Os Irmãos Corsos

Os Irmãos Corsos Alexandre Dumas

Resenhas - Os Irmãos Corsos

Clio0 26/03/2023

Uma versão resumida para crianças, porém não confunda esse com um livro infantil. Essa coleção tinha o intuito de facilitar o acesso de clássicos da literatura, e assim, havia um cuidado especial com o que era cortado do texto principal e apresentado.

Os Irmãos Corsos é uma história em que a Vingança (ou Vendetta) é uma tradição social que obrigava, pela honra, a revidar ofensas e violência numa onda sempre crescente, até chegar a aniquilação.

O texto de Alexandre Dumas, menos pesado aqui em sua formação romântica, dá detalhes sobre a vida cotidiana da Córsega e do povo que lá habitava. Tudo é oferecido por uma visão turística, que não contém muito daquele ranço colonialista, mas que é sim genuinamente curiosa.

As duas famílias fadadas à extinção, Franchi e Giudice, são mais italianas que francesas, embora esse tom tenha sido dado, talvez, pela vontade do autor em escrever algo mais aventuresco e distante de seu país e cultura.

Ótima leitura. Recomendo para crianças acima de nove anos.
Francisco 27/03/2023minha estante
Quando li gostei muito. É uma ótima leitura. Parabéns pela resenha.

Mateus 14/08/2010

O livro Os Irmãos Corsos foi um verdadeiro achado. Quando digo que foi um verdadeiro achado, quero dizer que o encontrei inesperadamente num local totalemente inusitado. Achei-o dentro de uma estante de minha avó, no meio de diversos livros velhos e empoeirados. Quando vi que este era um livro de Alexandre Dumas, logo me interessei. Embora estivesse velho, fedorento e quase se despedaçando, fiquei muito contente: ainda estava inteiro. Sabe-se lá há quantos anos esteve guardado e ninguém o lê. De tão velho (provavelmente foi lançado antes de 1960), chega a ser um livro já histórico. Então, volto a afirmar: foi um verdadeiro achado.

Os Irmãos Corsos conta a história de duas famílias que há várias gerações brigam entre si: a família Franchi e a família Giudice. Muito sangue, morte e dor marcou a briga entre elas. Mas esta guerra chega em seu ápice quando o Conde de Franchi, sua mulher e o resto da família são brutalmente assassinados no dia do nascimento de seus filhos pelo Barão Guido Giudice. Os dois filhos sobrevivem, porém todos tem uma grande surpresa: são gêmeos siameses. O médico da família os separa e cada um toma um rumo diferente. O jovem Luciano continua a morar em sua terra natal, a Córsia; já Luíz ruma para Paris com uma família adotiva, e é educado finamente entre a burguesia. Quando completam a maioridade, os dois são convocados para se vingar da morte de seus pais e acabar de vez com essa guerra entre famílias.

O único ponto que me desagradou no livro foi o fato dessa edição ser uma versão resumida. Fiquei imaginando o tempo todo os inúmeros detalhes que foram obtidos. Mas mesmo assim, o livro é narrado super bem, tem excelente ilustrações e ótimos personagens. Li em apenas poucas horas, é uma leitura fácil e rápida. Um livro super recomendado para passar o tempo. Apenas o fato de ser de Dumas já é uma grande coisa. Uma excelente escolha para de distrair.
Anienne 22/01/2020minha estante
Que coisa estranha... Li Os Irmãos Corsos, mas é diferente. Luís é criado com a mãe e o irmão e só vai para Paris adulto, estudar Direito. Além do problema de sua familia, há outras duas famílias que brigam na Córsega e Luciano interfere na resolução e ainda acontece um duelo em Paris.

Mateus 06/02/2020minha estante
Estranho mesmo! Infelizmente não lembro muita coisa do livro, já que fazem quase 10 anos que li, então só lendo de novo pra desvendar esse mistério.

Anienne 07/02/2020minha estante
Gostei mais da história do seu... hehehe

Francisco 18/09/2020

Dumas é inigualável
Após ler outros livros do autor, li esse e achei uma leitura rápida e interessante.

Moises Celestino 09/08/2020

"Os Irmãos Corsos"
Li emprestado pela biblioteca de minha cidade e confesso que mesmo não sendo um dos melhores trabalhos literários de Dumas, este "Os Irmãos Corsos", não deixa de ser um hobby de leitura agradável também. Recomendo.

Camila TQR 07/04/2024

Sabe aquela coisa de não julgar o livro pela capa?
Pois é, eu julguei e quebrei a cara!

O livro é intrigante, tem muita ação, a cada página um enredo que te surpreende.

A conexão entre irmãos é muito forte, mas entre os irmãos Corso é muito mais que isso, é algo de alma mesmo!

