O Planeta Simbiótico

O Planeta Simbiótico Lynn Margulis

Resenhas - O Planeta Simbiótico

17/11/2012

O papel da simbiose na evolução
O livro descreve detalhadamente e talvez de forma um pouco prolixa para o público alvo, leigos curiosos, o fascinante papel da simbiogênese na história natural dos seres vivos, mais especificamente das células. Gostei do não alinhamento da autora com versões místicas de Gaia ou com versões missionárias e salvacionistas de ambientalismo. A autora dispara alguns dardos contra a arrogância da espécie humana. Delicioso o seu argumento a favor de Gaia, não um organismo vivo, mas uma manifestação de um fenômeno, baseado na simulação biológico-informática chamado "Daisyworld". Outro dado surpreendente embora irrelevante: ela foi casada com Carl Sagan.

Pedro.Tolipan 18/01/2024

Bom, bom, muito bom!
É um livro, a princípio simples e ao mesmo tempo especializado. Para biólogos é excelente, deveria ser mandatório assim como os livros do Wilson, Mayr, Gould ou Dawkins. A proposta da Lynn da sua teoria e das implicações sobre suas reflexos do micro mundo são fantásticas para pensarmos e repensarmos a biologia.

Em alguns momentos, seu relato é mais arrastado ou difícil de ler. Mas no escopo geral é sensacional, adiciono também que seus comentários sobre a recepção das suas teorias quando foram propostas oferecem um panorama divertido e vívido de uma pessoa que *viveu* a história da biologia e se tornou uma de suas personagens.