O Coração

O Coração Castro Alves

Resenhas - O Coração

joao.vitor. 10/12/2022

O Coração dos colibris
"O Coração" é um poema de Castro Alves (1847-1871) escrito em Recife no ano de 1865 e publicado originalmente em "Espumas Flutuantes" (1870), coletânea de poemas do autor e uma das principais obras do Romantismo de terceira geração no Brasil.

De início, surpreende o fato de o poema ter apenas duas estrofes com quatro versos cada; um estilo não muito usual do autor. E embora as rimas sejam misturadas (não seguem uma configuração marcada), ainda há certa musicalidade que ajuda a enriquecer a produção.

Não obstante seja curto, "O Coração" tem uma poesia lírica amorosa belíssima, onde a metáfora se faz muito presente: compara-se o coração dos amantes a um colibri, o qual sobrevive das crenças (mel) e do amor (aroma). Nessa senda, o poeta vai construindo a imagem de agradável jardim, ambientado por dois beija-flores (ou colibris) que se alimentam do néctar do recíproco amor.

Por fim, para quem está acostumado com o estilo de Castro Alves, certamente vai notar que esse recurso estilístico da metáfora com a figura dos pássaros é recorrente nos textos poéticos do autor.