deriva da grega axios, cujo significado é digno ou válido."

Bem, pelo conceito acima, o livro deveria trazer algo científico, e não é. E ainda acho que não são dicas de banqueiros suíços, mas de especuladores mesmo.

Meu ponto é, leia o livro como uma brincadeira, uma visão peculiar da cabeça de um especulador ou risk taker. Uma caricatura de especulador agressivo. No estilo de 'O Lobo de Wall Street'.

Você dará algumas boas risadas, nada mais.

Há outros autores bem mais sérios sobre tipos diferentes de investimentos e uma filosofia equilibrada de investidor, como Robert Kiyosaki e Gustavo Cerbasi.
Luciano.Leal 23/02/2019minha estante
valeu

Bacurau 31/03/2021

?É ruim, mas é bom?
Então... no início da leitura estava convicto que iria dar 0 pra esse livro!

Maaaas... alguns trechos conseguem ser aproveitados e é importante ver ideias que são diferentes das minhas.

Henrique_ 08/08/2022

Razoável
A leitura do livro é boa com exemplos sucintos e esclarecedores. A proposta do livro é mostrar a necessidade de assumir riscos e saber administrá-los, tendo em vista o ambiente incerto do mercado de ações, tratado no livro como um grande cassino, onde o objetivo seria "ganhar mais apostas do que se acreditava ser possível" por meio de especulação (o autor explica as razões de usar especulação ao invés de investimento).
Acho o livro uma boa para ser lido com cautela num contexto de autoconhecimento das forças e fraquezas individuais. Há boas orientações em um ou outro conselho, até como forma de aprender a reagir ou não reagir diante de reveses. Considero o livro bem categórico e um tanto pretensioso ao considerar as orientações como axiomas, mas, enfim, é preciso vendê-lo...

JoAo.Padilha 04/08/2021

Para quem está iniciando o mundo dos investimentos
Famoso livro que fala dos conselhos dos banqueiros suiços. Dividido em 12 capitulos (ou axiomas como ele diz), dá dicas que hoje fazem parte do senso comum para quem acompanha o mundo dos investimentos da bolsa de valores. Recomendo a leitura, enquadro como um livro básico.

Bruna 26/01/2022

Para quem quer começar a entender sobre investimentos e administração financeira, esse livro é uma ótima oportunidade. Com linguagem fácil, a leitura flui sem aquele peso dos livros do mesmo segmento que nos fazem reler a mesma página algumas vezes para absorver as informações. O autor é bem humorado e traz exemplos práticos para detalhar suas teorias. Nada muito profundo, mas uma leitura interessante.

Elton.Oliveira 21/05/2021

Ótimos conselhos !! Evolui muito com cada axioma , me senti puxado pelo conhecimento adquirido. Me encontrei como especulador e cresci bastante nas minhas análises e técnica de ação. Quando vivemos os erros de outras pessoas conseguimos evoluir e eliminar o ato falho sem precisarmos comete-los na nossa jornada especulativa.

Gustavo446 21/02/2023

Do contra
Faz tempo que queria ler este livro, mas que bom que demorei pra isso. As ideias transmitidas, por muitas vezes, vão muito ao contrário do que os educadores financeiros de hoje nos ensinam. Diversificação? Bobagem. Se você não concentrar suas apostas no ativo que acredita que irá valorizar, seus ganhos serão mínimos. Longo prazo pra quê, se mal sabemos como nossa vida estará na semana que vem? Se voce não está preocupado e consegue dormir tranquilamente, é sinal que não está suficientemente exposto à riscos que te façam enriquecer.

Entre os 12 axiomas principais e os 16 secundários, existem aqueles que reforçaram algumas regras que eu já tomava em minhas estratégias de investimentos, como não seguir a manada, evitar dar valor em previsões e se apegar demais à algumas ações. Contudo, o grande valor deste livro está em apresentar princípios opostos ao politicamente correto, fazendo com que o leitor tenha uma visão crítica, devendo não assumir seu conteúdo como verdade absoluta, para então filtrar aquilo que faz sentido para si.

Naty 03/07/2022

Razoável
O livro tem a estrutura de uma dica/axioma e depois exemplos que provem essa ideia. Algumas dicas são relevantes, outras nem tanto, não leria novamente mas não foi tempo perdido.