Adorei a leitura, super recomendo

kamillyoliveira 05/02/2023

Eu nunca tinha lido um livro com esse tipo de história, achei interessante, mas não é minha preferência. Muito legal como aborda a cultura Corsa e daquela época, e a escrita é muita fluida também.

Aline 25/02/2013

Quem pensa em Alexandre Dumas pai como um escritor chato de novelas sobre intrigas políticas ou apenas sobre reis e rainhas, tem que ler esse drama sobre a singular e tocante ligação entre esses gêmeos da Córsega. Luis e Luciano de Franchi parecem estar tomando rumos diferentes, além de estarem fisicamente separados, o primeiro em Paris e o segundo na terra natal. Num tom que nos faz crer que a história é verídica, o autor fala da união e da "reunião" dos irmãos, além de alguns detalhes pitorescos sobre a sociedade da ilha.
luar 18/05/2013minha estante
tb gostei muito!!! esse livro caiu nas minhas mãos do nada,eu meio q interditei ele rsrsrsrs no meio da trajetória dele pra uma biblioteca!!!

Anienne 22/01/2020

Os Irmãos Corsos
Este é um romance bastante limpo, tanto no que tange à escrita, como à história.

Os irmãos corsos são gêmeos siameses, que são separados após o nascimento. Fisicamente idênticos, mas bem diferentes no modo de ser, enquanto que Alexandre Dumas também é um personagem da história, inclusive, o narrador.

Esse romance vai mostrar costumes corsos e questões familiares seculares, permeados pelos acontecimentos vivenciados (não sei se de forma real ou ficcionalmente) por Alexandre Dumas quando passou na Córsega, durante uma viagem e depois também em Paris ao retornar, fazendo amizade com os personagens que dão vida à história.

Adoro ver representado com tanta verdade, tanto um local num determinado tempo, como os costumes de uma época. Sinto-me mais próxima, de certa forma. E no caso específico é algo que está bem distante do nosso tempo e da nossa cultura.

Talvez fosse para ser emocionante, mas eu não achei. Mas gostei. Achei curioso. Para mim foi uma leitura fluida e prazerosa. Eu indico a leitura.

Denise.Marreiros 02/01/2022

Mais uma vez fui surpreendida pelo autor, a escrita é fluída e cheia de surpresas, a história se ramifica e contém outras histórias dentro do universo dos personagens e apresenta um desfecho corajoso. Os irmãos são complementares e interessantes a sua maneira. Vale muito a leitura.

Daniel.Moreira 05/04/2023

Imaginário
Um lugar tradicional, arcaico. Mas de muito orgulho aos que pertencem.

Esse livro infanto juvenil tem uma ideia interessante.

A força da família, as ligações além do corpo.

Ligação com os que amamos é algo sobrenatural!

Mateus Sant'Ana 04/05/2023

Ao contrário das obras mais famosas de Dumas, Os Irmãos Corsos é mais curto e foca em poucos personagens. Mesmo assim, não deixa de conter os demais elementos marcantes do autor: reviravoltas, aventuras, duelos, e um pouco de história. O livro coloca o próprio autor como narrador, ao contar suas memórias de viagem à Córsega, onde conhece famílias envolvidas em brigas que perduram gerações, as "vendetta". Assim como em O Conde de Monte Cristo, a Itália (ainda que a ilha já pertencesse à França a quase século) é retratada como um lugar de violência, de bandidagem, quase como cenário de um western, ao que é acrescentado um pouco do sobrenatural, referente a vida dos dois irmãos citados no título. Pra quem quer ter um gosto do autor sem passar pelo calhamaços mais famosos, é uma ótima indicação. Eu mesmo usei esse livro com o objetivo de tentar retomar o hábito da leitura , que acabei perdendo em 2021-22. Posso dizer que obtive sucesso: as histórias de Dumas e seus ajudantes até agora ainda não me decepcionaram.

Ingrid 15/01/2024

Publicado em 1844, Dumas nos contará a história de sua viagem para Córsega em 1841. Nessa viagem, ele conhece Lucien De Franchi, e fica curioso quando descobre que Lucien tem um irmão gêmeo, Louis, e que eram gêmeos siameses e foram separados cirurgicamente; e sentem tudo que o outro sente.
Além disso, a curiosidade maior de Dumas foi saber que os homens da família do amigo recebem seus parentes próximos e recém-mortos na véspera da própria morte.
Dumas vai conhecer pessoalmente Louis, e entender mais sobre a “vendeta”, e então fica a pergunta: será que Dumas presenciará as aparições sobrenaturais da família De Franchi. Os enredos sobrenaturais do Dumas são os que mais eu aprecio, são os que mais me prendem a atenção porque traz o suspense e um certo terror.