Nunca Vi A Chuva

Nunca Vi A Chuva Stefano Volp

Resenhas - Nunca Vi A Chuva

eloisa 02/05/2024

Lindo, emocionante e gostosinho demais de ler.
eu não conhecia nada do autor e me desafiei a ler esse querido que está disponível no kindle unlimited. gostei bastante da história e a maneira como o autor escreve é gostosa demais de ler... a história começou bem meia boca pra mim mas conforme foi desenvolvendo eu fui aprendendo a gostar desse livro.
o único sentimento que eu fiquei é que o personagem principal é chato demais, reclamão demais.

Maria Clara Campos 02/05/2024

NUNCA VI A CHUVA | Stefano Volp
4 estrelas
Esse livro traz uma tocante história de gêmeos que foram separados no seu nascimento e se reencontram 19 anos depois. Lucas foi adotado por uma família muito bem estruturada financeiramente e tem uma vida regada de luxos em Portugal, enquanto Rafael foi deixado a porta de uma família grande de classe média no interior do Rio de Janeiro.
No começo do livro eu senti um pouco de apatia pelo Lucas, um típico playboy que só sabe se vitimizar e fazer péssimas escolhas, mas tudo muda quando ele conhece seu irmão, que vive uma vida sem muitos luxos, mas regada de muito amor e gratidão.
É muito gratificante acompanhar o progresso que o personagem faz em relação ao seu modo de ver a vida, Lucas literalmente toma um grande tapa de luva quando percebe que vive um conto de fadas, mas somente ele não percebe.
Em contrapartida, o Rafael é aquele personagem que dá vontade de guardar em um potinho, coração imenso e cheio de gratidão, apesar de ser somente ficção é muito bonito pensar que existem pessoas assim, mesmo com tantos obstáculos consegue sempre enxergar que o lado bom da vida está na simplicidade.
Eu queria um livro que fosse mais curto e me prendesse para que eu me reconectasse novamente com meu ritmo de leitura pois o último foi bem arrastado, atirei no escuro e acertei.
O livro é bem curtinho, é possível ler ele em uma tarde tranquilamente. Não conhecia o autor, foi meu primeiro contato com sua escrita mas confesso que gostei bastante, o livro tem muita representatividade, cheio de referências a cantores e filmes, é muito bacana de ler e o final da um quentinho no coração.
Um último adendo é que eu fiquei esperando o livro todo para saber de um fato que o autor acabou deixando em aberto no final, mas enfim, apesar dessa minha frustação é um livro que eu recomendo muito!

gigipretti 01/05/2024

História linda e emocionante! A escrita muito fluida e fácil! Eu adorei o livro, li muuuito rápido, me prendeu muito!! Mas em alguns momentos senti falta de aprofundamento, mas entendo que é o diário do personagem, então a escrita é menos descritiva! Recomendo a leitura!!

Fernandes83 01/05/2024

"quando a chuva passar, quando o tempo abrir, abre a janela e veja eu sou o Sol..."
Fiquei vidrada nessa história desde as primeiras páginas. A linguagem é fluida, direta e ao mesmo tempo, reflexiva e emocionante. Nosso personagem principal não é nada carismático, chega a ser incômodo, mas aos poucos vamos percebendo o quanto sua mente vive por um fio. Embora minha vida não tenha nada de similar ao enredo, consegui identificar diversos personagens que também parecem estar próximos a minha vivência.
Tive muitos momentos de emoção e é como o autor diz ao final: todo mundo, em algum momento, se identificará com o Lucas ou com o Rafael, é notório que, às vezes, precisamos de um Rafael para enxergar melhor a vida.
Minha experiência de leitura foi boa demais e por isso, meus panos estão prontos para passar na falta de profundidade de algumas situações e personagens. Se Volp queria emocionar, ele conseguiu!

karolina 01/05/2024

"obrigado por ser meus dois olhos para enxergar o mundo"

essa é uma historia BELISSIMA, sobre mudanças, e sobre como só é possível crescer se você estiver disposto a mudar.

a simplicidade da escrita do volp e como acima de tudo ele consegue deixar bem claro o ponto dele, e curar feridas que ele nem abriu, acho que é isso o que mais me impressiona

sai completamente emocionada com a jornada que foi esse livrinho. acho que esse é um daqueles livros que nos dividem entre quem a gente era antes e depois de ter o lido. simplesmente belo.

"talvez seja isso o que eu mais queira fazer todos os dias. crescer e mudar. crescer. e mudar"

@litera.tu 01/05/2024

Sensível e cativante
Amei cada segundo da leitura desse livro. Consegui me conectar com os personagens, sentir raiva, me emocionar. Tem algo que o Stefano escreva que não seja bom?

