Os Irmãos Corsos

Os Irmãos Corsos Alexandre Dumas




Resenhas - Os Irmãos Corsos


14 encontrados | exibindo 1 a 14


Clio0 26/03/2023

Uma versão resumida para crianças, porém não confunda esse com um livro infantil. Essa coleção tinha o intuito de facilitar o acesso de clássicos da literatura, e assim, havia um cuidado especial com o que era cortado do texto principal e apresentado.

Os Irmãos Corsos é uma história em que a Vingança (ou Vendetta) é uma tradição social que obrigava, pela honra, a revidar ofensas e violência numa onda sempre crescente, até chegar a aniquilação.

O texto de Alexandre Dumas, menos pesado aqui em sua formação romântica, dá detalhes sobre a vida cotidiana da Córsega e do povo que lá habitava. Tudo é oferecido por uma visão turística, que não contém muito daquele ranço colonialista, mas que é sim genuinamente curiosa.

As duas famílias fadadas à extinção, Franchi e Giudice, são mais italianas que francesas, embora esse tom tenha sido dado, talvez, pela vontade do autor em escrever algo mais aventuresco e distante de seu país e cultura.

Ótima leitura. Recomendo para crianças acima de nove anos.
Francisco 27/03/2023minha estante
Quando li gostei muito. É uma ótima leitura. Parabéns pela resenha.




Mateus 14/08/2010

O livro Os Irmãos Corsos foi um verdadeiro achado. Quando digo que foi um verdadeiro achado, quero dizer que o encontrei inesperadamente num local totalemente inusitado. Achei-o dentro de uma estante de minha avó, no meio de diversos livros velhos e empoeirados. Quando vi que este era um livro de Alexandre Dumas, logo me interessei. Embora estivesse velho, fedorento e quase se despedaçando, fiquei muito contente: ainda estava inteiro. Sabe-se lá há quantos anos esteve guardado e ninguém o lê. De tão velho (provavelmente foi lançado antes de 1960), chega a ser um livro já histórico. Então, volto a afirmar: foi um verdadeiro achado.

Os Irmãos Corsos conta a história de duas famílias que há várias gerações brigam entre si: a família Franchi e a família Giudice. Muito sangue, morte e dor marcou a briga entre elas. Mas esta guerra chega em seu ápice quando o Conde de Franchi, sua mulher e o resto da família são brutalmente assassinados no dia do nascimento de seus filhos pelo Barão Guido Giudice. Os dois filhos sobrevivem, porém todos tem uma grande surpresa: são gêmeos siameses. O médico da família os separa e cada um toma um rumo diferente. O jovem Luciano continua a morar em sua terra natal, a Córsia; já Luíz ruma para Paris com uma família adotiva, e é educado finamente entre a burguesia. Quando completam a maioridade, os dois são convocados para se vingar da morte de seus pais e acabar de vez com essa guerra entre famílias.

O único ponto que me desagradou no livro foi o fato dessa edição ser uma versão resumida. Fiquei imaginando o tempo todo os inúmeros detalhes que foram obtidos. Mas mesmo assim, o livro é narrado super bem, tem excelente ilustrações e ótimos personagens. Li em apenas poucas horas, é uma leitura fácil e rápida. Um livro super recomendado para passar o tempo. Apenas o fato de ser de Dumas já é uma grande coisa. Uma excelente escolha para de distrair.
Anienne 22/01/2020minha estante
Que coisa estranha... Li Os Irmãos Corsos, mas é diferente. Luís é criado com a mãe e o irmão e só vai para Paris adulto, estudar Direito. Além do problema de sua familia, há outras duas famílias que brigam na Córsega e Luciano interfere na resolução e ainda acontece um duelo em Paris.


Mateus 06/02/2020minha estante
Estranho mesmo! Infelizmente não lembro muita coisa do livro, já que fazem quase 10 anos que li, então só lendo de novo pra desvendar esse mistério.


Anienne 07/02/2020minha estante
Gostei mais da história do seu... hehehe




Francisco 18/09/2020

Dumas é inigualável
Após ler outros livros do autor, li esse e achei uma leitura rápida e interessante.
comentários(0)comente



Moises Celestino 09/08/2020

"Os Irmãos Corsos"
Li emprestado pela biblioteca de minha cidade e confesso que mesmo não sendo um dos melhores trabalhos literários de Dumas, este "Os Irmãos Corsos", não deixa de ser um hobby de leitura agradável também. Recomendo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Camila TQR 07/04/2024

Sabe aquela coisa de não julgar o livro pela capa?
Pois é, eu julguei e quebrei a cara!

O livro é intrigante, tem muita ação, a cada página um enredo que te surpreende.

A conexão entre irmãos é muito forte, mas entre os irmãos Corso é muito mais que isso, é algo de alma mesmo!