Rafael.Silveira 21/12/2021

Os Axiomas de Zurick
Os Axiomas de Zurick é um livro bom em minha opinião, desde que saiba interpreta-lo bem. Trata de investimentos de forma especulativa, que não é o caso que eu lido com os investimentos, tenho uma filosofia de investimentos diferente, e muitas vezes o livro bate de frente com ela. Porém, mesmo com as divergências consegui tirar insigts importantes do livro, e acredito que para uma parcela limitada do capital, seja válido aplicar o que ele fala de forma especulativa.

Pedro Duarte 27/09/2021

Bons conselhos comportamentais
O livro traz conselhos de investimentos voltados mais para o lado comportamental do investidor, ou melhor, especulador. Apesar de ser um livro antigo e os exemplos representarem a sua época, é possível tirar muito proveito dos conselhos de como agir em cenários adversos relativos às especulações.

Julia 21/05/2021

Livro leve
Livro bem leve e com linguagem de fácil entendimento. Cabe a cada um ponderar dentro de todos os Axiomas apresentados, aqueles que mais tem relação com sua realidade. Não leve tudo a ferro e fogo.

Tiago Souza 17/06/2021

Didadico
Se possui uma maneira, no meu ver, de resumir esse livro, seria dizendo que ele é didático, pois ele lista os principais pontos de como agir, se quer ser um investidor de sucesso. Confesso que vários temas abordados me surpreenderam, pois normalmente são tratados de outras formas. Mas em geral é um excelente livro para expandir o pensamente no que se refere ao mundo dos investimentos.

lfbohn 23/09/2021

Deve-se salientar que o livro foi publicado em 1985, retratando, portanto, outra época, muito mudou nas bolsas de valores em 36 anos. O autor é extremista ao meu ver, acaba taxando todo o investidor como especulador e que todo o investimento é uma aposta, ou seja, se é uma aposta, necessita da sorte.
O que o autor chama de clichê naquela época é justamente o que defendem os best sellers financeiros da atualidade, e mais, as ideias são completamente opostas. Muitas vezes Max Gunther aborda os assuntos com ideias agressivas demais, que não cabem ao investidor conservador, porém, segundo ele, são as únicas alternativas para se chegar ao enriquecimento.
Claro que alguns conselhos são sim muito válidos nos dias atuais, mais como um alerta e para nos fazer refletir a partir daquele axioma apresentado do que qualquer outra coisa. Não se pode levar tudo o que se lê ao pé da letra, cabe a cada um ponderar o que é apropriado para sua realidade e estratégia.
De fato, não existe ordem na bolsa de valores, mas uma coisa é se basear em padrões gráficos desenhados em papel milimétrico e outra completamente diferente é se basear em padrões gráficos obtidos por meio de plataformas como as disponíveis atualmente.
Discordo de vários pensamentos apresentados, assim como, concordo com tantos outros. Mais uma vez alerto, pondere e utilize com parcimônia as informações obtidas por meio da leitura do livro. No mais, o livro é muito interessante, apresenta uma perspectiva diferente do que estamos acostumados a encontrar, nos fazendo refletir fora do senso comum. Algumas vezes o autor passa a impressão de ser sagaz e arrogante. Mas não esqueçamos que no final, o que realmente importa é se tornar rico.

Fabiano1980 28/02/2023

Axiomas ultrapassados
Gostei deste livro porém achei uma temática "voltada para a especulação".
Atualmente temos informações a cerca de investimentos bem completas e para quem está iniciando no Mercado Financeiro, principalmente o mercado de Ações, é uma leitura fluída porém "ensina" muito mais a especular do que pensar no longo prazo.
O livro é de 1985 e não de 2017 como mostra na leitura, sendo tempos onde as operações financeiras e a maneira de como lidávamos com o Mercado Financeiro eram muito diferentes de hoje em dia.
Apesar de dicas "valiosas" com pitadas de humor e com um pouco de arrogância do autor e dos banqueiros suíços, esperava mais deste livro, porém recomendo a leitura.

Lembre-se: O Mundo das Finanças é vasto e não tenha medo de descobri-lo, de investir, mas o faça com muito estudo e parcimônia.

Luan.Brito 24/05/2022

Complicado
É um livro um pouco complicado de se avaliar, tem dicas muito valiosas para quem tem total interesse em investir ações.

1 | 2 | 3 | 4 | 5