Ariane.Monteiro 30/04/2024

Uma leitura fluida e envolvente! É muito legal a experiência de acompanhar o diário do Lucas e ver a transformação acontecendo na vida de todos os personagens. Recomendo demais!
Ygor Araujo 01/05/2024minha estante
Já na minha lista.

Emiliaarnhold 30/04/2024

Em teoria, Lucas parece ter a vida perfeita. Adotado por uma família rica, ele mora em Portugal, tem amigos e uma namorada que ama. Mas se não há nada do que reclamar, então de onde vem esse vazio que não consegue evitar sentir? Quando as brigas com os pais e uma desilusão amorosa o levam a um limite do qual já se aproximava a passos largos, o jovem decide que não há mais motivo para viver.

Prestes a tomar uma decisão da qual não há retorno, uma mensagem em seu celular o faz repensar tudo: um vídeo de alguém idêntico a ele, exceto pelo fato de ter uma deficiência visual. Incrédulo com essa reviravolta, Lucas resolve abandonar a vida em Portugal e partir rumo ao interior do Rio de Janeiro atrás de respostas sobre quem é o seu gêmeo e o que isso pode revelar sobre seu passado.

Escrito em forma de diário a partir do olhar e da narrativa inconfundíveis de Stefano Volp, um dos grandes novos nomes da literatura brasileira, Nunca vi a chuva é um relato intimista e profundo de um jovem descobrindo seu caminho e seu lugar no mundo

Rick 27/04/2024

Novelão ?
Mais novelão mexicano medíocre impossível, esse autor deve ter assistido muito as novelas do SBT, dramas desnecessariamente exagerados, personagens igualmente exagerados, está tudo demais por aqui, esse assunto sobre deficiência visual é muito sensível para mim então não foi uma boa experiência; o que se salva é que às vezes é tão ridículo que mergulha de cabeça no cômico.
PS: é óbvio que ele não soube justificar quem mandou a mensagem lá, nem tinha como, pensei na hora, só pode ser a Garota do blog! kkkkkkkkkkkkk

Fernanda Coelho 27/04/2024

Mágoas passadas, sorrisos, ressentimentos, expectativas, dores, cicatrizes e esperança, essa é a vida de Lucas!

Leitura super fluida, adorei conhecer o autor.

Anygna 26/04/2024

A dose certa de sofrimento e leveza
Amei como o livro retrata a visão de alguém que é egocêntrico por conta de seus sofrimentos e demonstrou que o encontro com o sentido de vida suavizou esse traço, tornando o personagem mais clemente. Lucas se tornou mais forte e pôde demonstrar sua sensibilidade no decorrer da história. Me apaixonei pelo Rafael e queria ver mais desenvolvimento dele com a Charlotte ou a Lilian, mas entendo que não é esse o foco.

Citações:
"Minhas pupilas se mexem com perfeição, mas abrir um sorriso como aquele? Não acho que eu seja capaz. Aquele é o sorriso que sempre ficou entalado em minhas feições. E Rafael ofertou isso com a maior facilidade. Como se ser cego fosse a coisa mais legal do mundo."

"A vida é capaz de surpreender qualquer um, mesmo que esse alguém tenha chegado ao ponto de tentar descartá-la."

"então você acaba descobrindo que não existe melhor nem pior. Existe a gente. E o mundo. E como vamos nos adaptar à nossa realidade. No final das contas, é só isso."

"Desde pequeno ouço as pessoas me chamarem de introspectivo ou calado, mas eu só acho que todo mundo poderia calar a boca quando não se tem nada a dizer. Calar e observar. Porque as coisas também falam. Tudo fala o tempo todo, e eu me amarro em estar atento para ouvir."

"Perdoar é se lembrar muito bem daquilo que provocou suas cicatrizes, mas é também ter o coração livre ao saber que nada daquilo tem efeito algum sobre você." (Quero colar essa na minha testa)

Tefinha 26/04/2024

Nunca vi a chuva
A sensação de ler esse livro é aquela de um domingo chuvoso, onde você sente um conforto e desconforto ao mesmo tempo, na minha cabeça faz muito sentindo.

Mas, digo isso porque os temas são bem pesados e sérios, e ainda assim, a história é fofa, muitas vezes reconfortante, por isso me causou esse sentimento meio dúbio.

As reflexões lindas, os momentos tocantes, a certa delicadeza com alguns assuntos, foram algumas das coisas que me encantaram nessa leitura, mas isso não impediu o livro de ser corrido e vago em relação à algumas das tramas "secundárias", acho que poderia ser um pouco maior, ou mais aprofundado em algumas partes.

Apesar dos defeitos não deixo de recomendar, porque os mesmos não tiram totalmente a beleza da obra. ?