Adorei a leitura, super recomendo
comentários(0)comente



kamillyoliveira 05/02/2023

Bom
Eu nunca tinha lido um livro com esse tipo de história, achei interessante, mas não é minha preferência. Muito legal como aborda a cultura Corsa e daquela época, e a escrita é muita fluida também.
comentários(0)comente



Aline 25/02/2013

Quem pensa em Alexandre Dumas pai como um escritor chato de novelas sobre intrigas políticas ou apenas sobre reis e rainhas, tem que ler esse drama sobre a singular e tocante ligação entre esses gêmeos da Córsega. Luis e Luciano de Franchi parecem estar tomando rumos diferentes, além de estarem fisicamente separados, o primeiro em Paris e o segundo na terra natal. Num tom que nos faz crer que a história é verídica, o autor fala da união e da "reunião" dos irmãos, além de alguns detalhes pitorescos sobre a sociedade da ilha.
luar 18/05/2013minha estante
tb gostei muito!!! esse livro caiu nas minhas mãos do nada,eu meio q interditei ele rsrsrsrs no meio da trajetória dele pra uma biblioteca!!!




Anienne 22/01/2020

Os Irmãos Corsos
Este é um romance bastante limpo, tanto no que tange à escrita, como à história.

Os irmãos corsos são gêmeos siameses, que são separados após o nascimento. Fisicamente idênticos, mas bem diferentes no modo de ser, enquanto que Alexandre Dumas também é um personagem da história, inclusive, o narrador.

Esse romance vai mostrar costumes corsos e questões familiares seculares, permeados pelos acontecimentos vivenciados (não sei se de forma real ou ficcionalmente) por Alexandre Dumas quando passou na Córsega, durante uma viagem e depois também em Paris ao retornar, fazendo amizade com os personagens que dão vida à história.

Adoro ver representado com tanta verdade, tanto um local num determinado tempo, como os costumes de uma época. Sinto-me mais próxima, de certa forma. E no caso específico é algo que está bem distante do nosso tempo e da nossa cultura.

Talvez fosse para ser emocionante, mas eu não achei. Mas gostei. Achei curioso. Para mim foi uma leitura fluida e prazerosa. Eu indico a leitura.
comentários(0)comente



Denise.Marreiros 02/01/2022

Mais uma vez fui surpreendida pelo autor, a escrita é fluída e cheia de surpresas, a história se ramifica e contém outras histórias dentro do universo dos personagens e apresenta um desfecho corajoso. Os irmãos são complementares e interessantes a sua maneira. Vale muito a leitura.
comentários(0)comente



Daniel.Moreira 05/04/2023

Imaginário
Um lugar tradicional, arcaico. Mas de muito orgulho aos que pertencem.

Esse livro infanto juvenil tem uma ideia interessante.

A força da família, as ligações além do corpo.

Ligação com os que amamos é algo sobrenatural!
comentários(0)comente



Mateus Sant'Ana 04/05/2023

Ao contrário das obras mais famosas de Dumas, Os Irmãos Corsos é mais curto e foca em poucos personagens. Mesmo assim, não deixa de conter os demais elementos marcantes do autor: reviravoltas, aventuras, duelos, e um pouco de história. O livro coloca o próprio autor como narrador, ao contar suas memórias de viagem à Córsega, onde conhece famílias envolvidas em brigas que perduram gerações, as "vendetta". Assim como em O Conde de Monte Cristo, a Itália (ainda que a ilha já pertencesse à França a quase século) é retratada como um lugar de violência, de bandidagem, quase como cenário de um western, ao que é acrescentado um pouco do sobrenatural, referente a vida dos dois irmãos citados no título. Pra quem quer ter um gosto do autor sem passar pelo calhamaços mais famosos, é uma ótima indicação. Eu mesmo usei esse livro com o objetivo de tentar retomar o hábito da leitura , que acabei perdendo em 2021-22. Posso dizer que obtive sucesso: as histórias de Dumas e seus ajudantes até agora ainda não me decepcionaram.
comentários(0)comente



Ingrid 15/01/2024

Publicado em 1844, Dumas nos contará a história de sua viagem para Córsega em 1841. Nessa viagem, ele conhece Lucien De Franchi, e fica curioso quando descobre que Lucien tem um irmão gêmeo, Louis, e que eram gêmeos siameses e foram separados cirurgicamente; e sentem tudo que o outro sente.
Além disso, a curiosidade maior de Dumas foi saber que os homens da família do amigo recebem seus parentes próximos e recém-mortos na véspera da própria morte.
Dumas vai conhecer pessoalmente Louis, e entender mais sobre a “vendeta”, e então fica a pergunta: será que Dumas presenciará as aparições sobrenaturais da família De Franchi. Os enredos sobrenaturais do Dumas são os que mais eu aprecio, são os que mais me prendem a atenção porque traz o suspense e um certo terror.
comentários(0)comente



14 encontrados | exibindo 1 a 14


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR